O aipo é uma planta vegetal popular que muitos povos usam ativamente na culinária. Dá aos pratos um sabor picante e tem vários efeitos benéficos no corpo humano. É melhor cultivá-lo no método de mudas de primavera. Como fazer isso - leia o artigo.
Descrição da planta
O aipo é uma planta de dois anos de idade que cresce até 1 m de altura, com rizoma espessado e folhas dissecadas de cirro. Floresce em inflorescências brancas. Pertence à família de umbellate.
Para fins culinários, são cultivados 3 tipos de aipo: raiz, pecíolo e folha. O vegetal de raiz dá uma colheita de raiz arredondada, atingindo um diâmetro de 10 cm e, nas folhas, folhas tenras são formadas. Folhas pecíolo são grandes, pecíolos têm tons de branco ou rosa.
As variedades de raízes das plantas não são tão populares quanto as frondosas
O aipo tem um odor pungente e um sabor levemente amargo. É usado para a preparação de saladas, primeiro e segundo pratos, temperos, molhos, bebidas vitamínicas. As sementes são usadas como tempero.
Você sabe Moradores da Roma antiga notaram que as folhas e raízes do aipo têm um efeito positivo nos sistemas reprodutivos masculino e feminino. Séculos mais tarde, os cientistas provaram essa ação da planta, revelando nela o feromônio e a rosterona, secretados pelas glândulas sudoríparas dos homens para atrair representantes do sexo oposto.
Uma planta vegetal tem uma rica composição química. Contém vitaminas A, grupos B, C, E, H, K, PP. É rico em potássio, cálcio, magnésio, sódio, fósforo, ferro, iodo, flúor. No total, consiste em 8 macrocélulas e 17 microelementos. Também possui amido e açúcares, ácidos graxos saturados e poliinsaturados.
As melhores variedades de aipo
Os melhores dentre as variedades de raiz são: | Das folhas mais populares são: | Boas características são possuídas por variedades de aipo pecíolo como: |
Gigante de Praga | Pep | Malaquita |
Diamond | Zahar | Dourado |
Albin | Vela | Pascal |
Anita | Kartuli | Tango |
Maxim | Gentil | Triunfo |
Características do cultivo de mudas em casa
O aipo é uma planta resistente ao frio. Em regiões quentes e na faixa do meio, pode ser semeada imediatamente em camas abertas. Nas áreas do norte, você precisa aplicar o método de mudas. Ao cultivar a planta com mudas, você pode obter uma colheita mais precoce e melhor.
Vídeo: Semeando mudas de raiz de aipo
Tempo de plantio de sementes
O momento ideal para semear sementes para o cultivo de mudas é o final de fevereiro - primeiro de março. O início do processo deve ser calculado para que, antes do suposto plantio em campo aberto ou em estufa, haja 60 a 70 dias.
Seleção de tanques de desembarque e solo adequado
Para cultivar mudas, você precisará comprar sementes de alta qualidade, preparar recipientes e substrato do solo.
É melhor comprar sementes em uma loja especializada. Isso garante que você definitivamente obterá a variedade desejada. Além disso, essas sementes não requerem processamento adicional. Você precisa escolher apenas cópias novas. Estes são os que podem brotar de forma rápida e amigável.
Como recipientes para o cultivo de brotos, são usadas caixas de madeira ou plástico, pastilhas de turfa, panelas e copos de plástico.
O solo também é adquirido em uma loja especializada. Deve ser leve, solto e nutritivo. Se isso não for possível, você poderá prepare você mesmo o substrato do solo a partir de ingredientes como:
- turfa (3 partes);
- vermiculita (1 parte);
- húmus (1 parte).
Importante! O solo preparado por você mesmo está sujeito à desinfecção obrigatória por imersão em vapor, calcinação em forno ou micro-ondas, regando com uma solução de permanganato de potássio.
Tratamento de sementes
As sementes colhidas por conta própria ou adquiridas “manualmente” devem ser preparadas para a semeadura. O processo de preparação é o seguinte:
- Enrole as sementes em gaze e mergulhe-as em água, aquecidas a + 40 ... + 50 ° C por meia hora.
- Para sustentar em um estimulador de crescimento, por exemplo, "Epine", 2 horas.
- Desinfecte as sementes colocando-as em permanganato de potássio (solução) por 45 minutos.
- Espalhe as sementes em um pano úmido e coloque-as em condições de temperatura + 20 ... + 22 ° C para germinação.
- As sementes estão prontas para semear quando chocam.
Semeando sementes
Durante a semeadura, as sementes devem ser distribuídas uniformemente na camada superficial do substrato do solo e levemente polvilhadas com uma fina camada de turfa. Os tanques devem ser colocados em uma sala com um regime de temperatura de + 20 ° C.
Se as sementes foram germinadas anteriormente, os primeiros brotos devem aparecer após 5-7 dias. Sementes que não foram submetidas a preparação preliminar dão mudas após 10 a 15 dias.
Cuidados adicionais com as mudas
Depois que as mudas aparecerem, a temperatura precisará ser reduzida para + 15 ° C. As mudas devem receber luz solar suficiente, portanto devem ser cultivadas em locais claros ou organizar iluminação adicional. A sala deve ser ventilada regularmente para permitir a circulação de ar fresco.
A rega é realizada pela pistola ou através de uma peneira fina. Se as sementes foram semeadas em um recipiente, após o aparecimento de 2 folhas, é necessário colher as plantas em vasos separados.
Para os brotos fortes e saudáveis, eles devem ser alimentados. O primeiro fertilizante é produzido 10 a 12 dias após a colheita. Aplique nitrofosfato (1 colher de chá / 10 l de água). A taxa de fluxo do fluido de trabalho é de 2-3 colheres de sopa. eu para 1 pote. Se as mudas estiverem muito pálidas, recorra à alimentação com uréia. É aplicado 2-3 vezes, suportando intervalos de 10 a 12 dias.
1-2 semanas antes do movimento planejado dos brotos no solo, é necessário iniciar o procedimento de endurecimento - leve-os para a rua, aumentando diariamente o tempo gasto ao ar livre
Aterragem
Antes de transplantar mudas para abrir canteiros, você precisa escolher um local adequado e prepará-lo. É importante aderir ao timing e à tecnologia ideais de pouso.
Plantio de mudas de aipo em campo aberto
Momento ideal
A melhor época para plantar mudas é o final de abril - o começo de maio. Não deve haver geada neste momento. A temperatura ideal do ar para um bom crescimento é de + 19 ... + 22 ° C. Os brotos devem ter um sistema radicular bem desenvolvido, 4-5 folhas e 12-15 cm de altura.
Importante! Brotos de aipo não têm medo de quedas de temperatura para + 5 ° C. No entanto, se valores abaixo de + 10 ° C se mantiverem por muito tempo, isso levará ao aparecimento de um pedúnculo no primeiro ano e ao desenvolvimento de pecíolos e culturas de raízes de baixa qualidade.
Seleção de localização e esquema de transplante passo a passo
O aipo oferece os melhores rendimentos quando cultivado em solos ricos em minerais, arenosos, leves e soltos, com pH baixo ou neutro. Ao selecionar um local, você deve parar em um local bem iluminado e protegido dos rascunhos.
Para obter uma safra de qualidade, evite o desenvolvimento de doenças e a invasão de insetos nocivos regras de rotação de culturas devem ser observadas - plantar aipo nos canteiros onde batatas, pepinos, couve, tomate e legumes foram cultivados anteriormente. Não é necessário colocar a planta descrita na área após pastinaga, endro, salsa, cenoura.
No outono, as camas devem ser preparadas - cavando a uma profundidade de 25 a 30 cm e fertilizando: composto ou húmus (3,5-4 kg), superfosfato duplo (20 g / m²). Na primavera, fertilizantes minerais complexos (35 a 40 g) são adicionados ao solo.
Quanto ao esquema de plantar uma lavoura vegetal em um local constante de crescimento, é assim:
- Os sulcos são feitos no solo a uma distância de 45 a 50 cm um do outro.
- Os brotos são plantados neles sem destruir o coma de terra, observando uma distância de 10 cm.
- Após o plantio, o solo é umedecido.
Características de cuidados adicionais
Cuidar do aipo não precisa de muito esforço e tempo. Serão necessários procedimentos padrão - rega regular, fertilização, afrouxamento, cobertura morta, capina, desbaste.
A umidificação do solo é realizada uma vez por semana, gastando 5 litros de água por 1 m². Eles são combinados com afrouxamento e cobertura morta. O primeiro procedimento evita o aparecimento de uma crosta dura e melhora a condutividade da umidade e do ar do solo. O segundo - mantém a umidade no solo e inibe o crescimento de ervas daninhas.
Você sabe Nos tempos antigos, o aipo era usado ativamente como elementos decorativos. No túmulo de Tutancâmon, foi encontrada uma mortalha, decorada com guirlandas de várias plantas, incluindo aipo. E entre os gregos antigos era costume tecer essa cultura vegetal nas grinaldas com as quais os vencedores do esporte eram premiados.
O desbaste é realizado conforme necessário. Deve haver uma distância de 15 a 20 cm entre as plantas adultas das variedades de folhas e pecíolos de um vegetal; 30 a 40 cm devem ser deixados entre os arbustos das plantas da espécie raiz.
Recomenda-se a aplicação de fertilizantes duas vezes durante a estação de crescimento. A primeira vez que você precisa fertilizar a cultura 14 dias após mover os brotos para um local permanente. O segundo - 20 dias após o primeiro. Para variedades de folhas e pecíolos, são necessárias misturas contendo nitrogênio e potássio; para a variedade de raízes, são necessárias misturas de potássio.
Assim, todos os tipos de aipo são melhor cultivados através de mudas. Com a observância da tecnologia e da tecnologia agrícola adequada, você pode obter mudas amigáveis e uma colheita anterior e completa.