Como o pepino é uma planta que adora calor, é recomendável plantá-lo através de mudas. Portanto, existem mais garantias para mudas bem-sucedidas e amigáveis, além do fato de as plantas crescerem fortes, saudáveis e trazerem uma colheita abundante e de alta qualidade. Infelizmente, mesmo na fase de cultivo de mudas, podem surgir problemas que precisam ser resolvidos em tempo hábil.
As principais razões para desenhar mudas de pepinos
Muitas vezes, as pessoas que estão envolvidas no cultivo de mudas, especialmente iniciantes neste ramo, começam a perceber que isso foi esticado. Nesses momentos, eles começam a procurar uma saída da situação e se perguntam se é possível plantar brotos dessa forma. Para começar, você deve estabelecer o motivo do alongamento e eliminá-lo.
- Pode haver vários motivos:
- falta de iluminação;
- condições de temperatura inadequadamente selecionadas;
- violação do regime de umidade do solo;
- "Fechar" as condições de cultivo das mudas;
- plantar sementes em solo inadequado;
- falta de cobertura ou conduta incorreta.
Mudas alongadas levam ao desenvolvimento inadequado de plantas maduras, com forte enfraquecimento e baixa produtividade.
Você sabe Os antigos gregos e romanos começaram a cultivar pepinos. As primeiras estufas foram erguidas no território da Roma Antiga para cultivar frutas à mesa do imperador Tibério, que amava muito esses vegetais.
O que fazer e como salvar mudas enfraquecidas
Se o problema foi descoberto a tempo, quando as condições em que as mudas são cultivadas são trazidas para as recomendadas, elas ainda podem ser reanimadas. A colheita de plantas cultivadas com essas mudas não será afetada. Além de estabelecer condições, é possível produzir um arbusto e interromper o crescimento beliscando. Este método é adequado para variedades de frutos curtos.
Vídeo: se as mudas de pepinos se estenderem
Modo de luz
Para mudas, a luz é muito importante. Se não for suficiente, os brotos começarão a se esticar em busca de iluminação adicional. Portanto, recipientes com mudas desde o início devem ser colocados em locais bem iluminados.
É melhor se for um parapeito da janela, no qual o sol brilha a maior parte do dia, de frente para o lado sul. Com iluminação insuficiente, uma fonte de luz adicional deve ser organizada na forma de um phytolamp, lâmpadas LED, que devem ser instaladas a uma distância de 20 cm dos rebentos.
Importante! Se uma lâmpada ultravioleta for selecionada como fonte de iluminação adicional, ela poderá ser ligada por não mais de 9 horas por dia.
As primeiras mudas de 2-3 dias precisam ser acesas o tempo todo. Nos próximos 14 dias, a luz deve chegar às lavouras por 16 horas por dia. Nos próximos 14 dias, a duração da iluminação deve ser reduzida em 2 horas.
Se as plantas já se esticaram devido à falta de luz, esse parâmetro deve ser trazido ao normal: instale uma lâmpada e, assim, estenda a luz do dia para 12 horas, coloque um espelho para que os raios do sol iluminem os brotos ao longo do dia.
Modo de rega
Na primeira vez após a semeadura, o solo deve ser umedecido com um spray se a camada superior secar. Excedentes excessivos não devem ser, eles se tornam a causa do alongamento dos brotos e do desenvolvimento de doenças fúngicas.
Descubra também
Durante a irrigação, é necessário garantir que a água caia apenas sob a raiz e não entre em contato com as partes do solo. Gotas podem causar queimaduras. Procedimentos importantes também devem incluir a pulverização. A umidade na sala onde as mudas estão contidas deve ser mantida entre 75 e 80%.
Modo de temperatura
Ao cultivar brotos de pepino, o regime de temperatura deve ser alterado várias vezes. Após o plantio, recomenda-se que as culturas sejam colocadas em condições de temperatura + 22 ... + 28 ° C. Este regime de temperatura deve ser mantido até que os rebentos subam. Quando brotos aparecem, a temperatura deve ser reduzida para + 18 ... + 20 ° C. Se isso não for feito, o alongamento ocorrerá.
Quando as mudas aparecem maciçamente, a temperatura diurna deve ser + 21 ... + 23 ° C, temperatura noturna - + 18 ... + 20 ° C. Se for detectado puxar, é necessário controlar a temperatura na sala, trazê-la para a norma + 18 ... + 20 ° С e ajustar o modo de iluminação.
Aperto
Como os brotos de pepino não gostam de ser perturbados no momento do desenvolvimento, é recomendável plantar sementes não em um recipiente comum, mas em recipientes separados: copos plásticos, pellets de turfa com um diâmetro de 41 a 44 mm, vasos de turfa. Assim, você pode evitar uma colheita indesejável para os pepinos. 1-2 sementes são plantadas em cada recipiente. Quando dois brotos aparecem, o mais desenvolvido é deixado e o mais fraco é removido.
Importante! A remoção de um broto fraco é feita cortando com uma tesoura. Ao arrancar, existe o risco de danificar o sistema radicular de uma planta forte.
No futuro, os brotos não serão mais perturbados. Só é necessário adicionar 1-2 vezes ao solo superficial. Se as mudas forem muito longas e a razão estiver claramente no fato de estarem apertadas em vasos, será necessário transplantar em recipientes mais espaçosos.
Vídeo: como plantar pepinos para mudas
Top vestir
Mudas de pepino precisam de nutrição adicional. Caso contrário, ele ficará fraco e possivelmente inviável. É aconselhável fertilizar 2-3 vezes antes de aterrissar em um local permanente.
Ao programar a alimentação, você pode usar as seguintes recomendações:
Período de inscrição | Opções de fertilizantes |
Quando o primeiro folheto aparecer |
|
Quando uma segunda folha aparece | fertilizantes minerais em uma dosagem aumentada em 2 vezes |
Se as mudas estiverem muito fracas, depois de 14 dias após a segunda alimentação, você poderá passar a terceira. Durante o mesmo, os mesmos elementos são utilizados e na mesma dosagem do tempo anterior.
Além da raiz, é útil realizar a pulverização foliar. É necessário aderir aos termos e composições recomendados das misturas de fertilizantes. Puxar pode ocorrer com muito nitrogênio no solo ou uma deficiência de potássio.
Importante! No momento do pouso em um local permanente, as mudas de pepino de alta qualidade não devem ter mais de 30 cm de altura, ter 2-3 folhas de cor verde escura e um sistema radicular bem desenvolvido.
Características do plantio de pepinos alongados
Se nenhuma das ações, incluindo o aperto da segunda folha, ajudou, tente plantar os brotos alongados. No entanto, isso deve ser feito de uma certa maneira. Primeiro você precisa endurecer - retire os brotos todos os dias por 3-4 horas na rua, escondendo-os da luz solar direta.
Antes de mover os brotos para o chão, você não precisa regá-los. É melhor que o solo esteja seco. O plantio é realizado de acordo com o esquema de 30 a 50 x 60 cm e os poços são fertilizados com fertilizante complexo ou superfosfato. O sistema radicular dos brotos com um pedaço de terra não destruído é cuidadosamente transferido para os caroços e polvilhado com o solo.
Profundidade de plantio - para o local que estava acima do solo ao crescer em vasos. Em seguida, o solo é ligeiramente compactado e regado com água morna. Os topos das plantas são amarrados a uma treliça ou suporte, colocando o caule sem interferência. Além disso, amarre os brotos laterais.
Se os brotos tiverem botões no momento do plantio, eles deverão ser removidos. Sua presença afetará negativamente a cultura, pode levar ao desenvolvimento de doenças e queda de ovários. Logo após o plantio, você pode produzir cobertura de levedura para melhor crescimento e frutificação.
Dicas de jardineiros experientes
Para cultivar mudas saudáveis e impedir que elas se esticem, você deve seguir várias recomendações de jardineiros experientes:
- Selecione solos leves e soltos, saturados com nutrientes para a semeadura. Pode ser um substrato de piso para mudas ou uma mistura de turfa, areia e húmus misturados à mão.
- Antes da semeadura, desinfete as sementes em permanganato de potássio, Alirina-B, Fitosporina-M, Gamair-SP e calibre.
- Semear em recipientes com orifícios de drenagem que dão acesso ao sistema radicular.
- Observe a profundidade de semeadura de 1-1,5 cm.
- Até que as mudas apareçam, mantenha as culturas sob o filme, arejando-as diariamente.
- Ao crescer, verifique se os órgãos do solo das plantas não se tocam.
- Em 5 a 7 dias, inicie o procedimento de endurecimento dos brotos.
- Plantar mudas em um local permanente para produzir quando atingir a idade de 25 a 30 dias.
Portanto, ao cultivar mudas de pepino, pode ocorrer um problema como o alongamento. Se for descoberto a tempo e eliminado, você poderá contar com uma colheita completa.