Pakhira aquatica ou castanha Malabar é uma árvore perene com uma densa coroa arredondada. Suas sementes comestíveis podem ser consumidas, utilizadas na indústria farmacêutica, na fabricação de corantes e travesseiros ecológicos. O artigo se concentrará no cultivo dessa árvore em casa.
Descrição botânica da planta
Pachira foi descoberta nas florestas tropicais da Guiana em 1775 pelo botânico francês Jean Aublé e em 1782, independentemente disso, por Karl Linnaeus. Seu nome foi atribuído à árvore como científico. O nome em si vem do idioma falado na Guiana. O nome da espécie em latim significa água.
A planta tem muitos nomes sinônimos: castanha Malabar, amendoim francês, castanha da Guiana, provisão, noz de saba, monguba, pumpo. À venda encontrado sob o nome "árvore do dinheiro".
Você sabe Na natureza, as flores de pakhira polinizam morcegos.
Na natureza cresce na América do Sul - Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana; América do Norte - no Panamá e no México. Cresce bem em margens de argila de rios e áreas pantanosas.Suas sementes caem na água e podem nadar por vários meses sem perder a germinação para novos habitats. Brotarão apenas quando aterrissarem.
Pakhira aquatica (pahira aquático) cresce de 6 a 14 metros de altura. Nas zonas climáticas frias, é cultivada como uma árvore em casa. Um tronco cilíndrico reto atinge um diâmetro de 30 a 40 cm e parece um feixe de hastes torcidas. Dentro do porta-malas contém água, o que permite tolerar períodos de seca. A planta é considerada uma planta suculenta.
Pakhira tem folhas lanceoladas verdes em forma de palma. Devido à sua interessante forma da planta e flores decorativas, a pachira cresce como elemento decorativo em jardins e parques de países tropicais, onde pode atingir uma altura de 23 m, adaptando-se bem a várias condições climáticas.
Suas flores vibrantes espetaculares se desenrolam como uma casca de banana. Eles têm um sabor intenso a baunilha. Eles podem ser de cores diferentes - do branco ao creme. A floração continua de junho a novembro. A árvore é cultivada por causa de suas nozes comestíveis. Eles se parecem com castanhas. Localizado em uma grande cápsula arredondada.
Condições para crescer em casa
Uma planta tropical é capaz de tolerar uma ampla variedade de temperaturas e umidade. Na zona do parque, pode crescer em solos argilosos, em áreas com iluminação intensa ou luz alternada. Sendo uma suculenta, a pahira é resistente à seca.
Em plantas de interior que crescem na forma de bonsai ou apenas como uma planta em vaso. A castanha de Malabar não possui resistência ao gelo, portanto, nas regiões da CEI, pode ser cultivada apenas em ambientes fechados.
Que tipo de iluminação é necessária para a planta
A planta não precisa de luz solar direta, embora com luz brilhante pareça muito melhor. Uma janela oriental ou ocidental e iluminação variável ao longo do dia são adequadas para instalar um recipiente com pahira.
Como a árvore cresce na direção da luz, você deve girá-la de tempos em tempos para evitar assimetrias em seu desenvolvimento. As plantas de escritório crescem maravilhosamente com luz fluorescente.
Importante! Evite alterar a localização da árvore frequentemente, pois ela pode cair de folhas.
Requisitos de temperatura e umidade
A temperatura ideal do ar é +16 ... + 18 ° C, umidade - 60–70%. No inverno, a temperatura pode ser mais baixa (+15 ... + 16 ° C), uma vez que a planta está em período adormecido e, desde o início da estação de crescimento, ela é definida como não inferior a + 18 ° C.
Se o ar da sua casa estiver seco, especialmente no inverno, aumente a umidade colocando a panela em uma bandeja com cascalho e água.
Características do atendimento domiciliar
O atendimento domiciliar consiste em:
- rega periódica;
- aplicação de fertilizantes;
- controle climático.
Medidas de cuidados periódicos incluem aparar a coroa para diminuir sua altura e modelar sua aparência, além de combater doenças ou pragas.
Regras de rega
A maioria das plantas é extremamente dependente da água, pois todas são compostas de água. Mas as suculentas não requerem medidas de emergência. Eles só precisam de uma rega por semana, da primavera ao outono. Regue as plantas até que a água saia dos orifícios de drenagem.
Em seguida, deixe secar até a próxima rega. Se a umidade é insuficiente, a elasticidade das folhas diminui e, se houver excesso, as raízes apodrecem.
A água é mantida para irrigação ou a água da chuva é usada. Temperatura da água - temperatura ambiente (+ 20 ° C). Não molhe as hastes durante a rega para evitar a deterioração. Além disso, a planta não deve estagnar na água para que a deterioração das raízes não comece. No inverno, o crescimento diminui. Reduza a quantidade de água que você fornece à planta durante esse período.
Você sabe Pela primeira vez, o pakhira aquático pode florescer apenas 5 anos após o plantio.
Top vestir
A versão interna do pakhira precisa ser alimentada apenas 2-3 vezes ao ano. Use fertilizante balanceado para garantir uma nutrição ideal. Você também pode alimentar a cada 2 semanas, da primavera ao verão, se achar que a planta parece fraca.
É preferível usar fertilizantes líquidos, mas também pode ser realizado o tratamento de raízes com fertilizantes granulares. O excesso de fertilizante prejudica a planta. Pode começar a crescer em altura sem o pleno desenvolvimento da coroa.
Poda
Para plantas de interior, a poda é feita para manter a forma da coroa. Neste caso, as folhas são cortadas logo abaixo do seio. Corte as folhas que são muito alongadas. Isso ajuda a formar uma coroa densa, pois no local do corte a ramificação ocorre em 2 ramos.
Krone tenta dar a forma de uma bola. A melhor hora para aparar é a primavera.
Se não houver folhas alongadas e você estiver satisfeito com a forma da coroa, a poda não será realizada. A exceção são as situações em que você vê folhas ou galhos doentes ou danificados.
Você sabe Pahira water — é quase o único símbolo que no feng shui significa madeira, água, fogo, terra e metal ao mesmo tempo.
Transplante
O objetivo do transplante é a renovação do solo. A planta não gosta desse processo; portanto, ele não é executado mais de uma vez em 2 anos e somente quando o sistema radicular está próximo ao recipiente. O primeiro transplante pode ocorrer quando você traz a planta da loja.
Pahira. Transplante: vídeo
Geralmente é vendido em vasos pequenos, e isso impede que cresça normalmente. O vaso deve ter 2 a 4 cm de diâmetro maior que o sistema radicular da planta.
O melhor momento para o transplante é a primavera. Ao transplantar, remova todas as raízes secas ou mortas. Se alguma folha cair, isso é normal e não deve incomodá-lo.
Instruções passo a passo:
- Prepare uma nova mistura de panela e solo. Pode ser composto misturado em proporções iguais com o solo e a areia do jardim. Mas você pode comprar o solo da palma na loja. Também é adequado para esse fim.
- Para facilitar a retirada da planta, regue abundantemente o pedaço de terra.
- Remova-o cuidadosamente batendo nas paredes da panela.
- Coloque a drenagem no fundo da panela nova. Pode ser pedrinhas, cacos de cerâmica. Deve levar ¼ parte do pote.
- Despeje a mistura preparada.
- Coloque a planta lá e adicione a mistura. A planta deve ser coberta com solo na mesma altura em que foi coberta no vaso anterior.
- Umedeça o solo.
Como propagar em casa
A castanha Malabar se propaga de duas maneiras: por estacas e sementes. As estacas são feitas a partir de brotos laterais no verão. Coloque-os em vasos e raiz. Quando propagadas por sementes, elas são germinadas e, em seguida, as mudas são plantadas em vasos separados.
Você sabe A maioria das castanhas Malabar tem cinco ou seis folhas em cada caule. Mas às vezes há aquelas em que há sete folhas no caule. Segundo a lenda, essa árvore traz boa sorte.
Estacas
A técnica de criação mais comum é cortar o caule. O horário ideal é verão.Instruções para propagação por estacas:
- Corte um ramo de 10 a 15 cm de comprimento.
- Coloque-o na água para brotar as raízes.
- Coloque um recipiente de água no parapeito da janela iluminado. Isso irá acelerar a formação das raízes.
- Trate as raízes com um estimulante do crescimento.
- Prepare um recipiente para fazer o enraizamento. Pode ser um pote relativamente pequeno.
- Prepare o solo a partir de uma mistura de areia e musgo esfagno.
- Pit e plantar o caule. Isso deve ser feito para não danificar as raízes.
- Molhe abundantemente.
- Compacte o solo ao redor do tronco.
- Coloque a panela no parapeito da janela com boa iluminação e temperatura do ar de +21 ... + 25 ° C.
Você sabe Sob condições naturais, o tronco da pachira não trança sozinho. Esta característica da aparência é formada por quem cultiva esta planta única.
Sementes
A propagação por sementes é menos comum, mas é mais simples que a enxertia.Instruções passo a passo para propagação por sementes:
- Comece embebendo as sementes em água por 24 horas.
- Prepare o substrato do solo frondoso e distribua uniformemente as sementes nele.
- Cubra-os com aproximadamente 1 cm de solo.
- Molhe abundantemente.
- Coloque em um local claro e quente.
- Os brotos devem aparecer três semanas após o plantio.
Durante o período de germinação, regue a intervalos regulares. E quando as plantas ficarem grandes o suficiente, coloque-as em vasos separados.
Importante! A árvore pode crescer extraordinariamente alta — até 23 m Para reduzir sua altura para a sala, torça o tronco.
Dificuldades crescentes
Árvores cultivadas em ambientes fechados praticamente não encontram pragas e raramente ficam doentes. Mas alguns problemas ainda podem ocorrer.
Entre as doenças estão:
- folhas murchas. Surge e se desenvolve devido à baixa umidade ou quantidade insuficiente de fertilizante. Verifique a umidade e fertilize a planta com fertilizante com uma dose aumentada de potássio;
- manchas nas folhas também causam falta de potássio. É tratado com fertilizantes à base de potássio;
- Pontos pálidos podem ocorrer devido à rega excessiva. Ajuste o horário e lembre-se de que o solo deve secar entre as regas. Remova também todas as folhas mortas para impedir a propagação da doença;
- o apodrecimento das raízes e do mofo ocorre devido à rega excessiva. Mude o horário e transplante a planta em solo fresco e bem drenado. Remova quaisquer raízes mortas no processo.
Entre as principais pragas:
- pulgões - São pequenos insetos verdes de até 1 mm de comprimento. Alimentam-se da seiva das plantas e formam colônias, agarrando-se ao caule. Eles são destruídos por pulverização com uma solução de sabão inseticida;
- ácaros quase invisível a olho nu. Sua presença se manifesta por teias de aranha brancas, manchas escuras nas folhas que ficam pretas e secas. Eles aparecem se o tempo estiver seco e quente. Para o tratamento, lave a planta e aumente a umidade para corrigir o problema.
Cultivar árvores internas é um piscar de olhos. As altas propriedades decorativas e a facilidade de atendimento tornam a castanha de Malabar (pahira) aceitável para áreas de lazer paisagísticas de centros de escritórios, restaurantes e quaisquer salas grandes.