Os agricultores ucranianos estão demonstrando cada vez mais interesse no cultivo de aspargos, aumentando constantemente a área cultivada sob esta cultura.
Assim, nos últimos 5 anos, o número de áreas alocadas para o cultivo de aspargos no país aumentou 3 vezes e atingiu 100-120 ha. A Ucrânia ainda está longe da UE em cultivo de aspargos, mas ainda há uma tendência positiva.
A área total de aspargos na União Europeia é estimada em 65 mil ha. Os principais consumidores deste produto são os EUA, Alemanha e China. Mas o mercado ucraniano ainda não foi estragado com aspargos. E a demanda por esse produto está crescendo apenas nas grandes cidades, onde os moradores locais têm uma renda mais alta.
Os produtores de aspargos percebem um rápido aumento na demanda por aspargos e estão investindo no aumento da área para seu cultivo. No futuro, o mercado de aspargos na Ucrânia será caracterizado pelo crescimento nos próximos 2-3 anos, disse Peter Grigoryev, diretor da Agroexpert Trade, empresa líder na produção de aspargos na Ucrânia.
Segundo Pyotr Grigoriev, os principais canais de distribuição de aspargos no país são restaurantes e mercados de megacidades como Kiev, Kherson e Dnieper. A empresa planeja vender aspargos frescos nas redes de varejo com sua própria marca em 2020.