Os produtores de beterraba na Alemanha estão cada vez mais se voltando para a agricultura orgânica, por exemplo, na Baixa Saxônia e, mais recentemente, na Baviera.
De acordo com a Association of Farmers, a beterraba orgânica foi cultivada pela primeira vez em 2017. Em seguida, 30 agricultores ocuparam 200 ha com esta colheita.
Desde então, a área de cultivo de plantas com raízes orgânicas e a demanda por ela da indústria de alimentos têm crescido constantemente. Em 2018, já havia 45 agricultores que cultivavam beterraba em 350 hectares. Em 2019, a área dobrou em relação ao ano anterior.
Enquanto isso, Südzucker também começou a processar matérias-primas orgânicas em sua cidade de Rhine am Lech, no norte da Suábia, na Baviera. Segundo Bayerischer Rundfunk, o cultivo de raízes na região é muito lucrativo.
A demanda por produtos orgânicos está crescendo e o preço é três vezes maior que o de produtos comuns. Até a presente data, o açúcar orgânico na Alemanha é produzido apenas em Warburg, Vestfália.
Na fábrica de Rhine am Lech, apenas beterrabas orgânicas serão processadas por vários dias antes que as raízes cultivadas tradicionalmente entrem em operação até janeiro. As instalações de produção foram limpas durante o verão. Isso garante que, no início da campanha, as beterrabas orgânicas não entrem em contato com produtos comuns.