O trigo é uma das culturas mais comuns do planeta. Sua capacidade de crescer em uma variedade de condições climáticas é explicada pela variedade de variedades com características "adequadas". Não é o menor papel desempenhado pelo curto período vegetativo da planta.
O que determina a duração da estação de crescimento
A estação de crescimento é o tempo de desenvolvimento e crescimento ativo da planta. Começa com a germinação das sementes e termina com o pleno desenvolvimento dos órgãos vegetativos (amadurecimento) A suposição de que o início da estação de crescimento coincide com a chegada da primavera e dura até o outono não é verdade para todas as espécies de plantas. Muitos fatores influenciam a data da semeadura do trigo, a duração do processo de amadurecimento e a época da colheita.
Entre eles estão:
- variedade;
- indicadores de temperatura e suas flutuações;
- quantidade de precipitação;
- horário de verão
- condições geográficas e climáticas.
Diferenças no crescimento do trigo da primavera e do inverno
Para obter uma boa safra de grãos, é importante saber quais fenômenos naturais e até que ponto afetam o crescimento e o desenvolvimento de uma variedade específica.
Você sabe Entre os eslavos, os grãos de trigo simbolizavam riqueza e vitalidade, além de protegidos dos maus olhos e danos.
Todas as numerosas variedades de trigo formam dois tipos principais:
Eles diferem principalmente no tempo da semeadura e na duração da estação de crescimento. A semeadura da primavera ocorre no início da primavera e, já no outono, é necessário colher, ou seja, o período de vegetação prossegue no âmbito de uma estação primavera-verão e é de 85 a 115 dias. O trigo de inverno é semeado no final do verão ou início do outono, assim que a colheita anterior é colhida. Assim, as mudas aparecem no outono do mesmo ano e seu desenvolvimento é retomado após o inverno - na primavera do próximo ano e dura 275-350 dias.
Importante! Como regra, o rendimento das variedades de inverno é maior, mas essa afirmação é verdadeira apenas para regiões com invernos com neve e clima ameno. Sem alta cobertura de neve, os cereais congelam.
Outras diferenças de crescimento são as seguintes:
- O trigo de inverno é mais resistente a mudanças repentinas nas condições climáticas e nas mudanças de temperatura.
- As culturas da primavera são mais resistentes à seca e absorvem os nutrientes mais intensamente.
- As variedades de inverno são mais exigentes na composição do solo.
Fases de desenvolvimento do trigo
Começando a crescer, subsequentemente, as culturas passam por certos estágios de desenvolvimento, que determinam as características quantitativas e qualitativas da cultura. Os estágios do crescimento do trigo são os seguintes:
- brotação;
- mudas;
- perfilhamento;
- sair para um tubo;
- posição;
- floração;
- amadurecimento (de vários graus).
A passagem bem-sucedida de cada "seção do caminho", a velocidade de formação e a fertilidade das culturas dependem diretamente de influências externas. O trigo se desenvolve mais ativamente se a colheita for adequadamente fornecida com tudo o necessário. Igualmente importante é a condução oportuna das atividades agrícolas.
Vídeo: como o trigo cresce
Germinação
A partir do momento em que a semente entra no solo com umidade suficiente e indicadores de temperatura adequados, começa o processo de inchamento dos grãos. Sob a ação de enzimas, compostos orgânicos complexos e insolúveis em água (proteínas, gorduras, amido) contidos no endosperma são convertidos em prontamente solúveis e entram no embrião, facilitando sua germinação. Primeiro, a raiz principal aparece do grão. A seguir, a membrana e outros processos subterrâneos germinais (primários) são rompidos.
Você sabe Nas Escrituras Sagradas, a Terra Prometida é chamada terra do trigo - um local para cereais (pão). Provavelmente devido à abundância deste cereal.
Durante esse período, ocorrem metamorfoses biológicas no grão:
- "respiração" ativada de grãos;
- o número de enzimas ativas aumenta;
- nutrientes acumulados são consumidos.
Juntamente com o aprofundamento das raízes primárias no solo para absorver água e alimentos, o chamado cone de crescimento embrionário começa a crescer. Durante a germinação, um filme transparente (coleoptel), no qual a primeira folha está localizada na forma de um pergaminho, emerge na superfície do solo, superando sua resistência. O próprio filme, sob a influência da luz solar, interrompe seu desenvolvimento, e a folha dobrada é liberada de seu abrigo, adquirindo tons de verde.Assim, inicia-se o processo de fotossíntese, como resultado da formação dos nutrientes necessários para a formação das folhas remanescentes, que estão em sua infância no cone de crescimento. As condições ideais para uma germinação “amigável” do trigo da primavera são: temperatura do solo +12 ... + 15 ° C e umidade entre 18 e 25%. A duração da fase depende da profundidade da semeadura, das características do solo e é de 7 a 25 dias. As sementes do trigo de inverno germinam mais ativamente a taxas de +12 ... + 17 ° С. Sob essas condições, todo o processo leva de 7 a 8 dias.
Mudas
O início do segundo estágio de desenvolvimento coincide com a abertura da primeira folha verde - ocorre cerca de uma semana após a semeadura. Para que o surgimento de mudas ocorra mais rapidamente, é necessário escolher o momento e a profundidade certos da imersão das sementes. Quando três folhas normais apareceram, o trigo retarda seu crescimento em altura, porque a parte subterrânea começa a se desenvolver ativamente, o processo de enraizamento está ganhando força.
O caule forma os nós a partir dos quais raízes secundárias e novos rebentos são formados. A parte aérea é transformada em uma “dimensão” fundamentalmente diferente, associada ao papel no desenvolvimento de substâncias específicas formadas como resultado da fotossíntese.A duração deste período para as variedades de primavera e inverno em condições normais é de 15 a 25 dias. Se o trigo de inverno foi semeado tarde o suficiente, a fase das mudas pode levar de 3 a 5 meses, dada a "hibernação do inverno". I.e. no outono, o processo não foi concluído completamente (apenas 1-2 folhas foram formadas) e continuou com o início da estação de crescimento na primavera.
Tillering
Uma característica do trigo é a capacidade de agrupar. O aparecimento de brotos nas laterais e nas raízes nodais começa após a abertura de pelo menos três ou quatro folhas. O nó de perfilhamento, localizado a uma profundidade de 3 cm, é vital - se morrer, o arbusto morrerá.
Importante! Com uma diminuição nos indicadores de temperatura, a velocidade de perfilhamento diminui acentuadamente. A +2 ... + 4 ° C — completamente pausado.
Há perfilhamento geral (o número de hastes em uma planta) e produtivo (os caules que produzirão a colheita). Condições favoráveis para o abundante perfilhamento do trigo da primavera e do inverno - temperatura +13 ... + 18 ° C. Nesse caso, a duração do processo é de 11 a 26 dias. Para as variedades de inverno, há perfilhos de outono e primavera - tudo depende do tempo de semeadura.
Sair para o telefone
Assim que o primeiro nó-tronco aparece na filmagem principal, o período mencionado acima começa. Devido ao crescimento vegetativo ativo e à formação de folhas, a planta precisa da quantidade máxima de água e nutrientes. Seu número insuficiente reduzirá significativamente os indicadores de rendimento.Para o trigo de inverno, essa fase começa cerca de um mês após o despertar da primavera e leva cerca de quatro semanas. O ar frio e a falta de luz solar afetam negativamente o crescimento dos grãos. O período de produção da cultura da primavera dura um pouco mais de um mês.
Título
O brinco está associado ao surgimento de um ouvido da vagina da folha superior, ao desenvolvimento ativo do caule e à formação completa dos órgãos reprodutivos. As taxas máximas de crescimento garantem a rega e a fertilização oportunas.
Você sabe Na Rússia, a semeadura de pão foi chamada de "abundância", que com o tempo começou a simbolizar riqueza e até riqueza.
A aparência de uma orelha representa uma transição para a fase final do ciclo de vida - para a frutificação. No trigo, isso ocorre dois meses após a semeadura e dura cerca de 10 dias. Para as culturas de inverno durante esse período, o tratamento com fungicidas é necessário para proteger as plantas de pragas e doenças.
Floração
A goivagem das orelhas é substituída pela floração. Um sinal do início do período é a divulgação das flores do meio da orelha, espalhando-se gradualmente para cima e para baixo. Nos primeiros estágios da floração, inicia-se o estágio de formação de grãos (os cereais costumam ser capazes de se autopolinizar).O trigo (primavera e inverno) começa a florescer 3-5 dias após a conclusão da posição. Em clima frio, o período de espera aumenta para cerca de 10 dias.Na floração, que dura de 3 a 6 dias, são observados máximos pronunciados de manhã e à noite. De manhã, a atividade é observada de 7 para 11 horas e à noite - de 17 para 22 horas.
Amadurecimento
Depois de passar com sucesso por todos os estágios anteriores de desenvolvimento, é hora de formar uma casca de grãos nas paredes do ovário. O crescimento do caule, folhagem e sistema radicular nesse período praticamente cessa, portanto todos os componentes úteis são direcionados apenas ao grão.
Importante! Você não pode hesitar na colheita, para que o grão maduro não se desfaça.
Existem vários graus de amadurecimento de grãos:
- leite;
- cera;
- completo.
A formação primária do grão de trigo da primavera leva 8 a 18 dias (inverno - 12 a 16). Chega um período de maturação do leite, quando o grão já é de tamanho normal, mas ainda verde, com consistência semelhante ao leite. O teor de umidade é de cerca de 50%.Após cerca de duas semanas, a segunda fase começa - a fase de cera, quando o grão perde a cor verde e fica amarelo. O teor de umidade do grão em si é de 25%, mas a água continua a evaporar. Com maturação total, o teor de umidade do grão não excede 15%. Endurece e "rompe os laços" com a planta mãe. O caule seca e perde as folhas.
Conhecendo o momento e as características do curso de todas as etapas do desenvolvimento de uma valiosa safra de cereais - trigo, é possível abordar de forma competente e racional a implementação de medidas agrícolas, e isso, por sua vez, dependerá totalmente da obtenção de uma boa colheita.