Em um dia quente de verão, é agradável relaxar à sombra de um pavilhão a céu aberto. Estes edifícios têm várias formas e alturas. Este artigo é dedicado à construção de uma haste a partir de um tubo de perfil com suas próprias mãos; ele fornecerá instruções passo a passo sobre como executar o trabalho e recomendações sobre a escolha de materiais.
Planejamento e desenvolvimento do desenho do caramanchão
Antes de começar o trabalho, o chefe da casa precisa determinar o tamanho da estrutura futura e sua aparência. Isso depende em grande parte de onde o mirante estará localizado. Pode ser feito na forma de um pavilhão separado e adjacente à casa.
Após determinar os parâmetros necessários, é recomendável desenhar um desenho no qual a largura, a altura e a configuração sejam levadas em consideração. Assim, você pode calcular com precisão a quantidade de materiais necessários para a construção e preparar uma estimativa aproximada.
A estrutura de suporte do mirante é mais fácil de montar a partir de tubos de perfil. Eles vêm em seções retangulares ou quadradas. As características deste material permitem que seja utilizado na fabricação de várias estruturas metálicas. Artesãos experientes afirmam que é muito melhor do que outros tipos de produtos similares, como cantos, rodadas ou varas.
Você sabe Os prédios de verão podem ser construídos não apenas na forma de uma estrutura de capital de pedra, metal ou madeira. Nos países tropicais, suas paredes são geralmente feitas de trepadeiras, como a acácia tradicional do sul da Rússia, e o teto é feito de braçadas de folhas grandes.
Na Internet, você pode encontrar muitas opções prontas para construir um mirante a partir de um cano profissional. Qualquer uma delas pode ser tomada como base para construção ou ajustada às necessidades do consumidor. Depois de revisar os exemplos e escolher a opção apropriada, o mestre da casa pode começar a construção do pavilhão de verão.
Materiais e ferramentas necessários
A seguir, será discutido em detalhes o processo de construção de um pavilhão de verão com telhado de duas águas e uma área de 300 × 540 cm, que consiste em algumas etapas que devem ser executadas seqüencialmente. Antes de iniciar o trabalho, a preparação de ferramentas e materiais deve ser realizada.
Será necessário:
- tubo retangular e quadrado com seção de 4 × 2 e 4 × 4 cm;
- cascalho de fração média, areia de rio e cimento;
- Aparelhos para soldagem (elétrica ou a gás), um conjunto de eletrodos com uma seção transversal de 3 mm;
- moedor, malho de borracha e marreta;
- cavilhas de madeira para marcação, broca para solo;
- nível da água, cordão quadrado;
- construção de fita e giz;
- betume, primer, pincel de ferro, pincel;
- tinta para superfícies metálicas;
- ardósia, ondulina ou policarbonato para coberturas.
Seleção de tubos de perfil
Este material é muito versátil e é usado não apenas no caso de fabricação de estruturas de suporte de carga (para coberturas ou toldos), mas também é adequado para todos os outros elementos do pavilhão de verão. A partir dele você pode construir mesas, bancos, ripas de parede.
Você pode construir um mirante apenas com dois materiais: perfis metálicos e policarbonato celular ou ondulina para o telhado. Decoratividade adicional pode ser alcançada usando tubos com diferentes seções como base.
- O que são bons tubos sindicais:
- A força e a leveza da estrutura de ferro, alcançadas através dos vazios internos.
- Eles permitem o carregamento uniforme de toda a estrutura, incluindo elementos não metálicos conectados a ela.
- Destas, você pode construir uma estrutura rápida e facilmente com suas próprias mãos.
- A aparência será muito mais atraente do que os produtos de outros tipos de locação.
- A conveniência de montar e unir os locais a serem unidos, o que não pode ser dito sobre o aluguel com uma seção transversal circular.
Para os postes de apoio do mirante, é melhor usar um perfil com uma seção quadrada, muito mais forte que uma retangular. Este último é adequado para engradados laterais, suportes para lâmpadas ou lanternas e outros elementos decorativos que não estão sujeitos a cargas graves.
Importante! O perfil de metal usado sob as prateleiras do pavilhão de verão deve ser forte para dar estabilidade e confiabilidade a toda a estrutura. Outros elementos, dependendo das funções do produto acabado, podem ser menos duráveis.
Durante a construção do pavilhão de verão, o mestre precisará ser capaz de lidar com a ferramenta elétrica, especialmente como um moedor, uma furadeira elétrica. Além disso, as habilidades do soldador serão necessárias, uma vez que o trabalho principal na montagem da estrutura é realizado usando uma máquina de solda. A fixação das peças nos parafusos não parece tão bonita quanto uma costura de solda limpa.
Que tipo de locação é melhor escolher para o gazebo:
- Perfil de metal - o principal consumível, devido à simplicidade do trabalho em tal construção, é usado com mais frequência. É melhor comprar produtos com uma espessura de parede de pelo menos 2 mm. Também não é recomendável comprar tubos muito grossos, geralmente eles são vendidos não por metro, mas a um preço fixo por 1 kg, portanto, com as mesmas dimensões, eles custam muito mais.
- Caso o mestre tenha escolhido por qualquer motivo tubos redondos, a espessura de suas paredes deve ser a mesma das paredes quadradas. Lembre-se de que eles são muito mais difíceis de processar (especialmente durante a soldagem). Mas esse material tem uma vantagem indiscutível - eles são muito mais baratos que os retangulares, portanto, tendo experiência suficiente, você pode levá-los ao trabalho.
- Devo dizer mais uma opção - usando o canto. É bem possível, mas é necessária uma grande espessura de metal, de 2,5 a 3 mm, para que o material tenha uma rigidez muito menor. Esse quadro parece muito bom, sendo aparado com painéis elegantes.Um tubo de perfil, como um canto, pode ser feito não apenas de aço, mas também de alumínio. Ao escolher o material mais recente, o peso do pavilhão de verão diminuirá significativamente e seu custo aumentará várias vezes; portanto, a decisão depende do consumidor.
Instruções de construção passo a passo
Como primeira etapa, o local selecionado para a construção é limpo, o lixo é removido da superfície e a grama é removida.
Coloque a marcação:
- Para marcar a localização da futura fundação, é necessário colocar uma das estacas de madeira no chão.
- Em seguida, você precisa medir o comprimento e a largura do futuro prédio a partir deste ponto, prender os pinos novamente e puxar a corda entre eles. O resultado será um retângulo no qual você ainda precisará medir as linhas diagonais. Se forem iguais, isso significa que os cantos foram desenhados corretamente.
- De acordo com o projeto escolhido, o comprimento do pavilhão é de 540 cm, a largura é de 300 cm e as faces finais são cortadas pela metade com a ajuda da fita de construção e marcam este local.
- O comprimento da parede traseira é dividido em três segmentos, cada um dos quais igual a 180 cm.
- A fachada é a última a ser marcada: 220 cm são medidos a partir de cada um dos cantos (em direção ao centro), e pinos de marcação são inseridos aqui. O espaço restante no meio é a porta do futuro.
Você sabe Mais recentemente, surgiram mesas redondas para mandris, no centro das quais existe um buraco onde se localiza uma lareira ou churrasqueira. Isso permite que os turistas combinem encontros pelo fogo e pela refeição.
Fundação
É possível fazer um mandril de verão a partir do perfil: retangular, quadrado, com seis ou oito cantos, além de redondo.
A estrutura metálica acabada pode ser instalada de duas maneiras:
- Tubos de concreto localizados verticalmente no chão, que serão os principais pilares de sustentação. Outros elementos do pavilhão serão fixados precisamente sobre eles.
Na ausência de uma fundação de capital, essa estrutura tem estabilidade, mas para fazer o piso, o mestre precisará elevar levemente o chicote inferior acima do solo. Na maioria dos casos, nesses pavilhões, em vez do piso, são colocadas lajes de pavimentação.
- Inicialmente, para construir uma fundação de faixa ou coluna na superfície do solo, também é adequado um monólito de concreto sólido. A estrutura do edifício deve ser montada lateralmente (começando pelas colunas verticais e terminando com a guarnição inferior), após o que pode ser fixada no local preparado. Se a fundação for em fita / colunar, os racks de suporte da estrutura deverão ser instalados neles e somente então presos juntos (diretamente no local). Na forma finalizada, esse mirante pode ser movido apenas com a ajuda de um guindaste especial.
Ambas as opções são boas, por isso é difícil escolher uma delas. No primeiro caso, o mirante será mais confiável e forte, pois os postes de apoio são concretados. Além disso, esse método é mais barato, porque não prevê a construção de uma fundação em torno de todo o perímetro e do chicote inferior. Entre as deficiências - a falta de gênero torna impossível o uso do pavilhão no inverno.
A principal vantagem do mirante na fundação é a presença do piso. Também é bom que a superfície interna do pavilhão seja elevada, embora não alta, e não permita que respingos de sujeira entrem na sala durante o mau tempo.
Produção de uma fundação de coluna:
- Sob cada pino, você precisa fazer um meio metro de profundidade no chão. É melhor trabalhar com uma furadeira manual. No final do trabalho, o mestre terá uma dúzia de furos de solo idênticos.
- É utilizado um forte tubo profissional quadrado (4 × 4 cm), cortado por um moedor em 10 racks de três metros, cujas partes inferiores precisam ser lubrificadas com betume líquido (cerca de 1/3).
- Depois que os segmentos de metal secam bem, eles são abaixados nos furos, com as extremidades usinadas, ajustando-se exatamente no centro.
- Então eles precisam ser martelados com uma marreta de 80 a 90 cm no chão.
- Você deve verificar novamente a instalação dos pilares quanto à verticalidade e, se tudo estiver em ordem, preencher os recuos até o topo (1/3 com areia e depois com cascalho).
- Para reforço de capital, a argamassa de concreto é derramada sobre os escombros, várias vezes um piercing é perfurado com uma fina sonda de ferro para liberar ar, é nivelado e deixado para solidificar.
Arnês inferior
Para fazer isso, é necessário: 6 seções metálicas de 3 m cada de um perfil com seção transversal de 4 × 4 cm, 4 seções mais finas de um tubo de 4 × 2 cm, cada uma com 540 cm de comprimento. solo. Exatamente as mesmas ações são realizadas na borda superior dos racks de suporte.
Como os pólos estão na mesma altura, não haverá problemas com a colocação de tubos laterais e soldagem. Antes de iniciar esta etapa do trabalho, é recomendável marcar com fita adesiva e giz, o que facilitará bastante o trabalho do mestre. Após a conclusão das cintas superiores, é necessário colocar dois tubos em toda a estrutura, eles servirão como um pacote rígido. Somente depois disso você poderá começar a coletar o teto do mirante.
Montagem e instalação da estrutura
Na maioria das vezes, as peças de aço são conectadas em uma única estrutura soldandoIsso permite que você realize o trabalho rapidamente e obtenha um bom resultado. Mas deve-se ter em mente que, às vezes, é necessário desmontar o pavilhão aberto de verão e depois de um tempo para montá-lo novamente. A necessidade se deve ao fato de que, no inverno, a casa de verão permanece desprotegida por um longo tempo, e uma quantidade tão grande de metal pode ser roubada.
É mais seguro para o inverno desmontar o mirante para obter detalhes e escondê-lo com trava e chave até a primavera. Nesse caso, o produto final deve consistir em módulos, cada um dos quais é montado por soldagem, mas para conectar a estrutura ao todo, o mestre precisará usar parafusos e porcas.
Normalmente, casas dobráveis semelhantes são uma combinação de uma barraca de metal a céu aberto e um telhado. Eles podem ser montados rapidamente e, sem custos de tempo desnecessários, desconectados em partes individuais. Note-se que cada face de um pavilhão dobrável deve consistir em um bloco separado. Por exemplo, um mirante retangular é composto de quatro partes separadas (em uma barraca octogonal de oito), que são conectadas umas às outras por jumpers de ferro.
Colocação de piso
A opção mais fácil para este projeto será a colocação de lajes de pavimentação. Mas se o proprietário do site quiser, ele pode fazer o chão das tábuas ou fazer uma placa de cimento líquido.
Desde que a grama foi removida na primeira etapa do trabalho, o capataz permanece nivelando bem o solo e conduzindo sua compactação. Você deve obter uma plataforma horizontal plana com uma inclinação de um ou dois graus em direção à saída (para drenar a umidade indesejada). Recomenda-se verificar com um nível de água. Ao ajustar esse indicador, você pode remover o excesso de solo em um local e adicionar em outro.
Importante! Para alinhar fragmentos do piso e reduzir o espaço entre as costuras, é usado um martelo de borracha. As áreas acabadas do revestimento são verificadas periodicamente pelo nível da água.
A superfície preparada é derramada com areia, qual camada não pode ser inferior a 1 cm. Uma vala rasa (10–15 cm) é cavada ao longo do perímetro do pavilhão do jardim e as guias laterais são instaladas nele. Depois disso, eles começam a colocar uma camada de lajes em um "travesseiro" arenoso.
No final da instalação, cerca de meio balde de areia fina do rio, previamente peneirada por uma peneira, é derramada no chão. Empunhando uma vassoura, enchem com ela as cavidades das costuras, e depois umedecem abundantemente com a água da pistola. Grãos de areia não utilizados são varridos acima do limiar.
Fabricação de telhado
De acordo com este projeto, a estrutura do telhado incluirá: duas pistas laterais, uma base e lintéis. O trabalho é realizado com um tubo de perfil com uma seção de 2 x 4 cm, mas o material deve ser pré-cortado: em 8 segmentos de 200 cm, 4 a 300 cm e 3 a 540 cm.
Descrição do processo:
- Um retângulo é totalmente montado a partir dos espaços em branco por soldagem, o que corresponde totalmente às dimensões do design do gazebo.
- Dois segmentos metálicos de 200 cm de comprimento são soldados em cada uma das extremidades laterais e devem ser inclinados para formar o telhado de duas águas.
- Também é importante que cada uma das quatro peças do tubo se projete 5 cm abaixo da junção com o retângulo. Identicamente localizado (em intervalos regulares) na estrutura do teto e as 6 partes restantes do perfil são fixas.
- Para fortalecer a cumeeira do telhado, uma das partes longas (540 cm) é soldada ao longo dela e as duas restantes ficam na parte inferior da encosta do telhado.
- O teto é montado no chão, depois de pronto, deve ser elevado e instalado na parte superior do mirante, na parte superior do arnês. Este trabalho é realizado com vários ajudantes. O último passo na montagem do telhado é sua fixação por solda a ponto nos cantos superiores da estrutura. Essas áreas são cuidadosamente limpas com uma escova de metal antes de pintar. A estrutura acabada é coberta com uma cartilha e, posteriormente, pintada para a rua.
- Como telhado, o proprietário do local do jardim pode escolher qualquer material que ele goste: policarbonato celular ou monolítico, ardósia, ondulina. Uma folha de material é cortada no tamanho da inclinação do telhado, levantada e colocada na estrutura, após o que é fixada nos parafusos auto-atarraxantes.
Revestimento de parede
O proprietário do site não pode se incomodar e deixar o caramanchão como está. Mas para a decoração, você pode fechar as aberturas laterais com cortinas de linho ou chita e esconder as pessoas que descansam nela do sol quente e de olhares indiscretos. Também é aconselhável colocar treliças decorativas de metal ou madeira nas paredes laterais, o que adicionará atratividade à sala do jardim.
Em vez de cortinas ou grades encaracoladas, você pode instalar painéis laterais de policarbonato colorido ou transparente. Qualquer opção de decoração depende apenas da imaginação e das capacidades financeiras do mestre doméstico.
Você sabe As plantas trepadeiras perenes, como a tecelagem de rosas, kampsis ou clematis, são comumente plantadas ao lado de mandris. Suas hastes trançam firmemente o edifício, trazendo frescor, e flores e folhas dão uma decoratividade adicional.
Decoração do edifício
Além disso, é aconselhável equipar o pavilhão do jardim com churrasqueira ou fogão, uma mesa confortável e vários bancos. É necessário conduzir eletricidade para dentro e instalar lâmpadas de rua nas laterais da entrada. Se o espaço permitir, instale uma cadeira de balanço para relaxar ou ler à tarde. É aconselhável prever a presença de várias almofadas decorativas e um cobertor macio e aconchegante.
A construção de um mirante aberto para uma cabana de verão não é uma tarefa muito difícil, mesmo para um mestre doméstico inexperiente. Especialmente se antes do início dos trabalhos todos os materiais necessários foram cuidadosamente preparados e sua quantidade calculada. Essa construção servirá os proprietários da horta por muitos anos.