O espargo é uma planta perene que pode produzir colheitas por 15 anos. No entanto, para que a cultura que se originou em um clima quente não morra durante as geadas, você precisa pensar no outono como prepará-la adequadamente para o inverno.
A origem e descrição da cultura
O habitat natural dos espargos é o Mediterrâneo e a costa do Mar Cáspio. Os antigos gregos e romanos começaram a comer essa cultura primeiro. Os espargos ganharam popularidade entre outros povos do continente apenas no século XIX.
A planta é um arbusto baixo, com várias hastes nas quais crescem folhas estreitas e pequenas flores amareladas. É habitual comer apenas brotos germinados, que podem ser brancos ou verdes. Frutas, bagas vermelhas brilhantes, são usadas para adicionar chás - elas são doces o suficiente e contêm uma grande quantidade de açúcar. No entanto, o aspargo é valorizado principalmente para as brotações, que são de grande valor tanto pelo conteúdo de muitos oligoelementos úteis quanto pelo sabor.
Os rebentos da planta contêm caroteno, fósforo, magnésio, cálcio e ferro, sais minerais, carboidratos e proteínas vegetais. A vitamina PP presente lá ajuda a prevenir a anemia. O uso de aspargos também ajuda a combater distúrbios metabólicos e fortalece o sistema imunológico.
Você sabe Pela primeira vez, um método para preparar aspargos foi descrito no livro de receitas mais antigo, “De re coquinaria” ("Na arte culinária", aproximadamente IV c. n e.). Seu autor era um gourmet de Roma - Apicius.
Características dos cuidados com as plantas no outono
Para que a planta inverno bem, é necessário preparar o jardim a partir do outono. Primeiro de tudo, você precisa inspecionar o mato quanto à presença de doenças e parasitas. Se você notar uma mosca de espargos ou ferrugem, esses rebentos devem ser removidos imediatamente.
As folhas superiores precisam ser cortadas - apenas as raízes permanecem durante o inverno. Em alguns casos, os vegetais podem ser deixados, mas apenas com a condição de que o arbusto não tenha sido afetado por doenças.
Para evitar que as raízes congelem, elas precisam ser cobertas com uma espessa camada de cobertura morta, para a qual você pode até usar os topos cortados do próprio aspargo.
Se brotos jovens aparecerem do chão, eles não precisam ser cortados, mas é melhor jogar folhas ou feno neles. Verbasco de palha também é adequado para isso.
Rega e alimentação
É necessário regar aspargos regularmente, mas o principal é não exagerar, porque, devido à grande quantidade de umidade, as raízes podem apodrecer. Mas a falta de água leva ao fato de o produto perder o sabor e ficar lento.
É melhor realizar o próprio procedimento de rega sob a raiz e, para regá-lo, é necessário levar um regador com o nariz estreito. Depois disso, você precisa afrouxar o solo com uma enxada. Para irrigar com menos frequência e não soltar o solo, o leito pode ser coberto com serragem. Assim, você não precisa eliminar aspargos a cada 14 dias; Também ajudará a manter os níveis ideais de umidade.
Você pode alimentar a cultura 20 dias após o plantio. Nos meses mais quentes, é melhor tomar fertilizantes orgânicos, como esterco de vaca ou fezes de frango. Mas para o inverno, jardineiros experientes recomendam a aplicação de fertilizantes minerais no solo, como superfosfato ou sal de potássio. A fertilização é distribuída por todo o jardim e é misturada com o solo com a ajuda do afrouxamento.
Tais manipulações precisam ser feitas com muito cuidado, caso contrário, você pode danificar as raízes das plantas que possuem uma estrutura muito delicada.
Importante! Deve-se lembrar que o sistema radicular de uma planta está muito próximo da superfície da terra. Já no outono, brotos jovens de inverno se formam nas raízes superiores, que são facilmente pode ser machucar.
Poda
Para preparar adequadamente os aspargos para o inverno, é necessário cortá-los. Essa condição é necessária, pois é melhor hibernar sem vegetação. Muitas vezes, os jardineiros pensam em cortar apenas as folhas e deixar o caule. Obviamente, é necessário remover os topos inteiros de maneira que apenas alguns centímetros do caule permaneçam acima do solo.
Aparar o arbusto é necessário quando ainda está relativamente quente. É importante ter tempo para realizar o procedimento antes da primeira geada. É aconselhável fazer isso na primeira quinzena de outubro. Para que a planta permaneça saudável e receba danos mínimos, as ferramentas devem estar afiadas e limpas.
Alguns jardineiros têm pena da planta e discutem se brotos saudáveis devem ser podados. Jardineiros experientes observam essa necessidade em qualquer caso, especialmente se a vegetação está infectada por doenças ou parasitas, também é necessário queimá-la.
Afrouxamento e hilling
Esta planta perene requer amolação obrigatória - graças a esse procedimento, o produto acaba sendo muito saboroso e macio. De grande importância é o que você cultiva cultura. É melhor fazer isso com o tyrsa, que deve estar completamente seco e, ao mesmo tempo, cortado de árvores frescas e saudáveis. Graças a este material, o aspargo é muito macio e fica branco.
Para obter brotos brancos, você também pode espetar com o solo comum, que é compactado após o procedimento; a camada do solo deve ter cerca de 20 cm. Na primavera, pequenas rachaduras aparecerão no local de crescimento do aspargo, o que indica a germinação da colheita - então você precisará reencher cuidadosamente o canteiro do jardim.
Importante! A areia é um bom material para amolar, no entanto, a planta será verde e não tão macia.
Jardineiros experientes dão preferência ao inchaço com serragem e areia também porque os brotos podem torcer no chão, o que não acontece quando cultivados em outros materiais. Isso se deve ao fato de formar uma crosta na superfície do solo comum após o tempo chuvoso, o que é difícil para os brotos jovens superar.
As regras básicas para preparar aspargos para o inverno
Para preparar adequadamente os aspargos para o inverno, é necessário remover os brotos no outono, para que restem apenas 4-5 cm da planta, após o que podem ser plantados.
Outro fator importante para uma boa cultura invernal é a cobertura. Antes do inverno, o aspargo deve ser fertilizado adicionando fertilizante mineral ao solo.
Muitas vezes, os proprietários de lotes pessoais pensam em cobrir a planta durante o inverno. Obviamente, esse procedimento só melhorará a qualidade da safra futura.
O abrigo para o inverno pode ser feito com aparas de madeira, serragem ou tyrsa. Você também pode usar turfa ou adubo para proteger as plantas. É necessário cobrir os aspargos o mais completamente possível, com uma camada de cobertura de cerca de 8 cm. Na primavera, esses elementos podem ser usados como fertilizantes, escavando-os no chão. Você também pode usar palha e folhas para aquecer os aspargos.
Antes de cobrir os espargos com cobertura morta, é necessário cortar os topos inteiros. E o solo entre as linhas pode ser enriquecido com nitrato de amônio.
Winter Asparagus Care
Para ter aspargos em sua mesa durante todo o ano, você precisará fazer a destilação de brotos de plantas já adultas com pelo menos 6 anos de idade.
O primeiro passo é desenterrar as plantas em outubro e colocá-las em um local escuro e fresco por alguns meses. É necessário garantir que a temperatura na sala seja mantida na faixa de 0 a + 2 ° C.
Na primeira quinzena de dezembro, as plantas podem ser plantadas em estufas - para isso são colocadas em contêineres e mantêm uma pequena distância entre as plantas. Em 1 m², você precisa colocar pelo menos 18 arbustos. Quando tudo é plantado, o húmus é derramado sobre a superfície do solo, com uma camada de pelo menos 20 cm. Além disso, os recipientes com aspargos devem ser cobertos com um filme preto.
Nos primeiros 7 dias, a temperatura na estufa deve estar dentro de + 10 ° C. Mais tarde, é elevado a + 18 ° C, mas isso só pode ser feito quando você perceber que os aspargos começaram a brotar. Esse regime de temperatura deve ser observado por aproximadamente 2 meses até o final da safra.
Dicas úteis jardineiros
O espargo é uma planta bastante exótica para nossas latitudes e muitos simplesmente não sabem como fornecer condições ideais para o crescimento. No entanto, muitos jardineiros já tentaram cultivá-lo em suas parcelas e adquiriram experiência em cuidar dessa cultura.
As dicas a seguir ajudarão os jardineiros iniciantes:- Para fornecer uma família média de três aspargos, basta ter 15 a 20 arbustos dessa planta no jardim.
- É melhor não usar produtos químicos fertilizantes ao cultivar aspargos. Esta planta é consumida na forma de brotos, capazes de acumular substâncias químicas em si mesmas em alta concentração, após o que entram no corpo humano.
- O aspargo é um produto muito precoce, juntamente com as cebolas de inverno. A primeira colheita pode ser realizada em maio. Portanto, não é recomendável congelar aspargos, pois manterá sua aparência, mas perderá seu sabor e estrutura.
- Para cultivar essa planta perene, você precisa selecionar cuidadosamente a cama com antecedência. Você pode obter uma colheita de uma planta apenas no 2º ano, e o próprio arbusto é capaz de crescer em um local por mais de 10 anos. Durante esse período, cresce muito e escavar todas as raízes para o transplante é bastante difícil. Portanto, é melhor plantar imediatamente uma planta perene para que não interfira com outras plantas.
- O lugar para essa cultura deve ser ensolarado, mas calmo. O solo precisa ser selecionado leve e fértil. Terra preta ou barro não é adequado para aspargos, mas se não houver escolha, você precisa cavar uma vala e preenchê-la com composto e depois misturá-la com o solo nativo. Você também pode adicionar areia. Assim, na superfície do solo após as chuvas não aparecerão crosta indesejada.
- Uma opção ganha-ganha no umedecimento da planta será o sistema de irrigação. Mas deve-se ter em mente que uma planta é capaz de ocupar até 1 m² de área; portanto, são necessários pelo menos 10 conta-gotas por cama.
- Além das mudas, um dos métodos de reprodução é a semeadura. Você pode semear aspargos diretamente no jardim, também é permitido fazer isso no inverno. Existem variedades vegetais e decorativas, portanto, você deve prestar atenção ao rótulo. As variedades de vegetais são Urozhaynaya-6 e Early Argentel.
- Ao abrigar a cultura, você precisa tentar cobrir a linha inteira, e não cada planta individual. Você também precisa se lembrar que a altura das camas só aumentará a cada ano. Isso ajudará não apenas a proteger a cultura do congelamento, mas também aumentará o crescimento do próprio vegetal.
- Para fertilizantes, você também pode usar cinzas ou uma mistura de fertilizantes, que é introduzida nos corredores a uma profundidade de cerca de 7 cm. Depois, é necessário molhar a cama.
- Para que o aspargo não seja grosseiro, é preciso cortar as mudas. Caso contrário, ele se tornará fibroso e perderá o sabor.
- Na natureza, um vegetal cresce em locais próximos ao mar, onde há muito sal no solo. Portanto, para um melhor crescimento da cultura, é recomendável adicionar sal comum ao solo (1 colher de sopa.colher de sopa por balde de água para irrigação).
Você sabe Na cidade de Schweisinger, Alemanha, é costume escolher o rei e a rainha dos espargos anualmente. A coroação ocorre como parte de um festival especial dedicado a esse vegetal.
No inverno, você precisa cuidar especialmente dos espargos, pois nesse momento é formada a base para o surgimento de futuras culturas. E a base para a organização adequada dos cuidados é a preparação oportuna e de alta qualidade dos brotos no outono para o frio que se aproxima.