Um mirante espaçoso é um ótimo lugar para reunir uma empresa barulhenta no verão e um churrasco é um atributo integral dessa estrutura. É perfeito para cozinhar carne e legumes, mas para o uso mais fácil, deve proporcionar uma boa ventilação com um exaustor de qualidade. Alguns moradores do verão preferem comprá-lo pronto, mas, na verdade, fazer esse design com suas próprias mãos não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Se um exaustor é realmente necessário no gazebo e como você pode criá-lo a partir de ferramentas improvisadas - isso será discutido mais adiante.
Funções e benefícios de um exaustor caseiro
Muitos residentes de verão acreditam erroneamente que um exaustor acima do churrasco é necessário exclusivamente para remover a fumaça do caramanchão e encontrar confortavelmente pessoas nele.
- No entanto, este produto também executa várias outras funções importantes:
- controla o poder do fogo na grelha;
- evita o aparecimento de fuligem;
- evita os efeitos negativos do vento e a atenuação do fogo;
- confere ao braseiro uma aparência mais completa e atraente.
Você sabe Segundo dados arqueológicos, os primeiros mandris serviram de proteção contra o sol há 20 mil anos e foram construídos no território do Egito Antigo. Grandes estruturas monumentais desse tipo apareceram um pouco mais tarde na Grécia antiga e em Roma, onde foram decoradas com caro mármore e granito.
Com a presença do capô, você não pode se preocupar em acender acidentalmente objetos no gazebo, e haverá muito menos trabalho de limpeza (a fuligem não se assenta no chão e os objetos localizados ao lado da churrasqueira). Entre as outras vantagens de usar esse dispositivo, destacam-se também o aumento da taxa de inflamação do carvão (fornecida pela presença de tração direcional), para que você não precise esperar muito tempo para cozinhar os pratos selecionados.
No mercado moderno, há uma variedade de modelos de sistemas de exaustão para gazebos, mas os designs caseiros têm várias vantagens sobre eles.
Primeiro de tudo, são eles:
- Custo de construção mais acessível. O preço médio de um coletor de fumaça acabado varia entre 12 e 20 mil rublos, e a criação de uma construção com suas próprias mãos custará em média 5.000 rublos.
- A capacidade de levar em consideração as características e desejos individuais dos proprietários. Pavilhões com churrasqueira podem ser chamados de objetos de criatividade pessoal e, portanto, o capô deve se encaixar harmoniosamente na imagem geral, levando em consideração o tamanho da lareira e a idéia de design ao projetar toda a área de lazer. Obviamente, o trabalho independente está repleto de certas dificuldades, porque requer conhecimentos e habilidades especiais, mas, na maioria das vezes, com custos financeiros moderados, é possível obter um resultado exclusivo e digno.
Tipos de estruturas de exaustão de fumaça
Tanto as chaminés compradas quanto as caseiras podem ser divididas em tipos, com base em suas características específicas: material de fabricação, tipo e forma de colocação no mirante e disponibilidade de equipamentos adicionais.
Com base no primeiro critério, é possível distinguir estruturas metálicas e de tijolos, cada uma com suas próprias vantagens. No primeiro caso, é versatilidade e a possibilidade de combiná-lo com uma ampla variedade de dispositivos, facilidade de instalação e manutenção, aparência atraente e, no segundo caso, a possibilidade de combinar o cárter e capô, durabilidade, maior segurança de uso, devido ao menor aquecimento dos tijolos no processo do forno.
Com base na forma e no tipo de disposição da chaminé, as atuais estruturas em forma de U da "parede" instaladas perto de uma das paredes do caramanchão, ou estruturas insulares localizadas no centro ou em qualquer outra parte do edifício, separadas da estrutura principal, serão relevantes hoje. Você também pode encontrar opções de canto, em um lado do qual existe um churrasco e uma chaminé, e perto dele há espaço suficiente para preparar produtos para assar.Importante! Às vezes, as capas de tijolos são decoradas com elementos de madeira ou plástico, o que lhes confere uma aparência mais interessante e sólida. No caso de chaminés metálicas, essa opção é inadequada, pois sem juntas especiais resistentes ao calor, o material inflamável pode inflamar-se.
Como fazer um capuz de metal com suas próprias mãos
Fazer um capuz de metal é uma tarefa mais simples do que criar um sistema de tijolos; portanto, a maioria dos moradores do verão o escolhe. Para executar o plano e obter a máxima funcionalidade de uma chaminé caseira, é necessário escolher os materiais certos, calcular as dimensões mais adequadas da estrutura e aderir a uma sequência clara da montagem. Cada uma dessas etapas sempre possui certos recursos.
Materiais e ferramentas necessários
Para organizar um exaustor de metal sobre o churrasco, a maioria dos componentes pode ser encontrada em casa, como as ferramentas utilizadas no trabalho.
Nesse caso, você precisará de:
- chapa de metal com 3 mm de espessura;
- cantos metálicos (perfil), dimensões 20 × 20 × 3 mm (altura / largura / espessura);
- rebites, parafusos e tinta resistente ao calor (é aconselhável escolher produtos com um nível máximo de resistência ao calor, por exemplo, até + 600 ° C);
- dispositivo de solda, eletrodos e uma máscara.
- broca com bocais para trabalhar com concreto;
- rebitador.
Criação de desenho
O sistema de exaustão de metal inclui vários componentes principais, cujas dimensões dependem dos parâmetros do próprio churrasco. Por exemplo, para projetos padrão com parâmetros 105 × 60 cm, a distância até o topo do capô deve ser de pelo menos 2 m, enquanto a largura do guarda-chuva é determinada pelo tamanho da grade. Se, no seu caso, os valores indicados da base diferirem, vale a pena ajustar as dimensões do exaustor sob elas. Isso se aplica não apenas ao quadro (conectado diretamente ao churrasco), mas também ao domo localizado nele com um jumper interno e uma chaminé.
Você sabe De acordo com o ensino chinês antigo do Feng Shui, o melhor lugar para instalar um mirante no local é a parte sudoeste do território, onde, segundo as crenças, existe uma zona de casamento e família. Se você plantar flores amarelas próximas ao caramanchão (por exemplo, girassóis, íris amarelo-laranja), elas trarão ainda mais energia positiva, protegendo do "mau-olhado".
Fabricação passo a passo
O processo de fabricação de uma cobertura de metal para o churrasco consiste em três etapas principais: a construção da base da estrutura, o revestimento da parede e a instalação do "guarda-chuva" superior. Antes de iniciar o trabalho, é aconselhável limpar as peças de metal preparadas com um pano da graxa de fábrica e, se necessário, passar pelo moedor, removendo rebarbas e bordas afiadas formadas ao cortar chapas de metal.
Montagem do quadro
Depois de preparar todos os elementos necessários para o quadro, o processo adicional de criação de uma base de suporte envolve as seguintes ações:
- Para começar, solde pelos cantos de metal e perfile 2 as partes laterais da base do capô futuro e depois solde peças iguais para fixar a superfície traseira da base da grade (deve ser obtida uma conexão em U).
- Reúna dos cantos a parte inferior da cúpula para o futuro capô, soldando 4 partes (perfis) entre si para formar um quadro de 1 m de comprimento e 55 cm de largura (adequado para o braseiro 105 × 60). Solde peças de 11 cm do mesmo perfil até os cantos da peça resultante e, em cima delas, instale outra estrutura, ainda usando a soldagem para fixação.
- Nos cantos da estrutura obtida paralelepípedo de forma retangular, solde um perfil para fixar a parte de trás da cúpula de churrasco. Novos ângulos de 63,5 cm devem ser localizados sob uma ligeira inclinação em relação um ao outro, formando um estreitamento da cúpula. A altura do meio do paralelepípedo até o final da parte saliente do perfil deve ser de 51,5 cm.
- Com a mesma inclinação dos cantos, solde dois outros perfis de suporte, para que dois trapézios já estejam formados na armação.
- Faça uma moldura quadrada de 31 × 31 cm do canto restante e solde-a nas partes superiores do trapézio, fixando assim toda a estrutura.
- Anexe mais 4 seções verticais do perfil, com 56 cm de comprimento cada, aos cantos da peça quadrada resultante e, em seguida, fixe-as com a segunda moldura quadrada de 31 x 31 cm, resultando em um tubo de exaustão do sistema de ventilação.
Depois de reunir todos os detalhes da estrutura da armação, limpe bem todas as costuras com um moedor e trate o metal com tinta resistente ao calor.
Revestimento e instalação
Assim que a armação de metal estiver pronta, resta apenas embainhar com chapa.
Importante! É melhor verificar a resistência das soldas já na primeira etapa do projeto, porque no caso de soldagem de baixa qualidade, você precisará gastar muito mais tempo corrigindo todos os erros em todos os pontos da conexão do perfil.
Você pode fazer isso seguindo estas etapas:
- Marque a chapa metálica primeiro para cobrir as laterais do fundo. O comprimento deste segmento deve ser de 214 cm (partes laterais de 55 cm, parede traseira de 100 cm e 2 cm para fixação nas seções frontais do perfil). A largura desta folha é selecionada levando em consideração a largura da base do design futuro, ou seja, 11 cm.
- Dobre as bordas ao longo das linhas de dobra marcadas, o que é mais conveniente, fixando o metal na borda da bancada.
- Bata na base do capô com uma folha de metal preparada, fixando-a ao perfil do quadro com rebites e uma ferramenta especial para fixá-los.
- Antes de cobrir a parte abobadada da chaminé, instale uma placa de metal na diagonal por dentro para proporcionar melhor tração. Suas dimensões para o produto com os parâmetros acima são 99 × 34 cm e 2 cm ao longo das bordas, com a ajuda da qual está montado na parte inferior da cúpula.
- Seguindo o exemplo da marcação da primeira folha para revestir a base do exaustor, abra a peça para fixação na seção trapezoidal central, ou seja, a cúpula. Essas devem ser 4 partes separadas, com as quais você precisa fechar todo o espaço livre entre os perfis. As folhas são presas usando os mesmos rebites e a ferramenta de instalação.
- Por fim, embainhar o tubo do exaustor da churrasqueira, executando todas as etapas de acordo com o esquema já estabelecido: primeiro, a chapa de metal é marcada em pontos de flexão adequados e depois rebitada na base da estrutura. As dimensões totais desta peça devem ser 40 × 126 cm (largura / comprimento).
- No final do processo, pinte as paredes acabadas do exaustor com tinta resistente ao calor e instale a estrutura no braseiro, fixando a base com parafusos auto-perfurantes para concreto (relevante se o braseiro for feito de tijolo).
Características da estrutura da chaminé de tijolo
A construção de uma chaminé de tijolo, em muitos aspectos, se assemelha ao processo de fabricação de uma de metal, exceto que o tijolo é usado como material de revestimento para a construção. Como no primeiro caso, a base da cúpula é uma estrutura de ferro, soldada a partir de um canto de metal durável, pré-tratada com uma cartilha e tinta refratária. Os tijolos refratários são colocados de maneira escalonada em cima dele, de modo que a parte superior do trapézio seja muito mais estreita.
A chaminé dessa estrutura pode ser feita de lareira ou tijolo para o fogão, o que depende muito da localização do churrasco. Se estiver localizado em uma área aberta, nas paredes do coletor de fumaça são feitas pistas de drenagem a partir de material de cobertura resistente ao calor, de modo que, durante fortes chuvas, a umidade não danifique toda a estrutura. O guarda-chuva acima do tubo é geralmente feito de metal: aço (é usado aço inoxidável) ou criado a partir de chapa, mas com um revestimento protetor de dois ou três milímetros.
A instalação do guarda-chuva é realizada de uma de várias maneiras possíveis:
- Do chão com o uso de racks, quando os tubos de metal são soldados nos cantos da caixa de fumaça de um lado e cavados no chão e concretados no outro. Não se esqueça que na sua parte mais larga deve exceder o tamanho da grelha.
- Em prateleiras para um braseiro (normalmente usado para churrasco portátil).
- Em cabos ou correntes presas ao teto do mirante.
Importante! Todos os componentes do sistema de escape do braseiro (base, cúpula e chaminé) são presos juntos usando os mesmos rebites, mas para a conveniência de executar todas as ações, é melhor conectar os elementos individuais durante a instalação no braseiro, ou seja, na última etapa de sua construção.
Como alternativa, você pode usar o método combinado de instalar o guarda-chuva, cuja essência é sua combinação com o churrasco em um elemento estrutural. Essa solução é relevante para a fabricação independente de um sistema de exaustão de metal e não funcionará pior que o de um tijolo.
Em geral, apesar das possíveis dificuldades durante o trabalho, com uma abordagem responsável para a construção de exaustores para o gazebo e um cálculo claro dos tamanhos de todos os elementos necessários, a criação de um produto funcional é bem possível. A principal coisa que é exigida de um residente de verão é a presença de paciência e uma ferramenta adequada; então, há todas as chances de economizar uma quantia decente de dinheiro na compra de um capô acabado.