Funcionários do Instituto de Horticultura da Academia Nacional de Ciências Agrárias da Ucrânia criaram variedades de maçã que são altamente resistentes ao oídio e crostas. Os cientistas se concentraram nessas doenças, pois são mais prejudiciais às macieiras.
As novas variedades receberam os seguintes nomes: Solomiya, Dozhnitsa, Dmiana, Bereginya, Palanka, Malusha, Zlata, Nastya e Todes. Quando cultivado, você pode ficar sem tratamento com fungicidas. E a primeira safra já será recebida no terceiro ano após o plantio.
Solomia é uma das variedades de inverno com frutos de 190 g e cor amarela com um blush. A polpa das maçãs é agridoce, cremosa e suculenta. Ao atingir os 8 anos de idade, a árvore pode trazer até 40 kg de maçãs.
Variedades como Dozhnitsa e Dmiana também são inverno, mas têm frutos maiores, pesando 220 g.De uma árvore, você pode coletar cerca de 45 baldes de maçãs, que são armazenados até abril-maio.
O Instituto esclarece que novas variedades são necessárias para todos, uma vez que a sarna é comum em todas as regiões da Ucrânia. A doença afeta folhas, brotos e flores, que secam e caem lentamente.
Árvores doentes começam a soltar os ovários em maio. Se a doença danifica os rebentos, eles incham e explodem. A casca é coberta com rachaduras e cascas. No caso em que os frutos ainda permanecem nos galhos, os pontos escuros os cobrem.
A segunda doença perigosa do pomar é oídio. Afeta as folhas e as flores da macieira. As folhas enrolam e secam, e as flores adquirem uma cor verde-amarela e caem, como as folhas. A doença leva cerca de metade da colheita da maçã.
Para resistir, é necessário realizar inspeção e poda de árvores várias vezes ao ano. Com especial cuidado, verifique as árvores quanto a oídio após os botões florescerem e no final da floração. Os brotos danificados devem ser imediatamente cortados e queimados, e não jogados fora, pois os esporos do fungo se espalharão ainda mais.