A higienização de um galinheiro é uma parte importante dos cuidados com as aves. Discutiremos os detalhes do procedimento e sua frequência neste artigo.
Quantas vezes e por que desinfetar
As galinhas frequentemente sofrem de vários tipos de parasitas: carrapatos, piolhos e outros. A presença de parasitas causa transtornos físicos às aves e estresse nervoso, o que afeta a produtividade do rebanho. Além disso, os parasitas podem servir como fonte de vários tipos de infecções.
Os pássaros não podem se livrar deles por conta própria; portanto, os proprietários de fazendas de aves realizam o tratamento sanitário das galinhas.As galinhas são criaturas longe da precisão: comida espalhada, lixo sobre a cama, água derramada de uma tigela - esses fatores também contribuem para a criação de um ambiente favorável à propagação de microorganismos patogênicos. Os tratamentos sanitários preventivos e em andamento ajudam a proteger as aves dos problemas de saúde e a prevenir doenças. Dependendo do tipo de procedimento, é realizado de uma vez por semana a várias vezes por ano.
Você sabe Em clima calmo, na ausência de vento, o choro do galo pode ser ouvido a uma distância de dois quilômetros.
Tipos de desinfecção
A desinfecção sanitária é realizada não apenas como um método de combate a doenças e parasitas, mas também como uma medida preventiva. De acordo com o objetivo pretendido, a desinfecção é dividida nos seguintes tipos:
- preventivo - o galinheiro é processado primeiro antes da instalação do rebanho e, em seguida, conforme necessário (substituindo o rebanho). Idealmente, a profilaxia é realizada a cada dois meses, geralmente como profilaxia, a desinfecção da cal é realizada;
- atual - realizado após a detecção de parasitas ou aves;
- final - realizado após a recuperação da ave, confirmado por testes laboratoriais.
- mecânico - substituição de recipientes infectados por água e alimentos, poleiros, partes de pisos ou polimentos, a fim de remover a superfície infectada;
- físico - desinfecção com vapor e água quentes, lâmpadas de quartzo, luz ultravioleta;
- químico - o uso de produtos químicos ativos e frequentemente agressivos para matar patógenos;
- biológico - o método ainda não recebeu amplo uso, uma vez que é mais apropriado em grandes granjas avícolas. Com este método, bactérias e parasitas são destruídos com a ajuda de seus inimigos naturais;
- combinado - durante a epidemia, é adotado um conjunto de medidas sanitárias acima.
Você sabe O maior ovo pesando 170 gramas foi colocado por uma galinha de um camponês georgiano em 2011. O registro foi gravado pelo Guinness Book of Records.
Como desinfetar um galinheiro
Hoje existe uma grande variedade de meios diferentes para desinfetar um galinheiro. Alguns produtos estão prontos para uso, outros podem ser preparados por você a partir dos componentes disponíveis. Cada método opera de maneiras diferentes, considere com mais detalhes:
- aerossóis - o saneamento da sala dá um bom efeito. Pulverizado no ar, o medicamento entra em todas as rachaduras e locais inacessíveis durante o processamento físico ou mecânico. Você precisa usá-lo na ausência do rebanho, protegendo-se com macacão;
- soluções salinas (sal monossódico, hipoclorito de sódio) - Um bom resultado e uma maneira suave de processamento, mas você precisa usá-lo regularmente, caso contrário, o efeito do aplicativo é rapidamente perdido;
- limão - da maneira mais barata, eles são usados principalmente como método preventivo ou adicional, menos o cal é que ele não destrói os esporos de fungos e o efeito de seu uso é de curta duração;
- iodo (blocos de iodo) - um medicamento eficaz, sendo um forte anti-séptico, destrói as menores manifestações de bactérias; você pode tratar a sala sem remover a ave, pois o iodo não é um agente tóxico;
- bombas de fumaça com amônia - além de parasitas, eles previnem doenças pulmonares em aves, podem ser usados na presença de um rebanho;
- correntes de enxofre - o efeito de usar 100%, destrói mofo, parasitas, todas as bactérias disponíveis. Menos - você precisa ventilar por um longo tempo, pois o medicamento é tóxico para aves e seres humanos.
Importante! O contato com soluções de cloro é contra-indicado em pessoas com asma. Os vapores podem causar um ataque de asma.
Como fazer certo: sequência de ações
Para um resultado estável e de alta qualidade, a desinfecção é realizada de forma abrangente, preparando cuidadosamente todas as ferramentas e preparações necessárias, pensando em todo o procedimento.
Preparação
Para manipulações preliminares, você precisará de ferramentas:
- pá ou colher;
- raspadores;
- vassoura;
- trapos.
Limpeza
Usando raspadores, você precisa limpar todas as superfícies dos excrementos de frango e outras sujeiras, trocar a camada de areia e remover os recipientes para comida e água. Se houver necessidade de moer superfícies cobertas de mofo, substitua partes de estruturas (poleiros, ninhos), se possível.
Lavagem
Todas as superfícies disponíveis - paredes, pisos, tetos, poleiros etc. são lavadas com água quente. Para maior efeito e para remover um odor desagradável, um pouco de vinagre é adicionado à água. As paredes e o teto caiados de branco são lavados completamente, uma vez que a camada já serviu. Depois de todos os procedimentos, você pode branquear novamente.
Desinfecção
É aconselhável desinfetar as instalações na ausência de um pássaro, na estação quente, quando pode ser liberado na rua. Nesse caso, o processamento será melhor e mais rápido.
Depois de se proteger dos efeitos dos medicamentos, comece a processar a sala. O processo de desinfecção começa de cima para baixo: teto, poleiros, piso. Ainda é aconselhável escolher agentes menos tóxicos, pois o efeito das toxinas pode afetar a produtividade das aves. Uma opção ideal de desinfecção seria o uso de medidas integradas.
Importante! Muitos avicultores usam formalina à moda antiga: de maneira barata e eficiente. Mas a droga é extremamente tóxica para a saúde humana, até os menores vapores podem causar envenenamento grave.
Entre os medicamentos no mercado, existem vários remédios eficazes testados pelo tempo. Agricultores experientes recomendam:
É possível desinfetar na presença de um pássaro
No processamento na presença de aves, o saneamento é usado principalmente; esse método é considerado o mais seguro. Para um procedimento sanitário rápido e de alta qualidade, existem várias regras:
- A limpeza é realizada em partes - a cama velha é removida, a louça e o equipamento improvisado são limpos e lavados na rua, depois são lavados com um desinfetante, lavados com água corrente e secos.
- As superfícies metálicas são tratadas com um queimador de gás.
- Antes da limpeza úmida, é recomendável remover o acúmulo de poeira (com um aspirador de pó) para não espalhar a sujeira.
- Paredes e tetos passam por várias camadas de cal; sulfato de cobre pode ser adicionado para remover qualitativamente o fungo.
- Não se esqueça de lavar com o desinfetante todos os elementos da sala: orifícios de ventilação, rede de chocalho, travas e alças.
- Para o saneamento, eles usam desinfetantes seguros para aves (damas de iodo), fechando a sala com aves por meia hora e depois ventilando-a bem.
Vídeo: desinfecção de galinheiro
Resumindo: a desinfecção da capoeira é uma condição necessária para o cuidado das aves. O procedimento ajudará a proteger as aves contra doenças, enquanto doenças virais ou infecciosas já existentes reduzirão o risco de uma epidemia e pestilência. A desinfecção do ambiente deve ser realizada pelo menos uma vez por ano.