Hortênsia (Hortênsia) é um arbusto decorativo perene, geralmente cultivado em jardins. Os floristas e floristas adoram a floração abundante e longa, as inflorescências grandes e esféricas, que podem ser rosa, vermelhas, azuis, violetas ou brancas. Às vezes, porém, a hortênsia do jardim muda de tom habitual. No artigo, você aprenderá do que depende a cor das pétalas, por que a cor da hortênsia muda e o que afeta essas metamorfoses. E também - como retornar a cor desejada de volta.
Razões para mudança de cor
Mudanças de cor nas plantas e flores podem ocorrer por várias razões. Em algumas espécies, a cor muda conforme a flor envelhece ou amadurece, em outras, dependendo da iluminação do local de cultivo. E apenas uma planta - a hortênsia de folhas grandes (Hydrangea macrophylla) pode ser manipulada para mudar a cor de rosa para azul (e em todas as tonalidades intermediárias) durante o crescimento, usando aditivos para alterar as características do solo.
Hortênsias de folhas grandes distinguem-se por sua capacidade de mudar de cor em resposta às condições do solo, ou seja, a reação ácido-base e a composição mineral do solo. O fator natural que causa a mancha das pétalas é a presença de antocianinas, pigmentos solúveis em água encontrados nas células vegetais.
As antocianinas transmitem uma tonalidade azul quando agrupadas e rosa quando localizadas mais afastadas. De fato, o efeito do pH do solo na cor é indireto. O alumínio cria uma cor azul nas pétalas da hortênsia, permitindo que as moléculas de antocianina se grudem. À medida que o metal se torna mais facilmente solúvel em solo ácido, pode ser facilmente absorvido pelas plantas.Em solos com pH mais alto, a absorção de alumínio é bloqueada e a falta de minerais sempre leva a flores rosadas.Graças à modificação genética, os especialistas podem alterar o pH nas células vegetais para criar flores em novas tonalidades. Os genes das plantas determinam a cor de uma flor da mesma maneira que os genes humanos controlam a cor dos olhos. Ao tornar as células vegetais mais ácidas ou mais alcalinas, os pigmentos também podem ser alterados: cores vermelhas dos flavonóides, amarelo e laranja dos carotenóides e verde da clorofila. Alterar os níveis desses pigmentos em várias combinações cria novas cores da mesma maneira que a mistura de tintas produz tons diferentes. Os cientistas até usam os genes de uma planta para criar mudanças de cor em uma planta de outra espécie.
A coloração da cor depende dos complexos processos de pigmentação e reflexão da luz e serve para atrair insetos polinizadores. Mas às vezes as cores desbotam e a flor parece murcha. Tais mudanças podem ser afetadas pelo calor e pelo sol muito brilhante. Algumas inflorescências perdem a cor após a polinização. O transplante para um novo local também pode causar uma alteração no brilho das pétalas; portanto, você precisa dar tempo à planta para se adaptar e se acostumar com outro local. Mas o fator mais importante, do qual a mudança de cor das inflorescências das hortênsias depende em grande parte, é o equilíbrio ácido-base do solo.
Acidez do solo
O nível de acidez do solo é indicado pelas letras latinas pH e é medido em valores numéricos, onde os solos neutros correspondem aos indicadores de 6,5 a 7,0. Em valores mais baixos, o solo tem uma reação ácida, em valores mais altos, uma reação alcalina, portanto, o nível de pH deve ser alterado para transformar a cor.
As tonalidades das inflorescências das hortênsias dependem desses indicadores ácido-base e a cor é determinada pelo nível de pH do solo em que o arbusto é plantado:
- em solo ácido com pH abaixo de 5,5, essas plantas produzem flores azuis;
- na terra com um valor de pH neutro ou alcalino (6,5 e acima), as inflorescências ficam rosadas;
- os níveis de ácido no solo entre esses números podem fazer com que a hortênsia produza tons de lavanda e púrpura nas pétalas, ou até azul e rosa na mesma planta.
Mas nem todas as hortênsias podem mudar de cor dependendo das características do solo. Essa possibilidade se aplica apenas a variedades com inflorescência rosa e vermelha (tons de rosa, azul, vermelho, vermelho-violeta).
Importante! Antes de fazer qualquer ajuste no solo, seja uma mudança na cor da hortênsia ou um aumento no conteúdo de nutrientes e elementos, sempre teste o solo na área. E verifique novamente para garantir que o pH esteja na faixa certa.
Hortênsias brancas sempre permanecem brancas, independentemente da acidez do solo. Eles não sofrem floração, porque não possuem antocianinas responsáveis pela cor das pétalas, e a floração de algumas variedades de hortênsias, como Pia, Masya, Alpenglyuchen, permanecerá vermelho-rosa, independentemente da acidez do solo.
A presença de fósforo
Para deixar as flores cor de rosa ou vermelhas e mantê-las nesta forma, deve-se usar uma cobertura de fósforo.Ao fertilizar plantas para inflorescências grandes e sua formação rápida, deve-se dar preferência a compostos de nitrogênio-fósforo com baixo teor de potássio (composição aproximada NPK 10:30:10), fosfato monoamônico.
O fósforo, reagindo com o alumínio no solo, cria compostos a partir dos quais a planta não será capaz de assimilar o metal.Os fertilizantes devem ser aplicados com moderação - na primavera, quando as folhas aparecerem, e novamente no meio e no final do verão.
Alumínio
O mecanismo de cores da hortênsia não depende diretamente do pH do solo. Mas a acidez afeta a capacidade de uma planta absorver os componentes químicos do solo e, no caso das flores de hortênsia, o alumínio é um elemento crítico.
Uma reação ácida libera o alumínio de seus compostos e o disponibiliza para a planta. Quando a hortênsia absorve esse metal, suas flores ficam azuis. À medida que o solo se torna menos ácido com esse consumo, a quantidade de alumínio disponível diminui e as flores ficam rosa novamente.
Você sabe Cada cor da hortênsia tem seu próprio significado: rosa representa amor e sinceridade, azul - perdão, branco - jactância e vaidade, roxo - abundância e entendimento.
Os jardineiros às vezes cavam papel alumínio na base dos arbustos para pintar as pétalas de azul e forneça uma quantidade suficiente de metal disponível no solo. Mas é pouco solúvel na terra e sua absorção pelas plantas é prejudicada por filmes de óxido de superfície, que cobrem todos os compostos de alumínio.
Como o excesso de alumínio pode ser tóxico para as plantas, a escolha inicial de flores rosa é mais saudável e mais ecológica. Os procedimentos para alterar os tons de uma flor são eficazes somente quando começam muito antes da floração.
Por que a hortênsia rosa ficou branca e vice-versa
O motivo do desbotamento das pétalas cor de rosa brilhantes para o branco deve-se provavelmente à luz do sol.As hortênsias florescem melhor quando plantadas em um local que recebe o sol da manhã e um pouco de sombreamento ao meio-dia. Muita sombra reduz a floração, enquanto a abundância e o brilho da luz solar embranquecem ou descolam parcialmente as inflorescências e podem levar ao murchamento das plantas.
Ao mesmo tempo, certas variedades de hortênsias de panículas com inflorescências exuberantes em creme-creme tornam-se gradualmente rosadas durante os meses de verão e adquirem uma tonalidade tão acentuada com a idade (Fantasma, diamante branco, Bobo, dólar de prata). Durante o período de floração, elas podem adquirir uma cor rosa ao longo das bordas das pétalas, e algumas no final dela se tornam um tom rosa claro e empoeirado. Existem variedades que atingem tons rosa-bronze ou terracota ainda mais profundos no outono.
Como regar a hortênsia para que fique rosa
Os jardineiros podem controlar a cor das hortênsias ajustando a acidez do solo.Se o solo do jardim tiver uma reação alcalina, flores de hortênsia rosa aparecerão por conta própria. Ao escolher um local para o plantio, você deve prestar atenção às ervas que preferem o solo alcalino - camomila, urtiga, trevo branco, quinoa. Assim, você pode determinar o alto nível de pH sem análise química.
Importante! Tente não ir ao extremo. O pH excessivamente alto do solo liga oligoelementos essenciais, juntamente com o alumínio, que são hortênsias essenciais para manter a saúde.
Uma avaliação aproximada do solo pode ser feita de maneira simples, umedecendo um punhado de solo com vinagre de mesa - a terra alcalina irá sibilar e a espuma aparecerá.Para outros indicadores, para fazer a hortênsia florescer em flores rosa, é necessário suprimir a capacidade da planta de absorver o alumínio do solo.
Um ligeiro aumento no pH adicionando farinha de cal, giz e dolomita pode aumentar a saturação de tons rosados de inflorescências. Para um resultado a longo prazo, aplique 200 g de dolomita granulada para cada 1 m² de plantações uma vez por ano. Para obter mudanças mais rápidas, regue os arbustos com uma solução de 1 colher de sopa. eu cal abatida por 4 litros de água uma vez por mês durante três meses de primavera (em março, abril e maio). Ajuste seu horário de rega cerca de um mês antes, se os botões de flores se formarem mais rapidamente nesta temporada. Escolha qualquer um desses métodos para obter inflorescências rosa.
A cinza de madeira também aumentará o pH do solo. Funciona mais rápido que o calcário e adiciona potássio e oligoelementos ao solo. Mas você deve ter cuidado ao fazer cinzas de madeira - essa é uma composição muito concentrada, pois muito dela pode alterar drasticamente o pH e causar um desequilíbrio de nutrientes. As cinzas da madeira também podem queimar a folhagem; portanto, para obter melhores resultados, aplique-a diretamente no solo no inverno. Use no máximo 1 kg por 10 m² a cada 2-3 anos e verifique o solo todos os anos para monitorar o efeito.
Durante a estação de crescimento, as hortênsias podem ser regadas com uma solução de cinzas (100 g de cinza de madeira por 10 l de água), o que também ajuda a reduzir a acidez do solo.A água dura com alto teor de cálcio, que liga o alumínio, contribui para a desoxidação do solo, portanto, para manter a cor rosada das pétalas, não é necessário regar as plantas com água morna da chuva.
A alteração do pH do solo pode levar algum tempo, portanto, resultados imediatos não devem ser esperados. Bem, regar com aquarelas ou guache, permanganato de potássio ou tinta não mudará a cor da hortênsia, mas pode apenas prejudicar a planta.
Você sabe Há o dia da hortênsia - 5 de janeiro, que é comemorado por todos os amantes desta planta. O inverno não é a estação das flores, mas você pode apreciá-las em qualquer época do ano, se as secar.
Hortênsias são legitimamente consideradas o símbolo e a glória do verão. Essas belezas floridas, cheias de vitalidade, são merecidamente populares e podem decorar qualquer canto do jardim. Um jardineiro curioso pode tentar mudar a cor de suas flores luxuosas com métodos simples.