Até recentemente, aspargos e pratos dele em nossa cozinha não eram uma demanda especial. No entanto, com um conhecimento próximo, verificou-se que os brotos jovens têm grandes benefícios à saúde, especialmente para as mulheres. Este problema é abordado em detalhes por este artigo.
O que é espargos
Espargos ou aspargos, o nome botânico latino, é uma planta perene. A cultura é cultivada como uma planta vegetal, brotos jovens são adequados para alimentos. O rizoma é poderoso, ramificado, com muitos processos. As hastes são retas ou ligeiramente curvas, com uma superfície lisa, crescem até um metro e meio.
A folhagem é substituída por um cladode em forma de espiga, disposto alternadamente, pressionado contra o caule. O comprimento das placas filiformes finas é de 1 cm a 3 cm.
Espargos florescem em maio com flores bissexuais. Inflorescências em forma de funil, de cor creme, flores masculinas de 5 mm de tamanho, flores femininas de 2 a 2,5 mm. Floração longa. Bagas vermelhas alaranjadas amadurecem em agosto.
Você sabe Em um dos livros de autoria gourmet mais antigos do Império Romano Apitsia, existem várias receitas para fazer aspargos. O vegetal era considerado uma iguaria na Roma antiga.
Teor de calorias e composição química
Os espargos contêm muitos minerais e vitaminas e os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 estão presentes em pequenas quantidades. Além disso, brotos e raízes contêm ácidos orgânicos, saponinas, cumarinas. Para uma revisão detalhada da composição e valor nutricional do produto, consulte a tabela abaixo.
A tabela mostra os valores como porcentagem da norma diária em 100 g do produto.
Valor nutricional | Vitaminas | Minerais |
Proteínas - 2.5 | K, filoquinona - 34,7 | Silicone - 326,7 |
Gorduras - 0.2 | C, ácido ascórbico - 22,2 | Cobre - 18,9 |
Carboidratos - 1,5 | E, tocoferol - 13,3 | Cobalto - 17 |
Fibra - 7,5 | B9, folatos - 13 | Iodo - 10 |
Água - 3,9 | Beta-caroteno - 10 | Manganês - 7,9 |
Calorias - 1.2 | A, retinol - 9,2 | Potássio - 7,8 |
PP, ácido nicotínico - 7 | Fósforo - 7,8 | |
B1, tiamina - 6,7 | Magnésio - 5 | |
B2, riboflavina - 5,6 | Ferro - 5 |
O que é espargos úteis para o corpo feminino
Uma planta verde tem muitas propriedades benéficas para o corpo. O uso regular do vegetal fortalece o sistema imunológico, saturando o corpo com vitaminas e minerais. Graças ao iodo, a função do sistema endócrino melhora, consequentemente, o fundo hormonal é regulado. A planta é capaz de normalizar a pressão arterial, apoiar o trabalho do miocárdio e também aumentar a elasticidade dos vasos sanguíneos.
Com um efeito diurético, o aspargo remove sais do corpo, regulando o equilíbrio de água e sal. Essa propriedade será apreciada por pacientes com doenças renais e hepáticas crônicas.
Em lojas nas prateleiras, às vezes você pode encontrar os chamados espargos chineses. Lembre-se de que não tem nada a ver com aspargos
Durante a gravidez
Espargos contém quase todas as vitaminas e minerais necessários para o desenvolvimento do feto. O complexo de substâncias apóia a saúde e a beleza externa da futura mãe. O ácido fólico é especialmente importante para a formação de um sistema nervoso saudável em uma criança. Sem uma quantidade suficiente, são possíveis patologias fetais e o desenvolvimento de anemia na mãe.
Minerais e vitaminas na composição da planta restabelecerão o desequilíbrio das substâncias do corpo da mãe, pois gasta suas próprias reservas na formação do feto. Muitas vezes, a condição da pele, o cabelo piora nas mulheres grávidas, as unhas são lascadas, por isso é importante para a futura mãe reabastecer o suprimento de vitaminas da beleza - A, C, E. As mulheres são atormentadas por edema e constipação, o aspargo resiste aos dois problemas porque tem um efeito laxativo diurético e suave.
Amamentação
No período pós-parto, o corpo sofre um colapso, falta de nutrientes, sua imunidade é enfraquecida. O consumo regular de aspargos nos alimentos ajudará a restaurar a força e voltar rapidamente ao normal. Um produto de baixa caloria também permitirá que uma mulher restaure rapidamente o peso e as proporções da figura, sem privá-la de proteínas e carboidratos necessários para a produção de energia. O vegetal contribuirá para a normalização do fundo hormonal, previne a depressão pós-parto.
Juntamente com o leite da mãe, o bebê também receberá substâncias benéficas. Há um ponto importante: os rebentos contêm compostos de enxofre que podem causar flatulência no bebê, alterar o sabor do leite, por isso é necessário consumir o vegetal com moderação; é melhor consultar um pediatra.
Os médicos acreditam que as nutrizes devem ter cuidado com o aspargo, pois o produto é extremamente ativo no corpo.
Introduzir aspargos na dieta de uma mãe que amamenta gradualmente, em pequenas doses, e observar a reação do bebê. Com os menores efeitos negativos, é melhor recusar o produto, talvez a criança seja alérgica.
Importante! Uma mulher que amamenta pode comer apenas um produto fresco após o tratamento térmico. Aspargos enlatados podem prejudicar o sistema digestivo imaturo do bebê.
Ao perder peso
Um vegetal rico em fibras e proteínas é, no entanto, de baixa caloria, o que possibilita saturar o corpo com a energia necessária, para satisfazer a sensação de fome sem o risco de ganhar peso.
Devido ao alto teor de fibras alimentares, o aspargo é recomendado para obesidade, constipação, indigestão, calafrios
Graças à fibra alimentar, a secreção gástrica melhora, os processos de digestão são acelerados, os nódulos alimentares não digeridos são excretados. Brotos ricos em minerais e vitaminas aceleram o metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas, contribuem para a sua degradação e assimilação. O efeito diurético remove o excesso de líquidos e sais do corpo, o que também afeta a quantidade de gordura corporal.
Aplicação da planta
O aspargo é usado em várias indústrias, exceto na culinária, o produto é usado como remédio na medicina tradicional. Brotos verdes são menos procurados em cosmetologia em casa.
Na cozinha
Para a preparação, brotos jovens são tirados com cerca de 20 cm de comprimento, não atingindo a superfície do solo. Acredita-se que as hastes expostas ao sol por um longo tempo perdem algumas de suas propriedades e sabor benéficos.
O aspargo cozido é universal na aplicação, é usado como:
- ingrediente de salada;
- guarnição de carne, peixe, frutos do mar;
- componente de sopa, ovos mexidos, caçarolas.
O sabor dos brotos cozidos pode ser comparado ao sabor das ervilhas jovens. Para os brotos de inverno enlatados, congelados e secos no forno.
Importante! Os espargos não são servidos com molhos e temperos picantes, pois interrompem o sabor delicado dos verdes.
Em cosmetologia
Em casa, para procedimentos cosméticos, aplique suco, caldo ou infusão e a carne dos brotos.
Esfregar a pele com suco fresco mostra um efeito de contorno facial rejuvenescedor e reafirmante. A infusão ou decocção ajuda a se livrar da acne, inflamação e excreção abundante de gordura subcutânea.
Com sua ajuda, você pode se livrar da acne, disenteria, cistite e até epilepsia.
A polpa vegetal, amassada em mingau, é usada para preparar máscaras. Dependendo dos ingredientes adicionados, as máscaras podem exibir este efeito:
- nutritivo;
- hidratante;
- anti-envelhecimento;
- efeito lifting;
- clareamento.
Na medicina popular
O aspargo, como produto preventivo, terapêutico e dietético, é usado para muitas doenças associadas ao sistema cardiovascular, digestivo, nervoso e problemas do sistema músculo-esquelético.
Você sabe Os amantes de espargos eram muitas personalidades famosas, como Louis XIV, Marcel Proust, Thomas Jefferson e Leo Tolstoy mencionaram espargos em seus romances, dotando seus personagens de amor pelo produto.
Distinga especialmente suas propriedades úteis para tais doenças:
- Pancreatite - a planta melhora a produção de suco gástrico, acelera a digestão, tem um efeito protetor na mucosa gástrica. O uso regular ajuda a eliminar toxinas, produtos de decomposição de medicamentos e outros elementos nocivos. Os brotos são úteis para a função intestinal, melhorando sua motilidade.
- Gota - causada por distúrbios metabólicos, deposição nos tecidos ósseos e cartilaginosos, nas paredes dos vasos sanguíneos de sais metálicos e uréia. Tanto na medicina popular como na medicina oficial, os espargos são preparados para remover essas substâncias do corpo. Um vegetal verde melhora os processos metabólicos, quebra as acumulações de ácido oxálico, aliviando a dor.
- Diabetes mellitus - O efeito terapêutico se manifesta na normalização dos níveis de glicose no sangue, na eliminação do colesterol ruim e na melhora da produção de insulina. O diabetes é frequentemente acompanhado por doenças concomitantes: diminuição da visão, deficiência de vitaminas, anemia. Os benefícios da planta - em sua composição, ricos em substâncias que reduzem o risco dessas doenças, fortalecem o sistema imunológico de um diabético.
Possíveis contra-indicações e danos
Apesar dos benefícios óbvios, a planta possui vários avisos e contra-indicações para uso. O vegetal é contra-indicado no caso de urolitíase, pois pode causar o movimento de pedras, o que criará uma forte síndrome da dor. O efeito diurético dos rebentos não é desejável na presença de cistite e prostatite.
- Dada a grande quantidade de fibra alimentar, deve-se ter cuidado nas formas agudas das seguintes doenças:
- gastrite;
- pancreatite
- colecistite;
- uma úlcera.
O espargo é um produto saboroso e saudável, saturado com vitaminas e minerais necessários à saúde e beleza das mulheres. Lembre-se de que um vegetal fresco é muitas vezes mais útil do que os medicamentos criados com base nele.