Entre as muitas culturas frutíferas, a macieira se destaca por sua grande popularidade e acessibilidade de frutos. E como muitas de suas variedades toleram o armazenamento a longo prazo, elas se alegram com suas frutas frescas e aromáticas quase o ano todo. Qual será a macieira e seus frutos serão discutidos abaixo.
O que é uma maçã?
Uma maçã (lat. Pomum) é um fruto fechado de múltiplas sementes, trazido por plantas da subfamília da família Rosaceae. Normalmente, as maçãs são chamadas de frutos da macieira doméstica (Malus Domestica), descendentes de suas espécies florestais (Malus Sylvestris). O mesmo tipo de fruta tem, por exemplo, pêra, marmelo, cinza de montanha. E a madressilva, isto é, envolvida em uma casca sólida e lignificada, é encontrada no espinheiro, cotoneaster e outras plantas.
Importante! Em sua estrutura, uma maçã se assemelha a uma baga. É formado a partir do ovário inferior, que surge devido à presença de hipântio - um receptáculo expandido que cresce junto com o perianto e a base do andrócio.
Descrição e características das macieiras
A macieira é uma planta perene da subfamília da família maçã-de-rosa. No total, existem mais de 10 mil de suas variedades no mundo, obtidas por seleção natural ou artificial. Os frutos da planta são esféricos, agridoces ou doces. Essa cultura veio de zonas climáticas temperadas do Hemisfério Norte.Além de fins industriais, muitas de suas variedades são cultivadas como plantações ornamentais em parques, jardins, florestas e praças. Todos os tipos de cultura são maravilhosas plantas de mel. A madeira das árvores é de excelente densidade, é fácil de cortar e polir, e ganhou grande popularidade em várias carpintarias e pequenos artesanatos.
Você sabe Um dos símbolos da cidade de Kursk é uma maçã da variedade Antonovka. Em homenagem a ele, um monumento oco de cobre de dois metros e 150 kg foi instalado no centro da cidade há mais de 10 anos.
Como é uma maçã?
Os frutos das plantas, dependendo da variedade, variam em tamanho, sabor e cor. Eles são caracterizados por uma forma redonda, esférica, cilíndrica ou ovoide. E sua cor pode ter quase todas as variações de vermelho, amarelo, laranja e verde, bem como suas combinações. Sob a pele de densidade diferente, há uma polpa, dentro da qual existem câmaras especiais com pequenas sementes escuras.As frutas são consumidas frescas e na forma de frutas secas ou de preservação. Eles fazem sucos, compotas, conservas, compotas e compotas, e também são usados como recheio de tortas e outros doces.Em geral, os frutos da planta são suculentos, seu sabor varia de agridoce a doce e o cheiro é característico, fresco. No período de maturação, as árvores são divididas em variedades de verão, outono e inverno. Quanto mais tarde a variedade, melhor a qualidade de conservação de seus frutos. O tamanho dos frutos de diferentes variedades varia geralmente entre 70 e 350 g e o diâmetro máximo é de 15 cm.
Quais são as folhas de uma macieira?
De acordo com a descrição da cultura, as folhas da árvore são simples, alternadas, pecioladas, crescem de 3 a 10 cm e têm uma forma redonda ou elíptica com bordas serrilhadas. Folhas maduras são "nuas", e folhas jovens são bem pubescentes por baixo. A superfície superior da folha é verde escura, brilhante, a inferior é cinza-esverdeada, fosca. Estípulas da planta estão caindo ou permanecendo.
A estrutura da macieira
Duas partes da árvore - acima e abaixo da terra - conectam o local, chamado de pescoço de raiz. A parte do solo da planta é um tronco, ramos de diferentes idades e brotos. A seção de tronco entre o primeiro ramo e o início do crescimento deste ano é chamada de condutor. Um carimbo é um segmento do tronco desde o pescoço basal até o ponto de fixação do primeiro ramo. A copa da planta tem uma altura de 2,5 a 15 m e é formada por galhos e brotos crescendo acima do caule. Sua base é composta de ramos esqueléticos maciços.
Você sabe Os especialistas recomendam comer maçãs que escurecem rapidamente no corte e têm traços do verme. Tais frutas são saturadas com vitaminas e minerais úteis e não contêm substâncias nocivas.
Brotos de uma árvore é um aumento deste ano. Sob condições favoráveis, as plantas jovens podem formar um aumento de 30 a 40 cm e os brotos que completam o crescimento são chamados de galhos. O crescimento ativo de galhos verticais e brotos que começaram a se desenvolver a partir dos brotos do sono é comumente chamado de piões.A estrutura da árvore frutífera: 1 - raiz vertical; 2 - raiz horizontal; 3 - pescoço radicular; 4 - shtamb; 5 - o condutor central (líder); 6 - o topo do líder; 7 - ramo esquelético; 8 - ramo incrustante A colheita principal da planta aparece em ramos de frutos ou incrustantes que crescem em ramos esqueléticos ou semi-esqueléticos. Na árvore, dois tipos de botões são formados - simples e misturados. A primeira forma forma folhas ou brotos com folhas e brotos, e a segunda - ramos, folhas, brotos. A maioria dos botões "acorda" na primavera e o restante é considerado adormecido.
Tipo de sistema radicular em uma macieira
O rizoma da árvore consiste em raízes esqueléticas e incrustantes. O primeiro tem uma espessura de 0,3-12 cm e cresce de 0,5 ma vários metros. No entanto, a parte principal da raiz consiste em raízes incrustantes. Eles são menos desenvolvidos e formam raízes esqueléticas. A cultura é caracterizada por um poderoso rizoma. As raízes da árvore podem ser enterradas no solo a mais de 60 cm e ocupar uma área com o dobro do tamanho da copa. Sob condições favoráveis e bom solo, as raízes horizontais de uma árvore adulta podem atingir 11 me vertical - 5 m ou mais.O sistema radicular da árvore frutífera: 1 - raízes esqueléticas verticais; 2 - ramos esqueléticos horizontais; 3 - raízes incrustantes; 4 - pescoço radicular; 5 - as informações padrão disponíveis indicam que o rizoma é mais sensível ao frio do que sua parte superficial da árvore. E se, dependendo da variedade, o tronco e a coroa puderem suportar temperaturas de até -40 ° C, as raízes da superfície começarão a congelar já a -12 ... -18 ° C. Portanto, especialmente em invernos com pouca neve, o círculo próximo ao tronco deve ser coberto com uma camada (5-6 cm) de turfa, esterco ou húmus.
Quantos estames possui uma flor de macieira?
A árvore floresce em pequenas flores brancas, rosadas ou quase framboesas, combinadas em escudos de inflorescências ou "semi-guarda-chuvas". As flores são bissexuais, ou seja, têm um estame e um pistilo dentro das pétalas (corola). O número de estames é inconsistente, numeroso, mais de 10 peças. Nos estames existem anteras onde o pólen amadurece.
Qual é o perianto de uma flor de macieira?
A característica do perianto é o órgão foliar da flor de uma planta superior, composta por pétalas e sépalas. Contribui para a polinização das flores e também protege o pilão e os estames. A cultura tem um perianto duplo, ou seja, formado por folhas de dois tipos - as internas formam a corola (pétalas) e as externas formam a xícara.
Importante! O único pistilo da flor da macieira consiste em 5 colunas fundidas na base. Na sua parte inferior é o ovário, onde as sementes se formam após a floração.
Qual é o copo de uma flor de macieira e quantas pétalas possui?
Uma xícara de flor de maçã consiste em 5 sépalas verde pálidas, que são fundidas na base. Algumas plantas, por exemplo, cravo-da-índia, diferem em sépalas, fundidas com as partes inferiores na forma de um tubo. E outros, por exemplo, gerânios, têm sépalas que não crescem. Um nimbus de macieira tem cinco pétalas brancas ou rosa pálidas.Por exemplo, todas as corolas de flores são divididas em lobos livres e lobos globalmente. A macieira pertence à primeira opção. E as pétalas de algumas plantas - prímula, tabaco perfumado, sombra negra se fundem na base em um tubo e pertencem à segunda espécie.
A que grupo de plantas pertence a macieira?
A macieira é uma fruta, colheita de sementes, classificada como a mais alta coberta com plantas de sementes. Assim, uma maçã é um fruto fechado de múltiplas sementes, dado pelas plantas da subfamília das Rosaceae. Sobre suas excelentes propriedades de consumo, diz que cerca de 80% de todas as plantações de frutas do mundo são ocupadas por várias variedades de macieiras.