San Andreas (San Andreas) - uma variedade sempre verde de morangos de origem californiana, destinados ao cultivo em estufa. Difere de outras variedades semelhantes por suas bagas grandes e incrivelmente saborosas, com sabor e aroma brilhantes. Leia sobre os recursos da variedade e como cultivá-la na revisão.
Histórico de seleção
O nome botânico da planta é Strawberry Sadovaya (abacaxi) (Fragaria × ananassa Duch). O nome da variedade é San Andreas. Obtido através do cruzamento da variedade Albion e da forma Cal 97.86-1 no jardim experimental da Universidade da Califórnia em 2001. Propagado por antenas.
A variedade é remontante, pertence à sempre-viva. É semelhante a um diamante, mas tem um rendimento mais alto, frutos baixos de qualidade e resistência a doenças. Projetado para o cultivo na zona subtropical, portanto, em clima temperado, pode crescer apenas em estufas.
A variedade é totalmente certificada para cultivo nos Estados Unidos e no Canadá desde 2009. Teste de variedade realizado em 2005. San Andreas é vendido ativamente no mercado europeu de frutas. Na CEI, está registrado no Registro Estadual da Bielorrússia.
Você sabe Morangos — a única fruta cujas sementes estão do lado de fora. Uma baga — portador de cerca de 200 sementes. Mas, no entanto, essas sementes são estéreis e a planta se propaga vegetativamente (em suas partes).
Mostra boa produtividade no clima deste país, inclusive em campo aberto. San Andreas não é declarado no Registro Estadual da Rússia, mas é amplamente utilizado pelos jardineiros. O alto rendimento e as propriedades comerciais das bagas o tornam extremamente popular. A variedade produz 99% das bagas da classe I.
Características e características da variedade
O arbusto é grande, desenvolvido, mas ao mesmo tempo muito compacto. As folhas são um pouco mais longas que o normal e menos arredondadas, convexas. Este comprimento é alcançado devido aos pecíolos mais longos. Eles são bastante finos e tendem a ser muito pubescentes. A superfície da chapa é mais escura que a do diamante padrão da classe.
Estípulas verde-rosadas, tamanho médio. Pedúnculos são bastante grandes. As flores são bissexuais, brancas, com pétalas sobrepostas. As inflorescências são de flores médias, compactas. O sistema radicular é fibroso, bem desenvolvido.
É caracterizada por resistência moderada ao oídio, antracnose, murcha de verticilina, ferrugem tardia e manchas. A variedade também é resistente à infecção por ácaros.
As bagas são densas, de forma cônica e com uma ponta arredondada. A superfície é brilhante, vermelha brilhante. Dentro da baga é vermelho pálido com veias transparentes. A polpa é suculenta. Quando derramado, retém completamente a sua forma e não suaviza. O sabor é agridoce. Avaliação de degustação de frutas silvestres - 4,3 a 4,5 pontos em 5.
Vídeo: Strawberry San Andreas
Resistência à seca e ao gelo
Califórnia San Andreas para clima subtropicalportanto, não é inverno resistente. O sistema radicular de todas as variedades encontra-se nos 7-10 cm superiores do solo, portanto, precisa de rega frequente. Apesar de San Andreas ter raízes fortes e tolerar a seca, lembre-se de que a rega ainda afeta o peso e o sabor das frutas.
Produtividade e frutificação
O florescimento e o amadurecimento dos frutos não dependem da duração do dia da cor; portanto, San Andreas mostra um rendimento consistentemente alto. A floração começa em maio. Até o vencimento, é considerado meio cedo.
Importante! Ao colocar as camas, observe que os arbustos podem florescer em 2 meses. Essas flores devem ser removidas para que o próximo pico de produção seja mais abundante e simultâneo.
5-7 semanas após a floração, a primeira colheita amadurece. E nas estufas você pode obter uma colheita no início de abril. Dois picos principais são característicos da frutificação, mas podem continuar do início de junho até o meio do outono. O intervalo entre os picos de frutificação é de 4 semanas.
O peso médio das bagas chega a 30 g, o peso máximo é de 60 g e o rendimento de um arbusto atinge de 0,7 a 1,0 kg. A frutificação de San Andreas é estável e permanece assim por 3-4 anos de uso comercial.
Âmbito de bagas
San Andreas é uma variedade universal. Seus frutos toleram perfeitamente o transporte e o armazenamento. Eles podem ser usados frescos e processados para a colheita de inverno. A alta densidade da polpa permite que eles mantenham sua forma mesmo durante o tratamento térmico.
Vantagens e desvantagens da variedade
- Vantagens da classe:
- longo período de frutificação;
- alta produtividade;
- bagas grandes;
- altas propriedades organolépticas;
- bom armazenamento e transportabilidade;
- resistência a doenças.
A desvantagem ou característica da variedade é que ela não se destina a climas temperados. Portanto, recomenda-se cultivá-lo em estufas.
Recursos de desembarque
Os morangos são relativamente fáceis de cultivar. Ela se sente igualmente bem em um espaço limitado e em um grande território. Cuidar dele não requer equipamento especial.Uma grande vantagem no cultivo é que os arbustos podem crescer e dar frutos por vários anos após o plantio. Com os devidos cuidados, você receberá mais de 700 g de bagas de cada arbusto anualmente.
O bem sucedido ciclo de cultivo de morango inclui:
- aquisição de material de plantio de alta qualidade;
- escolha do local de pouso;
- escolha do sistema de pouso;
- preparação do local de pouso selecionado;
- plantio;
- criação de condições favoráveis;
- cuidar do cultivo de morangos;
- colheita de bagas;
- atualização de berry beds;
- controle da segurança das plantas durante os meses de inverno.
Importante! O reparo das variedades de morango requer atualização após 3 anos, devido ao fato de que as bagas dos anos subsequentes se tornam menores e o rendimento diminui.
O plantio requer plantas saudáveis, sem sinais de doença. É mais confiável comprar morangos varietais em um viveiro. Depois de abrir a embalagem, inspecione as plantas. Se houver mofo, eles devem ser devolvidos.
Se você não conseguir plantar os arbustos imediatamente, enrole as raízes com toalhas de papel molhadas, coloque-as em um saco e guarde na geladeira até o plantio. As plantas devem ser plantadas em um dia nublado ou no final da tarde.
Datas recomendadas
O tempo de plantio quase sempre depende das condições climáticas. Em campo aberto, arbustos podem ser plantados no sul. Assim que o solo seca, geralmente em março ou abril, eles começam a plantar morangos.
As plantas devem ser bem desenvolvidas quando o termômetro atingir + 22 ° C. Em uma estufa, os morangos podem crescer durante todo o ano, de modo que o plantio é realizado a qualquer momento - na primavera e no outono.
Escolhendo um local e material de plantio
Escolher um lugar para promover morangos é o próximo passo importante. Em campo aberto, as necessidades das bagas sob luz solar intensa devem ser levadas em consideração - pelo menos 6 horas por dia. A sombra das árvores altas não deve cair no local. Além disso, o sistema radicular não deve competir por nutrientes com as raízes das árvores ou arbustos.
De todos os tipos de solo, os morangos preferem o barro arenoso. Contém uma quantidade suficiente de substâncias orgânicas. Mas mesmo se você não tiver um bom site, sempre poderá adicionar produtos orgânicos ao plantar. Isso pode ser composto, musgo de turfa e areia para solos soltos.
Se, nos últimos três anos, as culturas com as mesmas pragas com plantas do gênero Morango foram cultivadas no mesmo lote, esse lote não é adequado para o plantio. Precursores inadequados incluem tomate, batata, berinjela, pimentão e morangos. Também é indesejável a utilização de uma parcela em que melões, hortelã, amora, frutas de caroço, crisântemos e rosas cresçam há cinco anos.
Você sabe Na França, os morangos são considerados afrodisíacos. É servido aos noivos no café da manhã tradicional do casamento na forma de uma sopa cremosa e doce.
O site deve ser bem drenado. Embora as plantas precisem de umidade constante, elas começarão a apodrecer se a umidade estagnar. Em áreas com pouca drenagem, são utilizados canteiros elevados.
Na estufa, o plantio é realizado:
- no chão;
- em canteiros elevados - a altura deve ser de pelo menos 25 cm e é definitivamente necessária uma boa drenagem na parte inferior;
- em recipientes, onde cada planta recebe uma zona com um diâmetro de 20 cm
A tecnologia de plantio depende do tipo de solo. Todas as variedades de morango não toleram muito bem a seca; portanto, tente manter o equilíbrio da água ao crescer, tanto no solo quanto na estufa.
Antes do plantio, o local deve ser limpo de ervas daninhas e cavado. A escavação é realizada a uma profundidade de 20 a 30 cm. Certifique-se de que o nível da água subterrânea não ultrapasse 70 cm da superfície do solo. Também não use áreas inclinadas. Após as chuvas e a neve derreterem, a erosão do solo ocorrerá mais rapidamente, o que é ruim para o sistema radicular.
Algoritmo de pouso
A matéria orgânica deve ser adicionada ao solo. Pode ser estrume podre, turfa ou húmus. A taxa de aplicação é de 1 balde por 1 m² de solo. Em solos densos, é adicionada areia para torná-los mais soltos.
Algoritmo de desembarque:
- Se o plantio for realizado nos canteiros, a distância entre as plantas é de cerca de 20 cm e entre os canteiros, de 30 cm, e a profundidade dos furos é de 25 cm.
- O buraco é abundantemente regado.
- As raízes são tratadas com uma solução desinfetante. Pode ser tanto preparações industriais do tipo Fitoferm quanto remédios populares - uma decocção de alho.
- Cada saída no momento do plantio não deve ter mais que 4 folhas. Isso é importante, pois uma planta não enraizada não será capaz de manter uma grande massa de folhagem e poderá morrer. O comprimento da raiz é de cerca de 10 cm.
- Ao colocar em um buraco, endireite as raízes.
- Polvilhe-os delicadamente com terra.
- Verifique se o ponto de crescimento está acima do solo.
Importante!Um plantio muito pequeno pode fazer com que as raízes sequem antes de começarem a crescer, e muito profundo fará com que o colo da raiz apodreça e o alvéolo morra.
Cuidados subseqüentes com morango
Quando as plantas são plantadas, é importante criar um ambiente mais favorável ao cultivo. Primeiro de tudo, para preservar a umidade, aplique a cobertura da cama. Você pode usar palha ou serragem - eles impedirão que as bagas entrem em contato com a umidade e os fungos do solo e também protegerão contra o crescimento de ervas daninhas e pragas.
Agulhas de pinheiro também são uma boa escolha. Eles aumentam ligeiramente a acidez do solo quando ele se decompõe. A cobertura morta reduz a temperatura do solo, inibe o crescimento de ervas daninhas, retém a umidade do solo e as bagas da sujeira. A maioria das variedades produz frutos melhor em temperaturas mais baixas do solo.
Todas as variedades de morangos serão melhores para dar frutos nos anos subsequentes, se sua força no primeiro ano for direcionada para o enraizamento e desenvolvimento de brotos saudáveis. Portanto, no primeiro ano, todas as flores devem ser removidas.
O cultivo de morangos requer solo constantemente úmido, portanto é necessário regar regularmente. Tipo de irrigação - raiz ou aspersão. Começam na primavera e terminam em setembro; isso permitirá que a planta não apenas dê uma boa colheita, mas também coloque muitos botões de flores para o próximo ano.
O melhor tipo de fertilizante é equilibrado. Neles, a proporção de partes de nitrogênio, fósforo e potássio deve ser a mesma. Por exemplo, 10 × 10 × 10 (%). É aconselhável introduzir uma cobertura radical quando ocorrer crescimento vegetativo ativo. A fertilização ajuda a obter o rendimento máximo. Alimentar-se de frutas úmidas pode aumentar a fitotoxicidade, portanto, alimente-se estritamente sob a raiz e apenas em clima seco.
Preparações de inverno
Proteger os morangos das baixas temperaturas do inverno é vital para a colheita no próximo ano. Existem várias razões para isso. Em primeiro lugar, temperaturas abaixo de 0 ° C podem danificar os botões das flores.
E segundo, o solo, que derrete e congela em ciclos quando a temperatura muda, empurra as plantas do chão, o que pode quebrar as raízes. O isolamento do site resolve esse problema. Aquecer os arbustos não é nada difícil.
Dicas úteis para o aquecimento das plantações:
- Quando o solo congelar, aplique uma camada de cobertura morta ao redor das plantas. Serragem, ramos de abeto ou palha são adequados. Se você colocar a cobertura morta muito cedo, as raízes apodrecerão em um ambiente úmido e, se for tarde demais, o degelo terá tempo para danificá-las. Observe também que a espessura da camada não deve exceder 7 cm, para que o solo possa "respirar" durante o degelo e liberte excesso de umidade.
- Em áreas com invernos amenos, aplique cobertura morta assim que a temperatura do solo atingir + 4 ° C por 3 dias consecutivos.
- Prepare as plantas para o inverno antes que a temperatura caia para -6 ° C.
- O material de cobertura morta não deve encolher durante a geada. Um bom material é palha, espigas de milho. O feno ou a grama não são uma excelente opção, pois se tornam uma fonte para o desenvolvimento de ervas daninhas.
- Remova a cobertura morta na primavera quando o crescimento voltar.
- Se as plantas externas crescerem em recipientes, leve-as para uma garagem ou porão sem aquecimento.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
Os morangos são apreciados não apenas pelas pessoas, mas também por muitos insetos, além de pássaros. E se você pode proteger as culturas das aves usando uma rede, elas são protegidas dos insetos pulverizando inseticidas ou usando métodos orgânicos de controle. Verifique as plantas uma vez por semana para observar o aparecimento de pulgões ou lesmas a tempo.
As principais pragas:
- Weevil - um pequeno inseto de cor bronze. Danifica os brotos de morango, o que leva à sua queda. Um bug é suficiente para destruir 50 ovários. Para combatê-lo, o medicamento Namabact ou Intra-vir é usado no momento da floração.
- Besouro de folha de morango - um belo besouro de formato arredondado e cor castanha escura. Afeta as folhas, deixando muitos pequenos orifícios e bordas deformadas da placa foliar. Para destruir o besouro, use "Karbofos", "Metaphos".
- Maybug Larvae (Khrushchev) danificam a parte subterrânea da planta. Use Aktaru, Zolon ou Bazudin para destruir.
- Ácaro morango danifica as folhas, resultando em rugas e desbotamento. Para o tratamento, é usada a pulverização com uma solução de enxofre coloidal.
- Pulgões - Uma praga generalizada de jardins. Estes são pequenos insetos que danificam as folhas e deixam um revestimento pegajoso sobre elas. Contra pulgões, pulveriza as culturas com uma solução de sabão inseticida.
- Tripes - pequenos insetos de cor marrom ou preta com asas pequenas. O resultado de sua atividade é danificar a chapa da chapa com subsequente murcha e queda. Para destruí-los, você também pode aplicar a pulverização com uma solução de sabão inseticida.
- Slug aparecem quando a temperatura do ar cai e sob alta umidade. Eles danificam as folhas e os frutos. As medidas para combatê-las são muito diversas: os agricultores borrifam os espaçadores de linhas com conchas quebradas, fazem valas com água ao redor dos leitos, despejam fertilizantes de fósforo-potássio nas fileiras, que as lesmas não podem tolerar.
A escolha dos produtos de controle de insetos sempre depende do tipo de praga que você encontrou. Na maioria das vezes, a escolha é interrompida em medicamentos com um amplo espectro de ação, que funcionam contra muitas pragas ao mesmo tempo.
Geralmente, as doenças afetam os morangos devido ao não cumprimento do regime de irrigação e à umidade excessiva. A variedade San Andreas é declarada resistente a doenças fúngicas, portanto, não há necessidade de uso intensivo de produtos químicos.
Colheita e armazenamento
A maioria das bagas são deixadas nas plantas por um ou dois dias após o amadurecimento. É necessário que eles atinjam a doçura máxima. Frutas frágeis são facilmente danificadas ou machucadas, sendo colhidas manualmente.Use as unhas do polegar e do indicador para cortar o caule diretamente acima da baga, em vez de puxá-lo em sua direção.
Apoie-o com cuidado com a palma da mão, para que não caia, bata ou se suje. Cada baga deve ter uma tampa e parte do caule. Aqueles de onde saem acidentalmente devem ser consumidos primeiro - não podem ser armazenados por mais de um a dois dias.
A colheita pode ser feita diariamente, pois as bagas amadurecem gradualmente.
Os morangos colhidos devem estar secos. Coloque as frutas não lavadas em um local fresco, seco e à sombra (melhor na geladeira). Não é recomendável despejá-las em várias camadas para não esmagar as de fundo - a partir disso, as frutas úmidas serão cobertas com mofo e estragarão toda a colheita.
Prazo de validade de morangos frescos - não mais que 5 dias na geladeira. Se você não puder comer em alguns dias, é melhor congelar ou prepará-lo na forma de geléia ou outras sobremesas para o inverno. A variedade é comercialmente viável. É de alto rendimento, possui um longo período de frutificação e suas bagas são densas o suficiente para tolerar o transporte.
Você sabe Estudos mostram que os atletas que comem morangos antes do treino têm mais resistência e queimam mais calorias.
Os morangos San Andreas não exigem esforços especiais para o cultivo e apresentam inúmeras vantagens óbvias para o cultivo em estufa ou em campo aberto das regiões sul. Use o conhecimento adquirido e isso ajudará você a obter uma boa colheita de frutas. Lembre-se de verificar regularmente regularmente artigos atualizados sobre vários aspectos do cultivo bem-sucedido de morangos sob diferentes condições.