Ao escolher qual árvore plantar em sua parcela, muitos moradores de verão enfrentam dificuldades associadas ao espaço limitado - é quase impossível colocar confortavelmente uma casa, um jardim, uma horta e um local de descanso em 5 a 600 metros quadrados. Variedades anãs de árvores frutíferas podem ser resgatadas, as quais, com uma copa pequena e compacta, proporcionam excelentes rendimentos ao mesmo tempo. Um exemplo vívido disso é a macieira da variedade Lingonberry, que será discutida mais adiante.
Descrição de apple lingonberry
Lingonberry - a variedade é bastante antiga. Apareceu na segunda metade do século passado como resultado do trabalho dos criadores da Academia Agrícola Russa, ou melhor, do Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Jardinagem e Creche, localizado em Moscou.
Você sabe Na mitologia grega antiga, existe uma "versão" de que a verdadeira razão da Guerra de Troia não foi o sequestro da bela Elena Paris, mas uma briga que eclodiu entre as três deusas - Atena, Herói e Afrodite. E a maçã foi a razão do argumento.
Curiosamente, a fórmula genética de Lingonberry não é totalmente conhecida: a árvore frutífera, que passou com sucesso nos testes de estado em 1977, é uma muda acidentalmente cultivada como resultado da polinização livre da macieira ucraniana da variedade Slava Pobediteley, caracterizada por forte crescimento e alto rendimento, variedade não identificada de Malus domestica (macieira casa). No entanto, o híbrido que se mostrou muito bem-sucedido tem um autor específico - A.V. Petrov.
No Registro Estadual de Realizações de Melhoramento da Rússia, a variedade Brusnichnoye foi incluída em 2001 e dividida em zonas da 3ª região de tolerância. Isso significa que a macieira é recomendada para o cultivo na região Central - nas regiões de Moscou, Bryansk, Ivanovo, Kaluga, Vladimir, Tula, Smolensk e Ryazan da Federação Russa.
Bons resultados também são mostrados pelo desembarque de Lingonberry na maioria das regiões da região de Volga-Vyatka na Rússia, bem como em regiões com clima mais quente, inclusive no Cáucaso e na Ucrânia.
Importante! A macieira lingonberry é frequentemente enxertada em um porta-enxerto anão, o que possibilita o cultivo de uma árvore ainda mais compacta do que uma muda de raiz dessa variedade. Ao mesmo tempo, o rendimento dessas árvores excede até os indicadores usuais do Lingonberry.
A principal característica da variedade é a forma da árvore. É sempre atrofiado (anão), não cresce acima de 2-3 m. A coroa está se espalhando, não muito espessa, chorando, o que dá à árvore uma aparência muito decorativa. Os galhos são bastante finos, pouco cobertos de vegetação (o crescimento anual geralmente não excede 7 cm). A frutificação é mista: os frutos são amarrados tanto em luvas simples quanto em lanças e esporas.
O tempo de floração é o final de maio e a frutificação é a vez do verão e do outono. A planta entra na fase de frutificação muito cedo: as primeiras maçãs da árvore podem aparecer já no próximo ano após o plantio, se não forem removidas a tempo. A produtividade é alta, sem ciclicidade pronunciada.
Descrevendo os frutos do Lingonberry, é necessário destacar suas principais características:
Dimensões | Pequeno, não mais que 80–120 g |
Formulário | Cilíndrico alongado |
Casca | Fino, com um revestimento de cera brilhante, amarelo claro com um blush de framboesa brilhante embaçado em quase toda a área |
Pedúnculo | Magro, curto |
Celulose | Cremoso, de granulação grossa, densidade média. |
Gosto | Delicado, suculento, agridoce, com um aroma delicado, quase imperceptível |
Nomeação | Universal (pode ser consumido suco fresco e espremido, usado para fazer geléia, outros tipos de preservação, além de fermentar, congelar ou secar) |
Classificação de degustação | 4,5–5 pontos em uma escala de cinco pontos |
Vantagens e desvantagens da variedade
- As principais vantagens da variedade são:
- árvore atrofiada e compacta;
- o rápido início da frutificação (especialmente em mudas enxertadas em estoques clonais) e sua regularidade;
- rendimentos muito altos (até 150 kg por árvore que atingiu os 8 anos de idade);
- alta resistência ao inverno;
- resistência à crosta e à maioria das outras infecções fúngicas;
- aparência bonita da fruta;
- excelentes características de sabor.
A imaturidade, a estabilidade do fruto e a alta produtividade nos permitem atribuir a macieira Lingonberry a variedades do tipo intensivo.
- Entre as desvantagens da variedade estão:
- fruição pequena;
- a tendência da fruta cair;
- resistência moderada à citosporose e podridão dos frutos;
- altos requisitos de composição do solo, luz e umidade (não tolera a seca e a estagnação da água no solo);
- dependência de polinizadores (baixa capacidade de polinizar com seu próprio pólen);
- prazo de validade curto da colheita;
- a curta vida da própria árvore.
Recursos de desembarque
Ao escolher um local para uma macieira anã em um site, você deve ser guiado pelas seguintes regras:
Iluminação | Máximo: a árvore deve estar sob luz solar direta por pelo menos 6 horas por dia |
Água subterrânea | Mínimo 1,5 m, máximo 3,5 m do solo |
Lado no site | Melhor sul (para proteger contra o vento norte) |
Solo | Fértil, poroso, leve, com boa permeabilidade à água e ao ar. O pH recomendado é de 5,1 a 7,5 (reação neutra ou levemente ácida), teor de húmus de pelo menos 2% e teor de carbonato não superior a 12 a 15%. |
Distância mínima de outras árvores | Para anões de 2,5 m, para os outros 4 m |
Disponibilidade de polinizadores | Obrigatório (dentro de um raio não superior a 50 m). Neste papel, recomenda-se o uso de Suislepskoe, recheio branco, Melbu. |
Importante! É indesejável plantar uma macieira jovem no mesmo local em que a antiga crescia: o fato é que, no solo após essa árvore, permanece um alto teor de floridzina - glicosídeo prejudicial para as mudas. Mas depois de cerejas ou ameixas Lingonberry pode ser plantada.
A macieira cresce bem em solo argiloso, arenito, chernozem e várzea. Mas nos pântanos salgados, turfeiras inundadas, solo podzólico, alumina ou terra vermelha, o desenvolvimento da árvore será inibido.
As mudas de lingonberry, como qualquer outra árvore frutífera, devem ser compradas exclusivamente em viveiros especializados em jardins, e uma organização semelhante é melhor encontrada na mesma área em que o plantio será realizado: nesse caso, a árvore experimentará menos estresse com o transplante e criará raízes muito melhor.
A idade ideal para plantar uma macieira é a idade de um ou dois anos. Pode ser determinada pelo crescimento: o comprimento máximo do tronco de uma muda não deve exceder 1–1,2 m, e se a árvore for enxertada em um porta-enxerto anão, poderá ser um pouco menor que o parâmetro especificado.
Ao comprar um rebento de mirtilo, você precisa perguntar em que material é enxertado. A melhor opção para essa variedade é considerada M9 - um porta-enxerto anão tradicional, aumentando significativamente a produtividade da macieira, preservando a compacidade da árvore e aumentando sua vida útil.
O melhor momento para plantar Lingonberry é a primavera, embora a versão de outono dos fãs de plantio também seja bastante. No primeiro caso, a árvore deve ser plantada antes do início da floração, no segundo - antes da transição da macieira para um estado inativo, imediatamente após a queda das folhas.
O poço de aterrissagem é tradicionalmente preparado com antecedência - pelo menos 2-3 semanas antes do pouso esperado. O volume do caroço depende do tamanho do sistema radicular das mudas, mas aproximadamente pode ser de 90 a 100 cm de profundidade e aproximadamente o mesmo em largura.
A camada inferior da terra extraída do poço deve ser removida e a camada superior deve ser fertilizada misturando-se com os seguintes componentes:
- fertilizante orgânico (você pode usar adubo ou húmus; esterco fresco não é adequado para esse fim, apenas completamente apodrecido) - 2-3 baldes;
- turfa (areia) - 1/2 balde;
- cinza de madeira - 500-700 ml (sulfato de potássio pode ser usado, neste caso, aproximadamente 250 ml da droga é suficiente);
- nitrato de amônio - 1/3 xícara;
- vermicomposto - 300-500 ml;
- superfosfato - 250 ml (pode ser substituído com farinha de fosforito, reduzindo a quantidade de fundos em 30%).
Confira mais
Depois de adquirir uma muda, seu sistema radicular deve ser mergulhado em um barulho preparado a partir de 1 parte de estrume apodrecido e 2 partes de argila misturada com água até a consistência de creme azedo espesso, e depois deixar as raízes secarem um pouco.
Enquanto isso, o solo no fundo do poço deve ser ajuntado ao centro e uma estaca de madeira deve ser conduzida no meio do poço, sob o apoio futuro da árvore.
A altura da estaca deve ser calculada para que não seja muito menor que a própria muda. A árvore preparada deve ser instalada próxima ao suporte, com o local de vacinação ao sul, as raízes devem ser endireitadas nas encostas da colina construída no fundo do poço.
Ao adormecer, é necessário parar de vez em quando e compactar o solo. Após o plantio, o colo da raiz deve permanecer acima do solo, a uma altura de cerca de 5-6 cm.
Para o correto plantio de uma macieira, duas pessoas precisam participar: enquanto uma está cavando um buraco, a segunda deve segurar constantemente as mudas, periodicamente, como se estivesse puxando-a para evitar a formação de congestionamentos de ar no solo.
Quando essa condição é atendida, o tronco deve ser regado abundantemente e coberto imediatamente após a absorção da água. No final do trabalho, as mudas devem ser amarradas a um suporte usando um cordão ou corda macia (o arame não deve ser usado para não danificar a casca).
Cuidados com as plantas
Um rendimento alto e estável da macieira Lingonberry é garantido apenas quando a árvore é mantida adequadamente. Essa variedade não pode ser chamada de despretensiosa.
Recomendado
- racionamento de culturas;
- poda formativa, sanitária e subseqüente - antienvelhecimento;
- rega;
- cobertura superior;
- cuidados com o solo (remoção de ervas daninhas, frutos e folhas caídos, afrouxamento, cobertura morta);
- preventivo e, se necessário - tratamento de doenças e pragas.
Molhar a macieira
A variedade Lingonberry não é muito tolerante à seca.Além disso, com a falta de umidade no solo, o rendimento do bonsai pode ser reduzido significativamente. Por esse motivo, é recomendável regar a área do círculo próximo ao tronco durante o calor de julho a cada 10 dias, gastando pelo menos 4-5 baldes de água aquecida ao sol.
Além disso, para manter a umidade do solo por mais tempo, use uma das seguintes técnicas:
- Com cuidado e cuidado (para não danificar as raízes superficiais da árvore) para soltar o solo e, ao mesmo tempo, remover as ervas daninhas.
- Cobrir o círculo próximo ao tronco com palha, turfa, serragem ou outros produtos orgânicos que retêm a umidade. Ao mesmo tempo, a camada de cobertura morta precisa ser reabastecida periodicamente, pois com o tempo ela apodrece na parte inferior.
- Para plantar um pedaço de terra sob a macieira com sideratos (tremoço, mostarda branca etc.), capim ou plantas vegetais ou ornamentais com um sistema radicular raso, que preservará a folga natural do solo e, no caso de uso de sideratos, irá saturá-lo adicionalmente com nitrogênio e outros elementos úteis.
Você sabe A menor macieira do mundo cresce na Nova Zelândia e é chamada Tiddly Pomme. O peso de uma maçã varia entre 40-50 g, e a própria fruta cabe facilmente em uma colher de chá.
Aplicação de fertilizantes
A alimentação adequada do Cowberry é um pré-requisito para uma boa produtividade. No entanto, não é necessário saturar demais o solo sob a macieira com fertilizantes, uma vez que os danos resultantes podem ser muito maiores do que a falta de fertilização.
Independentemente de uma macieira ter sido plantada na primavera ou no outono, não é necessário fertilizá-la durante o primeiro ano após o plantio. Durante esse período, a árvore precisa criar raízes, e a introdução de nutrientes adicionais no solo só interferirá nesse processo.
Em seguida, a aplicação de fertilizantes é realizada de acordo com o esquema clássico: o componente de nitrogênio é usado na primavera, durante o período de vegetação ativa, e os componentes de potássio e fósforo são usados no outono, antes de a árvore descansar e como preparação de macieira para o inverno. Produtos orgânicos no solo podem ser aplicados na primavera e no outono.
Se falamos dos fertilizantes minerais mais famosos (incluindo o complexo), então, com base em uma pequena árvore, sua dosagem deve ser a seguinte:
- nitrato de amônio - 50-80 g;
- carbamida - 40-70 g;
- cloreto de potássio - 45-80 g;
- sulfato de potássio - 80-100 g;
- cinza de madeira (fonte de potássio) - 1–1,5 kg;
- superfosfato - 120-150 g;
- farinha de fosforito - 150-180 g;
- amofos (nitrogênio + fósforo) - 200-300 g;
- nitroammofosk (nitrogênio + fósforo + potássio) - 200-300 g.
Além do conhecido "Biohumus", esses fundos incluem, por exemplo, nomes comerciais:
- "Fosforobacterina";
- "Shine-1"
- Rizotorfin;
- "Rizoenterina";
- "Rizoagrina";
- Mizorin;
- "Economias produtivas";
- "Bioconstrutor de Economia";
- "Flavobacterina";
- "Baikal EM1".
Importante! Ao contrário das altas macieiras, as variedades anãs precisam de 1 cobertura adicional em junho. Durante esse período, a árvore deve receber 150 g de potássio, 250 g de fósforo e 150 g de nitrogênio (são indicadas as normas da substância ativa e não da droga).
O uso de tais fundos não apenas proporciona um rendimento mais alto e mais estável, mas também aumenta a resistência da árvore a várias doenças fúngicas, em particular rizoctonia e fusariose.
Poda de coroa
Apesar do Lingonberry ser uma árvore anã, a poda regular dessa macieira é necessária como qualquer outra. Este procedimento é necessário para melhorar o fluxo de seiva e aumentar a resistência das plantas a várias doenças, bem como para um tratamento mais conveniente. O método de poda de camada esparsa, geralmente usado para macieiras de crescimento alto, não é muito adequado para uma árvore anã que chora.
Portanto, um princípio diferente é usado aqui, consistindo no seguinte:
- O primeiro ano após o plantio - encurte o condutor em cerca de 15 a 20%.
- O segundo e vários anos subsequentes (antes que a árvore atinja seu tamanho natural) é reduzir os crescimentos anuais mais fortes para 20%, para que todos tenham aproximadamente o mesmo comprimento. Os galhos restantes devem ser removidos na base do tronco, “no anel” (o cânhamo não deve ser deixado).
- Controle constantemente que o esqueleto da árvore não possui seções expostas e os principais ramos laterais estão distribuídos uniformemente por todo o diâmetro e altura.
- Os brotos que aparecem abaixo do local da vacinação devem ser removidos imediatamente.
- A árvore adulta não está mais se formando. Ele só precisa fazer podas sanitárias, ou seja, remover galhos secos, danificados, curvados, doentes e claramente interferentes.
Importante! O objetivo principal da poda de formação da macieira é garantir o desenvolvimento uniforme da árvore por todos os lados.
A poda formativa deve ser realizada no final do inverno ou no início da primavera, na véspera da ativação do fluxo de seiva, e sempre antes dos botões começarem a inchar. A remoção sanitária de galhos desnecessários, pelo contrário, é realizada no verão ou no início do outono, quando o volume de trabalho é claramente visível. Os ramos afetados pelo fungo devem ser removidos imediatamente, independentemente da estação, para que a doença não se espalhe por toda a macieira.
Preparações de inverno
A variedade Lingonberry se distingue pela alta resistência do inverno: a planta suporta quedas de temperatura para –40 ° C e também raramente sofre geadas nas costas da primavera ou frio no início do outono. Portanto, não há necessidade de abrigar uma macieira adulta durante o inverno, mas essa precaução não impedirá as mudas.
O carimbo da raiz do pescoço pode ser embrulhado com qualquer material leve que permita a passagem do ar. Para abrigo, estopa, fibra agrícola, meia-calça ou meia velha são adequadas.
Além disso, vale a pena abrigar o próprio círculo do tronco. Para fazer isso, é melhor usar o mesmo material que está cobrindo (turfa, serragem, palha), mas a camada precisa ser muito mais espessa.
Após a queda de neve, também será útil construir um cobertor adicional ao redor da árvore na forma de um monte de neve: além do aquecimento, fornecerá umidade adicional ao solo na primavera, quando a neve começar a derreter.
Importante! O material escuro para abrigar uma muda não é adequado para o inverno, porque durante o degelo ou os dias ensolarados de inverno, a casca tenra sob o abrigo que atrai luz se dispersa e, consequentemente, perde sua estrutura.
Se a folhagem de solda for usada como abrigo, antes de colocá-la, o solo deverá ser coberto com fibra agrotécnica ou outro material permeável ao ar e, depois que o sol se aquecer, retire imediatamente do local. Essas precauções estão associadas ao fato de que numerosas pragas e esporos do inverno de fungos nas folhas caídas são ativados na primavera.
Para sobreviver ao inverno, uma muda jovem ajudará no racionamento correto dos frutos. Como foi dito, o Lingonberry começa a dar frutos já no próximo ano após o plantio, no entanto, não vale a pena permitir isso ao jardineiro: o processo de fixação e amadurecimento dos frutos demanda muita energia da árvore (15 vezes mais que o crescimento de folhas e brotos), portanto, no outono, vitalidade tal macieira será muito fraca.
Os especialistas recomendam remover cerca de metade dos ovários nos próximos 3-5 anos após o plantio, especialmente se o Lingonberry for cultivado em regiões com invernos frios e com pouca neve. A preparação para o inverno de uma macieira adulta inclui dois procedimentos importantes: a limpeza completa das folhas e frutas caídas em toda a área ao redor da árvore, bem como a rega abundante com água não muito fria na véspera das primeiras geadas.
Doenças e Pragas
Com resistência moderada à crosta, o Cowberry é menos protegido de outras infecções fúngicas. Probabilidade de infecção da árvore particularmente alta em condições de alta umidade (por exemplo, se o verão estava fresco e chuvoso). Além disso, macieiras anãs são frequentemente alvo de ataques de pragas.
Em particular, o jardineiro precisa estar preparado a tempo de reconhecer sinais de problemas que podem surgir com a árvore:
Doenças das macieiras anãs | Insetos e outras pragas que parasitam a macieira |
Citosporose | Flor de maçã |
Rizoctonia | Pulgões (maçã verde, rosa verde, cinza fel vermelho, pêssego, cereja, etc.) |
Fusarium | Funileiro de maçã |
Sarna | Traça de maçã |
Oídio | Mariposa (maçã, ameixa, oriental, pêra) |
Cogumelo fuligem | Carrapato de frutas vermelhas |
Ferrugem | Folheto |
Podridão (caule, fruta, cinza) | Scoops |
Spotting (branco, marrom) | Hawthorn |
Câncer preto | Mosca da fruta |
O tratamento preventivo da árvore é melhor realizado na primavera e 1 pulverização, mesmo com um medicamento muito eficaz, não é suficiente. O fato é que a ativação de várias pragas e doenças não ocorre simultaneamente e, portanto, destruindo alguns patógenos, o pesticida é completamente inútil em relação a outros.
Você sabe As lagartas são incrivelmente vorazes: durante todo o período de existência na fase larval, um inseto pode aumentar seu peso corporal em 50 mil vezes. Como nem uma única capa de pele pode suportar essa carga, a lagarta muda de posição várias vezes, mudando sua “capa” para um tamanho maior.
Tradicionalmente, são realizados 3 tratamentos de primavera:
- “Em um cone verde” (antes do inchaço dos rins) - durante esse período, os esporos de muitos fungos e as larvas de insetos que hibernavam no córtex são destruídos;
- depois que as folhas florescem, mas antes do início da floração;
- imediatamente após a floração.
Não é recomendado tratar macieiras no verão com medicamentos potentes, pois isso pode afetar a qualidade da colheita. Se doenças ou pragas se manifestarem durante esse período, você pode usar agentes biológicos, como Fitoverm, Haupsin, Fitodoktor, Trichodermin, Fitosporin M, etc.
Para tratamentos convencionais, uma preparação fungicida ou inseticida deve ser selecionada individualmente, com base nas doenças e pragas mais frequentes nessa região (qualquer jardineiro, com base na experiência passada, conhece bem as respostas para essas perguntas).
Em particular, a pulverização por primavera da macieira pode ser realizada usando:
- carbamida;
- sulfato de ferro ou cobre;
- Mistura de Bordeaux (sulfato de cobre também é a sua base, mas a cal também está presente na preparação para melhorar o contato com a árvore);
- enxofre coloidal.
A indústria moderna oferece um grande número de preparações para o processamento de pomares, por exemplo:
Leitura Recomendada
- "Fufanon";
- Jato Tiovit;
- "Faísca";
- "Jardim limpo";
- "Topázio";
- "Velocidade";
- Página inicial
- "Fundazol";
- "Sentinel";
- "Gates";
- "Faísca";
- Calypso
- Kinmix
- Inta-Vir;
- "Karatê" e muitos outros.
Colheita e armazenamento
Falando sobre as desvantagens da variedade Lingonberry, eles às vezes chamam a vida útil curta da colheita. No entanto, esta estimativa está incorreta. De fato, os frutos do Lingonberry são armazenados aproximadamente o necessário para as variedades de maturação precoce do outono.
Importante! Para armazenamento a longo prazo, apenas as chamadas maçãs do final do inverno, que amadurecem em meados de outubro, são usadas. As variedades de inverno são armazenadas por até seis meses (o período de maturação é o início de outubro). Além disso, quanto mais cedo a fruta amadurece, menor é sua vida útil.
Dado o alto rendimento da variedade, recomenda-se que as maçãs sejam removidas em várias etapas, cada vez que se escolhe as frutas mais maduras. Isso permitirá que você estenda um pouco o período de uso. No entanto, deve-se lembrar que, apesar do baixo peso, os cranberries são muito propensos a derrames prematuros devido ao caule fino e fraco, e a carniça não é adequada para armazenamento. Portanto, puxar com a colheita também não vale a pena.
Se necessário, use a colheita de Lingonberry para processamento (secagem, congelamento, enlatamento ou micção), você precisará fazer isso o mais rápido possível após remover os frutos da árvore - de preferência no mesmo dia ou pelo menos no dia seguinte. O fato é que, durante o armazenamento, as características nutricionais e de sabor das frutas são reduzidas muito rapidamente.
Variedade de macieiras O lingonberry é uma excelente opção para proprietários de pequenas parcelas. Uma pequena árvore, que ao mesmo tempo produz uma colheita enorme de frutas vermelhas bonitas e saborosas, servirá não apenas como fonte de vitaminas, mas também pode se tornar uma verdadeira decoração do jardim, principalmente durante a frutificação.