O chucrute é um dos lanches mais comuns nas mesas dos nossos cidadãos. Parece que não há nada complicado em sua preparação. Mas às vezes as donas de casa cometem vários erros, que no final podem piorar o sabor do prato resultante ou até estragá-lo.Para evitar cometer erros, você precisa conhecer todas as propriedades do ingrediente principal, os benefícios e malefícios, bem como alguns segredos da culinária para obter um lanche saboroso e saudável.
Valor nutricional do produto
O chucrute tem um alto valor nutricional, pois é esse método de preparação que preserva a quantidade máxima de nutrientes.
Além de um grande número de vitaminas (A, B1, B2, B5, PP), 100 g do produto contém:
- proteínas - 1,6 g;
- gorduras - 0,1 g;
- carboidratos - 5,2 g;
- fibra alimentar - 4 g;
- amido - 0,2 g;
- cinza - 0,9 g;
- ácidos orgânicos - 79,2 g;
- mono- e dissacarídeos - 5 g;
- ácidos gordos saturados - 0,009 g.
Você sabe A medicina tradicional atribui propriedades verdadeiramente curativas ao chucrute. Os curandeiros tradicionais recomendam consumir produto fermentado e suco dele literalmente para qualquer doença, de um resfriado comum e terminando com doenças graves, como epilepsia e asma brônquica.
Benefício e dano
- O produto fermentado tem um grande benefício para todo o corpo humano:
- ajuda o sistema imunológico a funcionar bem;
- previne o envelhecimento prematuro;
- regula a digestão;
- O potássio contido está envolvido na regulação do balanço hídrico e ácido.
- Apesar de todos os benefícios do produto, ele possui várias contra-indicações e pode, em certos casos, prejudicar o corpo humano:
- aqueles que sofrem de hipertensão ou gota devem se limitar ao uso deste produto, pois ele contém uma grande quantidade de sal;
- chucrute retarda o processo de absorção de iodo, razão pela qual as pessoas que têm problemas com a glândula tireóide devem consultar seu médico antes de começar a usar este lanche;
- provoca inchaço e diarréia.
O que fazer se o repolho não fermentar, mas sair
À primeira vista, fermentar o repolho parece ser uma tarefa bastante simples. No entanto, muitas donas de casa cometem erros típicos na implementação desse processo.
Os erros mais comuns são:
- Exceder o número de dias passados pelo produto em temperatura ambiente.
- O restante de gases inexplorados.
- Ignorando o uso da opressão no processo de fermentação.
- Deficiência de sal.
- Uso de sal iodado.
- Use variedades precoces de repolho.
Todos esses erros podem levar a um resultado de fermentação malsucedido, a saber: no processo de fermentação, o repolho sai e não fermenta.
Como salvar um produto
Para evitar os erros acima, você deve seguir determinadas regras:
- O produto deve ser armazenado em temperatura ambiente (+ 22 ... + 24 ° C) por não mais de 3-4 dias, após o qual deve ser movido para um local mais fresco e, de preferência, em uma geladeira. Nesse caso, ele conservará todo o seu rico sabor.
- Para liberar todos os gases formados nele da cultura de iniciação, é necessário perfurar a massa vegetal diariamente com uma vara de madeira no fundo (2-3 vezes) e enviar o produto novamente na geladeira para fermentar.
- A depressão deve ser usada na fermentação para que o suco saia à superfície, uma vez que a própria salmoura deve ser mais do que o produto.
- Para uma fermentação bem-sucedida, é necessário usar o sal em uma proporção estrita: 1 colher de sopa. eu (20–25 g) por 1 kg de vegetais.
- Para a fermentação, use apenas sal de mesa.
- O repolho tardio é a melhor opção para a decapagem, pois contém mais açúcar, o que afeta a velocidade da fermentação.
Em alguns casos, se algum erro foi cometido e o processo de fermentação falhou, o produto ainda pode ser salvo.
Importante! O sal deve ser adicionado não mais do que o indicado acima, pois é ele que inibe o processo de fermentação e a massa fermentada começa a se deteriorar, adquirindo um odor desagradável.
Se oversalt
Se o lanche resultante for super-salgado, ele deve ser transferido para um recipiente seco e adicionar legumes frescos picados (pimenta, cenoura, etc.) que podem absorver parte do sal. Se a salmoura já conseguiu cobrir todo o produto, você pode drenar a peça e adicionar água fervida. Para neutralizar o nível de sal antes de consumir repolho, você pode temperá-lo com óleo vegetal adicionando cebolas.
Se não fermentado
Se no segundo dia o repolho não começar a azedar, adicione açúcar diluído em água (2 horas por 1 kg de legumes) à peça de trabalho.
Dicas úteis
Donas de casa experientes dão algumas dicas úteis para cozinhar chucrute saboroso, crocante e suculento:
- O primeiro passo na preparação deste lanche é a trituração, antes da qual a fruta não deve ser lavada. Apenas as folhas superiores precisam ser removidas e as áreas contaminadas limpas.
- É necessário seguir rigorosamente a receita do fermento e observar todas as proporções.
- Antes de colocar repolho picado em uma tigela, seu fundo deve ser coberto com folhas inteiras da fruta. Aperte o produto deve estar bem apertado, até que o suco apareça, após o qual você precisará cobrir a massa com um prato e colocar a carga por cima.
- O resultado do início da fermentação é a espuma, que deve ser constantemente removida. Quando desaparece da superfície, significa que o produto é fermentado.
- É importante não esquecer de furar o repolho com uma vara de madeira, para que os gases formados durante a fermentação saiam.
- Durante todo o processo, a peça de trabalho deve ser constantemente coberta com salmoura. Caso não seja suficiente, isso pode ser corrigido com a adição de solução salina fresca.
- Durante 3-4 dias de decapagem, é necessário remover a camada superficial do produto, cobri-la com um pano limpo e leve e enviar por 1-2 dias na geladeira.
Vídeo: chucrute em seu suco
Se tudo for feito corretamente, seguindo as dicas acima, nesse caso você provavelmente poderá cozinhar chucrute incrivelmente saboroso, suculento e rico em vitaminas.