O hóspede tropical, cuja terra natal são as florestas da África do Sul, tem um nome incomum - clivia. Hoje, pode ser encontrada em plantadores de flores de todos os países: esta planta é a favorita por causa de sua floração. Sobre o clivia e as características de seu cultivo e reprodução serão discutidas em nosso artigo.
Descrição botânica da planta
Clivia, ou, como também é chamado, lírio Kaffir, é uma planta perene que difere de outros Amaryllis na ausência de uma lâmpada. Sua raiz é um cruzamento entre o bulbo e o rizoma, mais parecido com o último. Folhas bem adjacentes e opostas formam um pequeno rebento (caule falso). O número de folhas aumenta de 5 a 6 por ano. Do centro desta saída no final de fevereiro - início de março, um pedúnculo com nervuras aparece. Seu topo é decorado com cerca de 20 a 30 botões, formando uma inflorescência de guarda-chuva.
Flores, como sinos, florescem gradualmente. O sabor da clivia se assemelha a uma mistura de baunilha, rosa e noz-moscada. A floração termina com a formação da fruta - uma baga vermelha carnuda. Uma planta pode deliciar-se com a sua floração anual até 40 anos.
Sistema raiz | Rizoma suculento com raízes carnudas |
Caule | Está faltando |
Forma de folha | Estreito, xifóide |
Cor da folha | Verde escuro |
Forma da flor | Em forma de sino, formam um guarda-chuva de inflorescência |
Cor da flor | Amarelo, laranja, creme, vermelho |
Forma de frutas | Baga redonda |
Cor da fruta | Vermelho laranja |
Tipos principais
Até o momento, esses tipos de lírios Kaffir são conhecidos:
- clivia nobre ou bonita - foi a primeira espécie introduzida na Europa. É um arbusto baixo (30 cm) com xifóide, com até 40 cm de comprimento, folhas de cor verde saturada. O topo de um pedúnculo espesso é decorado com uma inflorescência de 40 a 60 pequenas flores tubulares e um perianto curvo. As pétalas são pintadas de laranja-amarelado ou vermelho-claro com topos verdes;
- cinábrio (laranja ou miniatura) - o mais comum e favorito na floricultura. Em casa, na África do Sul, cresce em todos os lugares: da costa às montanhas. Pode ser encontrado mesmo a uma altitude de 800 m acima do nível do mar. Altura da planta - até 0,5 m, deixa a conicidade da base até as extremidades, tem uma forma xifóide. A inflorescência contém 10 a 20 flores de cor vermelha (laranja) com um meio amarelo. Há também uma forma de jardim, cujas folhas têm faixas longitudinais amarelas ou brancas;
- clivia citrine - É considerado uma variedade de clivia de cinábrio. Suas flores têm coloração amarela cremosa e frutas amarelas;
- Clivia Gardena - em homenagem ao major que o descobriu. Prefere lugares sombreados. Ao contrário de outras espécies, apresenta uma folhagem mais clara cortada na parte inferior e formando a semelhança de um topete. O pedúnculo é coroado com 10 a 15 flores tubulares. Uso interno raramente usado;
- Clivia stem - na natureza, vive em terreno rochoso e até mesmo em árvores. Tem um tamanho grande e um caule incomum formado a partir de folhagem inferior seca com raízes aéreas. O comprimento da haste atinge 1-3 metros de altura. O pedúnculo longo é coroado com 10 a 20 botões vermelho-alaranjado. Uma planta pode formar vários pedúnculos ao mesmo tempo. É preferível guardar em estufas;
- Clivia é incrível difere de seus parentes pela resistência. Ele suporta calor de quarenta graus e leves geadas. Também sua característica distintiva são as folhas marrons na parte inferior, com uma faixa branca no centro.
Você sabe Os povos africanos usam o clivia para mordidas de cobra, febre e para acelerar o trabalho. Temos todas as partes da planta também eles são usados para fins medicinais, mas como a substância contida nele é tóxica, é necessário ter cuidado.
Condições de cultivo da casa
Clivia não é uma planta muito caprichosa, mas também tem alguns requisitos.
Iluminação e ventilação
É melhor manter a planta em janelas que não sejam expostas à luz solar direta. A flor prefere iluminação difusa, mas deve ser suficiente; caso contrário, a floração será fraca e as flores serão pequenas. No verão, a planta é retirada no local sombreado e, durante o período de dormência, é bom colocar a flor em uma varanda envidraçada. Durante o crescimento da flecha da flor, durante o período de floração, bem como no calor da janela, é periodicamente necessário abrir as janelas para ventilação, mas deve-se garantir que a planta não fique em rascunho.
Temperatura e umidade
Kaffir Lily tem alguns requisitos de temperatura:
- durante a fase de desenvolvimento ativo, a temperatura apropriada seria + 20–25ºC;
- para o crescimento da flecha da flor, você precisa de + 18–20 ° С;
- em repouso - 12–14 ° С.
Home Care
Em seguida, considere como cuidar do clivia, bem como o que precisa ser feito para fazê-lo florescer.
Importante! Você não deve perturbar uma flor sem necessidade: replantar, afrouxar, reorganizar isso só é possível quando é realmente necessário.
Rega
A planta não aceita inundações excessivas de água, então existem essas regras:
- água se a camada superficial do solo estiver suficientemente seca;
- é necessária uma rega mais frequente durante o crescimento da flecha da flor e sua floração;
- a água deve estar quente, assentada e melhor fervida. A água morna estimula os processos de floração;
- entre as regas, a presença de água na panela não é permitida - ela deve ser drenada, caso contrário, causará podridão das raízes;
- Clivia responde bem a um banho quente.
Top vestir
O curativo constante torna a flor ainda mais bonita: elas começam a ser aplicadas após o aparecimento da primeira flecha, duas vezes por mês. É preferível aplicar alternadamente fertilizantes minerais e orgânicos. É necessário escolher os curativos adequados para as amostras bulbosas e floridas. De acordo com as recomendações dos floristas, você deve reduzir um pouco a concentração indicada nas instruções - é melhor alimentar abaixo do que comer demais. É mais conveniente diluir os curativos com água ao molhar. Também é importante considerar que o nitrogênio inibe a floração, mas melhora o crescimento da folhagem, e o potássio estimula a formação de brotos.
Poda
Em caso de amarelecimento das extremidades das folhas, elas são cortadas diretamente ao longo da borda, deixando uma placa de folha verde. As folhas são completamente removidas se estiverem completamente amareladas. Se você não planeja cultivar sementes de clivia, depois que a planta desaparecer, é recomendável remover completamente o pedúnculo. Isso ajudará a preservar os nutrientes e não gastá-los na formação de bagas.
Transplante
A planta realmente não gosta de ser incomodada; portanto, ao transplantar, você precisa ter muito cuidado e seguir os seguintes requisitos:
Clivia tem raízes muito delicadas, então o menor dano pode causar deterioração. Para evitar isso, as feridas são polvilhadas com carvão moído.Período de descanso
Para observar regularmente a floração exuberante do lírio Kaffir, ela precisa organizar períodos de descanso: começa após a floração e dura cerca de 2-3 meses. Para descansar a flor, eles param de regá-la e alimentá-la e também a reorganizam em uma sala com uma temperatura de + 12–14 ° C. Se clivia intensamente começou a soltar folhagem, ela precisa ser levemente regada.
Reprodução
O lírio Kafra se propaga vegetativamente (pelas crianças) ou sementes.
Crianças
Este é o método de criação mais simples e rápido, que consiste nas seguintes etapas:
- Espécimes jovens são cuidadosamente separados da planta mãe. Isso é feito após a floração, melhor quando transplantado. As condições obrigatórias são a altura (pelo menos 15 cm), o número de folhas (pelo menos 4 pares) e suas raízes.
- As plantas são colocadas em vasos (diâmetro não superior a 7 cm) com uma mistura de solo frondoso com areia.
- Fornecer rega moderada e uma temperatura de cerca de + 17 ° C.
- Tais casos florescem 2 ou 3 anos após o plantio.
Você sabe Acredita-se que pessoas com o signo de zodíaco de Sagitário possam se proteger da depressão e ajudar a restaurar a vitalidade adquirindo o clivia em casa.
Sementes
O cultivo de sementes é um processo mais longo e nem sempre eficaz. Passe assim:
- para obter sementes de clivia, a polinização deve ocorrer (você pode polinizar com o método cruzado);
- quando a baga atinge a maturidade, as sementes são extraídas;
- o material das sementes é colocado em turfa ou areia a uma distância de 2 cm um do outro;
- em 5-6 meses surgirão brotos. As plantas cultivadas são transferidas para recipientes individuais (diâmetro de cerca de 6 a 7 cm).
Possíveis dificuldades crescentes
Com o conteúdo do clivia, pode-se encontrar algumas dificuldades. Em seguida, falaremos sobre como resolver esses problemas.
Não floresce
Com os devidos cuidados, o lírio Kaffir deve deliciar-se anualmente com a sua floração. Se isso não acontecer, os motivos podem ser:
- período de descanso insuficiente. Deve ser colocado em local fresco e dar um bom descanso à planta;
- conteúdo de alta temperatura ou falta de luz. Garanta iluminação normal e temperatura certa;
- um excesso de nitrogênio. É necessário substituir a cobertura que contém esse elemento por potassa;
- panela grande. Até que o sistema radicular encha todo o tanque, a planta pode não florescer. Não plante clivia em uma panela muito espaçosa.
Doença
Com excesso de umidade ou estagnação da água, o clivia é freqüentemente afetado por doenças fúngicas. Manchas marrons nas folhas indicam danos por podridão cinza. Mais tarde, ocorre a deterioração da raiz. É necessário pulverizar com "Topázio", "Campeão" ou fluido de Bordeaux. Se isso não ajudar, você deve usar preparações que contenham cobre (por exemplo, vitriol). A planta é transplantada para um novo solo, removendo previamente as raízes danificadas e polvilhando-as com carvão moído.
Pragas
Juntamente com o solo, essas pragas perigosas para o clivia podem ser introduzidas:
Sinais e superstições
Muitas superstições e sinais estão associados a muitas plantas - sem exceção e clivia:
- se você colocar uma moeda amarela em um vaso de flores, isso ajudará a melhorar a condição do material;
- uma cessação aguda e irracional da floração abundante promete problemas ou algum tipo de perda;
- a secagem inesperada também é repleta de grandes problemas;
- alguns têm certeza de que o clivia em casa causa brigas e, no quarto - sonhos perturbadores ou insônia, enquanto outros - que a flor melhora a vitalidade dos outros.
Importante! Acredite ou não, essas crenças — pessoal negócio de todosno entanto, o clivia é realmente venenoso e é especialmente perigoso para animais e crianças.
Em nosso artigo, tentamos responder à maioria das perguntas comuns: como transplantar clivia em casa, o que fazer com um pedúnculo quando ele floresceu, assim como muitas outras. Esperamos que nosso material tenha se tornado não apenas interessante, mas também útil para você.