As uvas são valorizadas pelas frutas suculentas, saborosas e extremamente saudáveis que os adultos e as crianças adoram saborear. No entanto, as folhas dessa cultura não são menos úteis, o que as torna um produto popular na culinária dos países do leste. Descubra quais são os benefícios das folhas de uva e como decapá-las corretamente para o inverno.
Benefícios e composição química das folhas de uva
Os benefícios das folhas de uva são apreciados há muito tempo pela medicina tradicional.
- Uma grande variedade de propriedades curativas se deve a:
- vitamina a: suporta o funcionamento normal dos órgãos da visão, melhora a condição da pele, impede o desenvolvimento de células cancerígenas;
- Vitaminas B: normalizar o funcionamento do sistema nervoso, fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, participar da síntese de proteínas, impedir o desenvolvimento de ataques cardíacos e derrames;
- ácido ascórbico (vitamina C): fortalece o sistema imunológico, aumenta as funções protetoras do corpo, contribui para uma melhor resistência a fatores ambientais nocivos;
- manganês: regula o nível de glicose no sangue, participa ativamente do desenvolvimento das células, impede o desenvolvimento do diabetes;
- magnésio: melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, alivia a tensão nervosa, normaliza o sono, alivia a depressão;
- ferro: impede o desenvolvimento de anemia, enriquece o sangue, ajuda a combater a fadiga;
- cálcio: fortalece os ossos e tecidos musculares, promove a formação adequada do esqueleto.
Importante! 30 g de folhas de uva comidas (5-6 peças) atendem às necessidades diárias do corpo em relação à vitamina A.
Na medicina tradicional, este produto é usado como um remédio eficaz para:
- constipação e problemas digestivos;
- inchaço e inchaço;
- dores de cabeça;
- hemorragias nasais;
- neurastenia e histeria.
Outra vantagem indiscutível do produto é o seu baixo teor calórico, que é de apenas 93 kcal por 100 g.
Datas e regras de cobrança
A coleta de folhagem deve ser realizada no início do verão, durante o florescimento da colheita. Folhas de qualquer variedade de uva, exceto as uvas bravas, são adequadas para a colheita no inverno, uma vez que os verdes são mais duros, duros e com um sabor desagradável. Um prato de folha fresco e não rígido de brotos jovens é adequado. O material deve ser coletado com muito cuidado para não danificar; os folhetos devem estar com caudas. Depois que as verduras são coletadas, elas devem ser lavadas sob uma corrente de água limpa e fresca, secas em uma toalha, dobradas em uma pilha, cada folha uma sobre a outra e colocadas em um recipiente de vidro.
Você sabe O sabor da folha de uva depende diretamente da variedade de culturas. Nas castas brancas, o sabor das folhas é delicado, com uma acidez agradável, aguçar a louça (portanto, dPara espaços em branco na maioria dos casos, eles são usados); às variedades vermelho - mais duro, mais grosso e mais nítido.
Se a decapagem em um futuro próximo não for possível, as folhas dobradas em uma jarra devem ser derramadas com uma solução de água e sal, fechadas com uma tampa de plástico e armazenadas na geladeira.
Deve-se lembrar que é necessário coletar material de vinhedos que crescem em regiões ecologicamente limpas, longe da faixa de rodagem, instalações industriais, etc.
Como conservar folhas de uva para o inverno: as melhores receitas
As folhas de uvas têm um sabor picante incomum e podem ser um ótimo complemento para vários pratos. Existem mais de 1000 receitas para conservá-las no inverno, no entanto, várias são mais populares entre as donas de casa.
Dolma blank
Este produto pode se tornar a base para a preparação de um prato armênio delicioso, suculento e aromático de couve recheada com dolma e folhas de uva.
folhas de uva
100-120 pcs.
- Enxágüe as verduras, seque em uma toalha, corte as caudas.
- Prepare a marinada: despeje sal na água e deixe ferver.
- Torça as folhas de 10 pedaços em rolos, organize os rolos firmemente em uma jarra de vidro. Assim, "empacote" todas as folhas disponíveis.
- Quando a salmoura começar a ferver, despeje as latas com espaços em branco.
- Feche os recipientes com tampas de plástico ou metal e guarde em local fresco - por exemplo, uma geladeira ou adega.
Receita de vídeo
Preparação para dolma Receita em vídeo: Preparação para dolmaImportante! Posicionamento 10 peças em uma jarra; será possível contar facilmente a quantidade necessária para preparar a porção necessária de dolma.
Com pepinos
Você pode saborear um lanche saboroso, brilhante, rico e completamente novo, combinando folhas de uva com pepinos.
folhas de uva
70 peças
vinho 9% de vinagre
70 ml
pimenta da Jamaica e preto
4 unid.
- Lave verdes de uvas e legumes.
- No fundo do recipiente, coloque as folhas de groselha, alho, endro.
- Enrole pepinos em folhagem, dobre-os firmemente em frascos.
- Faça um recheio: despeje água na panela e adicione vinagre, açúcar, sal, pimenta. Depois que a marinada ferver por 15 a 17 minutos, despeje-a nos bancos.
- Esterilize os bancos por 8 a 11 minutos.
- Enrole os recipientes com tampas de metal, coloque-os de cabeça para baixo, envolva-os com uma toalha quente.
- Remova as latas resfriadas para um local fresco.
Os pepinos de acordo com esta receita são suculentos e crocantes e, graças à folhagem das uvas, adquirem um agradável sabor agridoce.
Você sabe As folhas de uvas o servem como passaporte condicional. Para cada variedade, elas diferem na estrutura da superfície - áspera, lisa, com tubérculos, cores, veias, etc. Os especialistas, apenas olhando a folha, podem determinar com precisão a variedade da videira.
Com tomates
As folhas de uva também ajudarão a diversificar a conservação do tomate. Graças a eles, os tomates obtêm um sabor de torta incomum e um aroma incrível.
- Lave todos os ingredientes cuidadosamente em água corrente fria.
- No fundo da lata, coloque verduras picadas, folhagem de uva, pimenta e alho.
- Dobre os tomates firmemente em um recipiente.
- Faça um recheio: adicione sal, açúcar à água. Depois de ferver por 14 minutos, adicione vinagre à marinada.
- Despeje os tomates com marinada, coloque os bancos na esterilização por 8-10 minutos.
- Enrole os recipientes com tampas, dobre de cabeça para baixo e embrulhe bem.
- Depois que os frascos esfriarem, remova-os para armazenamento adicional em local fresco e seco.
Um aperitivo semelhante será uma adição original à carne, pratos de peixe e vegetais. Além de seu incrível aroma e sabor, possui propriedades curativas, pois contém uma grande quantidade de ácido ascórbico e outras vitaminas, que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a combater resfriados.
Com limão
Folhas em conserva com limão podem se tornar não apenas uma adição saborosa aos pratos tradicionais, mas também um remédio real contra doenças respiratórias, problemas gastrointestinais. Esse produto tem efeito anti-inflamatório, antibacteriano, de fortalecimento geral e possibilita o fortalecimento do sistema imunológico.
- Enxágüe verduras e limão.
- Lixe as raspas de limão com um ralador especial, corte as frutas cítricas em fatias finas.
- Torça as folhas de uvas em tubos de 4-5 pedaços, coloque-as em latas, troque cada rolo com fatias de limão.
- Prepare a marinada: adicione sal, açúcar, ácido cítrico à água, deixe ferver.
- Despeje a salmoura resultante em frascos.
- Esterilize os recipientes por cerca de 10 minutos e aperte com tampas de estanho.
- Os bancos ficam de cabeça para baixo, enrolam, ficam em pé por 15 horas, colocam em local fresco.
Sem vinagre
Para aqueles que preferem criar espaços em branco para o inverno sem o uso de vinagre, uma receita para folhas em conserva com mostarda é perfeita.
folhas de uva
60 unid.
mostarda em pó
1 colher de chá
- Enxágüe os ingredientes, mais baixo em água fervente por alguns segundos.
- Folhas de 10 peças são enroladas em tubos, bem embalados em frascos de 0,5 litro.
- Coloque sal, mostarda, pimenta do reino em cada jarra e despeje água fervente sobre o conteúdo.
- Fechar bem os recipientes, virar e embrulhar.
- Após o resfriamento completo, transfira as latas para um local para armazenar a preservação.
Importante! Esta receita permite que as folhas mantenham sua frescura e sabor natural, sem excesso de ácido.
Regras básicas de armazenamento
Como em qualquer preservação, recomenda-se que as folhas de uva em conserva em frascos sejam mantidas em local fresco e seco, onde não haja umidade, umidade ou vice-versa, temperaturas muito altas. A luz solar direta não deve entrar. O melhor lugar para armazenar espaços em branco de inverno é uma adega, porão, galpão. Você também pode armazenar recipientes em geladeiras.
Note-se que as folhas de uva podem ser armazenadas não apenas em conserva, mas também em fresco. Para fazer isso, eles são bem lavados, secos, empilhados de 10 a 15 peças em uma pilha, embrulhados em filme plástico e enviados ao freezer. Tais espaços em branco podem ser armazenados no freezer por 6 meses ou mais.
Ao descongelar as folhas, você deve ser extremamente cuidadoso, porque no estado congelado elas são muito quebradiças. Recomenda-se puxá-los para fora da câmara e esperar até que descongelem completamente.
Como usar folhas de uva em conserva
Primeiro de tudo, as folhas de uva em conserva são adequadas para a produção de dolma. No entanto, donas de casa experientes acharam o produto mais amplamente utilizado. É adicionado a saladas, usado como lanche para pratos de carne, peixe, legumes ou como ingrediente adicional e picante na preservação de pepinos e tomates. A iguaria em conserva combina bem com pilaf, ervilha cozida, feijão.
As folhas, em conserva sem a adição de vinagre, são usadas na medicina popular no tratamento de resfriados, distúrbios do sistema digestivo, dores de cabeça e hemorragias nasais.
Portanto, as folhas de uva são um produto valioso e nutritivo que tem sido utilizado com sucesso na culinária e na medicina tradicional. Este ingrediente versátil pode ser cozido, frito, em conserva, adicionado a quase todos os pratos. Com a sua ajuda, será possível não apenas dar aos produtos um sabor completamente novo, mas também enriquecê-los com um espectro de vitaminas e minerais.