Pesquisadores britânicos desenvolveram uma plataforma de aprendizado de máquina que trabalha com imagens em grande escala tiradas do céu e ajuda a monitorar as plantações de alface nos campos.
Um novo software chamado AirSurf-Lettuce mede o rendimento, tamanho e localização da colheita; isso ajudará os agricultores a colher com alta precisão, principalmente nas áreas onde as culturas já estão totalmente maduras.
A plataforma também ajudará os agricultores a entregar as colheitas ao mercado da maneira mais eficiente possível. É importante observar que essa tecnologia pode ser aplicada a outras culturas.
A máquina foi desenvolvida no Instituto Earlham (EI) por pesquisadores do Zhou Group em colaboração com o negócio agrícola dos produtores de G de Cambridgeshire.
Tradicionalmente, monitorar o estado e medir a quantidade de produtividade futura nos campos é extremamente demorado e propenso a erros; portanto, novas soluções de inteligência artificial baseadas em fotografia aérea são um método mais eficiente.
A tecnologia AirSurf usa “aprendizado profundo” - uma técnica de aprendizado de máquina estruturado em profundidade - combinada com uma análise de imagem ultra ampla para medir alface com alto rendimento.
Isso permite que você identifique o número exato e a localização das plantas de alface com o benefício adicional de reconhecer a qualidade da colheita, ou seja, cabeças de alface pequenas, médias ou grandes.
A combinação deste sistema com GPS permite que os agricultores rastreiem com precisão a distribuição de tamanho de alface nos campos, o que pode ajudar a melhorar a precisão e a eficiência das práticas agrícolas, incluindo o tempo de colheita.
A alface no Reino Unido é um grande negócio, especialmente em East Anglia. Todos os anos no país produz 122.000 toneladas.