As sementes de salsa germinam por um longo período, de 15 a 20 dias, pois são cobertas com uma película dos óleos essenciais que compõem sua composição. Este filme evita que a umidade entre na semente e inicie todos os processos necessários. Existem algumas maneiras de acelerar as mudas, e elas serão discutidas mais adiante.
O que afeta a germinação
A germinação das sementes depende da sua qualidade e do tipo de solo em que serão colocadas.
Qualidade das sementes
As sementes são divididas nas classes I e II. Na primeira classe, a porcentagem de germinação é de 60 a 70% e na segunda, de 30 a 40%. Para aumentar esses indicadores, é necessário não aprofundar a semente mais de 2 a 2,5 cm no solo. Se você planeja fazer a cobertura dos canteiros, a profundidade da semeadura deve ser de 1 a 1,5 cm.
Tipo de solo para cultivo
A salsa adora terras férteis com boa mineralização. A melhor opção seria barro leve e areia; pode ser cultivada em turfeiras drenadas. Os indicadores de acidez do solo devem estar em torno de 6,5–7 pH. As águas subterrâneas não devem chegar perto da superfície.
Solos densos, pouco permeáveis à umidade e também com reação ácida ou alcalina, não são adequados para as categorias.
Datas de plantio e criação das condições certas para o plantio de diferentes variedades
As sementes de salsa podem germinar a uma temperatura de + 1 ... + 5 ° C. A partir disso, é necessário aproveitar ao determinar a data da semeadura.
Notas iniciais
Essas variedades de plantas, independentemente do seu tipo (folha, raiz), não plantam no solo antes de abril. Para eles, o principal é que, neste ponto da região, o solo já descongelou e aqueceu um pouco.
Notas médias
As variedades de maturação intermediária podem ser plantadas a partir de 20 de abril e continuar semeando até a primeira década de maio. A colheita pode ser colhida 80-130 dias após a germinação.
Notas tardias
Da mesma forma com variedades tardias. As culturas começam no dia 20 de abril e continuam até a primeira década de maio. Você pode coletar após 130-180 dias.
Importante! PApós o plantio de qualquer variedade, o canteiro deve ser coberto com material de cobertura. Deixe na cama até que os primeiros tiros apareçam. Ele retém a umidade no solo e mantém a temperatura necessária.
Preparação adequada de sementes e solo para o plantio
As mudas rápidas podem ser obtidas com a preparação adequada para a semeadura, bem como com um jardim bem fertilizado.
Preparando o material de plantio
A preparação básica da semente consiste em impregná-la.
Existem várias maneiras de executar o procedimento:
- Enrole as sementes em gaze e por 2-3 dias coloque-as em água morna. O líquido deve ser trocado 1-2 vezes ao dia. Seque após a semente a um estado frouxo.
- Uma maneira mais rápida de germinar a semente é com uma solução de permanganato de potássio rosa. Nele, as sementes são embebidas durante a noite. Depois de embrulhados em gaze molhada e colocados perto da bateria.
- No dia anterior ao plantio, mergulhe as sementes em um copo de água com uma gota de humato de potássio. Cubra o copo com a metade inferior da garrafa de plástico com furos na parte inferior. O design deve ser colocado na bateria. Seque as sementes no dia seguinte e comece a semear.
- Em 2-3 horas, você pode processar a semente com a ajuda de "Zircão". A ferramenta umedece as almofadas de algodão e as sementes são dispostas sobre elas.
- Na opção acelerada de remover a casca oleosa, tanto a água quente quanto a vodka podem ser úteis. Em um desses fluidos, basta embeber a semente por 10 a 15 minutos.
Você sabe No século I dC e o antigo escritor romano Plínio argumentou que saladas e molhos não devem ser servidos sem salsa.
Preparação da cama
O canteiro deve ser preparado em um local ensolarado, protegido de correntes de ar. O local não deve estar pantanoso (a água não estagna na primavera após a neve derreter, após as chuvas, a água subterrânea não chega perto da superfície). Os melhores antecessores são tomates, pepinos, cebolas.
A cama precisa estar preparada no outono. O húmus é introduzido. Uma opção ideal seria uma cobertura abundante com orgânicos de antecessores, após o que uma colheita será plantada na primavera. Então a preparação do jardim para o outono não é necessária - você só precisa remover todos os detritos das plantas. Na primavera, adubos minerais complexos são adicionados, contendo potássio e fósforo em abundância.
Tecnologia de semeadura
A semeadura é realizada de acordo com esta tecnologia:
- Sulcos de 1,5 a 2 cm de profundidade (solo argiloso e argiloso) ou 3 a 3,5 cm (turfeira) são cavados na cama. Entre os sulcos, restam 20 a 30 cm.
- As sementes são colocadas nas ranhuras com um intervalo de 8 a 10 cm.
- As plantações são polvilhadas com uma camada de solo ou húmus de 1 a 1,5 cm, e o canteiro é compactado e coberto.
Importante! Você pode polvilhar as sementes com o solo e usar húmus como cobertura morta.
Os brotos, com uma aterrissagem densa, diminuem; entre brotos deve ser de 3-5 cm. Certifique-se de afrouxar o solo, 3-4 vezes durante o período de crescimento. A primeira alimentação é realizada com o aparecimento de 2-3 folhas verdadeiras. No total, deve haver 1-2 refeições e a mesma quantidade de rega durante a estação de crescimento.
Como acelerar o processo de germinação
Como mencionado anteriormente, a salsa surge lentamente. Esse processo pode ser acelerado no estágio de preparação das sementes, processando-o. Além disso, o uso de material de cobertura (filme ou fiado) em uma cama com uma colheita ajudará a acelerar o aparecimento de brotos. Isso ajudará a reter a umidade do solo, necessária para que as sementes "comecem". Você também pode acelerar o processo de germinação se regar o jardim com água a uma temperatura de + 38 ... + 40 ° C. Após quantos dias as fotos aparecem - depende da temperatura ambiente.
Vídeo: Como Semear Salsa
Qual é a melhor maneira de plantar salsa
Muitos jardineiros não preparam especificamente uma cama para a salsa, mas a plantam entre outras culturas. Em princípio, a salsa pode ser plantada entre quaisquer vegetais, exceto as cenouras. Na maioria das vezes, a salsa é diluída com canteiros de tomate. Muitas vezes plantadas em torno de áreas com batatas, ao longo das bordas dos sulcos. Esse plantio só pode ser feito depois que a batata estiver aborrecida pela última vez.
Você sabe No século 17, a salsa foi usada em medicina como um medicamento com efeitos anti-inflamatórios, cicatrizantes e diuréticos. Os métodos de uso da planta foram descritos na popular clínica médica da época sob o nome "Cool Vertograd".
Como você pode ver, a maneira mais eficaz de acelerar as mudas - embebendo as sementes em várias soluções. Não há nada de novo neste procedimento. Todas as sementes passam antes de plantá-la, com a única diferença de que é extremamente importante para a salsa, pois sem ela as mudas não serão amigáveis e terão de esperar muito tempo.