A cultura japonesa está intimamente ligada à natureza. Essa conexão deu um impulso para criar uma direção especial no projeto da paisagem. A contemplação do belo, o respeito à natureza, o simbolismo de todos os elementos, os detalhes e o trabalho minucioso no planejamento são as características fundamentais do jardim japonês.
História de estilo japonês
Como a maioria das áreas, o estilo japonês no paisagismo tem raízes profundas. Pela primeira vez o jardim foi mencionado nas cartas do século VIII aC. e Mas, inicialmente, o hieróglifo "Niva" significava uma área espaçosa sem cerca. Um pouco mais tarde, ele começou a denotar a palavra "jardim", decorada com caminhos de pedra e vários elementos arquitetônicos.
O estilo em questão tem uma estreita relação com a pintura. Desde a construção dos mosteiros budistas na era dos samurais, as principais características do jardim japonês mudaram significativamente: a visão colorida e colorida da paisagem tornou-se uma paisagem calma, contida e "seca". Muitos especialistas em orientalismo argumentam que o estilo japonês na criação da paisagem surgiu como resultado da fusão das duas religiões: confucionismo e xintoísmo. Ambas as direções pregam a proximidade do homem e da natureza.Você sabe Os primeiros jardins de estilo japonês fora de sua terra natal apareceram na América em 1894 e na Holanda em 1903.
Os europeus tornaram-se famosos apenas cerca de 150 anos atrás. Isso se deve ao fato de os japoneses, durante muito tempo, tentarem manter sua filosofia dentro do país: o isolamento político prolongado não permitiu que os estrangeiros se aproximassem de sua cultura. No final do século XIX, quando o Japão ofereceu uma oportunidade aos cidadãos europeus de se familiarizarem com os costumes orientais, em muitos países houve um "boom" em tudo o que era japonês.
Variedades de estilo japonês
Essa direção no paisagismo tem sua própria classificação.
As principais variedades do jardim japonês são:
- Tsubo - Uma pequena área de uma casa ou um terreno ao ar livre onde o acesso a uma grande quantidade de luz é obrigatório.
- Jardim de pedras - Uma plataforma decorada com vegetação e vários elementos decorativos no estilo do minimalismo.
- Jardim de chá - caracterizado por uma simbiose de duas variedades de espaços verdes com uma variedade de elementos de design paisagístico. No original no Japão, esse tipo implica a criação de um wabi, o chamado pavilhão, onde é realizada uma cerimônia do chá.
Tsubo
Esse tipo de estilo japonês de paisagismo, cujo nome significa uma pequena área, teve origem na era da arquitetura urbana no início da Idade Média. Mini-jardins são colocados em pequenas áreas da cabana de verão e dentro do edifício.
Se não houver luz suficiente, você poderá instalar lâmpadas, luzes e espelhos incomuns.
A filosofia na criação do tsubo é diluir o estilo urbano com luz e natureza. Ao colocar a vegetação, leve em consideração os pontos cardeais. Por exemplo, culturas fotófilas são cultivadas no sul, e samambaias e musgos são plantados no norte. Esta área é cercada com um grande número de pedras. A parte central inclui uma composição de duas ou três espécies de plantas.
Muitos proprietários de casas de campo escolhem este método para criar um estilo tsubo:
- instalação de uma lanterna tsukubai;
- traçando caminhos de pedra de tobisi;
- arranjo harmonioso de um pequeno número de plantas.
Jardim de pedras
Esse tipo de paisagismo é considerado não apenas uma variante do estilo japonês, mas toda uma filosofia da cultura oriental.
A criação tradicional do jardim baseia-se na seguinte colocação de rochas:Importante! Colocação correta do pedregulho principal — esse é o objetivo principal ao criar um jardim de rochas. Este item — o centro de todo o paisagismo. Pedras laterais são seu cenário natural, e a composição geral deve simbolizar cadeias de montanhas ou ilhas.
- Horai - a pedra central da lagoa, simbolizando o pico distante.
- Sumi é uma composição de 3 pedregulhosque são colocados em uma lagoa em uma área elevada.
- Três jóias - uma maneira de organizar todos os elementos do paisagismo de acordo com as tradições budistas.
- Ilhas Crane e tartarugas são caracterizadas por elementos fabulosos.
Eles escolhem pedras com grande responsabilidade, pois aqui não é importante a forma e o tamanho da rocha, mas o sentimento de harmonia da composição criada. Se as pedras estiverem cobertas de musgo ou líquen, isso acrescentará um apelo especial e naturalidade ao projeto da paisagem. Além disso, esses elementos "verdes", de acordo com a filosofia dos japoneses, trazem harmonia e paz à casa.
Ao fazer esse jardim, você deve seguir certas regras:
- Não coloque pedras em linhas ascendentes ou descendentes.
- Não é permitido o uso de rochas de diferentes origens territoriais em uma composição (rio, mar, montanha).
Você sabe As primeiras regras sobre arte de jardim são encontradas no tratado "Senzai Hisho", escrito no século XI aC.
Para a estabilidade da composição, as pedras devem ser desenterradas e, para ocultar erros, podem ser plantados arbustos em miniatura ou gramíneas ao seu redor. Para criar a máxima harmonia, os pedregulhos devem ser caracterizados pela naturalidade de tons e formas.
Jardim de chá
Esse tipo de estilo japonês no paisagismo se tornou muito popular desde o século 19 na Europa. A cerimônia do chá é parte integrante da cultura oriental. Cria uma atmosfera calma e pacífica. O local deve ter uma pequena área que imita o terreno montanhoso.
Nas profundezas é o pavilhão para a cerimônia do chá. Pode parecer uma cabana modesta ou mirante. A decoração é bastante contida e natural. A colocação de elementos de plantas e pedras deve parecer natural. A iluminação é fraca. Lanternas e lâmpadas são componentes semânticos importantes do jardim de chá. Eles também são projetados para decorar e iluminar a área.
Normalmente, nos jardins de chá, coloque uma lanterna de pedra. Você pode escolher estas opções populares:
- tatigatu com boa iluminação;
- ikekomigatu, que é caracterizado pela capacidade de direcionar a luz para baixo.
Também nos jardins japoneses muitas vezes estabelecem pontes planas. Um elemento popular é um elemento decorativo chamado yatsuhashi. Consiste em pedras e tábuas e é disposto em zigue-zague.
Regras para registro
Os europeus, aplicando o estilo japonês em suas cabanas de verão, tentam recriar apenas a atmosfera da cultura oriental, esquecendo completamente que a construção de tais jardins é uma verdadeira arte e filosofia.
Importante! Alguns as plantas devem ser plantadas, levando em consideração os pontos cardeais. Por exemplo, o bordo é colocado no sudoeste, pois essa árvore, de acordo com a filosofia dos japoneses, deve ser acesa o maior tempo possível, e o carvalho deve ser plantado no centro do local.
É necessário aderir ao tema do estilo japonês. Por exemplo, pode ser um jardim de pedras, água, árvores ou estações do ano. Os principais elementos temáticos devem estar no centro.
Existem três regras básicas que você deve seguir ao criar um estilo japonês:
- A combinação de água e pedras como símbolos dos princípios masculino (yang) e feminino (yin).
- A aparência natural da vegetação e outros elementos do jardim.
- Assimetria da paisagem com ênfase nos principais detalhes da composição.
Os jardins japoneses são caracterizados por contenção, uma combinação harmoniosa de cores, formas e elementos decorativos. Ao criar várias composições, é necessário fazer transições suaves de conexão entre elas usando ervas ou vários acessórios.
O princípio de criar um jardim japonês está em quatro características:
- o simbolismo de cada detalhe;
- assimetria e singularidade de formas e proporções;
- naturalidade e simplicidade;
- unidade harmoniosa de cada elemento com a natureza.
Elementos principais
O estilo japonês no paisagismo é caracterizado por objetos básicos. Esses itens incluem:
- Agua É um símbolo da vida, prosperidade e energia eterna. Ela dá ao jardim um clima e ritmo especiais. Se o território permitir, é recomendável criar grandes reservatórios, córregos ou cachoeiras. Eles devem parecer naturais.
- Pedras É um símbolo da eternidade, poder e constância. Tais elementos determinam a estrutura do jardim japonês. As opções populares incluem o uso de pedras em passarelas, pontes ou como elementos de destaque que emolduram um lago. É muito importante colocar as pedras corretamente. Recomenda-se fazer isso aleatoriamente, tal assimetria parecerá mais harmoniosamente na composição.
- Vegetação - Uma característica importante de qualquer projeto paisagístico no estilo japonês. Para decoração, árvores baixas, arbustos e gramados são adequados. Pine, ameixa, bordo oriental são populares. Sakura florescendo parece muito bom na trama. Esta árvore é um símbolo da beleza e transitoriedade do ser. Muitas vezes, o marmelo japonês é plantado no local, simbolizando a fertilidade e a longa vida. A forma da planta também é de particular importância. Segundo as crenças japonesas, a forma hemisférica é um símbolo do céu. Você também pode recriar composições simbólicas emparelhadas de tocos velhos e samambaias jovens ou arbustos floridos verdes.
- Pequenos elementos arquitetônicos - Esses objetos criados artificialmente são capazes de dar uma atmosfera mágica ao jardim. Tais formas arquitetônicas incluem pontes (pedra ou madeira), lanternas (como um símbolo de bondade), bancos, telas de jardim e muito mais. Todos esses elementos são feitos de materiais naturais, a única maneira de se harmonizarem com o estilo principal.
Seleção de plantas
Árvores e arbustos, plantas perenes e flores são adequadas para o paisagismo. É desejável que as plantas não sejam muito gerais.
A jardinagem do jardim japonês é realizada usando estes tipos de plantas:
- Coníferas: abeto vermelho, pinheiro, thuja ocidental, zimbro cossaco.
- Árvores de folha caduca: salgueiro, bordo, ameixa, castanha, tília.
- Arbustos de folha caduca: bérberis, weigela, rododendros, spirea.
- Culturas de ervas: ásteres, íris, arcos, samambaias, crisântemos.
- Cobertura do solo: pervinca pequena, linho cuco, casco.
- Trepadeiras: uvas de menina, Schisandra chinensis, madressilva madressilva.
Criar um jardim japonês é uma ocupação muito responsável, que deve ser tomada com cuidado. É necessário projetar e combinar todos os elementos das composições de acordo com as regras básicas da cultura oriental; somente então o local será preenchido com uma atmosfera especial de paz e união com a natureza.