Ao cultivar pepinos no local, é necessário não apenas fornecer aos arbustos os devidos cuidados, mas também observar o aparecimento de doenças com o tempo. Um sinal comum de infecção nos arbustos é o aparecimento de manchas marrons de várias formas e tamanhos em suas folhas. No artigo, consideramos as doenças dos pepinos associadas a esse sintoma, métodos de tratamento e medidas preventivas para prevenir a ocorrência de infecção.
Por que apareceram manchas marrons nas folhas dos pepinos e o que devo fazer?
Os pepinos podem estar doentes de doenças que geralmente surgem como resultado de cuidados inadequados da planta. Portanto, é importante não apenas detectar manchas marrons nos pepinos a tempo, mas também entender o que isso significa. Isso permitirá que você determine corretamente o nome da doença e a causa da ocorrência, além de descobrir como tratá-la.
Na fase inicial da doença, ela pode ser tratada com a ajuda de remédios populares. Eles não são tóxicos para os seres humanos, não se acumulam no solo e nos frutos, mas ao mesmo tempo são encontrados na economia de cada jardineiro. Mas se o uso de remédios populares não der o resultado desejado ou a doença começar, é recomendável tratar os pepinos com drogas químicas. Eles vão eliminar a infecção e manter a colheita.Você sabe 90% do pepino consiste em água, cuja composição é semelhante à destilada e útil para todas as células do corpo humano.
Considere as doenças dos pepinos, cujos sintomas podem ser manchas escuras nas folhas, e descobriremos como tratar as plantas em cada um desses casos.
Cladosporiose
O segundo nome da doença é manchas marrons. Afeta não apenas as folhas dos pepinos, mas também os frutos. Primeiro, manchas marrons redondas aparecem no mato. Após 2-3 dias, essas manchas ficam maiores e mais escuras e, após a secagem, são destruídas. O agente causador da doença é um fungo que se espalha rapidamente pelo vento por distâncias consideráveis e pode arruinar toda a colheita de vegetais no jardim.
Causas da cladosporiose:
- tempo frio e chuvoso;
- uma grande diferença entre a temperatura do dia e a noite;
- orvalho abundante em combinação com noites frias;
- a presença no solo dos resíduos de grama do ano passado contendo esporos de fungos.
Os esporos do fungo persistem por um longo tempo no solo e, se não forem tratados, podem rapidamente destruir a planta.
Para salvar pepinos, é necessário executar as seguintes ações:
- Não regue arbustos doentes por 3-5 dias.
- Monitore a temperatura do ar nas camas com pepinos. Se as noites estiverem muito frias, cubra as plantas com um filme.
- Pulverize as plantas com uma solução aquosa de líquido Bordeaux ou uma solução a 0,4% de oxicloreto de cobre. Para maior eficácia, um pouco de sabão líquido pode ser adicionado a essas soluções. O tratamento é realizado duas vezes, mantendo o intervalo entre a pulverização em 5-6 dias.
- Se a área da lesão for grande, aplique drogas químicas - "Fundazol" ou "Oksikhom". Use-os de acordo com as instruções na embalagem.
Importante! Para a prevenção e tratamento da cladosporiose, a temperatura média diária do ar nos leitos deve ser mantida a cerca de + 20 ° C.
Ascocitose
O agente causador são esporos de fungos. Uma borda amarela aparece nas folhas dos pepinos doentes, as bordas da folha começam a secar. Em seguida, manchas marrom-amarelas com pontos pretos aparecem na superfície da massa verde da planta. Se você não iniciar o tratamento da ascocitose nesse estágio, o fungo formará úlceras escuras nas frutas, o que torna os pepinos inadequados para comer.
As causas da doença podem ser:
- os restos das plantas do ano passado no solo infectado com esporos de fungos;
- falta de desinfecção de sementes ao plantar pepinos;
- aumento da umidade do solo e do ar.
A infecção é transmitida rapidamente por gotículas no ar e pode infectar todos os pepinos da região.O tratamento da ascocitose é realizado desta maneira:
- Limpe as folhas e caules afetados do arbusto com uma mistura de pó de limão e cinza.
- Trate os pepinos afetados com uma solução a 1% de líquido Bordeaux. O procedimento é realizado com um intervalo de 10 a 14 dias.
- Pulverize a parte da raiz das hastes dos pepinos com uma solução de 10 l de água, 5 g de sulfato de cobre e 10 g de uréia.
- Se todas as ações descritas não produzem o resultado desejado, os pepinos são tratados com preparações químicas contra um fungo, por exemplo, Oksikhom, de acordo com as instruções da embalagem.
Antracnose
Esta doença fúngica é freqüentemente chamada de peixe de cobre. Afeta toda a planta - do caule às inflorescências e frutos. Primeiro, numerosas manchas recortadas de tamanho pequeno aparecem nas folhas, com uma característica característica de “cobre”. Com o tempo, sua área aumenta e a folha seca completamente, e úlceras úmidas se formam nos pepinos, secretando um líquido rosado.
As principais causas de infecção são:Você sabe No território do Irã, uma deliciosa sobremesa doce é preparada com pepinos, que é servido à mesa no final da refeição.
- falta de desinfecção das sementes de pepino antes do plantio;
- a presença no solo dos resíduos de grama do ano passado contendo esporos de fungos;
- o uso de água fria para regar arbustos;
- temperatura brusca cai nas camas com plantas.
Se a doença for detectada em um estágio inicial, a planta poderá ser salva sem perder a colheita.
Para tratar a antracnose em pepinos, é necessário executar as seguintes ações:
- Pulverize plantas doentes com uma solução a 1% de líquido Bordeaux. Repita o procedimento uma vez por semana.
- Trate as folhas e as seções afetadas do caule com uma solução a 0,5% de sulfato de cobre e depois polvilhe com limão.
- Você pode usar um remédio popular comprovado - solução de cebola com infusão para eliminar a infecção. Para prepará-lo, você precisa ferver 10 litros de água com a adição de 50 g de casca de cebola. Depois deixe a solução fermentar por vários dias e use-a para tratar pepinos doentes.
- Para uma luta mais eficaz contra a doença, são utilizados produtos biológicos “Fitosporin-M” ou “Alirin-B”. O tratamento da bucha deve ser realizado de acordo com as instruções na embalagem do produto.
Vídeo: Métodos de combate à antracnose em pepinos
Bacteriose
O segundo nome da doença é frequentemente usado - manchas angulares. Mais frequentemente, a infecção afeta os pepinos que são cultivados em estufa. O agente causador é a bactéria que infecta toda a parte terrestre da planta.
O principal sintoma da doença são pequenas manchas aquosas na superfície inferior das folhas. Em seguida, eles são substituídos por manchas marrons com uma borda amarela, localizada na parte superior das folhas da planta. No lugar das manchas, buracos redondos se formam com o tempo, como resultado da qual a massa verde do mato murcha e a colheita morre.Importante! A bacteriose se espalha rapidamente pelo local devido ao vento, insetos e chuva.
As causas da bacteriose nos pepinos são as seguintes:
- a presença de bactérias na camada superior do solo, que foi mal limpa da grama do ano passado;
- falta de escavação de outono da terra no jardim;
- distâncias insuficientes entre arbustos adjacentes de pepinos;
- excesso de nitratos no solo - patógenos da bacteriose se alimentam deles;
- falta de desinfecção do material de plantio.
Você precisa iniciar a luta contra a infecção imediatamente após o início dos primeiros sintomas.
O tratamento da bacteriose é realizado pelos seguintes métodos:
- Remova partes do arbusto afetadas pela bacteriose e queime-as longe do local com pepinos.
- Trate arbustos doentes de pepinos com solução a 1% de líquido Bordeaux. Para a irrigação de arbustos infectados, você pode usar uma solução de oxicloreto de cobre a 0,3%.
- Para combater a doença no estágio inicial, é utilizado caldo de cebola diluído. Para 10 l de água, 50-60 g de casca de cebola. O caldo é levado a ferver e insistido por 12 horas. Antes de pulverizar as plantas, o caldo de cebola é diluído com água na proporção de 1: 4.
- Se o número de manchas marrons nas folhas dos pepinos for grande, trate as plantas com produtos químicos - Kuproksat ou Abiga-Peak, de acordo com as instruções da embalagem.
Podridão cinzenta
A doença é de natureza bacteriana. Afeta as hastes, folhas e inflorescências dos pepinos, cobrindo-os com manchas aquosas de tonalidade marrom. Com o tempo, essas áreas escuras crescem em largura e se fundem. Sua superfície é coberta com um revestimento cinza claro, como resultado da qual a planta morre rapidamente.
As causas da doença podem ser:Importante! Os agentes causadores da doença permanecem viáveis por muito tempo e podem permanecer no solo nos restos das folhas afetadas e da grama do ano passado.
- plantações muito grossas de pepinos no local;
- alagamento significativo do solo como resultado de irrigação inadequada;
- baixa temperatura do ar, especialmente à noite.
O tratamento de arbustos doentes é realizado da seguinte maneira:
- Apare as partes afetadas da planta (folhas, inflorescências e frutas), remova-as do local e queime.
- Se o arbusto é apenas levemente afetado pela doença, você pode tentar curar a doença com a ajuda de remédios populares. Para fazer isso, misture o pó de giz com permanganato de potássio e adicione algumas gotas de água para formar uma mingau viscosa. Com essa ferramenta, eles tratam os locais de corte das partes da planta afetadas pela podridão cinzenta.
- Para tratar arbustos com preparações especiais contra a podridão cinzenta - "Rovral" ou "Bayleton".
Vídeo: Podridão cinza e branca em pepinos, métodos de luta
Medidas preventivas gerais
Qualquer doença é mais fácil de prevenir do que curar. Para minimizar o risco de todas as doenças acima e manchas marrom-amareladas nas folhas dos pepinos, você precisa fornecer aos arbustos os devidos cuidados.
Você pode impedir a ocorrência das doenças acima com a ajuda de tais ações:
- todos os anos, para dedicar outra parcela para o plantio de pepinos, as plantas podem ser semeadas novamente no mesmo local somente após 4 anos;
- pepinos devem crescer em um local bem iluminado, sem correntes de ar;
- inspecione regularmente os arbustos quanto a manchas marrons nas folhas;
- remova cuidadosamente as ervas daninhas e detritos de plantas do ano passado dos canteiros;
- realizar escavações anuais de outono no local;
- nunca use água fria para regar as plantas;
- antes de plantar sementes de pepino para realizar seu tratamento preventivo - mergulhe o material de plantio em uma solução fraca de permanganato de potássio por 15 minutos;
- durante o desembarque de pepinos no local, observe a distância entre as plantas vizinhas, para não engrossar a plantação;
- realizar a pulverização preventiva das plantas com uma solução preparada a partir de 1 litro de leite, 20 g de sabão em pó ralado em um ralador e 30 gotas de iodo. Pepinos precisam ser processados a cada 10-12 dias.
A principal prevenção de doenças do pepino é o cuidado adequado das plantas. Mas até arbustos doentes podem ser curados se a doença for detectada a tempo e as recomendações para o tratamento listadas no artigo forem seguidas.