No território da ilha de Creta, que faz parte da Grécia, opera um complexo de produção único. Alimentada por energia solar, a planta recicla resíduos de restaurantes e hotéis locais em alimentos para animais de fazenda.
Em outras palavras, as iguarias do restaurante que os hóspedes do restaurante não terminaram de comer se transformam em um menu nutritivo para porcos e vacas como resultado do processamento.
Vale ressaltar que este projeto, chamado "Life for Life", foi apoiado por especialistas do governo da UE. No momento, o quarto mês do trabalho experimental de uma planta única está terminando.
E nas últimas semanas, os iniciadores do programa processaram resíduos de alimentos de hotéis agrícolas em Creta imediatamente em alimentos agrícolas.
Durante o período piloto, os organizadores levaram em conta que a tecnologia de secagem de resíduos orgânicos, que reduz o ciclo completo de produção de ração de dez para seis dias, simplifica bastante o processo.
Agora, a empresa processa todos os dias até mil e meia toneladas de resíduos orgânicos provenientes de hotéis e restaurantes em frigoríficos especiais.
É importante acrescentar que o primeiro passo na desinfecção de resíduos é o congelamento. O segundo passo é a classificação, seguida pela moagem. O estágio final da desinfecção e preparação da alimentação é a secagem. Depois disso, o produto é enviado aos alimentadores de gado.