É importante que o jardineiro saiba para que fins econômicos essas ou essas variedades de tomate são adequadas. Isso ajuda a usar racionalmente a colheita. Suculência, maturação, sabor, aroma - essas e outras características afetam a escolha do método de cozimento. No artigo, falaremos sobre a variedade de tomates Banana red e sobre por que essa variedade apareceu recentemente conseguiu ganhar popularidade.
Descrição e características da variedade
O nome da variedade foi devido à sua forma alongada. Sendo criados por criadores russos especificamente para cultivo nas regiões sul e na faixa do meio e no clima rigoroso do norte, "Banana Vermelha" tem as seguintes características:
- período de maturação precoce (os frutos amadurecem de forma amigável já entre 85 e 90 dias após o surgimento das mudas);
- tipo semi-determinante de arbustos (alcance 0,7-1,2 m de altura);
- os pincéis de flores aparecem acima de 8 a 9 folhas, depois alternam entre cada par de folhas;
- um pincel contém 8-12 bagas;
- número moderado de enteados, se a altura do arbusto exceder 80 cm, recomenda-se formar em 2 hastes;
- rendimento médio (2,7–3,3 kg por arbusto);
- alto prazo de validade das frutas, suportar transporte prolongado;
- frutos de formato cilíndrico, vermelho vivo, com comprimento de 5 a 12 cm;
- a polpa é suculenta, sem veias brancas;
- o peso de um tomate varia de 70 a 120 gramas;
- pele densa, não propensa a rachaduras;
- o sabor é fresco, não pronunciado;
- alto teor de sólidos nas frutas (portanto, não é adequado para a fabricação de sucos).
Vantagens e desvantagens
Com base na descrição da variedade, podemos concluir sobre as vantagens e desvantagens de seu cultivo.
- Vantagens da classe:
- dá uma boa colheita precoce;
- pode ser armazenado por até 3 meses;
- ideal para preservação e picles devido à sua compacidade e casca densa;
- tem uma excelente aparência comercial;
- não suscetível a doenças.
- As desvantagens da variedade:
- sabor modesto em forma fresca;
- não recomendado para suco;
- baixa imunidade a fungos;
- pode ser necessário beliscar, dependendo da altura da bucha.
Como plantar e cultivar tomates em casa?
Apesar da resistência inerente a essa variedade, ela requer certas condições de cultivo e cuidados de qualidade.
Você sabe Após o tratamento térmico, o tomate se torna mais saudável do que o cru. Após a evaporação e a fritura, aumentam a concentração de licopeno - uma substância que atua no corpo humano como antioxidante.
Condições de cultivo
Este tomate é quente e fotófilo; portanto, o local de desembarque (seja em terreno aberto ou em estufa) precisa de boa iluminação (a luz promove a síntese de proteínas necessárias para o crescimento) e proteção contra ventos fortes. Para a germinação das sementes, é necessária uma temperatura de +20 ... + 25 ° C e uma umidade de 60 a 70%. Em áreas com climas muito quentes, é recomendável puxar uma rede de sombra sobre os tomates durante o dia.
Tratamento do solo
A melhor opção é comprar o solo projetado especificamente para o cultivo de tomates. Esse solo é equilibrado em acidez e minerais. Se você mesmo preparar a mistura, precisará começar no outono.
Isso exigirá:
- terra de jardim - 1 parte;
- turfa (com uma acidez de 6,5) - 2 partes;
- areia do rio - 0,5 partes;
- húmus - 1 parte;
- cinza de madeira (1 xícara por balde de mistura).
- fertilizante complexo.
Importante! No solo, que faz parte do solo das mudas de tomate, as culturas de cabeceira não deveriam ter crescido no ano passado. Predecessores ideais – abobrinha, cenoura, repolho, pepino.
A mistura resultante deve ser peneirada e desinfetada uma semana antes da semeadura, calcinada em um forno ou forno. Após este procedimento, musgo esfagno ou perlita podem ser adicionados ao solo. O solo no final deve ser solto, respirável e absorvente de água.
Processamento de material de plantio
Devido ao fato de a variedade considerada como resultado da seleção não estar protegida de infecções por fungos, o material de plantio deve ser tratado com uma solução quente e fraca de permanganato de potássio ou fungicida. Para isso, as sementes são colocadas em uma solução por 15 minutos.
Tecnologia de semeadura
O processo de semeadura inclui as seguintes ações:
- 60 a 65 dias antes de as futuras mudas serem plantadas em campo aberto, as sementes são semeadas em pastilhas de turfa e depois em recipientes separados, colocados em poços de 2 cm de profundidade.Você pode pular o estágio de semeadura em pastilhas de turfa, mas, de acordo com jardineiros experientes, esse é um estágio de duas etapas a semeadura ajuda a obter mudas melhores e mais saudáveis.
- Caixas com sementes semeadas são colocadas no parapeito da janela do lado ensolarado. Opcionalmente, você pode usar a lâmpada.
- Após o desembarque nos furos, as culturas são cobertas com polietileno ou vidro para criar o microclima desejado.
- Água conforme necessário.
Importante! Ao endurecer, lembre-se da inadmissibilidade de encontrar mudas em temperaturas abaixo de +8 ° C e sob luz solar direta. Comece com meia hora, aumentando gradualmente o tempo gasto na rua para 8 a 10 horas.
Preparação para o transplante de mudas
As culturas surgem em uma semana. As mudas de decapagem (transplantadas para um recipiente grande) são realizadas após o aparecimento das primeiras folhas. O endurecimento regular (colocação de mudas a curto prazo ao ar livre) começa 2-3 semanas antes do plantio. A rega pára por uma semana, o que ajuda a aumentar a resistência ao frio das plantas.
Plantio de mudas em local permanente
O pouso em campo aberto é realizado após o final das geadas da noite e consiste nas seguintes etapas:
- Cavar buracos com 1,5 cm de profundidade e os poços devem estar separados por 30 cm
- Despeje água morna ou uma solução fraca de permanganato de potássio em cada poço.
- Coloque 4-5 sementes em um poço, colocando-as em círculo.
- Despeje por cima com uma camada de meio centímetro de solo. Despeje com água morna.
- Cubra cada poço com uma jarra de vidro ou metade de uma garrafa de plástico.
- Instale arcos de plástico ao redor das camas, para esticar um filme transparente.
Características do cuidado com o tomate
As mudas plantadas requerem cuidados, que consistem em fertilizar, regar, podar, amarrar o mato, capinar. Considere cada um dos processos.
Fertilizantes
A adubação mineral é melhor usar complexo (fósforo, potássio, nitrogênio, cobre) e fertilizar o solo com eles a cada 2 semanas durante a irrigação. Os fertilizantes provaram-se bem:
- "Nanovit";
- Mivena
- "Yara Vila".
Rega
A irrigação com água é feita sob a raiz, as folhas devem permanecer secas. Regado de manhã ou à noite. A frequência da irrigação depende das condições do coma de terra, tanto a secura quanto a estagnação da água são igualmente indesejáveis.
Stepson
Para Red Banana, um arbusto de 2 caules é recomendado. O primeiro beliscão é combinado com uma liga. Isso deve ser feito até que os brotos tenham excedido 5 cm e antes que o primeiro pincel floresça.
A tecnologia de beliscar é a seguinte:
- A regra principal: você precisa remover os enteados manualmente usando luvas de silicone finas. O uso de tesouras aumenta o risco de transmissão de doenças de uma planta para outra.
- É necessário preparar com antecedência uma solução desinfetante para enxaguar as mãos após cada bucha.
- A compressão é feita pela manhã, em clima seco. No dia anterior, as plantas não eram regadas ou fertilizadas.
- Você precisa pegar a fuga com os dedos em cima e interromper. No local do penhasco, uma ferida pode se formar, que é tratada com cinzas. O enteado removido é deixado no chão para fertilizar o solo.
Existem dois métodos principais para cultivar um arbusto em 2 caules.
- Na fase de mudas. Para fazer isso, aperte a parte superior da planta jovem sobre a segunda folha. Depois dos seios das folhas, dois brotos começam a crescer, que posteriormente serão os caules.
- Após o desembarque. Um pequeno enteado de reserva é deixado sob a primeira inflorescência. Depois de dois pincéis e várias folhas crescerem, aperte o broto.
Você sabe Proteger as mãos ao trabalhar com tomates é necessário não apenas para a prevenção de doenças de plantas, mas também para sua própria segurança. Nas partes verdes do arbusto contém solanina, que, ao entrar em contato com a pele, pode causar reações alérgicas, coceira, hipertermia. Talvez essa seja a razão do antigo mito da toxicidade do tomate.
Bush amarrando
A planta deve ser amarrada, caso contrário, o arbusto se espalhará pelo chão sem apoio.
Em campo aberto, isso é feito pelos seguintes métodos:
- Apoio. Pegue estacas de madeira em uma quantidade igual ao número de plantas. Seu comprimento deve ser igual à altura da bucha mais 40 cm (reserva para impulsionar o apoio ao solo e reserva de crescimento para a bucha). Os suportes são conduzidos a uma distância de 20 cm da planta e o tomate é amarrado a eles com tiras de qualquer tecido sintético (uma opção popular são as meias de nylon cortadas em fitas).
- Tapeçaria. Nas extremidades opostas do jardim, são instaladas colunas estáveis com uma altura de pelo menos 1,5 m, entre elas colocam uma treliça, que você pode fazer por si mesmo ou comprar uma acabada. Os tomates são amarrados à treliça no topo com uma corda.
Capina
A erva daninha deve ser removida antes de cada rega. Além disso, o solo deve ser coberto com cobertura vegetal, criando uma camada protetora.
Para esse fim, materiais ecológicos, como:
- feno
- palha;
- compostagem
- serragem;
- cascas de trigo sarraceno, girassóis.
Resistente às intempéries e doenças
Os especialistas observam a resistência dessa variedade. Ele tolera mudanças repentinas de temperatura, quando, no meio de um verão quente, ocorre uma onda de frio repentino devido a um ciclone. A interrupção temporária da rega também não é desastrosa para ele. Imunidade a doenças como fusarium, ferrugem tardia e mosaico de tabaco, alta.Infelizmente, a variedade é suscetível à cladosporiose e requer profilaxia regular (pulverização com fungicidas no período pré-plantio e no processo de fixação de inflorescências). O líquido de Bordeaux (sulfato de cobre em combinação com cal diluída) tem eficácia comprovada, mas deve-se lembrar que não é usado simultaneamente com fertilizantes fosfatados.
Colheita e armazenamento
Os frutos são colhidos à medida que amadurecem, com os devidos cuidados e a ausência de congelamento até novembro. Você precisa removê-los do mato junto com o pedúnculo, o que contribui para um armazenamento mais longo. Esta variedade pode ser arrancada um pouco imatura, tomates maduros ao sol. Para o armazenamento, as frutas são empilhadas em caixas de madeira em fileiras e guardadas em local fresco (porão, adega). A variedade pode ser armazenada por 2-3 meses sem perda de qualidade.
Variedade Banana vermelha por alguns anos a partir do momento da emergência conseguiu se apaixonar por jardineiros domésticos. Amadurece cedo, é despretensioso, dá uma boa colheita, é armazenado por um longo tempo e é adequado para cozinhar massas de tomate, picles, sopas, bem como secar. Para não se decepcionar com este tomate, lembre-se de que ele não é usado na produção de sucos e que seu sabor é revelado na conservação e não na forma fresca.