Kalanchoe como uma planta suculenta é despretensiosa nos cuidados. No entanto, com uma violação grave das regras de atendimento, os problemas não podem ser evitados - a flor terá uma aparência feia e sua folhagem começará a secar e cair. O artigo é dedicado a elucidar as causas das folhas caídas de Kalanchoe, bem como as medidas que devem ser tomadas neste caso.
Causas da queda de folhas em Kalanchoe
A principal razão para a queda repentina de folhagem em Kalanchoe é o conteúdo incorreto da cultura durante o período de dormência (de outubro a fevereiro). Kalanchoe não tolera temperaturas altas ou muito baixas, nem ar quente e seco. Podem ocorrer problemas quando a flor está em um local abafado, por exemplo, próximo a uma fonte de aquecimento.
Você sabe No Velho Mundo, as propriedades curativas de Kalanchoe não eram conhecidas até meados do século XX. Como medicamento, a flor foi primeiro investigada e testada por cientistas médicos ucranianos.
Kalanchoe deixa cair as folhas por vários outros motivos:
- Rega excessiva. Devido ao fato de Kalanchoe poder acumular umidade nas folhas, o preenchimento excessivo do solo é repleto de enfraquecimento e queda da folhagem.
- Rega inadequada. Da mesma forma, uma flor responde à seca prolongada.
- Erros no modo de iluminação. Cair apenas nas folhas superiores indica falta de luz solar. A secagem uniforme ao longo de todo o comprimento indica um excesso de iluminação.
- Tamanho do vaso. Se o sistema radicular não tiver espaço suficiente no recipiente, a flor logo começará a secar.
- Baixo desempenho da água (alta dureza da água).
- A derrota de infecções fúngicas e o ataque de pragas de insetos.
Possíveis pragas e doenças da planta e formas de combatê-las
Provocar queda de folhagem de Kalanchoe pode insetos parasitas e doenças. Considere métodos para eliminá-los.
Pulgões em Kalanchoe
Os pulgões são uma praga insidiosa que ativa a atividade na primavera. É portadora de mais de 100 tipos de micróbios patogênicos. A flor infectada por pulgão fica amarela e depois perde sua folhagem. Com uma forma grave de infecção, a morte da planta não é excluída.
Você sabe A inclusão de Kalanchoe na lista de plantas medicinais foi precedida de um caso. Nos anos 60 do século XX, uma carta veio da Universidade de Medicina de Kiev de uma pequena vila onde um morador compartilhou que recebeu uma planta incomum como um presente que pode curar feridas. Após esta carta, começou o estudo das propriedades curativas de Kalanchoe.
Inicialmente, você não pode suspeitar da presença de um inseto, porque ele se assenta na parte traseira da placa da folha. Mas colônias já estabelecidas de pequenos indivíduos verdes ou negros são fáceis de ver em brotos e inflorescências jovens. A presença de pulgões também é evidenciada pela massa pegajosa que cobre a folhagem e os caules. Parasitas como suco de Kalanchoe, eles injetam toxinas na planta, envenenando-a.
Se medidas urgentes não forem tomadas, a praga pode se espalhar para as culturas próximas.Para remover os pulgões, remova primeiro todas as partes afetadas e as saudáveis devem ser tratadas uma vez por semana com um inseticida como Aktara, Iskra, Komandor ou Confidor. Um mês depois, o problema deve ser resolvido.
Você também pode curar a planta com um remédio popular como sabão de potássio verde. Para isso, dilua 20 g de sabão em 1 litro de água. Enrole o solo com um saco plástico e lave a parte aérea da planta com água e sabão.
Andaime e andaime falso
Escudo - um inseto nocivo com corpo miniatura alongado, coberto com uma concha protetora de cera. As fêmeas são maiores que os machos e não possuem pernas nem asas.
Escudo falso distingue a real ausência de escudos de cera. Ovos e larvas são protegidos pela pele seca de uma fêmea que está morrendo.
As larvas de pragas se espalham pela planta apenas algumas horas depois de deixar os ovos. Localizado na parte inferior da placa foliar, o parasita suga os sucos. Os insetos adultos e falsos são geralmente imóveis, enquanto os jovens gostam de se mexer. Visualmente, as colônias desse inseto parecem placas em Kalanchoe.
O primeiro passo é eliminar os parasitas. Use uma escova de dentes para isso. Também é recomendável que a planta seja lavada com água e sabão e tratada com um inseticida como Oksikhom, Tsineb, Tiram.
Usando meios não tradicionais, a limpeza com um pano umedecido em álcool diluído ajudará (repita o procedimento 3-4 vezes por semana). A infusão de alho também é eficaz, com base em 5 dentes de vegetais e 200 ml de água. A composição deve permanecer em um local escuro por 2 horas, após o qual deve ser filtrada. Esse líquido é pulverizado sobre a parte verde até que esteja completamente livre da crosta.
Outras pragas e doenças
Além desses, insetos nocivos, como carrapatos com várias garras e insetos farinhentos, podem incomodar uma flor. A primeira cobre a superfície das folhas com crosta marrom. Pequenos indivíduos vidrados podem ser lavados com água e sabão. Em seguida, trate a flor com um inseticida ("Aktara", "Aktofit", "Akarin", "Fitoverm", "Mospilan", "Fufanon").
Produtos químicos semelhantes ajudam contra a cochonilha, que deixa a folhagem coberta com um revestimento ceroso branco. O tratamento com óleo mineral também é eficaz.
As doenças mais formidáveis de Kalanchoe que levam à deterioração das folhas são:
- Podridão da haste. Manchas pretas aguadas aparecem em brotos e folhas. Se a umidade na sala é excessivamente alta, a doença se espalha mais rapidamente. Você pode tratar a flor com um inseticida. Se nenhuma melhora ocorrer, o paciente deve ser descartado.
- Folha folha mancha. A doença leva à formação de um padrão em mosaico nas placas das folhas. A localização do anel não pode ser curada, portanto as áreas afetadas devem ser removidas.
- Praga tardia. Fungo, manifestado sob a forma de manchas marrons no ramo ramificado dos brotos. Eles são tratados com o uso de fungicida fungicida (Oksikhom, Tsineb, Tiram) e biológico (Agat, Alirin-B, Albit, Bactofit, Barreira, Planzir, Trichodermin). preparações. Além disso, é aconselhável substituir o solo por um novo e reduzir a rega.
- Oídio. Se a folhagem for coberta com um revestimento em pó branco, a flor será infectada com oídio. No caso de inação, as folhas inevitavelmente começarão a cair. Tratamento eficaz com fungicidas como Skor, Tilit, Topsin, Fundazol, Quadrice. Preparações naturais (Gamair, Planzir, Fitosporin-M) também têm um bom efeito. Oídio também pode ser combatido com remédios populares: pulverize a planta com uma mistura de carbonato de sódio e sabão com carbonato de sódio ou madeira, misturada com água fervente e sabão em pó ralado.
- Podridão cinzenta. Aparece placa cinza e manchas molhadas na parte verde. A doença geralmente se espalha para as flores vizinhas. Kalanchoe requer tratamento com uma droga bacteriana (por exemplo, Alirin-B ou Planriz). Um remédio popular eficaz é a pulverização com uma solução de permanganato de potássio (2,5 g diluído em 10 litros de água). Realize vários tratamentos em intervalos de 7 a 8 dias.
Como proteger Kalanchoe de folhas que caem?
Para evitar a secagem e queda de folhagem em Kalanchoe, observe as medidas preventivas e exclua os fatores provocadores.
Intensidade da luz
Kalanchoe em flor deve ter boa iluminação. Mas, ao mesmo tempo, evite a exposição à luz solar direta. Organize a flor nas janelas voltadas para o leste ou oeste. E depois de florescer por cerca de 2 meses, mantenha a panela na sombra, mas não na escuridão completa.
Importante! Não coloque Kalanchoe próximo ao painel da janela. O vidro reflete os raios do sol e é capaz de queimar folhas.
Manutenção da temperatura e umidade normais
É igualmente importante observar o regime de temperatura necessário para Kalanchoe e um nível suficiente de umidade do ar. No verão, a temperatura ideal é +18 ... + 20 ° C, e no inverno - +14 ... + 16 ° C. Verifique se a sala não está úmida ou muito seca. Se o ar estiver muito seco, é aconselhável usar umidificadores ou borrifar água periodicamente na flor.
Rega adequada
O solo sob o Kalanchoe não deve estar excessivamente molhado, tente não encher a flor. Realize a próxima rega somente quando perceber que o solo está seco. Na estação quente, a hidratação deve ser mais frequente do que na estação fria. Água somente com água macia bem mantida.
Finalmente, aqui estão algumas dicas mais importantes de jardineiros profissionais sobre a prevenção da queda de folhas em Kalanchoe:
- alimente a flor com fertilizantes minerais complexos imediatamente após a floração;
- não aplique muito fertilizante nitrogenado no solo;
- desinfetar o substrato antes do plantio;
- para que a planta tenha a oportunidade de se desenvolver ativamente, transplantá-la a tempo em um vaso maior;
- ao trabalhar com o solo, use apenas ferramentas limpas;
- cuidar de uma sala bem ventilada para a planta;
- inspecione a planta periodicamente quanto à presença de parasitas, a fim de tomar medidas oportunas para combatê-las (preste atenção especial na parte de trás das placas das folhas).
Importante! Um papel importante é desempenhado pelos cuidados de Kalanchoe no período outono-inverno. Até pequenos desvios das regras neste momento estão repletos de queda de folhagem.
A secagem e queda de folhas em Kalanchoe é um problema sério, que só pode ser resolvido com a definição clara da causa do fenômeno e a tomada das medidas necessárias. Seguindo as recomendações acima, você irá curar rapidamente a planta e ela começará novamente a se deliciar com sua aparência de floração.