Inspetores fitossanitários do estado revelaram batatas da Holanda infectadas com câncer de batata na região de Ternopil. O item foi devolvido ao remetente.
Em 16 de abril de 2019, no território da região de Ternopil, durante a inspeção estadual de inspetores fitossanitários no posto aduaneiro de Ternopol-Tsentral, um agente causador de câncer de batata (Synchytrium endobioticum (Schilbersky) Percival) foi descoberto em uma carga de batata pesando 20 toneladas.
O produto infectado veio da Holanda. Como parte das medidas sanitárias, ele foi devolvido ao país de origem. Para evitar esses incidentes no futuro, foi enviada uma notificação ao país exportador - os Países Baixos sobre o não cumprimento da carga com os requisitos fitossanitários da Ucrânia.Para informação, o câncer de batata é uma doença fúngica perigosa que afeta todas as partes da planta, exceto as raízes. As parcelas infectadas crescem muito, parecendo couve-flor com a aparência.
Os crescimentos podem variar de alguns mm a 10 cm e, quando caem no chão, começam a explodir e a segregar milhões de esporos. O agente causador da doença pode invernar nos tubérculos e permanecer no solo por até 20 anos.