O Ministério da Agricultura, Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural da África do Sul (DALRRD) inicia na quarta-feira, 3 de julho, a realização de road shows e campanhas de informação para reunir-se com agricultores e comunidades afetadas após o registro da peste suína africana em quatro províncias do país.
Após o primeiro surto registrado no noroeste do país, no início de abril de 2019, mais dois surtos de ASF foram detectados em Mpumalang e Gauteng em maio.
As apresentações começarão em Bloemfontein, no Estado Livre, na quarta-feira, onde o Departamento de Importação e Exportação de Padrões Alimentares para Melhorar a Saúde Animal passará dois dias com os departamentos provinciais da agricultura.
“Em colaboração com a Associação de Produtores de Suínos, conduziremos campanhas para agricultores e produtores de suínos para aumentar sua conscientização sobre a ASF, a prevenção, a transmissão e a disseminação da doença.
Eles incluirão informações sobre o risco de alimentar porcos com lixo ou lixo da cozinha, "o risco de compras de fontes desconhecidas, riscos à saúde pública, sintomas, prevenção e controle da peste suína africana", disse a Food and Drug Administration.
Em seguida, a campanha de informação será movida em 15 de julho para Rustenburg, no noroeste, e terminará em Seerest, em 18 de julho.