Zamioculcas, ou a árvore do dólar, como costuma ser chamada, é uma planta bonita e elegante que precisa de cuidados adequados. Um dos fatores dos quais sua vida bem-sucedida depende é a escolha e a lavoura certas. É por isso que, antes de cultivar zamiokulkas, você precisa descobrir que tipo de terra esta planta precisa.
Você sabe A Zamioculcas começou a ser vendida como planta de casa somente em 1996, mas imediatamente ganhou popularidade em muitos países.
Características dos cuidados com o Zamioculcus
Zamioculcas é popular entre os fãs de vasos de flores em casa por causa de sua bela aparência. A vantagem desta planta é o fato de que cuidar dela não traz muitos problemas para seus proprietários.
Quando o conteúdo do pote deve prestar atenção às seguintes nuances:
- Iluminação. A planta é fotofílica. Uma falta temporária de luz brilhante é aceitável, mas é melhor colocar o vaso em um local bem iluminado. Além disso, sua condição será afetada negativamente pela luz solar direta.
- Rega. Ao umedecer o solo, é melhor evitar água fria e dura. O solo deve ser irrigado com água à temperatura ambiente.
- Pulverização. É importante pulverizar regularmente as folhas do frasco de spray e limpe-as com um pano úmido.
- Top vestir. Os zamioculcas precisam de fertilizantes do meio da primavera até o final do verão. A alimentação pode ser escolhida universal para cactos e suculentas. Os fundos devem ser aplicados ao solo a cada 14 dias, mas os zamioculcas não devem ser alimentados demais, pois isso pode torná-lo vulnerável a doenças.
- Transplante. Uma vez a cada 2 anos, o vaso deve ser transplantado para um recipiente maior devido ao crescimento do sistema radicular. É melhor realizar o procedimento na primavera.
- Prop. Para que os brotos não inclinem a planta inteira com o peso, é necessário pensar em um suporte que suporte o caule.
Composição adequada e requisitos do solo
O principal requisito do solo para as zamioculcas é a permeabilidade ao ar adequada. O solo deve estar solto e macio.
A conformidade com essas características pode ser obtida misturando os seguintes componentes em proporções iguais:
- relva;
- areia;
- solo turfoso com baixa acidez;
- terra de folha.
Esse substrato pode ser usado ao plantar uma planta comprada em um vaso permanente e para transplantar no futuro.
O vaso antes do transplante deve ser preenchido com drenagem em 1 / 5-1 / 4 partes. Para esses fins, você pode usar as misturas adquiridas ou preparar o material com pedras, tijolos quebrados, cacos e outros objetos que drenam o solo. Ao escolher em que terra plantar uma planta, você também pode considerar opções prontas que são fáceis de comprar em lojas especializadas para cultivadores de flores.
Importante! Argila deve ser evitada com areia. (por quê?)
O que escolher solo comprado pronto
Se, ao escolher um substrato para as zamioculcas, preste atenção ao solo acabado, para este vaso de flores se encaixa:
- solo universal para plantas de interior;
- solo para cactos e suculentas.
O substrato pronto para uso universal tem prós e contras.
- Suas vantagens incluem o seguinte:
- falta de tempo gasto em cozinhar;
- no solo acabado, todas as substâncias são combinadas nas proporções necessárias.
- Esta opção tem algumas desvantagens:
- ao comprar solo acabado, é impossível selecionar com precisão os componentes, dependendo das qualidades individuais da planta;
- o substrato universal para plantas de interior é melhor complementado com aditivos na forma de argila expandida, carvão e areia, que deverão ser aplicados independentemente.
Quais suplementos são necessários para a planta
A principal propriedade que os aditivos para o substrato devem ter é o afrouxamento. O solo deve ser respirável e totalmente saturado com oxigênio, como resultado da qual a umidade será distribuída uniformemente.
No solo para zamioculcas, você pode adicionar:
- vermiculite;
- argila expandida em pequenas frações;
- perlita;
- esfagno;
- areia grossa do rio.
Você sabe De acordo com a tradição estabelecida, para atrair dinheiro para a casa, você precisa decorar o arbusto de zamioculcus com uma nota de dólar dobrada em um tubo e colocar uma pequena moeda no palete.
Tratamento químico primário
Depois de preparar a mistura de terra, ela deve ser processada para desinfetar. O substrato para as zamioculcas não precisa de produtos químicos, pois a esterilização pode ser realizada por exposição a altas temperaturas.
Existem 3 métodos principais de processamento:
- derramar água fervente;
- esterilização em banho-maria por 1,5 horas;
- aquecimento no forno por 30 minutos a 70-90 ° С.
Dicas úteis de jardineiros experientes
Além da escolha correta do solo para as zamioculcas, vale a pena considerar algumas características:
- É melhor encher o solo do que deixá-lo muito úmido.
- Durante o transplante inicial após a compra, é melhor remover completamente o solo antigo do sistema radicular. Nesse caso, os movimentos devem ser cuidadosos, pois o rizoma de Zamioculcus não responde bem a danos mecânicos.
- Ao trabalhar com uma planta, devem ser observadas precauções de segurança, pois o suco de tubérculos e folhas de zamioculcas é venenoso.
Importante! Se o suco de zamioculcas entrar em contato com a pele ou mucosas, eles devem ser cuidadosamente lavados. Em situações críticas, se as vítimas são crianças ou animais, você deve consultar um médico.
Desde a escolha do solo certo para as zamioculcas, sua atividade vital subsequente depende. Qualquer que seja o substrato escolhido, pronto ou criado pelas próprias mãos, é importante aderir às regras para cuidar da planta. Somente neste caso, Zamioculcas crescerá por um longo tempo e agradará os proprietários.