O tomate é uma das culturas mais frequentemente cultivadas no planeta. No mundo existem cerca de 10 mil variedades. Entre essa variedade, as variedades iniciais de baixo crescimento, que incluem o anão mongol, são especialmente populares.
Descrição da nota
As plantas adultas da variedade anã mongol diferem significativamente na aparência dos arbustos habituais. Eles são muito baixos e se espalham pelo chão, expandindo em largura para 1 metro.
Você sabe O maior tomate listado no Guinness Book of Records foi cultivado em Minnesota, na América, e pesava 3,7 kg.
As principais características destes tomates:
- arbustos subdimensionados - até 20 cm;
- muitos tiros laterais que não removem;
- alto rendimento - até 10 kg de folhas de colheita de um arbusto;
- super-cedo - dá frutos a partir do final de junho;
- não requer uma liga - se espalha no chão;
- os frutos são vermelhos brilhantes, redondos, pesando até 200 g;
- os tomates têm um sabor suculento e doce;
- resistente à praga tardia.
Vantagens e desvantagens
- As vantagens da variedade são as seguintes:
- não requer liga e enteado;
- não sofre de praga tardia;
- amadurecimento precoce dos frutos;
- resistente a mudanças climáticas;
- não quebra no vento;
- não tem medo da seca.
- As desvantagens incluem:
- a necessidade de cobrir o solo, pois os frutos caem no chão;
- ocupa muito espaço, crescendo até 1 m de largura.
Mudas de crescimento próprio
Os requisitos para o cultivo de mudas dessa variedade são os mesmos de qualquer outro tomate. As mudas diferem em seu tamanho - é baixo, mas forte.
Datas de semeadura
Para obter a colheita no final de junho, as sementes são depositadas no solo em meados de fevereiro. Então, em maio, as plantas florescerão e você obterá uma colheita precoce. Mudas dessa variedade podem ser plantadas em campo aberto mais cedo do que outros tomates. E se a temperatura cair repentinamente, pode ser facilmente coberta usando, por exemplo, vasos de flores ou latas comuns.
Solo
Apesar do tomate adulto adorar solo fértil, é melhor comprar uma mistura pronta para mudas, que é mais leve que a retirada do jardim. Uma composição especialmente projetada contém tudo o que é necessário para plantas jovens. Você pode estocar terra do jardim, turfa e areia e misturar tudo isso na proporção de 2: 1: 1. O solo adquirido pode ser usado imediatamente, mas no jardim é melhor pré-processar com água fervente e secar. Isso matará larvas e bactérias de pragas.
Capacidade de crescimento
Você pode plantar mudas em recipientes adquiridos, em qualquer recipiente de plástico: copos descartáveis, garrafas cortadas, copos de iogurte. No fundo, são feitos orifícios para a saída de água. Muitos jardineiros preferem semear em pastilhas de turfa. Nesse caso, as plantas são plantadas no chão diretamente com um tablet e não passam tempo mergulhando.Também para o "anão mongol" semeadura adequada diretamente no local no chão. Uma estufa não é necessária para isso. Uma moldura quadrada ou retangular é feita de tábuas desnecessárias. Colocam-no no local escolhido e preparado e fixam-no bem - aprofundam-no e despejam o eixo da terra pelo lado de fora.A terra é derramada com água fervente, deixada esfriar por um tempo e as sementes são colocadas.
A estrutura é coberta de vidro por cima e isolada com roupas velhas e quentes à noite. Nesta estufa primitiva, as colheitas não são ameaçadas pelas geadas da primavera. Após a emergência e em clima quente, o abrigo é removido por um dia, deixando apenas vidro. Mas após o pôr do sol, você deve definitivamente encerrá-lo.
Você sabe Estamos acostumados a referir o tomate a vegetais, mas, do ponto de vista da botânica, é correto chamá-lo de baga, pois possui polpa carnuda com sementes e casca fina.
Preparação de sementes
Para preparar adequadamente as sementes, você precisa:
- descartar os vazios, soltando-os em solução salina;
- embeba as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio por 30 minutos;
- enxágüe com água limpa
- segure em um estimulador de crescimento;
- secar.
Agora eles estão prontos para serem deitados no chão.
Semeando sementes
As sementes acabadas são semeadas no solo a uma distância de 2 cm uma da outra. Faça isso com uma semeadora manual ou palito especial, umedecendo-o em água. Entre as fileiras, há uma distância de até 4 cm.Polvilhe as sementes por cima com terra solta até 2 cm e umedeça o solo do pulverizador. Depois disso, crie uma mini-estufa - cubra com vidro ou filme para que a umidade não evapore.
Cuidados com mudas
Para a germinação das sementes, você precisa de uma temperatura não inferior a +23 ° C. Portanto, você deve garantir que a temperatura na sala não caia. Após o surgimento dos brotos, os tanques abrem e monitoram a umidade do solo. A entrada de água nas folhas é inaceitável, é necessário regar apenas sob a raiz. É conveniente fazer isso com uma seringa. Quando duas folhas verdadeiras aparecem, as mudas são mergulhadas em recipientes maiores.
Os tomates jovens precisam de luz suficiente, mas a luz solar direta é fatal para eles. É aconselhável colocar recipientes no parapeito da janela, onde o sol irá brilhar de manhã cedo ou depois do almoço. Você pode fazer uma sombra parcial cobrindo as cortinas, além de usar jornais e pedaços de papel de parede. Após o pôr do sol, as mudas são iluminadas. Uma lâmpada fluorescente é adequada para isso.As plantas colhidas devem ser regadas à medida que o solo superficial seca. Um excesso de umidade pode causar a doença da "perna preta" e as plantas morrem.Você pode alimentar mudas apenas 2 semanas após mergulhar com fertilizantes especiais para mudas. A cobertura é realizada no máximo três até o momento do pouso.
Endurecimento de mudas
Os procedimentos de endurecimento podem ser realizados com a aparência da primeira folha. Os recipientes são colocados na varanda ou varanda a +15 ° C e são deixados por 30 minutos. Após 5 dias, a temperatura pode ser reduzida para +10 ° C. No entanto, é menos problemático fazer isso antes de plantar no solo - por 14 dias. À noite, as plantas são expostas na varanda ou na rua e mantidas lá por 1-2 horas. Uma semana depois, realizam-na de manhã, deixando-a durante o dia inteiro, mas não ao sol. Eles gradualmente se juntam ao sol - a partir de 30 minutos em sombra parcial, aumentando a duração do banho de sol todos os dias.
Importante! Nos Estados Unidos, um estudo foi realizado e descobriu que homens que comem pelo menos 4 refeições à base de tomate por semana têm menos da metade do risco de desenvolver câncer de próstata.
Plantio de mudas em local permanente
Essa variedade deve ser plantada o mais cedo possível, se você deseja obter uma colheita precoce. Salvá-lo da geada não é um problema, basta enfiar gravetos ao lado dos arbustos e jogar coisas desnecessárias ou estopa. Como os arbustos crescem até 1 metro de largura, esse recurso deve ser levado em consideração ao plantar e deixar uma distância entre os arbustos de pelo menos 80 cm.As mudas são plantadas com idade entre 50 e 60 dias, no início de maio. Se na maioria das variedades de mudas, a essa altura, 20 cm de altura, no anão mongol não ultrapassar 15 cm, é possível plantá-la em fileiras uniformes, a 80 cm entre elas, ou em um padrão quadriculado.
Cuidado ao ar livre
O cuidado com tomates desta variedade é um pouco diferente do habitual em termos de rega, beliscões e liga.
Rega
Para o anão mongol, a ausência de umidade é muito melhor que o excesso. Ele tolera bem as secas; portanto, na ausência de chuva, basta regar duas vezes por semana, sempre sob a raiz e a água protegida ao sol. A rega é realizada no final da tarde, quando o sol se inclina para o horizonte. Sob um arbusto, despeje 1 litro de água.
Aplicação de fertilizantes
A variedade responde bem aos fertilizantes orgânicos e inorgânicos.
Importante! É imperativo regar antes da alimentação, pois, se o solo estiver seco, o fertilizante simplesmente não chegará às raízes.
Agora, a maioria dos jardineiros prefere remédios naturais, como:
- solução de cinzas;
- infusão de verbasco;
- infusões de ervas;
- molho de levedura.
Stepson
Como a variedade é muito atrofiada, não precisa ser beliscada. É nos brotos laterais que os frutos são amarrados. Os brotos crescem muito e literalmente caem no chão.
Cuidado do solo
O anão mongol precisa de acesso constante de oxigênio às raízes, respectivamente, o solo deve estar solto. A remoção de ervas daninhas é realizada conforme necessário, evitando o crescimento excessivo das camas. Solte o chão sob os arbustos uma vez por semana. Este tipo de cultivo é suficiente uma vez por verão. Quando começar a crescer, será impossível fazê-lo.
Para este tomate, a cobertura morta é necessária, porque não apenas retém a umidade, mas também elimina a necessidade de remover as ervas daninhas, além de salvar os frutos que estão no chão da decomposição e do ataque de lesmas.
Amarrando arbustos
Devido ao seu baixo crescimento, a variedade não precisa de uma liga. De forma rasteira, os frutos crescem maiores.A variedade de anões mongóis é muito incomum e merece atenção especial. Com os devidos cuidados, ele agradará você com as primeiras frutas no final de junho e dará frutos até meados do outono.