As uvas Viking são atraentes na aparência e no sabor, mas é uma cultura sombria em termos de cuidados. Sobre as características da variedade e os meandros de seu cultivo, leia abaixo.
Histórico de seleção
Uma variedade de uva Viking de mesa híbrida é o resultado do cruzamento das variedades Kodryanka e ZOS-1. O autor do híbrido é o criador amador ucraniano V.V. Zagorulko, que produziu mais de 25 variedades de uvas e se concentra em obter variedades precoces de frutos grandes que se adaptam rapidamente a diferentes condições climáticas.
Descrição da nota
O híbrido Viking não apenas manteve a maioria das características qualitativas das plantas-mãe, mas também adquiriu suas propriedades únicas.Características e características da cultura:
- uvas de amadurecimento precoce - os frutos amadurecem em 100-110 dias a partir do momento em que os botões aparecem;
- difere na resistência média ao gelo - tolera uma queda de temperatura para –21 ° C; portanto, quando cultivada nas regiões norte e na faixa central de plantio, você precisa se abrigar durante o inverno;
- nos primeiros 2-3 anos após o plantio, as plantas se ramificam fortemente, muitas vezes à custa do rendimento;
- as mudas rapidamente se enraízam em um novo local, mas sem os devidos cuidados, sofrem de infecções por fungos;
- a variedade não tolera temperaturas extremas e alta umidade;
- produtividade média - cerca de 10 kg por arbusto;
- frutas com boa apresentação e excelentes características de sabor, resistentes a danos mecânicos, o que lhes permite ser transportadas por longas distâncias.
Você sabe Na Espanha e em Portugal existe essa tradição: na véspera de Ano Novo, coma 12 bagas de uvas sob os sinos e faça 12 desejos.
Aparência
Os arbustos de crescimento rápido formam um grande número de brotações laterais cobertas com grandes folhas verdes de cinco lâminas. A estrutura da folha é coriácea, a veia central é pronunciada. Entalhe petióide aberto. Pequenas flores verdes bissexuais formam densas inflorescências. Eles têm um aroma agradável semelhante ao aroma de Reseda.
Galeria de Fotos
As flores são simétricas, consistem em 5 círculos cíclicos de órgãos:
- cálice, incluindo 5 sépalas fundidas;
- corola, composta por 5 sépalas fundidas;
- androecium contendo de 5 a 8 estames;
- Gynoecium, composto por 2 carpelos fundidos;
- ovário de dois ovários.
Aplicação de uva
Devido ao seu excelente sabor e apresentação, o Viking ganhou popularidade entre os agricultores. Em termos de uso, ele pertence às variedades de tabela, mas, na verdade, a lista de seu uso é extensa.Instruções de uso da variedade Viking:
- uso cru;
- crescendo para venda;
- na produção de vinhos, sucos.
Vantagens e desvantagens
As uvas Viking são distinguidas por uma série de vantagens e desvantagens que devem ser consideradas ao crescer.
- Vantagens da classe:
- sobrevivência rápida em um novo local;
- período de maturação rápido;
- capacidade de autopolinização, que permite que a variedade seja usada como polinizador cruzado para outras variedades que crescem nas proximidades;
- resistência dos frutos a danos mecânicos;
- características de alto sabor.
- As desvantagens da variedade:
- resistência média ao gelo;
- baixa suscetibilidade a diferenças de temperatura;
- baixo limiar para resistência a doenças fúngicas;
- rendimentos médios.
Regras e segredos do desembarque
Para que, posteriormente, não haja problemas com os cuidados com a variedade de uvas Viking, você deve primeiro selecionar e preparar um local onde as plantas não sofram com alta umidade e falta de iluminação. Atenção especial deve ser dada à escolha das mudas na compra, uma vez que a produtividade dependerá de sua viabilidade.
Você sabe Na Geórgia, foram encontrados fragmentos de um jarro criado há quase oito milênios com uvas, o que prova a existência de cultura naqueles dias.
Como escolher mudas saudáveis ao comprar?
É melhor comprar mudas de uva Viking em viveiros especializados, e não à mão. Para o plantio, o material de plantio de um e dois anos é adequado. As mudas são vendidas com um sistema de raiz aberta e com um sistema fechado.Uma muda padrão com um sistema de raiz aberta deve ter a seguinte aparência:
- pelo menos 3 raízes de calcâneo com um diâmetro de 2-3 mm estão localizadas na parte inferior do cabo;
- a altura do cabo em si é de 40 cm - este parâmetro consiste no comprimento do cabo e no comprimento do crescimento anual formado durante o ano após o enraizamento;
- o cabo pode ter de 4 a 6 olhos; nesse caso, seu comprimento será de 40 cm; em seguida, juntamente com o crescimento anual, o comprimento total será de 55 a 60 cm;
- em um crescimento bem amadurecido em um ano, há pelo menos 4 rins completos;
- a parte superior e as raízes não apresentam danos mecânicos visíveis, traços de podridão ou danos causados por pragas.
Uma muda saudável com um sistema radicular fechado é assim:
- existem 2 a 5 folhas desdobradas na alça;
- as folhas são pintadas na cor verde brilhante, sem danos, não enroladas nas bordas;
- o tronco da videira é plano, sem rachaduras e cavidades;
- raízes ramificadas leves são visíveis no caroço de terra; caso contrário, peça ao vendedor que mova levemente a camada superior da terra e examine as raízes - se isso não for possível, é melhor recusar a compra.
- Você não deve comprar mudas antes do início de sua venda em massa - o amadurecimento de videiras em todas as variedades ocorre ao mesmo tempo e, com antecedência, eles começam a vender material de plantio tratado com um acelerador de amadurecimento, o que afeta negativamente a taxa de sobrevivência das plantas.
- Compradas no outono, mudas lenhosas com folhas verdes durante o inverno perderão a umidade e dificilmente criarão raízes em um novo local.
- Ao comprar uma muda, peça ao vendedor para cortar 3 mm da coroa - no corte, uma videira saudável é pintada em uma cor verde suculenta.
- Os olhos devem segurar firmemente a alça, não se mova quando pressionado levemente com o dedo.
Vídeo: Como escolher uma muda de uva
Onde plantar no local?
As uvas devem ser plantadas no lado sul ou sudoeste da parcela, protegidas de correntes de ar e bem iluminadas de qualquer ângulo. No sombreamento, o híbrido perde as características varietais, tornando-se insípido. As plantas se desenvolvem em solos férteis de terra preta. Além disso, ao plantar variedades Viking, a distância das águas subterrâneas é levada em consideração - o indicador ideal é de 2 m.
Como plantar mudas?
O material de plantio é plantado na primavera, quando a temperatura média diária do ar varia entre +15 ... + 25 ° C. O local precisa ser limpo no outono, tratamento de pragas com uma solução a 1% de sulfato de cobre à taxa de 1 litro por 1 m². Após 2 semanas, o solo é escavado até uma profundidade de 30 cm e são aplicados 6 kg de composto misturado com 100 g de superfosfato por 1 m². Após uma semana, o solo é novamente cultivado a uma profundidade de 20 cm.
Na primavera, um mês antes do plantio, cultivar novamente o solo a uma profundidade de 30 cm, nivelar o local. Desenterrar os poços de aterrissagem 3 semanas antes do plantio.
Seu tamanho varia de acordo com a qualidade do solo:
- para solo chernozem - 60 × 60 × 60 cm;
- para barro arenoso - 80 × 80 × 80 cm.
A distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 3 m. No fundo dos poços, repousar 1-2 cm de drenagem (argila expandida ou pedra britada). Misture a camada superior do solo dos caroços (20 cm) com o composto (3 kg por poço). Encha os buracos com um terço do solo e encha cada um com 20 litros de água. No centro dos caroços, coloque estacas para mudas de liga.Antes de plantar, independentemente de uma muda ter sido comprada com um sistema de raízes fechado ou aberto, as raízes devem ser embebidas em um estimulador de crescimento (Kornevin é adequado na proporção de 5 g de pó por 5 l de água) por 30 minutos. Após a imersão, um monte é formado no poço e o sistema radicular da planta é colocado nele. Antes de preencher os vazios com o solo, alinhe as mudas com a altura do colo da raiz, para que, depois de adormecer, o solo fique 5 cm acima do nível do solo. Depois de encher o poço com o solo, as plantas são amarradas às estacas e despejadas nos poços de 10 l de água limpa em temperatura ambiente.Importante! Você pode melhorar a qualidade das bagas de uva e aumentar o teor de açúcar plantando salsa próxima.
Dicas de cuidados
Para obter uma boa colheita, a variedade de uva Viking precisa ser fornecida com cuidado, consistindo em várias medidas.
Rega
A variedade de uva Viking não tolera alta umidade. A rega tem características e classificação:
- Hidratante por um longo período de tempo - gastar na primavera e outono;
- embarque - realizado nos primeiros dias após um mergulho em campo aberto ou imediatamente quando as mudas forem afundadas no buraco;
- irrigação de material plantado - realizado em todas as etapas do desenvolvimento de uma planta em particular durante o primeiro ano a partir do momento do plantio;
- irrigação vegetativa.
A irrigação vegetativa é realizada de diferentes maneiras, de acordo com a idade das plantas. Durante o primeiro ano de vida, as plantas crescem o sistema radicular, por isso é melhor regar a dose para cada instância individual. Para isso, faça um círculo de 10 a 15 cm de profundidade, a uma distância de 25 cm do caule principal, e cada planta jovem terá de 5 a 25 litros de água, dependendo das condições climáticas.A rega apenas de plantas plantadas é realizada uma vez por semana. A partir do segundo mês de vida no local, a umidade é aplicada a cada 2 semanas. Em agosto, a rega é temporariamente cancelada para permitir que a videira amadureça e reduza o risco de desenvolver doenças fúngicas. A partir do segundo ano de vida no local, a rega é realizada dosada - 40-60 litros por 1 m².Importante! A irrigação com carga de outono não é realizada se a estação das chuvas passar em outubro.
Regada de acordo com as fases da vegetação 4 vezes por estação:
- Na fase de amarrar os rins.
- Imediatamente após a floração, quando o primeiro ovário apareceu.
- Durante o período de aumento e derramando bagas.
- Irrigação por carregamento de água no outono, se necessário na primavera, em trincheiras.
Aplicação de fertilizantes
A fertilização é combinada com a irrigação, de acordo com as fases da vegetação. As uvas Viking para o desenvolvimento requerem os seguintes nutrientes:
- nitrogênio - ajuda a construir uma massa verde forte, contribui apenas na primavera;
- fósforo - promove a floração abundante, a formação de ovários crescidos, contribui no início da floração;
- potássio, cobre - acelerar o amadurecimento de videiras e frutas, aumentar a resistência ao gelo, fazer antes da abolição da rega de agosto;
- boro, zinco - contribuir para o aumento do rendimento e do teor de açúcar dos frutos, participar da formação de pólen, contribuir paralelamente ao fósforo.
Aplicação de fertilizantes sob a raiz:
- Na primavera, antes de remover o abrigo de inverno dos arbustos e 2 semanas antes do início da floração, 10 l de água são adicionados sob cada planta, na qual são dissolvidos 20 g de superfosfato, 10 g de nitrato de amônio e 5 g de sal de potássio ou 1 l de pasta por 1 m².
- Após a floração, para cada arbusto, 10 l de água com 20 g de superfosfato e 5 g de sal de potássio podem ser substituídos por 10 l de água com 400 g de cinza da casca de girassol.
- Após a colheita - cloreto de potássio 10 g para cada arbusto em combinação com a rega.
Vídeo: Cobrindo uvas no verão
Para que as plantas se desenvolvam e sejam resistentes a doenças, o curativo da raiz é combinado com o curativo das folhas.
Esquema de cobertura foliar:
- Antes de florescer em 3 dias - a preparação "Emochka-Fertility" por 1 ha de 1 litro, dissolvida em 40 litros de água.
- Após a floração e antes do amadurecimento - o medicamento "Aminomax" 300 ml, dissolvido em 200 ml de água por 1 ha.
- Antes de colher por 2 semanas - 450 g de cinza de madeira são insistidos diariamente em 3 l de água, adicione 10 l de água pela manhã e pulverizados.
Importante! A cobertura foliar pode causar queimaduras nas folhas; portanto, 48 horas após esses procedimentos, você precisa borrifar as plantas com água limpa.
Prop
A variedade de uva Viking tem uma alta taxa de crescimento. Se os arbustos não tiverem suporte de qualidade, a videira imatura começará a quebrar com seu próprio peso. Além disso, o suporte facilita a colheita e a poda.
Durante os primeiros 2 anos a partir do momento do plantio, as estacas colocadas nos furos servem de suporte para as uvas. A partir do terceiro ano, você precisa equipar uma treliça vertical. O projeto consiste em vários postes com 2,5 m de altura, localizados a uma distância de 3 m um do outro, entre os quais 4-5 linhas de arame galvanizado são esticadas. A distância do solo ao primeiro fio é de 30 cm, entre o fio - 45 cm.
Atire na liga
Amarre brotos de uva em 2 etapas:
- Liga seca - na primavera, depois de remover os abrigos.
- Liga verde - no verão, quando brotos jovens começam a crescer.
A amarração é realizada pelo método "oito" com um pano de algodão. O material da liga deve primeiro ser enrolado ao redor do fio, formando uma camada entre ele e o tecido da planta, e depois amarrar a parte aérea.Você sabe Folhas de uva, videira e frutas têm propriedades curativas. Existe uma área médica separada associada ao uso dessas propriedades, — ampeloterapia.
Cuidado do solo
Após regar ou chover no território da vinha, é necessário afrouxar o solo a uma profundidade de 10 cm e, ao mesmo tempo, as ervas daninhas são danificadas. Após o afrouxamento, o solo deve ser coberto com composto para manter a umidade.
Na primavera e no outono, após a colheita, o cultivo profundo deve ser realizado em uma pá de baioneta (20–25 cm). Isso permite que você sature o solo com oxigênio e destrua os esporos do fungo e as larvas de pragas que invernam nas camadas superiores do solo.
Podas
No primeiro ano após o plantio, no final de outubro, encurte os rebentos amadurecidos "para zero".A fatia é feita com tesouras afiadas a uma distância de 3 mm da conexão da vinha com a haste principal. A fatia é pulverizada com carvão ativado em pó em combinação com 3 g de baseazol. No futuro, a videira jovem é encurtada em 5 brotos. Os brotos que crescem a partir do solo não são cortados, mas deixados para formar novos galhos.
Para colocar frutas grandes em arbustos adultos, deixe cílios longos contendo 20 botões cada. A poda de outono permite que a videira se forme de forma a se encaixar totalmente sob o abrigo. Após a poda do outono, os arbustos são tratados com solução a 1% de sulfato de cobre para evitar infecções por doenças e pragas.A poda de primavera envolve a remoção de cílios danificados pelo gelo ou mecanicamente, que não dão frutos.
No verão, você pode remover enteados jovens que não atingiram um comprimento de 5 cm para evitar o espessamento da massa verde.
Importante! A poda precoce leva a uma diminuição da resistência das plantas no inverno. Após a frutificação, é necessário restabelecer o suprimento de nutrientes e realizar o procedimento de poda apenas 3 semanas antes das geadas.
Preparações de inverno
A primeira etapa da preparação para o inverno é a poda de outono da videira. O próximo estágio é o katarovka (poda) de raízes de orvalho que crescem sob a superfície do solo.
O procedimento permite que raízes profundas se fortaleçam e é executado da seguinte maneira:
- Remova 20 cm de solo ao redor do caule principal.
- Corte as raízes pequenas alinhadas com a raiz principal, usando tesouras afiadas e tratadas com álcool bórico.
- Trate as seções com solução a 1% de sulfato de cobre.
- Cubra as raízes com areia seca.
- Gaste dinheiro.
- Água (20 litros de água por arbusto).
Com o início de uma temperatura positiva estável, o abrigo é removido e a videira é amarrada à treliça.
As uvas Viking distinguem-se pelas boas qualidades comerciais. Durante seu cultivo, para obter uma colheita completa, é necessário um cuidado de qualidade. Para o inverno, uvas dessa variedade devem ser cobertas.Você sabe As uvas têm composição nutricional próxima, com exceção do teor de gordura, aos laticínios.