A rega manual do gramado é um processo oneroso que muitas vezes ofusca todas as emoções alegres de uma bela paisagem. Hoje, esse problema pode ser resolvido com a instalação de um sistema de rega automático, que não apenas regulará o fornecimento de água, como também levará em consideração as condições climáticas, além de garantir a umidade uniforme do solo em todo o local. Uma vantagem adicional é que o trabalho de instalação pode ser realizado independentemente.
Variedades de autowater e o princípio de seu trabalho
A instalação da irrigação automática do gramado é uma solução lucrativa que permitirá manter o nível necessário de umidade do solo. Ao mesmo tempo, são economizados a força e o tempo dos proprietários, que não precisam se afastar do trabalho e se esforçar para o seu site, a fim de hidratá-lo no período seco. A desvantagem do regador automático é seu custo relativamente alto, mas será totalmente compensado no futuro, quando ficar claro que a água diverge muito menos (40-50%) do que com a irrigação convencional.
Você sabe Os primeiros modelos de aspersão foram utilizados no início do século XIX na Inglaterra. Eles eram elementos de um sistema automático de extinção de incêndio.
Aspersor
A irrigação por aspersão é um método de irrigação que simula a chuva, razão pela qual também é chamada de aspersão. O princípio de operação é que a água sob pressão entra nos tubos e, a partir daí, através de bocais especiais - aspersores, é pulverizada em pequenas gotas no gramado. A principal vantagem da operação desse sistema é que a aspersão diminui a temperatura do solo e aumenta o nível de umidade, ou seja, cria o microclima mais favorável para as plantas.
As desvantagens da irrigação por aspersão podem ser chamadas de sensibilidade ao vento, bem como a perda de água por evaporação. Em clima quente, recomenda-se polvilhar à noite ou à noite. Ao mesmo tempo com a água, você pode fazer fertilizantes líquidos. Ao colocar esse equipamento no local, deve-se levar em consideração que algumas plantas toleram dolorosamente as gotas de água que caem nas folhas; portanto, é recomendável que eles realizem outros tipos de irrigação (mangueira, gotejamento). Nos aspersores, pode ser fornecida uma faixa de pulverização diferente de 10 cm a centenas de metros. Dependendo do tipo de construção, os aspersores podem trabalhar para irrigar todo o círculo ou seu setor específico, por exemplo, 90, 180 ou 280 graus.
Para irrigação de gramados e gramados, pode ser instalado um aspersor retrátil de pop-up. Este é um dispositivo especial: quando não há necessidade de irrigação, os bicos de trabalho se escondem no solo e, quando a água é fornecida, eles crescem como cogumelos acima da superfície. A grande vantagem do sistema é que, na ausência de rega, o gramado parece limpo, pois os aspersores permanecem ocultos.
Gotejamento
O sistema de gotejamento tem muito em comum com o aspersor. Também pressupõe a presença de um condutor de água com bicos no local da estação de bombeamento. A diferença é que, em vez de tubos, costuma ser usada uma mangueira flexível, que é colocada acima da superfície do solo. Existem buracos nos quais os bicos são inseridos, fornecendo gotas de água diretamente para a área basal das plantas. A tecnologia subterrânea também é usada quando a mangueira é aprofundada no solo, enquanto os orifícios são protegidos com agrofibras.
A peculiaridade de tal sistema é que a umidade não evapora, mas vai completamente para o chão, encharcando-a completamente. Não há perigo de que gotas de água caiam nas folhas e causem queimaduras. Além disso, a rega requer um pouco de pressão, para que você possa umedecer o gramado, mesmo que a pressão da água fornecida centralmente seja fraca.
Freqüentemente, os proprietários de um sistema de gotejamento de irrigação automática instalam um reservatório no local, de onde a água é fornecida. Nesse caso, o líquido consegue se aquecer e se aquecer, equalizando em graus com a temperatura do ar. Assim, as plantas não sofrerão choque térmico. A desvantagem do sistema é o entupimento dos conta-gotas, mas isso pode ser evitado com a instalação de um filtro fino e lembre-se de limpar o cartucho.
Importante! A principal regra a seguir — é melhor regar com menos frequência, mas com mais abundância.
A resposta para a questão de quanta água deve ser gasta em uma abordagem depende do tipo de solo e da área onde o gramado está localizado. Se o solo é caracterizado por uma estrutura pesada, é menos regada, uma vez que o solo argiloso retém bem a umidade. Em arenitos, com uma irrigação, você precisa gastar 10 a 20 L de água por 1 m² (dependendo da temperatura do clima) - para que o solo fique saturado com umidade de cerca de 20 cm de profundidade, o que é suficiente para um tapete de grama. Os gramados localizados à sombra são regados com menos frequência.
Para um site de uma área pequena, geralmente é instalado esse sistema. E fazer você mesmo é muito mais fácil, especialmente se você comprar fitas especiais com emissores - conta-gotas, embutidos na mangueira a uma certa distância um do outro. Se você não tiver a oportunidade de comprar esse dispositivo, poderá usar uma mangueira simples.
O que são dispositivos para regadores automáticos
Os principais detalhes que compõem os dispositivos de irrigação automática são:
- Pump. Este é um dos principais elementos que são instalados diretamente perto da fonte de água. A potência do equipamento deve ser escolhida dependendo do tamanho do gramado. O conjunto completo da estação de bombeamento inclui: a própria bomba, acumulador hidráulico, pressostato e tubos de conexão. A instalação de um filtro é recomendada para evitar a entrada de areia e impurezas finas no sistema. Os cabos de energia para alimentar a estação devem ser colocados no subsolo, protegendo-os previamente com um tubo ondulado de metal. Os melhores para autowater são considerados bombas centrífugas, caracterizados por sua capacidade de manter a pressão por um longo tempo.
- Filtro. Esse detalhe é necessário para minimizar a probabilidade de micro-contaminantes (areia, lodo, etc.) entrar no sistema.
- Regulador de pressão. É necessário manter a operação correta do sistema se a pressão for insuficiente.
- Tubos, mangueiras. Durante a irrigação por aspersão, são colocados um ou dois tubos principais, dos quais o restante, que fornece água aos aspersores, é instalado. É aconselhável instalar os tubos de forma a evitar curvas excessivas, evitando assim uma diminuição da pressão da água. Na irrigação por gotejamento, as mangueiras de irrigação são mais usadas.
- Acessórios. Este grupo inclui detalhes de projeto que são necessários para projetar seções rotativas, ramificações e conectores de transição entre tubos de diâmetros diferentes.
- Válvulas solenóides A tarefa desses dispositivos é abrir e fechar o suprimento de água sob o controle do controlador.
- Controlador. O principal dispositivo que controla o sistema de irrigação automática. Ele é dotado de um programa que fornece comandos para abrir e fechar válvulas. Às vezes, um sensor climático adicional é conectado ao dispositivo. Se chover do lado de fora, sinalizará o controlador e o suprimento de água será interrompido.
- Bocais: aspersores, conta-gotas, aspersores.
- Tomadas de entrada de água. Esses elementos não são necessários, mas às vezes sua instalação traz benefícios significativos. Os soquetes são montados no tubo principal do sistema. Eles são usados para conectar a mangueira, caso você precise regar árvores, arbustos ou, por exemplo, lavar caminhos de jardins.
Requisitos e normas para irrigação de gramado de alta qualidade
Para que a irrigação automática do gramado seja de alta qualidade, é necessário calcular corretamente o consumo de umidade, a frequência do procedimento e o regime de temperatura. A melhor opção é criar condições o mais próximo possível do natural. De acordo com os padrões estabelecidos, a temperatura da água para o gramado não deve ser inferior a + 10 ° C, ainda melhor se o termômetro durante a medição mostrar + 18 ... + 20 ° C. Com esta rega, o sistema radicular da grama não sofrerá e será danificado.
A frequência da irrigação depende das condições climáticas. Em tempo nublado, duas regas por semana são suficientes e, no período seco, será necessária a umidade diária do solo. É mais eficaz regar de manhã e à noite, especialmente se for usada irrigação por aspersão.Importante! Quanto menor o diâmetro do tubo, maior será a pressão no sistema de rega automática.
Como fazer um sistema de rega automática do tipo faça você mesmo
Para criar um sistema de rega automático por conta própria, você deve seguir a sequência de ações. A colocação de tubos para irrigação por aspersão é realizada exclusivamente antes da semeadura da mistura de grama, pois é necessário remover a camada superior do solo. Um sistema de irrigação automática por gotejamento pode ser equipado em um gramado adulto, porque as mangueiras são colocadas acima do solo. É necessário desenvolver inicialmente o projeto, preparar todas as ferramentas e materiais necessários e somente depois prosseguir com a instalação.
Você sabe O gramado mais caro, para cuja manutenção centenas de milhares de dólares são alocados anualmente, fica na casa do governo australiano. Eles acreditam que o trabalho dos legisladores locais aumenta a partir do tipo de gramado.
Projeto do sistema
Imagine mentalmente como os canos passarão no local não é suficiente. É necessário desenhar um plano e marcar as áreas que requerem irrigação. Você também precisa determinar de onde a bomba está conectada ao transportador elétrico e de onde a água será retirada - pode ser um corpo natural de água (poço, poço) ou um sistema de abastecimento de água, um recipiente de água.
Descreva detalhadamente o plano em que os tubos principais e outros serão instalados, marque as juntas para calcular imediatamente quais acessórios serão necessários e em que quantidade. Após a elaboração do plano, é necessário fazer a marcação diretamente no site. Para fazer isso, você pode usar um fio brilhante ou um fio branco, puxando-o entre os pinos.
Ferramentas e materiais necessários
A instalação de um sistema de rega automática exigirá custos financeiros significativos, mas, como observado anteriormente, eles são totalmente compensados economizando água.
Você precisará adquirir os seguintes componentes:
- Tubos e acessórios de água em plástico;
- bombear
- regulador de pressão;
- filtro fino;
- válvulas solenóides;
- controlador
- aspersores;
- tanque de água se não houver suprimento de água ou fonte natural.
A principal ferramenta com a qual você precisa trabalhar é uma pá. Com sua ajuda, será necessário cavar trincheiras para colocar canos. Além disso, prepare um cabo com estacas para representar a marcação no local, um cabo de dois fios para conectar os elementos do equipamento. Você pode precisar de alicates, alicates e outras ferramentas simples disponíveis em todas as residências.
Instalação passo a passo
Quando todas as ferramentas e materiais tiverem sido preparados, você poderá começar a trabalhar. Tudo começa com a escavação de valas com 1 metro de profundidade. Eles não devem ser feitos menos, para que o sistema não congele no inverno. No fundo, recomenda-se colocar uma camada de pedra britada, que servirá como uma almofada de drenagem em caso de estagnação da água.
Em seguida, proceda da seguinte maneira:
- Coloque os tubos usando acessórios.
- Instale aspersores. Você precisa colocá-los para que seus raios de ação se cruzem. Nos cantos do local, defina os aspersores a 90 graus.
- Instale uma válvula solenoide em cada ramo do tubo e conecte as linhas ao tubo principal.
- Usando um cabo de dois fios, conecte as válvulas ao controlador, que é desejável que seja instalado sob a tampa ou em ambiente interno. Esse dispositivo permitirá programar a inclusão autônoma de cada ramo de irrigação.
- Instale um regulador de pressão e uma estação de bombeamento perto da fonte de abastecimento de água, que deve ser conectada ao ramal principal.
Depois de todo o trabalho, você precisa cavar uma vala. Resta apenas programar o controlador para o modo desejado. Se a vazão de água for grande o suficiente, as linhas de irrigação podem funcionar simultaneamente. Caso contrário, o modo é definido para que eles sejam ativados sucessivamente.
A instalação correta do sistema de rega automática o libertará dos procedimentos tediosos de umedecer o solo com uma mangueira. Além disso, a grama sempre manterá sua aparência apresentável.