Em outubro, os comerciantes ucranianos venderam cerca de 120 mil toneladas de ervilhas no mercado espanhol.
Deve-se notar que isso é três vezes maior que o de setembro: os compradores espanhóis compraram pouco menos de quarenta mil toneladas do mesmo produto.
"A Espanha é líder indiscutível na compra de ervilhas ucranianas este ano e no passado", afirmam especialistas. "Nas duas estações, os espanhóis recompraram mais da metade do volume total de importações dessa leguminosa".
Talvez o fato seja que espanhóis gostosos adoram pratos de ervilha, acrescentem um produto à iguaria nacional - paella e preparem com prazer um jantar favorito - "ervilhas catalãs".
“Nós apenas deixamos as ervilhas de molho em água à temperatura ambiente durante toda a noite e, de manhã, colocamos em uma panela de pressão, temperamos com alho e adicionamos água. Salgue levemente e cozinhe por 40-45 minutos, - as donas de casa espanholas compartilham um segredo. - Em seguida, adicionamos fatias de peito, purê de tomate, um pouco de manteiga e temperos favoritos ao prato. Cozinhe por mais 40 minutos e aproveite para comer no jantar.
Enquanto isso, mulheres espanholas sensuais entregam seus entes queridos com seu prato favorito, os comerciantes ucranianos também fazem entregas de ervilha para o Iêmen e a Alemanha (22 mil e 19 mil toneladas, respectivamente). Eles não podem ficar sem ervilhas ucranianas na Índia, que também compraram cerca de 20 toneladas de produtos de fornecedores ucranianos na última temporada.
Segundo analistas, nesta temporada o rendimento bruto de ervilhas ucranianas é de cerca de 800 mil toneladas. Isso, como dizem os especialistas, permite gerar exportações no valor de 510 mil toneladas. O que agrada, a Ucrânia já realizou mais da metade desse potencial.