De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Apicultores de Kharkov, Aleksey Oleinik, este ano os apicultores da região produziram 50% menos mel do que em 2018.
Para os apicultores este ano não teve sucesso. Na região de Kharkov, houve uma colheita de trigo sarraceno, como resultado deste trigo sarraceno será importado.
Tudo isso colocou os apicultores na necessidade de alimentar as abelhas com açúcar. Assim, este ano os apicultores locais produziram 50% menos mel do que no passado, disse Aleksey Oleinik.
Além disso, muitas abelhas morreram na região nesta temporada devido a envenenamento químico após a pulverização dos campos. Por esse motivo, muitos apicultores experientes começam a reduzir o tamanho de seus apiários ou mesmo a deixar o emprego.
“Por que as abelhas morrem? Porque não há lei sobre quais venenos os produtores agrícolas devem usar. A Ucrânia produz aqueles que podem ser usados para envenenar abelhas, mas também há russos e chineses que a Europa abandonou há muito tempo, e todos eles foram para a Ucrânia a um preço baixo.
Eles ajudam a produção agrícola, mas prejudicam as abelhas ”, disse o chefe da União de Apicultores da região de Kharkiv.