Nos feriados de maio, os moradores da região de Khmelnitsky tradicionalmente vão aos jardins para plantar batatas. De acordo com os meteorologistas, a quantidade de precipitação se aproximou da norma mensal.
De acordo com as previsões meteorológicas, a precipitação não só não para, mas até o final de maio atingirá a norma de dois meses. Normalmente, as chuvas da primavera são sempre bem-vindas para os agricultores. Mas este ano ninguém esperava sua generosidade, pois por dois anos consecutivos houve pouca chuva na primavera. Portanto, assim que esquentou, em março e no início de abril, os agricultores começaram a trabalhar nos campos e jardins. E eles estavam certos.
Hoje, embora exista umidade suficiente no solo, é bastante problemático entrar no jardim e, mais ainda, cavar, semear ou plantar batatas lá. Assim, o plantio em massa de batatas agora é impossível. E isso apesar do fato de que os primeiros plantios já são densamente verdes.Deve-se lembrar que o clima úmido e frio é favorável ao desenvolvimento de todos os tipos de doenças no jardim e no jardim. Com cuidado especial, você precisa selecionar batatas para o plantio, certificando-se de que nenhum tubérculo afetado seja encontrado.
Uma das doenças mais perigosas é a podridão parda. Manifesta-se no início da formação dos tubérculos. As plantas murcham rapidamente, suas folhas ficam amarelas e o caule fica preto. O próprio tubérculo externamente não se destaca, mas quando cortado, uma cor cinza-branco é visível. Esses tubérculos não são armazenados por um longo período de tempo e apodrecem rapidamente, emitindo um odor desagradável.
A fim de prevenir a bacteriose, as batatas podem ser esverdeadas pela exposição ao sol. Sob a influência da luz solar, o alcalóide solanina é formado nos tubérculos, o que salva a batata de pragas, infecções por fungos e bactérias.Os meteorologistas alertam que estará chuvoso em maio. Para conseguir uma boa colheita, os jardineiros terão que usar qualquer bom dia.