O exagero irônico contido na definição popular de “tristeza com cebola” em relação ao processo de cortar cebolas enfatiza a importância desse problema. No entanto, a substância que causa lacrimação quando a lâmpada é cortada não é tão inofensiva. Sobre por que os olhos lacrimejantes quando cortam cebolas e serão discutidos mais adiante neste artigo.
Você sabe As cebolas podem não apenas causar uma sensação de queimação nos olhos e amargura na boca, mas também eliminar a dor de picadas de abelhas ou vespas, pelas quais esfregam o suco de cebola na picada.
Causas de lágrimas
A mecânica e a química da formação da lacrimação ao cortar cebolas são simples. Uma faca, cortando o bulbo, viola sua integridade celular, como resultado dos compostos voláteis de enxofre nas células que voam para o ar e são transferidos para a membrana mucosa dos olhos. No processo de contato com o fluido lacrimal, os compostos de enxofre se transformam em ácido sulfúrico fracamente concentrado, que, irritando a membrana mucosa ocular, causa lacrimação profusa.
Lágrimas de cebola: benefícios e malefícios
O ácido sulfúrico, que atua na membrana mucosa ocular, tem uma concentração tão fraca que não vale a pena falar sobre efeitos nocivos com efeito a curto prazo nos órgãos da visão. Normalmente, estamos falando dos benefícios e malefícios da lacrimação profusa, que ela causa. Vale a pena notar que as pessoas em contato com a cebola não querem chorar e realmente não choram, embora seus olhos frequentemente doam. É que eles têm lágrimas abundantemente liberadas.
Você sabe Os líbios consomem principalmente cebolas, para cada alma da população da qual 33 kg são anualmente. Na Rússia, um cidadão médio come 11 kg por ano, no Reino Unido - 9,3 kg, na França - 5,6 kg deste vegetal.
- A utilidade das lágrimas é:
- hidratação dos órgãos da visão;
- propriedades bactericidas, devido às quais a microflora patogênica na membrana mucosa é destruída;
- entrega de nutrientes da córnea;
- criando um filme líquido no olho, uma espécie de lente de água, que melhora a acuidade visual.
Além das sensações desagradáveis transitórias e transitórias causadas pela queima nos órgãos visuais e lacrimação profusa, também existem conseqüências desagradáveis desse processo com sua repetição frequente. Se uma pessoa sistematicamente e por muito tempo enfrenta o corte desse vegetal, a abundância e a regularidade de substâncias irritantes nos órgãos visuais podem levar a conjuntivites tóxicas e crônicas e até a erosão da córnea.
Que elemento químico da cebola causa lágrimas
Como o químico americano E. Blok estabeleceu no decorrer de um trabalho de pesquisa sério para descobrir qual substância e qual ácido faz com que as lágrimas fluam dos olhos, a substância lacrimator é a substância lacrimal nas cebolas. Essa substância é liberada na atmosfera quando o bulbo é cortado, acompanhado por uma violação da integridade de suas células.
Importante! Em nenhum caso você deve esfregar os olhos com os dedos nessa situação, pois isso só aumentará o contato do ácido sulfúrico com a córnea e agravará a sensação de queimação.
Uma vez na membrana mucosa do órgão visual, o lacrimator combina-se com o líquido existente e forma ácido sulfúrico, que age de maneira irritante nos olhos, causando lacrimejamento intenso. O elemento químico na forma de enxofre, que é o principal culpado pelos eventos desagradáveis que ocorrem, está na quantidade de vários átomos nos aminoácidos presentes nas células da cebola. Quando as células são destruídas, os aminoácidos começam a se combinar ativamente com as enzimas presentes nas mesmas células e formam o mesmo lacrimador.
O que fazer se as lágrimas escorrerem da cebola
Se uma pessoa não tomou medidas preventivas para impedir a entrada de substâncias irritantes da cebola nos olhos, conforme discutido abaixo, ele deve:
- Seque imediatamente os olhos com um pano limpo e seco;
- lavar os olhos com água morna;
- sair por um quarto de hora;
- pingar os olhos com gotas hidratantes.
Importante! Se o medo de queimar nos olhos e o fluxo de lágrimas deles e as complexas medidas preventivas tomadas em conexão com isso excederem o perigo real que surge ao cortar cebolas, não se preocupe. Os custos morais podem ser mais perigosos do que uma breve sensação de queimação nos órgãos visuais.
Métodos para cortar cebolas sem lágrimas
No processo de uso secular de cebola, as pessoas acumularam muitos truques. ajudando a aliviar ou até nivelar completamente os efeitos de substâncias irritantes do vegetal nos olhos.
Mais frequentemente usado para isso:
- Uma faca afiada que minimiza os danos às células do bulbo.
- Freqüentemente durante o corte da cebola, umedece a lâmina da faca com água fria, o que, dissolvendo o lacrimator, reduz sua entrada no ar.
- Corte as cebolas em água fria corrente e em recipientes com a mesma água.
- Corte em um saco plástico transparente.
- Jatos de ar do ventilador, que removem substâncias de cebola da pessoa e impedem que ela entre nos olhos.
- Embeber as lâmpadas e até encontrá-las por um quarto de hora no freezer, depois das quais, de fato, mordisca e corta os órgãos da visão visivelmente menos, mas ao mesmo tempo reduz um pouco a condição do consumidor do vegetal.
- Vapor proveniente de um bule ou panela próximo que dissolve substâncias flutuando no ar, impedindo-as de alcançar o olho humano.
- Molhar a tábua com vinagre de mesa.
Além desses agentes profiláticos populares e eficazes, também é possível nomear os exóticos na forma de:
- orelhas de casca de cebola penduradas;
- confortos a gás e velas;
- cantando ou assobiando lábios com melodias enquanto corta cebola;
- goma de mascar;
- língua saliente;
- colocando óculos de natação e até máscaras de gás.
Se não houver reações alérgicas graves à cebola, queimaduras nos olhos a curto prazo e lacrimação profusa ao cortar a lâmpada, que a grande maioria das pessoas encontrou, geralmente não lhes causa grandes problemas. E truques simples podem até reduzi-los a nada.