Qualquer jardineiro amador conhece uma planta de interior como a gloxinia. A variedade de cores é impressionante: branco, roxo, vermelho escuro, rosa, manchado, marcado - qualquer combinação de cores e tons é possível. Há também um grande número de variedades dessa beleza, e novas aparecem constantemente. No artigo, consideramos os princípios básicos do tratamento de terry gloxinia.
Descrição botânica da planta
Gloxinia é uma planta tuberosa perene. As folhas são verde escuro com uma superfície aveludada, de forma oval. O caule é baixo e denso. As flores têm a forma de sinos, com tons diferentes de branco a cereja escura (não são amarelas). Se a flor tem várias linhas, então essa variedade é felpuda. Tal flor é como uma rosa.
Tipos principais
Os tipos de gloxinia são diferenciados por:
- linhas de pétalas: uma linha - simples, mais de um terry;
- por cor: monocromático, tigre (com uma borda ao redor da borda das pétalas), chita (com pontos);
- pelo diâmetro da flor: microminiatura, miniatura, compacta, padrão;
- em forma: sinos ou teidei (sapatos).
- Poética. As flores atingem 12 cm, com uma larga faixa lilás e manchas, semelhantes a uma rosa;
- Madonna. As pétalas são brancas e onduladas nas bordas. Despretensioso no cuidado, cresce e se multiplica rapidamente. Roseta de até 10 cm de diâmetro;
- Cleópatra. Floresce profusamente. As flores são quase brancas com uma coloração rosada, mas possuem pontos roxos e bordô-escuros. Pétalas com bordas onduladas desiguais. Derivado artificialmente, portanto, não é caprichoso ao sair;
- Prince. É um dos mais sombrios. A cor é preta e roxa saturada. Pétalas são onduladas e aveludadas. Tamanho da flor - até 12 cm;
- Pantera. Também tem uma cor roxa com pontos lilás escuros. Não é tão completo quanto Prince;
- Rainha da neve. As folhas têm vilosidades prateadas. As flores são pequenas, cerca de 7 cm, mas florescem densamente. A cor nas profundezas é escura, até as bordas lilás a branca;
- Brocado. Pode ser vermelho ou azul. Plain. Caracterizado por floração abundante e prolongada;
- Luxo inestimável. Flores brancas com borda rosa cereja e manchas. Arbustos de até 25 cm de altura, compactos.
Condições de cultivo da casa
O cuidado não é muito complicado e até mesmo um iniciante pode fazê-lo. Mas se você não cumprir alguns requisitos, a planta não produzirá botões. A condição das folhas mostrará o que a planta precisa.
Como criar condições ideais, consideraremos mais adiante.
Colocação e iluminação
Esta flor é exigente quanto à luz. Ele gosta de iluminação difusa e longas horas de luz do dia por cerca de 12 horas. Idealmente localizado no lado oeste ou leste. Perto das janelas do sul, pode ser necessário sombreamento, e no norte a planta se estenderá.
Importante! Se as folhas subirem, a gloxinia estará muito quente ou com pouca luz.
Temperatura e umidade
Gloxinia adora calor. A temperatura ideal no período de verão deve ser +18 ... + 25 ° C, mas durante o período de descanso +10 ... + 13 ° C será suficiente. Os rascunhos devem ser evitados. É necessária uma alta umidade de cerca de 70%, mas não pode ser pulverizada. Para aumentar a umidade, você pode colocar recipientes de água próximos ou plantar musgo ao redor dos vasos.
Home Care
O cuidado consiste em escolher um solo adequado, uma quantidade suficiente de luz e manter o nível de umidade do solo e do ar.
Rega
Gloxinia requer rega regular durante a estação de crescimento. Deve ser regada com água morna e sedimentada, ligeiramente mais quente que a temperatura ambiente. A rega pode ser feita sob a raiz, mas melhor na panela. E depois escorra a água após 15 a 20 minutos. Quando as flores florescem, a rega deve ser interrompida e, durante a dormência, basta regar as plantas uma vez por mês ou até menos. O principal é impedir que os tubérculos secem.
Top vestir
A cobertura é necessária durante toda a estação de crescimento, de abril a agosto, e é aplicada uma vez a cada 7 a 10 dias. Use fertilizantes complexos especializados para plantas de interior com potássio e fósforo. Você pode alternar a fertilização orgânica e mineral.
Importante! Mas você não pode se alimentar logo após o transplante e no momento em que as mudas criam raízes.
Poda
Você pode aparar o caule, onde havia flores e folhas após a floração. Apenas algumas das folhas inferiores são deixadas. Depois é realizada a fertilização com nitrogênio, eles começarão a crescer novamente e novos brotos aparecerão. O período de floração mais ativo é de junho a julho. Mas acontece que as flores aparecem uma após a outra, então a poda não é necessária.
Quando a planta começar a secar no outono, não corte as folhas enquanto ainda estiverem verdes. A poda é necessária se a gloxinia não desmoronar por muito tempo.
Transplante
Em fevereiro, os tubérculos são retirados para o plantio. Às vezes, a planta acorda mais cedo e depois brota branco. Um transplante é realizado todos os anos em uma panela maior. Além disso, é melhor escolher uma capacidade ampla e não profunda, pois as raízes crescerão em largura em maior medida. Gloxinia adora sol leve e arejado. Sob tais condições, a terra da folha, a turfa, a relva são adequadas. Você pode fazer uma mistura de partes iguais desses solos, bem como partes de areia, ou comprar solo já preparado. Seixos ou outros pequenos seixos devem ser colocados no fundo da panela para uma boa drenagem. É melhor vaporizar a terra para destruir microorganismos nocivos.
Vídeo: Transplante de Gloxinia
Os tubérculos são melhor mantidos em permanganato de potássio antes do plantio. Plante uma planta no chão em 1/3 do tubérculo. Quando os brotos começarem a crescer, você precisará deixar 3-4 dos mais fortes deles, o restante será removido. Após a remoção, no dia seguinte, o tubérculo é coberto com terra, de forma que o nível acima da raiz seja de cerca de 1 cm, depois a rega é realizada e a panela é colocada em seu lugar permanente.
Cuidar da gloxinia durante a dormência
Quando a planta desbota, deve ser colocada em local seco, fresco e bem ventilado, com temperaturas de até + 13 ° C. O período de descanso geralmente começa em outubro-novembro. Pare de regar gradualmente. A partir de agosto, reduza o número de irrigações.
A parte acima do solo começa a desaparecer. As folhas secam e caem. Não é necessário removê-los até que estejam secos. Depois que as partes verdes morrem, tudo é cortado para que um toco de cerca de 1,5 cm permaneça acima do tubérculo.
Você pode armazenar tubérculos de maneiras diferentes:Você sabe No século XVIII, o rei Carlos II da Suécia introduziu uma nova linguagem na circulação européia - a "linguagem das flores". Nesse "dialeto secular", a flor da gloxinia significa "amor à primeira vista".
- Puxe-os para fora da panela e limpe-os do chão. Pode ser tratado com preparações fungicidas. Coloque em um recipiente com areia seca, serragem, perlita ou turfa e deixe em um local fresco, você pode na geladeira.
- Talvez apenas despeje um pote de tubérculos em cima da areia. Da mesma forma, deixe em um local fresco e escuro.
- Você pode simplesmente deixá-lo no chão. As condições de armazenamento são as mesmas. Somente neste caso, às vezes é necessário regar (aproximadamente 1 vez por mês), mas não inunda. Ou pulverize a superfície, para que isso possa ser feito com mais frequência.
O período de descanso dura de 1 a 3 meses. Se você não armazenar tubérculos em condições adequadas, as plantas acordarão cedo demais e os brotos serão fracos.
Gloxinia, que cresce apenas no primeiro ano, não envia para descansar. Eles são deixados na luz e regados. Quanto mais antiga a planta, mais ela deve estar em estado de repouso. A partir do período de sono, os tubérculos costumam eclodir em fevereiro.
Reprodução
Esta planta pode ser propagada por sementes, estacas e divisão de tubérculos. Considere cada um dos métodos.
Sementes
Este método é o mais longo. As sementes são melhor compradas. Eles já serão tratados com medicamentos diferentes e a porcentagem de germinação será maior. Mas você pode coletar sementes de suas plantas.
Para fazer isso, você precisa fazer a polinização. Deve-se notar que, com esse cruzamento, você pode obter uma nova cor de flores. Você precisa polinizar no segundo dia após a abertura do botão. Para fazer isso, transfira o pólen dos estames para os pistilos. No dia seguinte, o processo deve ser repetido. A caixa de sementes estará pronta em 1,5 a 2 meses.
Vídeo: Semeando Gloxinia Seeds
Para a germinação, as sementes são dispostas em solo úmido, mas não enterradas. Em seguida, cubra com polietileno ou uma tampa. Deixe em um local quente e iluminado a uma temperatura de +22 ... + 25 ° C. O melhor horário de pouso é em março. É possível antes, mas o processo de germinação será mais longo.
A Terra precisa ser umedecida conforme necessário. Quando as mudas aparecem, as sementes são polvilhadas com terra e os vasos são ventilados diariamente. Após um mês, os brotos crescidos podem ser plantados em um recipiente a uma distância de 2 cm um do outro. Quando 2 folhas verdadeiras aparecem, as plantas são transplantadas para recipientes separados.
Divisão de tubérculos
Este método é o mais doloroso para a planta. Às vezes, recorrem a ele quando o tubérculo é afetado pela doença e a parte doente é removida. Você precisa cortar com uma ferramenta afiada para que o corte seja suave. A fatia deve ser tratada com carvão em pó ou cinza. Em cada parte do tubérculo deve haver pelo menos um processo. Após a operação, os pedaços de tubérculos são colocados em vasos em um solo levemente úmido.
Vídeo: Divisão gloxinia reprodução do mato
Estacas frondosas
A propagação de folhas é a mais comum e simples. Ideal para executar na primavera. Para fazer isso, corte uma folha de 3-4 meses, não muito grande. Se a folha for grande, ela deverá ser dividida entre as veias. O pecíolo é deixado com um tamanho de 2 cm. Você precisa cortar com uma faca afiada ou tesoura. Você pode colocar uma folha na água e esperar que as raízes apareçam. Mas é melhor colocar em solo úmido, cobrir com um filme por cima e colocar em um local claro. O mês inteiro não pode ser regado nem arejado. Depois disso, comece a arejar um pouco.
Vídeo: Propagação de folhas de Gloxinia
Possíveis dificuldades crescentes
A primeira coisa que pode afetar a gloxinia é o cuidado inadequado. Se as folhas ficarem amarelas, aparecerão manchas e a planta se desprenderá, pode haver um problema de iluminação ou umidade.
Gloxinia é mais suscetível a infecções fúngicas. É por isso que é importante desinfetar tubérculos com antifúngicos e não inundar as plantas.
Os problemas mais comuns:Você sabe De acordo com um estudo recente, a gloxinia foi reconhecida como o melhor fornecedor de oxigênio de 20 espécies de plantas de interior.
- praga tardia. As folhas desbotam, manchas aparecem nelas. O patógeno é muito persistente, por isso é melhor prevenir a infecção através da irrigação preventiva com fungicidas. Você pode usar o produto biológico "Fitosporin". Quando infectadas, as folhas afetadas são removidas e o arbusto precisa ser tratado com produtos químicos especiais;
- podridão cinza. A planta é afetada por um fungo cinza, folhas e podridão do caule. A principal prevenção é a irrigação moderada e o solo respirável. Quando uma doença ocorre, você pode tentar tratar com “Fundazol”, mas pode ser necessário destruir o arbusto inteiro;
- oídio pode aparecer com ar muito úmido e frio e rega excessiva. O tratamento com fungicida também é necessário.
Gloxinia são plantas muito simples de cultivar. As principais regras que devem ser seguidas são iluminação adequada, rega moderada e recreação no inverno. Mas a variedade de cores decorará qualquer peitoril da janela.