Todo mundo que trabalha profissionalmente com apicultura sabe que a maioria das configurações de colméias e molduras não se adapta à vida natural das abelhas - elas não levam em consideração seu modo de vida natural, para o qual geralmente usavam árvores ocas. Portanto, a família das abelhas, de acordo com o programa natural estabelecido nesses insetos, constrói teimosamente altos favos de mel. Para aproximar o enxame o mais próximo possível da forma natural do oco, os racionalizadores inventaram colmeias estreitas e altas.
Colmeia de altura estreita: recursos e benefícios do projeto
Casas estreitas e altas para abelhas têm características próprias, diferentes de outros designs.
Você sabe O primeiro inventor de uma colméia dobrável é considerado o cientista russo P. I. Prokopovich, que no início do século 19 criou um novo design para a época da casa das abelhas, que ele chamou de Petersburgo. Essa configuração ao bombear mel permitido mantenha a família das abelhas.
Entre eles estão:
- configuração não-báltica;
- espessura de parede de até 37 mm, o que permite ao máximo manter um microclima favorável constante no interior;
- na fabricação de colméias usando madeira de alta qualidade ou materiais de construção seguros;
- os ninhos e as lojas são feitos de madeira de pinho - madeira, mais adequada para a construção de colméias;
- a parte interna do corpo é feita de compensado de bétula, material ecológico;
- do lado de fora, as casas são cobertas com painéis de fibra de vidro, que dão não apenas uma aparência elegante, mas também servem como isolamento adicional;
- uma camada de espuma é colocada entre as paredes interna e externa das colmeias para melhor isolamento dos extremos de temperatura;
- os quadros nas colmeias são dispostos verticalmente, o que contribui para uma maior coleta de mel;
- como as abelhas não conseguem se mover de lado, a construção dos favos de mel está localizada horizontalmente, o que permite que os insetos obtenham comida facilmente;
- tal colméia dá às abelhas um inverno livre de hibernação;
- com o início da primavera, as abelhas e o útero trabalham em cima da moldura e, nos dias quentes, quando a família aumenta em número, os insetos descem pela colméia;
- nessas casas, as abelhas estão ganhando força bem no momento da coleta do mel;
- 12 quadros estreitos podem ser instalados em um slot;
- com colméias de configuração semelhante, apicultores inexperientes têm a oportunidade de trabalhar sem muita dificuldade;
- as células são colocadas em cassetes contínuas; em 3 andares, também são colocadas molduras;
- a estrutura pode ser removida sem dificuldade;
- as abelhas entram livremente nas casas e vice-versa, sem acumular-se nas casas de verão, pois há mais de duas delas em uma casa estreita e alta.
- Colmeias estreitas têm várias vantagens:
- As seções dessa configuração são facilmente transportadas.
- Os favos de mel têm área suficiente para a postura completa dos ovos pelo útero, e isso também ajuda no inverno a colocar uma quantidade significativa de mel, necessária para abelhas e larvas.
- No inverno, a energia das abelhas não é gasta em um espaço de nidificação de até 4 cm.
- Existem células com boa profundidade que não contêm ninhada. O mel é transportado de maneira separada, para que possa ser bombeado a qualquer momento.
- A comida no inverno está convenientemente localizada, é suficiente para todo o enxame.
- O útero e as larvas são mantidos na parte inferior da estrutura e a parte superior é preenchida com reservas de mel.
- Em uma casa de design semelhante, as abelhas enxameiam minimamente.
- As colméias são muito resistentes aos ventos, são bastante seguras para as abelhas e protegem bem os insetos dos efeitos climáticos adversos, do ataque de cobras e roedores.
Variedades de colmeias estreitas
Existem várias variedades de abelhas, repetindo em sua forma a originalidade do oco. Vamos falar sobre dois deles.
Importante! O separador de mel para colmeias altas estreitas precisa ser refeito, pois seu escopo é mais amplo que o das colmeias padrão. Para esses fins, o extrator de mel MP com dois cartuchos giratórios ajustáveis é adequado.
8 quadros
Colmeia alpina. A altura do núcleo é 21,5 cm, com dimensões internas de 30 × 30 cm e um quadro de 29,1 × 20,2 cm (8 quadros são colocados no estojo). O autor e inventor é o francês Roger Delon, um apicultor que sozinho nas encostas alpinas da montanha continha uma fazenda de apicultura para mil colméias, então ele inventou uma colméia fácil e fácil de usar. As dimensões indicadas da colméia correspondem às dimensões naturais da abelha que habita na cavidade da árvore. A família se expande para cima (com a adição de edifícios adicionais). Com o suborno principal, são instalados até seis edifícios. Não há verão na colméia descrita.Em vez disso, existe uma folga de 7 mm, que é obtida se a minúscula estiver instalada em um fundo separado. Também não há slots superiores. O processo de troca de ar é realizado da mesma maneira que em uma cavidade de uma árvore: o ar entra pela fenda e é puxado para cima, combinando-se com dióxido de carbono e vapor de água, que as abelhas exalam, e depois cai. Um alimentador é instalado no topo da colméia (seu tamanho é idêntico ao tamanho transversal da colméia, com um teto de 3 cm), que protege as abelhas do ar quente e da formação de condensação na parte superior. A configuração alpina criou raízes especialmente no norte dos espaços abertos russos.
12 quadros
Dadan Blatt Beehive. Trata-se de uma colméia de 12 quadros, com vários estojos, na configuração em que possui dois estojos em um quadro de 30 cm.O criador é o apicultor americano Charles Dadan. Então o Swiss Blatt assumiu a modernização de uma colméia. O design da casa das abelhas em consideração é simples, o que permite criar nela perto de condições naturais para o desenvolvimento da família das abelhas. Existem 2 caixas de 12 quadros (24 quadros completos de 43,5 × 30,0 cm).
Você sabe As abelhas japonesas são capazes de se defender das vespas matando-as com o aumento da temperatura de seus corpos: imediatamente após o inimigo penetrar na colméia, as abelhas o atraem para o ninho, depois as cobrem com seus corpos, formando uma enorme bola vibratória. Em 20 minutos, a temperatura da bola aumenta para destrutivo para vespas +47°C.
Esse design permite criar rapidamente um grande número de ninhadas até a coleta do mel. Além disso, o risco de enxame é reduzido e a coleta de mel aumenta em até 50%. O que também é importante - o inverno da família das abelhas melhora. A colméia descrita é muito popular entre os apicultores, especialmente aqueles que contêm apiários grandes e médios.
Manufatura de colmeia estreita com bricolage
Para fazer uma colmeia caseira da configuração descrita, você precisa determinar seu tamanho, preparar materiais e as ferramentas necessárias.
Dimensionamento
Damos as dimensões dos detalhes de uma colméia alta e estreita:
- altura da colmeia - 108 cm;
- largura da caixa - 44,5 cm; o tamanho interno da colméia é de 37,5 cm;
- profundidade - 52 cm; profundidade do compartimento interno - 45 cm;
- paredes com espessura de 3,7 cm;
- quadro - 36 × 44,5 cm, em altura - 41 × 27 cm; altura de instalação - 15 cm;
- ninho e lojas de blocos de madeira de 3 × 3 cm;
- Painel de fibras para estofados com 4 cm de espessura;
- a espessura da espuma para isolamento - 3 cm;
- pranchas de madeira para o corpo do telhado - 6 cm de altura e 2 cm de espessura; aba da placa com 1,5 cm de largura.
- o feixe lateral da estrutura de nidificação tem um delimitador - 3,7 × 1,1 cm; o feixe superior - 1,8 × 2,5 cm; o inferior - 0,8 × 2 cm;
- espessura de tiras de borracha para armações móveis plugáveis - 1,5 cm;
- para o fabrico de contraplacado de bétula inferior 10 mm e tábua de pinho 20 mm.
O que é necessário
A colméia estreita é montada com os seguintes materiais:
- tábuas de pinho;
- blocos de pinho;
- madeira compensada de bétula;
- folhas de papelão;
- borracha de pneus velhos de bicicleta;
- ferro galvanizado;
- espuma de plástico;
- grelha de ventilação.
Você também precisará de ferramentas:
- pregos e martelo (parafusos e chave de fenda);
- serra;
- Serra de vaivém para metal ou moedor;
- pregos de metal.
Importante! Todas as peças de madeira na fabricação da colméia devem ser processadas em ciclos e lixadas para dar à superfície da madeira uma superfície lisa e limpa, além de evitar ferimentos durante o trabalho no apiário.
Instruções passo a passo da fabricação
A técnica de fabricação da colméia estreita é a seguinte:
- Com a ajuda de uma serra e um quebra-cabeças, todos os detalhes necessários da colméia são cortados.
- Com a ajuda de pregos e um martelo, um fundo de duas camadas é construído. Uma placa de pinho é usada para o fundo e madeira compensada de bétula para a camada superior. Se você deseja que o orifício da torneira se feche, uma manga com um estrangulador especial de orifícios é montada na parte inferior frontal. Uma grade de ventilação metálica é instalada na parte traseira (para ventilação no inverno e resfriamento no verão).
- Derrube o corpo da colméia com tábuas de pinho. Em seguida, as placas são cobertas com espuma de poliestireno do lado de fora e cobertas com papelão. Dentro da parede do corpo, eles são acabados com compensado de bétula, observando uma espessura total da parede de 3,7 cm.
- Moldura de ninho feita em forma de tábuas de madeira de pinho. A barra lateral está equipada com um separador. A madeira na parte superior tem 1,8 × 2,5 cm de tamanho e 0,8 × 2 cm na parte inferior.
- As armações móveis são inseridas nos elásticos das câmaras de bicicleta montadas nas paredes da colméia. A armação geralmente mede 41 × 27 cm e a altura é de 15 cm Para facilitar o movimento das abelhas acima da cera, as incisões são feitas com um ângulo de 45 °.
- Nesta modificação da casa das abelhas, assume-se um teto plano, que inclui o teto, duto, canal de alimentação e isolamento. A estrutura do telhado é feita de tábuas de madeira. O alimentador está preso ao lado. Também pode ser removido e substituído por isolamento. O telhado é coberto com chapas galvanizadas. O teto é fixado diretamente no esqueleto da colméia com a ajuda de pregos.
O desenho descreve em detalhes o design de uma colméia estreita:1 - caixa de soquete para 12 quadros; 2 - loja; 3 - telhado; 4 - fundo removível; 5 - o estrangulamento superior; Grade de ventilação com 6 mangas; 7 - número removível; 8 - pernos de metal; 9 - estrutura de nidificação; 10 - vale de alimentação; 11 - grelha de ventilação; 12 - isolamento; 13 - ripas nas ruas; 14 - cata-vento
Como manter as abelhas em uma colméia estreita
É necessário trabalhar com abelhas nas colmeias descritas, usando o seguinte método de manutenção:
- A família das abelhas permanece durante o inverno nas casas em questão.
- Quando o sobrevoo da primavera chega, é necessário limpar o fundo das colméias dos resíduos de abelhas que se acumularam durante o inverno. Para isso, os edifícios são colocados em suportes temporários, após o que o fundo é limpo, desinfetado e retornado aos seus locais originais.
- No início do período ativo de desenvolvimento das colônias de abelhas, é necessário expandir os ninhos, substituindo a estrutura pela cera. Quando o caso é totalmente dominado e no período de um suborno, extensões de loja são colocadas nos esqueletos das colmeias, nas quais meias molduras são colocadas em um skid quente em uma relação perpendicular às molduras. Essa posição dos meios quadros ajuda a preenchê-los com mel mais rapidamente. Durante o período de suborno, o apicultor não perturba as abelhas, expande o ninho, substituindo as extensões de lojas. No final, a extensão de suborno deve ser removida. O útero está sempre dentro do corpo e a família é gradualmente ajustada para o inverno: o favo de mel é preenchido com mel e pólen, as abelhas fecham todas as aberturas com própolis e as molduras são fechadas com crescimentos de cera. Não é recomendável tomar mel deste corpo. No outono, é permitido o assentamento, embora isso possa não ser necessário - as próprias famílias os formarão.
- Na última década de setembro, os quadros em excesso são removidos dos casos e restam cerca de 9 peças, após o que são colocados os diafragmas, o que limita o volume de ninhos pelas laterais. Assim, os clubes de abelhas formados nas colmeias na 9ª estrutura terão um diâmetro de aproximadamente 30 cm, como nas árvores ocas, e preencherão completamente as seções das colmeias, fornecendo abaixo sua quantidade condições favoráveis de temperatura e umidade nas partes superiores dos ninhos.
- Na hibernação, as colônias de abelhas sobem sem impedimentos. O design de tais casas permite não deixar molduras com mel não dominado pelas abelhas no inverno. No tempo frio, os slots inferiores são fechados e os superiores são deixados abertos. O ar resfriado através das aberturas superiores penetra nas colmeias, desce pelas paredes da frente - nos espaços da estrutura, mistura-se com o ar aquecido pelas abelhas e depois tende para a família. Assim, o underlayer pode ser ventilado de maneira não estirada e ao lado da família - graças à convecção (movimento positivo do ar).
- Nas colmeias propostas, é possível usar quadros de largura baixa padrão (43,5 × 30 cm) com uma rotação de 90 ° e fixação para ombros adicionais nos quadros superiores e laterais dos quadros.