Cultivar pimentas é apenas metade do caminho para obter uma colheita rica, pois é importante coletar as frutas corretamente e, o mais importante, em tempo hábil. O artigo discutirá como determinar o grau de maturidade dos pimentões cultivados em estufa, quando e qual a melhor forma de colher e como acelerar o amadurecimento da colheita.
Como entender que a pimenta em uma estufa está madura?
A cultura tem duas fases de maturação: biológica e técnica.
Você pode determinar a maturação biológica da fruta por sua cor - ela se torna mais brilhante e depende da variedade:
- laranja
- vermelho;
- amarelado;
- marrom;
- lilás.
A maturação técnica dos frutos de pimentão implica a sua colheita antes do amadurecimento total; esses frutos têm uma cor amarelada ou esverdeada, são melhor transportados e armazenados. Se um vegetal totalmente amadurecido for armazenado por cerca de duas semanas, então arrancado até ficar completamente maduro, armazenado por pelo menos dois meses. Além disso, você pode determinar o grau de maturação do pimentão pelo som: uma fruta madura estala quando pressionada.
As pimentas são consideradas maduras quando as folhas do arbusto ficam amarelas, as inferiores secam e as vagens ficam de cor brilhante: laranja, amarelo ou vermelho. Se você esfregar as costas da mão com uma vagem, um sinal de maturação será uma leve sensação de queimação na pele - o que significa que a pimenta já acumulou substâncias amargas suficientes.Você sabe O pimentão chegou à Rússia aos 16 anos–17 séculos, mas foi originalmente usado não como alimento, mas como planta ornamental.
Datas de colheita de pimenta
A cultura cultivada em estufa é colhida para atingir a maturidade biológica ou técnica. Depende de qual variedade está em questão. O principal é colher antes do início da geada.
Os pimentões biologicamente maduros permanecem menos do que tecnicamente. Tal amadurecimento ocorre aproximadamente dois meses após a primeira germinação (o momento exato é determinado pela variedade e indicado na embalagem com sementes), biológico - 20 a 30 dias após o amadurecimento técnico (dependendo da temperatura do ar ambiente: quanto maior, mais rápido ele amadurece) .
Os pimentões amargos são colhidos após atingirem a maturidade biológica (150 a 200 dias após a primeira germinação), pois quanto mais madura a fruta, mais ela contém conservantes naturais que prolongam o armazenamento.
Regras e tecnologia da pimenta
É desejável cultivar vegetais em estufas feitas de policarbonato, e é indesejável plantá-las em estufas de filme e sem aquecimento, uma vez que o policarbonato é bom para deixar entrar a luz ultravioleta necessária para uma determinada colheita e manter o equilíbrio de temperatura.
As primeiras colheitas são colhidas em meados de agosto, a última - antes do início do inverno. Na estufa, você precisa agir seletivamente e colher as frutas com um intervalo semanal.Importante! Ao colher esta colheita, você deve aparar os frutos do mato junto com o caule — portanto, manterão sua aparência e propriedades úteis por mais tempo e, no caso de montagem técnica, amadurecerão sem perda de qualidade.
Recomendações de limpeza:
- proceda com cautela: brotos frágeis, ao cortar frutas, tente não danificar os galhos do mato;
- os frutos não devem ser danificados: os locais de lesão se tornarão centros de rápida deterioração;
- quando você está atrasando a colheita, o amadurecimento subsequente pode não dar em nada;
- com cuidados adequados com as frutas, você pode coletar, em média, quatro colheitas de pimentas por temporada;
- Quando ocorre geada, você precisa coletar a última colheita e classificar os frutos por maturidade, a fim de entender quais frutos amadurecem.
Como acelerar o amadurecimento de frutas?
Em regiões com verões curtos e invernos adiantados, a pimenta nem sempre é capaz de crescer até amadurecer completamente; portanto, é necessário acelerar o crescimento das culturas. Você precisa começar com o plantio correto da planta. O início do desenvolvimento da cultura afeta sua formação e frutificação.
Semeando sementes
A semeadura de mudas deve começar no final de fevereiro ou no início de março. Antes do plantio, o material de plantio é desinfetado em uma solução de permanganato de potássio a 1%. Para isso, as sementes são deixadas na solução por meia hora e depois lavadas.
Depois disso, as sementes são embebidas em uma solução com cinza de madeira ou em um estimulador de crescimento por um dia. Em seguida, são lavados e deixados em um prato, coberto com um pano úmido para germinação. A temperatura ambiente deve ser +20 ... + 25 ° C. As sementes germinadas são depositadas em recipientes com solo umedecido a uma profundidade não superior a 1 cm Os recipientes são cobertos com um filme e colocados em local quente.
Cuidados com mudas
Após o surgimento de mudas, os recipientes com mudas são expostos à luz e gradualmente removem o filme. A rega deve ser regular. Após 2 semanas, as mudas podem ser alimentadas com fertilizantes líquidos complexos.
Quando as 2 primeiras folhas verdadeiras aparecerem, você precisará mergulhar. As mudas são consideradas prontas para o plantio em estufa com cerca de 2 meses de idade. As plantas devem ter 16 a 17 folhas verdadeiras.Importante! É necessário plantar com um pedaço de terra, para não danificar o frágil sistema radicular. E você não pode aprofundar a planta mais do que ela cresceu em uma panela.
Regras para a estufa
Ao plantar mudas em estufa, é necessário fornecer as seguintes condições e cuidados:
- Temperatura do solo. A regra de plantio antecipado para a colheita precoce com pimenta não funciona - você precisa plantar a colheita em solo bem aquecido, cerca de + 18 ° C.
- O calor. A temperatura do ar na estufa deve ser mantida a + 18 ° C durante o dia e não inferior a + 14 ° C durante a noite. Não deve haver mudanças repentinas.
- Iluminação. Os arbustos precisam de boa luz com duração de 12 a 14 horas. As plantas mais altas devem ser colocadas no centro do jardim, de tamanho menor se sentirão bem a partir da borda do jardim.
- O solo. A cultura ama solo leve e fértil. Aplique fertilizante orgânico antes de plantar. Adicione farinha de dolomita ao solo para reduzir a acidez. Solte o solo antes de plantar.
- Padrão de pouso. Crescendo, a planta se torna grande e extensa, para que possa fechar a iluminação das plantas vizinhas e, além disso, haverá nutrientes insuficientes no solo para o seu crescimento e maturação. Portanto, para plantas altas, a distância entre linhas é de 70 cm, entre arbustos - 40 cm. Para plantas de tamanho menor, 30 a 35 cm entre plantas é suficiente, mas entre linhas permanece a mesma.
- Rega. Os vegetais devem ser regados raramente, mas abundantemente. A rega excessiva e frequente pode levar a doenças bacterianas e fúngicas.
- Fertilizantes Não se esqueça do molho de cobertura, mas o principal é não exagerar no nitrogênio: ele não deve ser abundantemente adicionado durante a floração e a frutificação.
Aparar e moldar um arbusto
Duas a três sessões são suficientes para o pimentão, então o restante é removido.
Além disso, para acelerar a maior parte da colheita, você deve fazer o seguinte:
- durante o amadurecimento precoce, retire o broto da coroa;
- durante a floração ativa, remova a flor vazia;
- no final do verão, retire todas as flores;
- durante o crescimento da fruta, livre-se de todos os brotos;
- antes da estação fria, escolha frutas pequenas que não atinjam a maturidade total antes do início do tempo frio.
Você sabe Algumas pessoas pensam que as pimentas são chamadas «pimentão» por causa do país de mesmo nome, mas não é assim. De fato, pimenta, traduzida da língua indiana, nouatl significa "vermelho".
A colheita da pimenta é um processo simples. O principal é cuidar disso em tempo hábil, determinar corretamente o momento da colheita e também estudar as regras e a tecnologia para a coleta de vegetais. E então você pode desfrutar de uma colheita generosa e mantê-la fresca por um longo tempo.