As batatas na Ucrânia começaram a subir de preço desde o início de dezembro de 2018. No contexto do aumento dos preços das culturas de raízes domésticas, os importadores começaram a fornecer ao país uma colheita de 2019.
Confira
Atualmente, o custo das batatas importadas é várias vezes maior que os bens locais. Se as batatas ucranianas agora podem ser compradas por cerca de 10 hryvnia, então estrangeiras - dentro de 30 UAH.
Os especialistas prevêem que uma queda gradual no preço das batatas importadas levará ao fato de que o produto local custará cada vez menos. O preço das raízes importadas em 19 de fevereiro foi de cerca de 35 UAH / kg. E de 21 a 25 do mês atual, seu custo começou a flutuar entre 31-32 UAH / kg.
Para informação, na Europa não existe prática de armazenamento a longo prazo de batatas. Isso é considerado economicamente desvantajoso. Os tubérculos são congelados como produtos semi-acabados, passam para a produção de amido e chips. Na Bélgica, 86% das batatas são modificadas dessa maneira, os Estados Unidos dedicam 60% à produção e a Alemanha, 50%. Quanto à Ucrânia e à Rússia, uma parte insignificante de toda a safra é processada aqui.