O agaric do mel do prado é um cogumelo comestível. É usado ativamente na culinária e na medicina tradicional, bem como na cosmetologia. Para poder diferenciá-lo de homólogos venenosos, você deve estudar a descrição e os recursos botânicos com mais detalhes.
Descrição do produto
Esta variedade é classificada como comestível, mas sem tratamento térmico preliminar, não é consumida. Caso contrário, você pode obter envenenamento. Uma das características dos cogumelos do campo é a capacidade de brilhar no escuro.
Você sabe Nem em todos os países a classificação da comestibilidade dos cogumelos será a mesma. Por exemplo, em várias partes do mundo, exceto cogumelos, eles não comem cogumelos, na Itália consideram cogumelos oleosos como venenosos e na Alemanha - russula.
A altura do fungo varia entre 6 e 12 cm. A perna é fina, longa, de até 10 cm e se expande levemente na parte inferior. A forma pode estar alinhada ou ligeiramente curvada no centro. É pintado em vermelho-marrom ou amarelo-areia. Geralmente da mesma cor do chapéu, mas pode ser um tom mais claro. No topo da perna há um anel branco.
O chapéu tem a forma de um hemisfério. Atinge de 3 a 8 cm de diâmetro e um pequeno tubérculo está localizado no centro. Ao longo da borda é irregular, não tem limites claros. Cicatrizes são claramente visíveis nesta área. A superfície é lisa, seca. Sob a influência da umidade, o chapéu aumenta ligeiramente de volume, enquanto a superfície fica pegajosa, coberta com uma pequena quantidade de muco. Cor - vermelho-marrom ou amarelo-areia.
Lamenóforo. Com o aumento da umidade, as placas ficam ocres, em clima seco - creme ou branco. As placas são pronunciadas de forma brilhante, grande, com até 6 mm de largura. Anexado firmemente à tampa em tenra idade. Os espécimes antigos são caracterizados pela montagem livre de placas. A polpa de cogumelos é fina. Quebra facilmente. Em uma fatia é pintada em um tom branco ou creme. Em contato com o meio ambiente não muda de cor. Produz um aroma agradável e bastante forte de especiarias, combinando notas de cravo e amêndoa. Tem um sabor adocicado.
Onde e quando crescer
Ao contrário de outras variedades de agáricos, o considerado não cresce em tocos e árvores, mas em áreas abertas. Estabelece-se predominantemente em prados e campos destinados à pastagem de gado e, consequentemente, solos bem fertilizados com húmus. Muito raramente, esse fungo é encontrado nas margens da floresta.
Uma das características dos agáricos de mel do prado é que eles crescem apenas em grupos, formando um anel, de diâmetro atingindo cerca de 80 cm, ou caminhos inteiros. O período de frutificação começa em junho e continua até as geadas.
Cogumelos falsos
O agaric de mel do prado falso é semelhante ao seu homólogo comestível, crescendo na mesma área. Mas com um exame mais detalhado das diferenças, você pode encontrar:
- Os cogumelos falsos crescem em um grupo de prados de até 15 peças. E não em uma fileira ou anel. Ao mesmo tempo, eles estão localizados muito próximos um do outro, formando uma espécie de buquê de cogumelos.
- Não há anel branco na perna.
- A cor do chapéu é mais brilhante que a do congêner comestível. A cor é dominada por tons de vermelho.
- O himenóforo é pintado em cinza escuro ou preto.
- A polpa exala um cheiro de mofo e terra.
- O tempo de frutificação dos cogumelos falsos cai na primavera e no outono. No verão, eles não ocorrem de todo.
Espécies não comestíveis semelhantes
Além dos agaricos de mel de prado diretamente falsos, a variedade considerada de cogumelos é semelhante a 2 duplos mais perigosos:
- Collibia ama a floresta;
- locutor esbranquiçado.
É muito importante saber como eles podem parecer, porque, por exemplo, depois de comer um falador esbranquiçado, é possível uma intoxicação muito forte e até a morte.
Importante! Se sintomas como fraqueza, náusea, vômito, diarréia e calafrios forem observados após a ingestão de cogumelos, você deve beber imediatamente enterossorbente (gel de Enteros ou carvão ativado) e uma grande quantidade de água. Em seguida, chame imediatamente uma ambulância.
Collibia woody
Este cogumelo, como os cogumelos do campo, é comestível, mas requer tratamento térmico preliminar. No entanto, os apanhadores de cogumelos experientes não têm pressa em recolhê-lo devido ao sabor medíocre.
A forma do chapéu de colíbio que ama a madeira é completamente idêntica à mosca do prado. De diâmetro, atinge de 2 a 6 cm e a superfície é pintada de cor avermelhada ou avermelhada. No centro, o tom é mais escuro. Você pode distinguir os cogumelos prados dos colíbios de acordo com as características estruturais da borda do chapéu. Em um duplo, é inteiro e, com a idade, torna-se transparente; nesse momento, como em um prado real, há cicatrizes ao longo da borda.
Além disso, os cogumelos diferem na estrutura do himenóforo. Nos colibios, também é lamelar, mas ao mesmo tempo as placas estão muito fracamente fixadas à tampa. De acordo com a estrutura das pernas, os duplos são idênticos. Na variedade em consideração, também é fina, pequena em altura, até 6 cm.O tom da perna coincide com o chapéu ou é ligeiramente mais claro.
Apesar de os colíbios serem um fungo comestível, quem tem histórico de problemas com o funcionamento do trato gástrico deve abandonar seu consumo. Caso contrário, dor intensa no estômago, cólicas podem ocorrer. inchaço, náusea.
Para determinar que na sua frente há um colíbio, e não um cogumelo, a polpa também ajudará. Na fatia, é claramente visível que possui uma estrutura lamelar. A carne é de cor limão ou marrom; raramente pode ser branca. Quase sem aroma e sabor.
A principal característica distintiva é o local de crescimento dessas duas variedades:
- os colíbios vivem apenas em florestas, principalmente coníferas - não ocorre em prados e campos;
- cogumelos do prado preferem apenas terrenos abertos e vice-versa são muito raramente encontrados nas florestas.
Locutor esbranquiçado
Este representante refere-se a variedades venenosas. Comê-lo é estritamente proibido. O chapéu esbranquiçado do orador atinge 6 cm de diâmetro. Em amostras jovens, é semelhante em forma ao favo de mel do prado, isto é, hemisférico. À medida que envelhece, ele se alinha, assumindo a forma de um prato, e em cogumelos muito antigos geralmente fica deprimido, parecendo um funil. Coloração de buffy a cinza ou mesmo em pó. Em clima seco, a superfície da tampa é sedosa ao toque.
Com o aumento da umidade, fica coberto de muco, ficando pegajoso. O caule é pequeno, de 2 a 4 cm, pode ser plano, curvo, mas na base é sempre estreito e, na bainha do prado, o caule se estende até o fundo. Em tenra idade, é contínuo, enquanto em cogumelos velhos é oco. A cor das pernas é esbranquiçada ou acinzentada. Lamenóforo. As placas geralmente estão localizadas, atingem uma largura de 5 mm. Nos espécimes jovens são pintados de branco. À medida que envelhecem, adquirem um tom cinza e depois arenoso.
Os cogumelos em questão diferem na estrutura da polpa. Em um duplo venenoso, é de estrutura fibrosa, branca no corte. Ao entrar em contato com o ar, adquire uma tonalidade avermelhada. O aroma específico é pulverulento. O sabor está quase ausente. Nos agáricos do mel do prado, a polpa não muda de cor ao entrar em contato com o ambiente externo e também possui um aroma agradável e agradável a especiarias. O locutor esbranquiçado cresce em prados, campos e bordas da floresta. Frutas de julho a novembro. Os cogumelos crescem em grupos, mas os anéis nunca se formam.
Antes de sair em busca de cogumelos, deve-se aprender a identificar seus colegas. Se você abordar completamente a tarefa, poderá ver que na estrutura botânica eles têm várias diferenças. Além disso, não se esqueça de submeter os cogumelos do prado ao pré-tratamento antes de comer.