Hatiora vai agradar a todos os amantes de cactos que desejam diversificar o mobiliário doméstico com elementos exóticos. Milhares de anos atrás, a flor do hator estava escondida dos olhos dos viajantes nas selvas das florestas tropicais, e agora todos podem comprar essa planta em qualquer loja de horticultura e cultivá-la em casa ou ao ar livre. Vamos falar sobre as características do cultivo deste cacto no artigo.
Descrição botânica da planta
Hatiora é uma planta suculenta perene do gênero Cactus. É por isso que o nome "hator" também pode ser usado masculino, pois é uma das subespécies de cactos. Algumas espécies de plantas são epífitas, o que caracteriza seu crescimento em árvores e arbustos, enquanto o restante das espécies cresce em desfiladeiros de rochas. A pátria do cacto é a América Latina, de onde foi introduzida na Europa. Hathior deve seu nome ao explorador inglês Thomas Harriot.
A planta está na forma de compostos em forma de gota de forma cilíndrica ou plana, chamados segmentos. Cada segmento tem um comprimento de 3 a 7 cm. Não há agulhas, mas algumas espécies mostram uma leve pubescência. Pequenas juntas redondas são formadas entre as hastes, através das quais o hator absorve ar e umidade.
O cacto indoor Hatiora cresce lentamente e atinge uma altura máxima de 50 cm e, na natureza, pode atingir 2 metros.
Hatiora floresce na primavera: de março a maio, porém, não é longo e pode durar de duas a três semanas. A cor das flores é amarela, branca, rosa e vermelha, dependendo da espécie. Após a floração, as pétalas caem, em seu lugar aparecem frutos amarelos claros ou arredondados translúcidos.Você sabe Por causa de sua aparência original, as pessoas chamam o hatorouge de "lágrimas masculinas", "esqueleto dançante", "sonho de bêbado", "dedos femininos", "cacto de Páscoa" etc.
Tipos principais
A taxonomia oficial identifica 8 tipos de hatior cactus:
As últimas 4 espécies são adequadas para cultivo em ambiente interno, vamos considerá-las com mais detalhes.Hatiora possui sal ou raiz de sal, em forma de solyanka (Hatiora salicornioides) - O tipo mais comum de empregadas domésticas para cultivo interno. A planta é caracterizada pela presença de um grande número de ramos verticais, o que cria o efeito de um arbusto exuberante. Consiste em pequenos segmentos finos de 2 a 5 cm de comprimento com um diâmetro de 1,5–2 mm, adjacentes um ao outro na vertical. Externamente, os segmentos se assemelham a espargos.Com o tempo, o caule pode se tornar lignificado. O arbusto pode atingir uma altura de 30 a 50 cm. Na primavera, as aréolas mais jovens florescem em rosa, branco ou laranja. Depois que as pétalas secam, pequenos frutos amarelos, redondos ou oblongos aparecem nas pontas dos aréolas.
Hatiora rosa (Hatiora rosea) - As próximas espécies mais populares. O arbusto da hatiora rosa difere do resto em segmentos planos de forma oval com pequenas agulhas macias. Os segmentos têm uma cor verde escura com um tom avermelhado e não atingem mais de 3 cm de comprimento. As flores que são bastante grandes e volumosas para este arbusto (cada sino pode atingir um diâmetro de 5 cm) são caracterizadas por uma tonalidade rosa. O período de floração também cai na primavera.
Hatiora Gartner (Hatiora gaertneri) - Um dos tipos mais bonitos de cacto, porque suas flores são pintadas em uma framboesa saturada brilhante ou cor vermelha. Este cacto difere das espécies anteriores por segmentos elipsóides ainda mais achatados e grandes, com bordas nítidas nas bordas e comprimento de até 5 cm.Flores grandes, com até 4 cm de diâmetro, são formadas nas areolas durante a floração. No final do período de floração, frutos verdes claros oblongos se formam nas bordas dos segmentos. Esta planta de casa difere das outras em sua aparência exótica cativante.Hatiora Hermina (Hatiora herminiae) - uma visão de uma hatiora com segmentos finos eretos que lembram saltorosa na forma de hatiora. A planta tem uma forma espessa, sua altura não é superior a 30 cm.Uma característica distintiva deste cacto é uma pequena e abundante floração de framboesa suave ou cor rosa. Durante a fase ativa, as flores literalmente cobrem o arbusto com um chapéu rosa. As agulhas estão praticamente ausentes.
Condições de cultivo da casa
Se você deseja que seu cacto floresça profusamente na primavera, é necessário criar as condições certas. Por se tratar de uma planta tropical, o principal é fornecer uma temperatura moderada e umidade suficiente.
Iluminação
Apesar do fato de o hator pertencer aos Kaktusovs, você não deve mima-lo com sol abundante - isso pode prejudicar as vagens e as flores. Como todas as plantas de interior de um tipo suculento, o hator não gosta de luz direta. Uma localização ideal seria a sala sul, no entanto, longe do peitoril da janela, para que os raios do sol não caiam na planta, mas forneçam luz. Também é importante não exagerar, pois mantê-lo à sombra pode levar à falta de floração na primavera.
Recomendamos que você se familiarize com os recursos do cultivo de outras plantas suculentas:
Temperatura
O cacto de Hachior gosta muito de flutuações naturais de temperatura, especialmente no verão. Por isso, de abril a agosto, recomenda-se manter o cacto ao ar livre: no terraço, na varanda ou no quintal, colocado à sombra, mas sem se isolar da luz. Se isso não for possível, em casa, a planta deve ser colocada de modo que a temperatura do ar não ultrapasse + 25 ° C.Desde o final de outubro, o cacto entra em um período adormecido e requer manutenção em um local fresco e claro a uma temperatura de +14 ... + 18 ° C. A rega durante esse período deve ser rara.
Humidade do ar
O tipo de cacto considerado é adaptado para se adaptar à umidade do ar na sala em que está contido. Mas não esqueça que todas as suculentas adoram a umidade, portanto, um pré-requisito para o conteúdo da hatiora é a pulverização. Nos períodos quentes de verão, esse procedimento pode ser realizado várias vezes ao dia, para que os segmentos e a terra não sequem. Se no verão o hator não é mantido no ar, mas em condições de apartamento, deve-se ter em mente o monitoramento constante da ventilação da sala. No inverno, o número de pulverizações deve ser reduzido.
Home Care
Hatiora é despretensioso ao sair; no entanto, ao cultivá-lo, é recomendável observar o regime de rega correto e os princípios básicos de manter-se em condições ambiente.
Rega
A rega adequada é um dos fatores mais importantes no cuidado da planta, porque a temperatura e a estrutura incorretas da água podem prejudicar a planta e causar deterioração do sistema radicular.A rega com Hatori deve ser frequente nos meses de verão e durante a floração. Neste momento, é necessário fornecer umidade abundante no solo, praticamente impedindo sua secagem.
No período de outono-inverno, a rega é reduzida ao mínimo: será suficiente para concluir o procedimento duas vezes por mês. A regra principal na estação fria é regar a planta raramente, mas em abundância. O excesso de água da panela deve ser drenado, evitando o excesso de umidade.Importante! A água para irrigação deve ser quente (+20 ... + 25 ° C) e macia, sempre assentada; caso contrário, um depósito de calcário branco aparecerá na superfície do solo. Você pode usar água fervida.
Top vestir
A planta precisa especialmente de vitaminas e micro-elementos adicionais durante a estação de crescimento. Estes podem ser bioestimulantes do desenvolvimento do sistema radicular, fertilizantes para a prevenção de doenças, vitaminas para a restauração do solo, estimulantes do crescimento e da floração com um método radicular de aplicação. Muitas vezes, essas ferramentas agem de maneira complexa, melhorando a microflora do solo. Para alimentar a hatiora, são utilizados fertilizantes de cacto contendo nitrogênio, flúor e potássio. Os fertilizantes podem estar na forma líquida ou seca: pós, paus, comprimidos, que devem ser dissolvidos em água levemente morna. Durante o período de floração, o hator é alimentado duas vezes por mês e, durante o período adormecido, é deixado sem cobertura.
Poda
A poda de Hatoria ajudará a formar uma coroa exuberante e provocará ramificações. O procedimento é melhor realizado após a floração: basta apertar manualmente 1-2 segmentos superiores (usando o método de torção fácil). Para que a coroa cresça uniformemente, a poda de cada broto deve ser feita. Após a conclusão do procedimento, as areolas não precisam de processamento adicional. Durante a dormência, a poda do haator é opcional.
Transplante
Para encontrar uma hatiora em condições confortáveis à medida que cresce, ele deve realizar um transplante periódico, que é realizado após a estação de crescimento. Para plantas jovens, o procedimento é obrigatório uma vez por ano, e o cacto pode ser transplantado a cada 2 a 4 anos, dependendo das fases do crescimento. A cada vez, o vaso deve se tornar mais largo e não precisa ser profundo, pois o sistema radicular do hator é alto e não cresce em profundidade. O cacto é um solo adequado de acidez moderada com um alto nível de respirabilidade.Considere o processo de transplante com mais detalhes:
- Prepare as ferramentas necessárias - uma panela, água, solo, uma pá ou um pequeno ancinho.
- No fundo da nova panela, espalhe retentores de umidade - tijolos lascados, substratos especiais, carvão, seixos.
- Retire cuidadosamente a planta da panela velha, pois as hastes do haator são muito frágeis.
- Eles limpam as raízes dos restos da terra e transplantam a planta para um novo vaso. Eles adicionam a terra, socando-a levemente.
- A distância entre a borda da panela e o solo deve ser deixada em torno de 1 a 1,5 cm.
Vídeo: Transplante Hathior
Como propagar por estacas
Hatiora pode ser propagado por sementes, mas a maneira mais simples e rápida é a de estacas. Para fazer isso, aguarde o período em que o arbusto desaparece. As mudas de Hatoria se enraízam facilmente na água e no solo.Para executar o procedimento, basta puxar 2 a 4 segmentos superiores do tronco, tratar a borda com carvão (por falta dela, você também pode usar carvão ativado simples).Se você escolher um método de germinação na água, coloque imediatamente as mudas em um copo transparente ou outro recipiente transparente, para que a água cubra apenas as raízes, depois coloque o vidro em um parapeito da janela, protegendo-o da luz solar direta.
Depois de uma semana, o caule pode se enraizar. Quando o comprimento atinge 2 cm, o processo pode ser transplantado para o solo.
A sobrevivência durante o plantio no solo ocorre dentro de 2 a 3 semanas. Com o método de plantar sementes, é necessário aguardar um período adormecido e plantá-las em solo arejado e solto, cobrindo apenas com uma fina camada de terra e cobrindo com um filme por cima, organizando assim uma estufa. Regue as mudas com água morna misturada com carvão na panela da panela. Esta técnica deve ser usada até que as sementes tenham brotado completamente e enraizado.Importante! Com o método de terra, após o processamento com carvão, é imperativo deixar as estacas secarem dentro de 1-2 dias e só então plante em solo preparado. Às vezes, até segmentos usados para poda podem ser usados para enxertia.
Possíveis dificuldades crescentes
Hatiora também é suscetível a várias doenças, que podem levar à falta de floração, deterioração dos segmentos, ressecamento e necrose dos brotos.
Por que não floresce
A falta de floração é o primeiro sinal de que a flor está em condições erradas.Os motivos podem ser os seguintes:
- O pote é muito pequeno, e o sistema radicular dos cactos não tem espaço suficiente para o desenvolvimento. Tente transplantar o cacto em uma panela maior e observe como a planta se comportará.
- Solo inadequado. A floração pode estar ausente devido à falta de oligoelementos e minerais necessários, a maioria dos quais a planta recebe do solo. Substitua o substrato completamente na panela. Para fazer isso, remova cuidadosamente o cacto, limpe a panela dos restos da terra, lave-a, seque-a e plante a planta em um novo substrato.
- Dormência inadequada. A colocação de botões de cores ocorre durante o período adormecido (do final de novembro a fevereiro), portanto, neste momento, é especialmente importante fornecer ao cacto os cuidados necessários e observar as condições climáticas, hidratar o ar e aderir a um regime de rega raro.
Doenças e Pragas
Entre as possíveis doenças às quais o cacto do hator é suscetível, podemos distinguir:
- Doenças fúngicas. A praga tardia pode ocorrer devido ao alagamento crônico do solo. Nesse caso, a planta parece letárgica, macia e perde a cor. Devido à rega abundante, o sistema radicular apodrece e, gradualmente, esse processo se espalha para o restante do cacto. Uma doença como o fusarium infecta feridas abertas e não tratadas, quebra e também pode se espalhar devido a picadas de insetos nas seções das plantas. Nos dois casos, recomenda-se transplantar o hator em solo novo e aplicar fungicidas que combatam doenças fúngicas. Estes podem ser medicamentos como Amistar Extra, Ridomil Gold, Flint Star e outros.
- Infecções bacterianas. Se você notar manchas escorregadias nas áreas das plantas - este é o primeiro sinal de que um cacto está infectado por uma infecção bacteriana. Para fazer isso, você precisa limpar imediatamente o hatoru dos segmentos afetados, pois a doença se espalha rapidamente e afeta toda a planta. Além disso, o solo superficial deve ser substituído. Se você notar os sintomas tarde demais, a planta não poderá mais ser salva. A única saída é cortar estacas ainda saudáveis para o cultivo de novas plantas.
- Danos causados por pragas. Hatiora pode ser afetada por uma cochonilha, insetos, escamas brancas, ácaros. O arbusto Hachior é mais suscetível aos efeitos negativos dos insetos no verão. O primeiro indicador de uma lesão é o amarelecimento dos segmentos, sua flacidez. Os brotos e caules secam e caem com o tempo. Nesse caso, o hator deve ser transplantado para um novo solo tratando a panela com água fervente e limpando completamente o solo antigo. Além disso, são utilizados inseticidas, por exemplo, Floristin Spray, Aktofit, Aktara, Aktoverm, Fastak, Lepidócito e outros.
O significado da flor na casa
Devido à sua estrutura extraordinária e aparência original, o hator é sempre objeto de controvérsia e boato. Acredita-se que esta flor possa afetar adversamente o humor da família e até a saúde dos habitantes da casa, desde que localizada incorretamente.
Por exemplo, a superstição mais popular diz que o conteúdo do cemitério provoca brigas familiares e "expulsa" homens de casa ou leva à dependência de álcool. Especialmente se o hator estiver localizado no quarto ou na sala de estar.Para que a planta não cause danos, é aconselhável colocar um vaso de cacto no corredor ou em outros locais claros onde os habitantes da casa não passem a maior parte do tempo.
Mas não tenha medo deste belo cacto, porque bons sinais estão associados a ele. Por exemplo, se uma planta se sente saudável, mas não floresce por muitos anos e de repente abre seus lindos brotos, isso indica boas mudanças na casa, logo casamento ou prosperidade. Acredita-se também que, se um hator receber seu mestre, ela lhe dará toda a sua energia e saúde mais positivas.Você sabe Os boatos populares dizem que se você colocar o hator no corredor, ela afastará convidados indesejados e sua pouca energia, e se você colocar a planta na cozinha, ela absorverá todas as brigas.
Depende de você se esse cacto exótico pode prejudicar sua casa. Mas se você seguir todas as regras de cuidado, crie as condições necessárias para a planta, cuide dela, então não duvide que ele lhe dará apenas o melhor em troca!