As estufas de vidro continuam sendo relevantes. Suas principais vantagens são durabilidade, alta transmissão de luz e respeito ao meio ambiente. Além disso, o vidro parece mais esteticamente agradável e permite o uso de várias soluções de design. As tecnologias modernas levaram esse material a um novo nível, tornando-o ainda mais econômico e resolvendo o problema de sua fragilidade.
O que é uma janela com vidros duplos?
Janelas com vidros duplos são ótimas para criar uma estufa. O poço de vidro transmite os raios do sol, necessários para o desenvolvimento de plantas. A superfície do vidro, transmitindo calor solar para a estrutura, cria um efeito estufa. Nesse caso, os raios do sol atrasam quase completamente a radiação reversa, portanto, são a energia térmica mais conservadora dentro de casa.
As janelas com vidros duplos produzem os seguintes tipos:
- Câmara única. Eles têm 2 copos que são alinhados hermeticamente entre si e têm uma camada de ar ou gás inerte. Nas janelas com vidros duplos, é fornecido um absorvedor de umidade. Ele permite que você evite embaçamento e congelamento no inverno de vidro dentro da embalagem.
- Duas câmaras. Contenha 3 superfícies de vidro com dois espaços de ar. É melhor manter o calor dentro da estrutura. Eles são usados para o crescimento de plantas durante todo o ano. A desvantagem é o peso decente de tal pacote.
- Três câmaras. Contém 4 copos e 3 camadas.
- Cinco câmaras. Praticamente não usado para estufas.
Importante! O vidro sob a influência da temperatura pode alterar as dimensões, portanto, é necessário fornecer as bordas da junta de borracha.
As janelas com vidros duplos, de acordo com os novos desenvolvimentos, contêm um vácuo entre os óculos, e as próprias superfícies de vidro não são inseridas na armação, mas são conectadas por solda. Tais desenvolvimentos permitem que a estufa seja hermética por até 50 anos. As propriedades para se aquecer, em comparação com os pacotes comuns, são 10 vezes maiores.
Isso permite economizar de 80 a 90% no aquecimento ambiente. Além disso, a espessura da unidade de vidro atinge apenas 4 a 5 mm, mas a capacidade de manter o calor é equivalente a uma parede de tijolos com 0,5 a 1 m de largura, mas o custo dessas estruturas é bastante alto e nem todos podem pagar.
As janelas com vidros duplos são feitas de vários materiais de construção, oferecendo várias propriedades:
- Economia de calor. Há um filme especial na superfície do vidro que reduz a radiação de calor dentro da estufa.
- Economia de energia. Nesse caso, há uma camada de óxido de metal no vidro. Devido a isso, a superfície absorve a energia do sol e aquece. Nesse caso, o calor é transferido para o interior do edifício.
- Endurecido. Essa superfície de vidro é resistente a influências mecânicas.
Você sabe O vidro, que não quebra sob influência mecânica, foi inventado por um cientista da França, Eduard Benedictus. Ele acidentalmente derrubou um balão com nitrocelulose e notou que o vidro não se partiu do impacto, mas apenas uma pequena rachadura apareceu.
O que são estufas de janelas com vidros duplos?
As estufas com vidro duplo pelo método de localização podem ser:
- Independente. Eles são um edifício separado. Sua vantagem é que você pode instalar esse design no local mais conveniente.
- Adjacente. Essa estrutura é adjacente à parede do edifício. A vantagem dessa estufa é a economia de material e a maior conservação de calor. A desvantagem é que nem todo edifício pode ser transformado em extensão. É recomendável fazê-lo no lado sul dos edifícios, caso contrário, poderá haver falta de iluminação. A partir das estruturas adjacentes da estufa, você pode fazer belas estufas e jardins de inverno, onde você pode entrar de casa. Nesse caso, é melhor fazer vidros panorâmicos.
Por design, essas estufas são mais frequentes:
- Escorregadio. Adequado para opções adjacentes e mais facilmente montado. Não é adequado para grandes áreas.
- Gable. Parece uma casa. Essa é a melhor opção, permitindo organizar a ventilação e ocupar mais espaço. A desvantagem é uma instalação mais complicada. Uma opção interessante para essa estufa é o projeto Mitlider, que prevê uma diferença entre as encostas, nas quais as aberturas de ventilação são instaladas para ventilação.
- Poligonal. As estufas com vidros duplos podem ser feitas com um grande número de cantos (por exemplo, 6 ou 8). Essa estufa parecerá esteticamente agradável, mas o lugar nela será usado irracionalmente. Sua instalação é complicada.
- Holandês. Diferem das paredes de empena um tanto inclinadas. Este design é mais estável.
Você sabe O primeiro a aprender os segredos da produção de vidro no Egito e na Mesopotâmia, há mais de 6 mil anos.
Trabalho preparatório e instalação da estrutura
Uma estufa de uma janela com vidros duplos será um edifício estacionário na fundação, que você não pode mover para o lado e não a altera, portanto, escolha um local, determine o tamanho e faça desenhos. Com base neles, os consumíveis devem ser calculados.
Desenhos e dimensões
Ao elaborar os desenhos, deve-se considerar o seguinte:
- Estufa de verão ou inverno. A construção no inverno deve ser feita com aquecimento e iluminação. Para um edifício assim, também é razoável fazer uma base alta (0,9-1,2 m) ou aprofundar o edifício. A construção do verão é feita no nível do solo, e janelas com vidros duplos de uma câmara são suficientes para isso. Para o cultivo de vegetais no inverno, são necessárias janelas com vidros duplos com 2-3 câmeras.
- As dimensões desejadas da estufa devem ser proporcionais às unidades de vidro disponíveis para você. Se encomendar janelas com vidros duplos ao fabricante ou ao vendedor, você deve ligar com antecedência e descobrir os tamanhos disponíveis. Se você tiver janelas com vidros duplos de tamanhos diferentes, elas deverão ser medidas e numeradas - isso ajudará na elaboração do desenho.
- Forneça janelas de entrada e ventilação.
- Se você optou por uma opção de telhado de duas águas, a melhor iluminação dessa estrutura é quando se desloca do sul para o norte.
- Altura. É melhor parar em um prédio no qual seja conveniente trabalhar, onde você pode entrar inteiro e se mover livremente. Tais estruturas têm uma altura média de 1,8 a 2 m.
- Inclinação mínima do telhado 15 °.
Fundação
Para a estufa, você pode fazer uma fundação de tira. Abaixo dela, a marcação é feita primeiro de acordo com o desenho. Em seguida, remova a camada superior e faça um buraco com uma profundidade de 50 cm e uma largura de 40 cm ao longo do perímetro pretendido. Então você precisa derramar 5 cm de entulho nele e compactar tudo bem. Em seguida, você precisa fazer a cofragem a partir de tábuas de madeira e despejar a mistura de concreto. Essa mistura é feita de 1 parte de cimento, 5 partes de cascalho e 3 partes de areia.Fundação de tiras de concreto fundido: 1 - fundação de tiras de concreto fundido da classe 100 (largura - 40 cm, altura - 75 cm, profundidade da fundação no solo - 50 cm); 2 - parede; 3 - isolamento (a granel); 4 - impermeabilização (coberturas, material para coberturas); 5 - base; 6 - área cega; 7 - revestimento de piso; 8 - solo base
Preparação do quadro
Para diferentes tipos de estruturas, é possível criar diferentes tipos de estruturas (a partir de uma viga de madeira ou perfil de alumínio). Nem sempre fazem sentido, uma vez que as próprias janelas podem suportar uma carga considerável. Mas para estufas grandes, é necessário um quadro. Os quadros antes da instalação devem ser preparados e numerados, como no desenho.
Você sabe Pela primeira vez, o vidro foi usado para vitrificar a abertura pelos antigos romanos. Vidraram a janela do banho grego em Pompéia. Tinha uma forma quadrada com um lado de 1,5 m. Ao mesmo tempo que o vidro, uma moldura de janela foi feita pela primeira vez.
Do perfil de alumínio
As armações do perfil de alumínio possuem inserções de plástico com isolamento térmico, portanto, não se preocupe com o fato de esse metal não reter calor. O próprio alumínio é resistente ao desgaste, ao gelo e ao fogo, é resistente a microorganismos, corrosão e umidade. A principal preparação da estrutura de alumínio com vidros duplos é que eles removem a faixa com vidros. Eles são devolvidos apenas no final do trabalho.
De um perfil de madeira
A madeira possui as melhores propriedades de isolamento térmico do que outros materiais para a fabricação de perfis. E ao mesmo tempo "respira". Agora pode ser protegido de apodrecimento e influências ambientais por compostos especiais (apodrecimento, insetos, para resistência ao fogo). Na fundação, um perímetro de madeira é instalado ao redor do perímetro. Para a estrutura sob o perfil de madeira, é utilizada uma viga de madeira com uma seção transversal de 50 × 50 mm a 100 × 100 mm.O quadro pronto já está coberto com os meios necessários, portanto, você deve remover a faixa apenas com janelas com vidros duplos. Outra coisa é o uso de molduras de janelas antigas. Eles removem as contas de vidro e retiram o copo. As peças de madeira são limpas com tinta velha. Pode ser removido com uma lavagem especial, moedor e lixa. Em seguida, as molduras são preparadas e betumadas, nivelando a superfície, tratadas com anti-séptico e pintadas com tinta a óleo. Tudo é colocado no lugar após a montagem dos quadros.
Importante! Tipos de plástico muito baratos geralmente mudam de cor durante a operação e podem se deformar; portanto, compre produtos de um fabricante com boa reputação.
De um perfil de plástico
A condutividade térmica do plástico é maior que a da madeira, mas menor que a dos metais. Não precisa ser pintado, é resistente a microorganismos, umidade, temperaturas extremas. Antes da instalação, a faixa com janelas com vidros duplos é removida das armações de plástico.
Tecnologia de construção DIY
A montagem direta da estufa após o trabalho preparatório é feita da seguinte forma:
- Monte o quadro. Se for de alumínio, use solda e corte de metal. Os elementos da moldura de madeira são cortados da madeira de acordo com o desenho e conectados entre si. Os racks e o chicote inferior são fixados com cantos e parafusos. Primeiro, as paredes laterais e finais são montadas. Ao mesmo tempo, é recomendável anexar imediatamente quadros de janelas com vidros duplos a eles, para evitar lacunas.
- O arnês inferior é coberto com pranchas. Isso é feito para dar à estrutura maior confiabilidade e fechar todas as rachaduras.
- Em seguida, colete os elementos do telhado. As estruturas de madeira são conectadas por cantos e parafusos auto-atarraxantes. Os patins podem ser montados no chão e depois montados. Para essas estufas, o teto é geralmente feito de policarbonato. A junta do telhado de duas águas é coberta com um canto.
- Feche todas as rachaduras com espuma de montagem. Se, como resultado da imperfeição do projeto, for obtida uma folga excessivamente grande, ela deverá ser reparada com madeira compensada.
- Janelas e portas de batente são montadas por último.
- Recomenda-se uma moldura de madeira para ser tratada com um anti-séptico.
Vídeo: estufa de vidro
Regras de operação para estufas
No início da primavera, antes do plantio e no final do outono, após a colheita completa, a estufa deve ser bem lavada e desinfetada. Constantemente, é necessário remover folhas velhas dessa estrutura durante a operação, remover o solo e resíduos de fertilizantes do telhado. Se houver um sistema de aquecimento e irrigação, é necessário limpar e manter esses dispositivos, realizar manutenção preventiva dos tubos de aquecimento e irrigação. É melhor fazer esse trabalho após a colheita.
Importante! O abrigo é realizado durante o calor intenso e, em seguida, é removido, pois a luz solar é muito necessária para o cultivo e desenvolvimento das plantas.
No verão, é necessário proteger a estufa da luz solar. Para isso, use uma solução de giz ou qualquer outro material de cobertura. O procedimento protegerá o plantio contra superaquecimento. No período frio, a temperatura deve ser de pelo menos + 15 ° C. Durante as nevascas, é necessário limpar a estrutura da neve. O gelo deve ser removido do copo para não danificá-lo.O aquecimento do solo pode ser fornecido usando elementos de aquecimento, que são colocados em uma camada de solo a uma profundidade de cerca de 0,4 M. Você pode ajustar o regime de temperatura usando um controlador especial. Para aquecer a estufa a partir de janelas com vidros duplos, você pode instalar um sistema de "piso quente"
Janelas com vidros duplos também devem ser cuidadas:
- se necessário, limpe a superfície do vidro com agentes de limpeza;
- nos cantos onde se acumula condensado, trate com medicamentos anti-sépticos;
- se as molduras são de madeira, elas precisam ser pintadas em tempo hábil, além de eliminar rachaduras e arranhões;
- monitorar o aperto das articulações.
Hoje, existem várias janelas com vidros duplos que podem ser usadas para estufas. Como esses materiais têm peso, as estufas estacionárias são construídas com base em várias configurações. A opção mais popular é com um telhado de duas águas. Você pode construí-lo a partir de janelas com vidros duplos com qualquer perfil, mas primeiro você precisa determinar o tamanho e fazer um desenho.