Thuja tem belas agulhas sempre-verdes. Ela sempre olha vantajosamente no local e aciona lindamente outras plantas. Vários tipos e variedades dessa cultura são populares hoje em dia. O artigo é dedicado à descrição, características e características do cultivo de uma amostra varietal interessante de Little Champion.
Descrição do produto
O campeão pequeno ocidental de Thuja é uma forma anã. Em altura, não excede 1,5 m A copa desta árvore tem a forma de uma bola. Atinge uma largura máxima de 1,5 m e se distingue por sua densidade e densidade. As agulhas são pequenas, escamosas.
A principal característica da variedade é que as agulhas mudam de cor em diferentes épocas do ano: na primavera, verão e outono são verde-claras, no inverno são marrom-marrom. Os cones são pequenos, pintados em tons de marrom. O crescimento anual da árvore é de 9 cm.
As seguintes características são inerentes à variedade de thuja descrita:
- compacidade;
- crescimento lento;
- falta de necessidade de cortes de cabelo frequentes;
- alto nível de resistência ao gelo - até –30 ° C;
- despretensão;
- mudança de cor de agulhas em diferentes estações do ano;
- resistência às condições da cidade.
Você sabe A palavra "thuja" é traduzida da língua grega antiga como "incenso". A árvore foi apelidada devido ao fato de que os habitantes da Grécia antiga e Roma queimaram a madeira dessa cultura para apaziguar os deuses.
Características do plantio e cuidados
Para thuja durante todo o ano e muito tempo satisfeito com a decoração, é necessário seguir as recomendações de plantio e cuidado. É importante escolher o local certo para o cultivo e aderir à tecnologia de plantio.
Entre os procedimentos de cuidados obrigatórios estão rega, cobertura, cultivo, cobertura morta, capina. Um papel importante é desempenhado por medidas de poda e prevenção contra doenças e insetos nocivos.
Requisitos de crescimento
O local para crescer deve estar ensolarado. Embora o thuja possa suportar sombra parcial, sem reduzir sua decoratividade. O local deve estar bem protegido dos ventos, principalmente do norte. Thuja faz certas exigências no solo. Deve ser úmido, fértil e bem drenado. O nível de acidez necessário é de 4,5 a 6.
Regras de desembarque
As mudas podem ser vendidas com um sistema radicular aberto e protegido. Se o material de plantio for comprado em um recipiente, o dia anterior ao plantio deve ser bem regado. É necessário plantar por transbordo sem destruir o coma de terra. Então a planta se adapta mais rápido e cresce. Um poço deve ser escavado de 1,5 a 2 vezes o tamanho do recipiente.
Importante! Ao plantar, o thuja deve ser controlado para que o colo da raiz esteja localizado ao nível do solo.
No fundo, deve ser colocada a drenagem. Quanto mais próxima a água subterrânea, a camada de drenagem deve ser maior. A terra extraída cavando um buraco deve ser misturada com turfa na proporção de um para um. A mistura precisa ser fertilizada com fertilizantes minerais.
Em seguida, proceda da seguinte maneira:
- Remova o degelo do recipiente.
- Coloque um pedaço de terra no centro do poço.
- Encha os vazios com solo fertilizado.
- Selar levemente.
- Rega.
- Coloque uma camada de cobertura morta da casca ou da turfa.
Rega e alimentação
No primeiro ano após o plantio, o thuja precisa de muita umidade. Portanto, deve ser regada com frequência - pelo menos uma vez por semana. A mesma frequência deve ser observada no futuro, se houver clima árido. Com chuvas regulares, o thuja requer apenas duas ou três irrigação por mês.
Você pode reduzir a quantidade de rega por cobertura morta. Como cobertura, vale a pena usar casca de pinheiro ou lascas de madeira. A altura recomendada da camada é de 5 a 7 cm Antes do inverno, a cobertura deve ser trocada.
É possível melhorar o crescimento e desenvolvimento, bem como fortalecer a imunidade aplicando fertilização. Misturas minerais são adequadas para thuja. Em abril-maio, recomenda-se a aplicação de nitroammophoska (30-40 g / m²) ou fertilizantes complexos prontos para uso, adequados para coníferas. Em outubro, serão necessários minerais de potássio.
Importante! Antes do inverno, o thuja não pode ser alimentado. Isso pode provocar uma diminuição da imunidade e o desenvolvimento de várias doenças.
Afrouxamento
Após cada umedecimento e precipitação, o solo na zona próxima ao caule deve ser afrouxado. Este procedimento evita a formação de uma crosta densa na superfície do solo. Conduzindo-o regularmente, é possível melhorar a condutividade da umidade e do ar do solo. Como resultado, a água e o oxigênio passam melhor para o sistema radicular, o que geralmente afeta positivamente o crescimento e o desenvolvimento da planta.
Vídeo: Regras para embarcar e cuidar de thuja
Prevenção de Doenças e Pragas
Thuja é caracterizada pela resistência a doenças e ataques de insetos nocivos. Porém, com erros durante o plantio e os cuidados, a planta pode estar doente, o que se manifesta por uma diminuição significativa da decoratividade: amarelecimento e queda de agulhas, secagem de brotos. Portanto, é importante recorrer a medidas preventivas.
Para que a planta não seja afetada por ferrugem, ferrugem, shute, no início da primavera, ela precisa ser processada "Fundazol", HOM, Abiga Peak, Bordeaux líquido, Topsinom-M. Você pode impedir que os brotos fiquem marrons usando fertilizantes regulares e pulverizando a cada 2 semanas de julho a outubro "Fundazol".
É possível evitar a derrota de alguns insetos. Então Para impedir que os ácaros cheguem ao local, é importante estabelecer o regime de irrigação correto, evite secar demais o solo, irrigue a planta, mantendo um nível suficiente de umidade. Prevenir ataques folhetos É possível pulverizando duas vezes com inseticidas sistêmicos.
Você sabe A casca e as agulhas de Thuja têm propriedades medicinais e são capazes de ajudar com várias doenças. Conhecendo essa característica da árvore, os monarcas franceses a chamaram de "árvore da vida" e emitiram ordens para plantar essa cultura em parques reais.
Você pode salvar o thuja do escudo falso instalando cintos de captura. Para evitar que a mariposa ponha ovos na árvore, na segunda quinzena de junho - início de julho, deve ser realizado um duplo tratamento com piretróides. Evitar o aparecimento de minhocas permite escavação profunda do solo no outono, coleta cuidadosa de detritos de plantas, drenagem e calagem do solo.
Vídeo: Causas e tratamento de doenças de thuja
Abrigo do sol
Para thuja, as geadas de inverno não são tão terríveis quanto os primeiros raios de sol no início da primavera. Foi nessa época que uma planta desprotegida pôde receber queimaduras solares, o que provoca uma diminuição no seu efeito decorativo.
Para evitar danos, em fevereiro é necessário embrulhar árvores com papel kraft, agrofibra, ramos de abeto ou outros materiaiscapaz de proteger a coroa dos raios do sol. O abrigo deve ser removido em abril, quando a ameaça de queima já terminou.
Aplicação de desenho paisagístico
Thuja Little Champion é uma das formas anãs mais populares entre os paisagistas. Na maioria das vezes, é usado em jardins ornamentais e jardins de pedras, plantados sozinhos ou em grupos. Essa variedade pode ser encontrada ao longo dos caminhos do jardim.
Uma solução interessante é adicionar um thuja à mixborder com a participação de apenas coníferas ou em combinação com saxifrage, urze, hortênsia, petúnia, astilbe. A planta é adequada para o cultivo de contêineres. Pode ser usado em telhados paisagísticos, terraços, galerias.
Portanto, a variedade thuja Western Little Champion é usada ativamente no projeto da paisagem. Os especialistas em locais de decoração são atraídos por sua compacidade, cuidados despretensiosos, forte imunidade, falta de necessidade de podas frequentes e uma mudança na cor das agulhas ao longo do ano.