Variedade de pêra A ternura ganhou popularidade devido à sua alta produtividade, além de frutas aromáticas. Eles têm um sabor rico e especial, portanto a pêra é uma opção ideal para fazer compotas, conservas, frutas secas e outros produtos. Em seguida, todas as vantagens e desvantagens da variedade Tenderness serão examinadas em detalhes, bem como a tecnologia de seu cultivo bem-sucedido.
Característica botânica
A Pear Tenderness foi criada na Rússia com a ajuda de cruzamentos de híbridos produtivos como Klappova Lyubimitsa e Tema. A variedade obtida como resultado disso incorporou todas as qualidades mais favoráveis das plantas-mãe, tornando-se um dos melhores ativos da escola de seleção russa.
Esta planta é uma árvore bastante alta até 6 m de altura. O tronco é poderoso, de forma cilíndrica, a casca tem um tom marrom escuro característico. A coroa do híbrido tem uma densidade média, bem como uma forma piramidal estreita. É formado por ramos esqueléticos maciços, direcionados em ângulos retos. As folhas da pêra são ovais, pontiagudas no final, verde escuro com um brilho brilhante.As frutas podem ser usadas não apenas frescas, mas também para preparar vários pratos
As frutas têm maciez de tamanho médio, pesando cerca de 150-200 g, de forma oval larga. O comprimento médio da pêra varia entre 12 e 15 cm. Na fase verde-madura, a casca possui uma cor de limão saturada, à medida que amadurece, sua cor muda para amarelo brilhante. No lado mais brilhante do feto, um blush rosa escuro característico aparece. Há também um revestimento de cera pálida na casca. A polpa de pera é densa, oleosa, com uma estrutura granular. O rendimento médio da planta é de cerca de 30 kg por estação.
Você sabe A pátria da pêra é considerada o sul da Ásia. Na Europa, a fábrica chegou no milênio aC. por exemplo, mas no território da América do Norte e do Sul — apenas 400 anos atrás.
A principal característica distintiva da variedade é o sabor da fruta.. Eles são caracterizados por um sabor rico em pêra, caracterizado por uma doçura agradável e moderada, além de uma ligeira acidez.
Vantagens e desvantagens da variedade
- As principais vantagens da variedade Ternura:
- alta produtividade;
- excelentes sabores de frutas;
- versatilidade de culturas;
- resistência ao gelo aumentada (até –40 ° C);
- resistência a muitas pragas e infecções-de-rosa.
- Por muitos anos de cultivo, os jardineiros identificaram as seguintes deficiências de plantas:
- a pêra não é resistente à seca;
- para alcançar altos rendimentos, a variedade requer cuidados aprimorados;
- após a colheita, os frutos resistem à apresentação por não mais de 1 mês.
Aterragem e preparação para isso
A maioria dos híbridos de pera são consideradas espécies despretensiosas que podem crescer e dar frutos em quase qualquer ambiente. No entanto, a ternura requer condições especiais para si mesma, incluindo uma adesão estrita às técnicas agrícolas de cultivo. Esta é a única maneira de garantir um alto rendimento da variedade, bem como proteger os plantios de todos os tipos de doenças e parasitas.
Momento ideal
As mudas de pêra podem ser plantadas no outono (primeira quinzena de outubro) ou na primavera (final - início de março). É melhor executar o procedimento na primavera: neste momento, é observado um aumento no fluxo de sucos das plantas, o que proporciona um aumento do enraizamento. Além disso, o plantio de primavera permite preparar uma planta jovem para as geadas do inverno, o que às vezes aumenta suas chances de passar o inverno com sucesso.
A variedade é capaz de dar frutos, independentemente das condições climáticas. Mas, para aumentar a produtividade e receber pelo menos 45 kg da planta, recomenda-se pulverizar as árvores durante o ovário.
Escolhendo a melhor muda ao comprar
A escolha de uma muda de qualidade é a principal condição para o cultivo de um pomar frutífero: Esta é a única maneira de garantir uma boa fecundidade da planta, bem como o enraizamento mais rápido.
Para fazer isso, ao selecionar material de plantio para peras Ternura, deve-se lembrar que uma muda de qualidade:
- não mais que 1-2 anos;
- difere em um rizoma ramificado com um diâmetro de cerca de 60 a 80 cm;
- preserva o solo na zona das raízes;
- Não apresenta sinais de danos ou danos por fungos e infecções.
Importante! Ao comprar uma planta, não deixe de perguntar em que condições ela foi armazenada. As mudas são mantidas à sombra ou em uma geladeira especial, pois até várias horas ao sol podem torná-la inutilizável.
Escolhendo um lugar para plantar uma pêra
Um lugar sob uma pêra é escolhido muito antes do plantio. A cultura exige um microclima especial para si, do qual depende não apenas a atividade de enraizamento, mas também a produtividade futura.
Um local ideal para plantar uma muda deve atender aos seguintes requisitos:
- estar em local protegido de correntes de ar e bem iluminado;
- Ter um nível baixo de água subterrânea (não superior a 2,5 m);
- estar longe das cinzas das montanhas (o centro de todos os tipos de infecções);
- localizado a menos de 4 metros de edifícios de jardins ou vegetação de árvores.
A planta é termofílica, requer muita luz solar; portanto, a proximidade de outras árvores que bloqueiam a luz pode prejudicar
A pêra não é exata para o solo: a planta desenvolve e dá frutos voluntariamente em quase qualquer tipo de solo. No entanto, os maiores rendimentos são observados em solos argilosos bem fertilizados e com alto nível agrícola.
Tecnologia de pouso
Antes do plantio, a muda deve ser preparada - para isso, é imersa por 24 horas em água limpa à temperatura ambiente. Isso ajuda a ativar o sistema radicular e o metabolismo das plantas. Para aumentar a eficácia do procedimento, são adicionados à água preparações especiais para ativar o crescimento (Kornevin, Zircon ou humato de sódio).
O solo também requer uma preparação especial - desde o outono, a parcela é bem fertilizada. Para fazer isso, em 1 m² de solo, faça:
- 3-4 kg de estrume ou fezes de galinha;
- 3 kg de composto;
- 1 kg de cinza de madeira picada.
Antes do plantio, recomenda-se abaixar as raízes da pêra em um balde com uma solução de permanganato de potássio, isso não apenas neutraliza as raízes, mas também protege a árvore de muitas doenças
2 semanas antes do plantio, o solo é fertilizado novamente - para isso, o solo sob o local do plantio é removido e depois é misturado com 2 baldes de areia e estrume podre, superfosfato (1 xícara) e sulfato de potássio (3 colheres de sopa). Depois disso, o solo volta ao buraco e depois a área é despejada com uma solução de cal (2 xícaras / 10 l de água / 1 m²). Então o solo é bem encharcado (20 l de água / m²).
Eles plantam uma pêra em clima frio pela manhã. Na área preparada, é criado um buraco com uma profundidade de cerca de 1 me um diâmetro de pelo menos 70 cm.O sistema radicular das mudas é colocado no buraco e depois polvilhado densamente com o solo. Em seguida, ao redor da planta, crie um círculo próximo ao tronco, com um diâmetro de cerca de 50 cm e uma profundidade de 5 a 10 cm. Depois disso, as mudas podem ser regadas: cerca de 10 a 12 litros de água são derramados no círculo do tronco.
Vídeo: Plantando uma muda de pêra
Recursos de Cuidados
A ternura da pêra requer cuidadoso cuidado para obter uma boa colheita de alta qualidade. Além de afrouxar e remover ervas daninhas do solo, regar e também alimentar, a planta precisa de poda periódica da coroa, além de tratamento contra todos os tipos de pragas e infecções.
Rega
A intensidade da irrigação depende da temperatura e da estação médias diárias do ar. Na primavera e no outono, a pera é regada 1 vez por mês, no verão quente, a taxa de rega é aumentada para 2-3 procedimentos por mês.
A quantidade de água adicionada depende da idade da muda. Não são suficientes mais de 10 a 15 litros de água para as plantas jovens; à medida que a árvore cresce, a quantidade de líquido é aumentada para 30 litros. As peras adultas são regadas até a água secar completamente o solo superficial a uma profundidade de 60 a 80 cm.
Para irrigação, use apenas água limpa e bem conservada, aquecida à temperatura do ar. Na primavera e no outono, a água é trazida sob a raiz, no círculo do tronco, no verão, a rega sob a raiz é alternada com aspersão.
Importante! A aspersão é realizada apenas no início da manhã ou à noite — caso contrário, gotículas de água na folhagem sob intensa radiação solar resultarão em queimaduras de massa verde.
Os principais erros que são cometidos ao molhar as peras Ternura:
- rega no dia seguinte após a chuva (deve ser pelo menos 3 dias após a chuva);
- falta de tronco para irrigação;
- umidade excessiva (o solo no local deve secar periodicamente);
- negligência na rega após o plantio de uma muda.
Acredita-se que seja melhor irrigar pela manhã ou à noite quando não houver luz solar direta.
Aplicação de fertilizantes
Durante 1-2 anos após o plantio, a pera não precisa de fertilizante. Sujeitos a todas as regras para a preparação do solo, os compostos fabricados anteriormente são suficientes para fornecer à árvore todas as substâncias necessárias. Portanto, a cobertura começa apenas 3 anos após o plantio e depois passa anualmente.
Para um crescimento e frutificação seguros, a pera precisa de formas acessíveis de potássio e fósforo, de modo que a cobertura de potassa-fosfato é a base ideal para plantas de fertilizantes de alta qualidade. Eles são introduzidos em duas etapas:- A primeira é realizada no início da floração, usando uma solução de nitrato de potássio (30 g / 10 l de água) para isso. A norma da solução de trabalho por planta é de cerca de 5 litros.
- Na segunda vez que o fertilizante é realizado na fase de formação ativa do fruto. Uma solução de superfosfato (50 g / 10 l) é usada como cobertura, enquanto cerca de 7 l de fluido de trabalho são aplicados em uma planta.
Poda
A pêra é formada durante 5-6 anos a partir do momento do plantio.. Durante esse período, os brotos principais crescem em uma árvore, na qual os galhos de frutas aparecem mais tarde.
O primeiro procedimento de poda é realizado imediatamente após o plantio - todos os ramos são encurtados para um comprimento, enquanto os cortam em pelo menos um terço. A próxima vez que o encurtamento for realizado em junho. Os três brotos mais desenvolvidos são deixados na muda no mesmo nível, os galhos restantes são cortados. À medida que as peras crescem na árvore, outros 4-5 níveis de galhos são formados como no primeiro.
Além disso, a pera precisa necessariamente de poda sanitária.. É realizada antes da abertura dos brotos ou após a queda das folhas. Elimine todos os galhos desnecessários, doentes ou danificados. Cerca de 4 anos após o plantio, as peras jovens começam a afinar (ajuda a acelerar o amadurecimento da fruta). Passe-o no início da primavera ou no outono, depois de colher os frutos.Importante! Todos os locais de cortes na planta devem ser tratados com carvão picado — isso ajudará a proteger a pêra contra infecções por fungos.
No início de março, você precisa remover os galhos secos e danificados que absorvem muitos nutrientes. No final de outubro, você deve afinar a coroa e cortar levemente sua altura
Preparações de inverno
Apesar da resistência ao gelo, todos os representantes da variedade de maciez requerem preparação específica para o inverno, especialmente nos primeiros 5 anos após o plantio. Eles se aproximam depois que as folhas caem, na segunda metade do outono.
Prepare a planta para o inverno em duas etapas:
- Primeiro enrole um tronco de árvore: para este uso palha, feno ou junco. O material é colocado firmemente ao redor do tronco com uma camada de pelo menos 10 cm e depois firmemente amarrado com uma corda. Como alternativa, uma serapilheira densa ou fiação pode ser usada para cobrir o tronco.
- Em seguida, aplique o círculo do troncousando palha, feno, musgo, agulhas de pinheiro, casca de árvore e outros materiais naturais para o procedimento. Nesse caso, a camada de cobertura morta deve ter pelo menos 5-10 cm.
Doenças e Pragas
As principais doenças que afetam a variedade Ternura são:
- crosta - Você pode superar a doença pulverizando com sal coloidal (20 g / 10 l de água);
- bacteriose - Você pode lidar com a infecção tratando com uma solução a 2% de permanganato de potássio (permanganato de potássio);
- podridão de frutas - a doença pode ser eliminada com uma solução de cinza de madeira (1 colher de chá / 10 l de água). A fruta é cuidadosamente tratada com líquido, assim como a própria planta.
De todos os tipos de pragas em uma pêra, pulgões e besouros são mais comuns. Você pode superar os pulgões com a ajuda de Oxychom: com uma solução de trabalho (40 mg / 10 l de água), a planta afetada é tratada duas vezes, com um intervalo de 14 dias. Uma infusão de pimenta caiena (1 g / 10 l de água) ajudará a livrar-se dos besouros - todas as partes afetadas são pulverizadas com um remédio. Realize o trabalho conforme necessário, conforme as pragas aparecerem.
Você sabe A madeira de pêra é a melhor matéria-prima para a produção de todos os tipos de utensílios domésticos. Desde a antiguidade, tem sido utilizado na fabricação de réguas arquitetônicas, ferramentas de madeira e até utensílios, que não são inferiores à cerâmica em durabilidade.
Colheita e armazenamento
A colheita é realizada na segunda ou terceira década de setembro. A maturação da fruta é determinada por vários sinais. Antes de tudo, isso é indicado pela estação de crescimento, bem como pela cor característica das peras - elas se tornam amarelas saturadas e nas partes mais iluminadas da fruta aparece um rubor característico de cor rosa escuro. Os frutos são colhidos à mão: na fase de maturação completa, são perfeitamente separados dos galhos.
Após a colheita, a colheita é apresentada em pequenas caixas de madeira ou plástico, em uma camada. As peras são armazenadas em um porão ou porão: a uma temperatura não superior a + 10 ° С e umidade de cerca de 85%, elas são capazes de manter com sucesso a sua frescura por não mais que 1-2 meses. No entanto, para isso, eles não devem encontrar um local separado, longe de outras frutas ou vegetais, e também a uma distância não inferior a 15 cm das paredes da loja (caso contrário, a colheita será afetada por fungos). Na geladeira, a colheita é armazenada por não mais de 3 semanas.
A ternura é uma das variedades mais populares de pêra, que obteve grande sucesso entre os cultivadores de plantas. A planta é resistente a muitas doenças características e pragas de insetos, e seus frutos se distinguem pelo excelente sabor. Todos podem cultivar essa variedade: para isso, é necessário seguir as recomendações descritas acima.