O processo de cultivo de vegetais é trabalhoso, mas muito emocionante. Para uma colheita grande, você deve abordar o assunto de forma responsável: siga as regras para o plantio de mudas, cuidados, regime de irrigação e alimentação com fertilizantes. Não é o menor papel desempenhado pelas condições climáticas: o estado da planta depende da temperatura.
A rega como parte essencial dos cuidados
Acredita-se que os arbustos de tomate devam ser regados abundantemente, de um regador ou completamente, mas isso não está totalmente correto. Assim, você mesmo está se privando de uma boa colheita. A rega desse tipo tem um efeito ruim na floração, na definição e amadurecimento das frutas, e as flores também podem cair.
Molhar os arbustos dessa maneira pode facilmente provocar a ocorrência de uma doença fúngica. Isto é devido a um aumento na umidade do ar. Portanto, é correto se a rega for feita sob a raiz.
Quando os frutos crescem de 1 a 2 cm de diâmetro, o consumo de água aumenta: é necessário regar à taxa de 5 a 12 l / m². A rega é feita 2 vezes em 7 a 10 dias. Com drenagem severa do solo, não é recomendado umedecê-lo imediatamente: os frutos podem cair, rachar ou adoecer com podridão apical.
Se regarmos duas vezes por semana, 3-4 litros são suficientes em um arbustose menos frequentemente - despeje um pouco mais (mas não mais que 5 litros) .Neste caso, regue a sarça de 0,8 a 1 l por planta. Não seja muito zeloso com aditivos químicos, deixe o arbusto se adaptar.
Uma etapa integral do cultivo é alimentar
Você pode começar a alimentar os tomates 2-3 semanas após o transplante, durante a formação dos ovários na primeira inflorescência. A cobertura é feita após a rega, os fertilizantes minerais são aplicados na forma líquida. Recomenda-se que o superfosfato e o sulfato de potássio sejam introduzidos na composição do primeiro fertilizante, contando com 20 a 25 g do primeiro e 15 a 20 g do segundo componente por 1 m².
O primeiro curativo após o plantio do tomate deve ser aplicado após 2 semanas durante o período de brotamento. O segundo - durante o período de floração (intervalo também 2 semanas).
Além disso, até 10 g de nitrato de amônio / 1 m2 podem ser adicionados ao complexo de fertilizantes se o solo for muito pobre ou drenado. Trazer para tal estado, é claro, não vale a pena. Quando as frutas começam a amadurecer, você pode fazer uma segunda cobertura, com base em 15 a 20 g de nitrato de amônio e 20 a 25 g de sulfato de potássio por 1 metro quadrado. Se necessário, você pode gastar um terço.
O curativo foliar superior é usado para efeito rápido., ou seja, para obter um resultado inicial. Para 10 l de água: 16 g de uréia e sulfato de potássio, 10 g de superfosfato.
A fertilização do tomate é frequentemente acompanhada de plantas de processamento contra doenças e insetos. Para alcançar melhor o resultado, o procedimento é realizado à noite, quando o sol escaldante não permite que a solução seque rapidamente e o orvalho da manhã ajuda a absorver melhor.Para evitar a propagação de doenças fúngicas, recomenda-se tratar plantas com preparações contendo cobre, 2-3 vezes por estação mais próxima de agosto: Bordeaux líquido, cloreto de cobre e outros.
Remoção de folhagem nos primeiros estágios
Um mês ou meio após o plantio de mudas, em dias ensolarados e matinais, as folhas inferiores são removidas. Quando os frutos amadurecem, no caule abaixo não deve estar. Em seguida, eles ainda são removidos, mas não superiores a 2-3 inflorescências.
Tais manipulações facilitam a troca de ar na parte inferior da planta, o que evita o aparecimento e a propagação da praga tardia e acelera o amadurecimento dos frutos.
Mais de 2 a 3 folhas não podem ser removidas por semana em plantas altas e 1 a 2 em plantas curtas. As 5 primeiras folhas de um arbusto de tomate podem ser removidas com segurança. Eles devem ser removidos. Não é possível prejudicar isso, pelo contrário, é apenas útil.
Nem todo mundo pode ver tomates grandes em seu jardim, mas se você seguir as recomendações, a oportunidade de obter um resultado aumenta. Antes de tudo, não se apresse, monitore a temperatura do ar: deve ser positiva, em algum lugar + 25 ° C. Não é aconselhável deixar o solo secar; para isso, mantenha o nível de umidade do ar. E não se esqueça da variedade de tomates, porque nem todas as espécies podem dar à luz grandes.