A segunda metade do verão é considerada um período importante no cultivo de beterraba. Neste momento, o vegetal acumula compostos úteis e nutritivos na colheita das raízes, bem como substâncias aromáticas valiosas. Portanto, em julho e agosto, cada agricultor deve prestar atenção especial à cultura, incluindo o regime alimentar. Examinaremos em detalhes o que as beterrabas precisam para o crescimento das raízes no início e no final da fase de formação de frutos, bem como o que é necessário para uma boa colheita.
Regras para o cuidado de beterraba durante o cultivo
Os canteiros de beterraba estão quebrados em todos os lugares, não é difícil cultivar essa cultura, por isso pode dar frutos em qualquer condição, mesmo para iniciantes. Mas muitas vezes os agricultores enfrentam baixa produtividade vegetal, devido a erros na tecnologia agrícola.
Para evitar problemas, siga as seguintes regras:
- o vegetal é exigente na coberturaPortanto, os fertilizantes precisam ser aplicados regularmente ao solo, a partir do outono;
- capina e afrouxamento periódicos do solo - Os principais requisitos da cultura, portanto, recorrem aos procedimentos toda semana;
- após mudas emagrecer após a germinação, sem isso, as usinas vizinhas competirão, o que reduzirá a produtividade;
- em uma seca, as camas são regadas 2 vezes por semana, na estação chuvosa 1 vez em 10-14 dias;
- a umidade nas camas não deve ser superior a 70%caso contrário, os frutos sofrerão lesões putrefativas;
- molho de sal - a chave principal para uma colheita de qualidade, portanto, são realizadas regularmente, durante todo o período vegetativo;
- toda a vegetação alta ao redor dos canteiros de beterraba deve ser removida, a cultura ama espaço e luz;
- fertilizantes orgânicos pouco solúveis para beterraba são contra-indicados, uma vez que levam ao acúmulo de toxinas nas raízes.
Você sabe Beterraba é a única cultura que precisa de suplementação de sal. Sem sódio disponível livremente no sal, seu rendimento é reduzido e os frutos são pequenos e sem sabor.
Preciso alimentar beterraba?
Como cultura vegetal, a beterraba durante o período de crescimento, desenvolvimento e formação da cultura da raiz precisa de nutrientes. Com sua ajuda, a planta constrói células e tecidos e também formações e substâncias específicas que regulam o metabolismo. Mas essa cultura cresce mesmo em solos pobres, de modo que os agricultores costumam pensar se devem ser alimentados.
Para fornecer ao vegetal condições de desenvolvimento, além de permitir que ele aproveite ao máximo seu potencial, os canteiros são fertilizados sem falhas. Mesmo em solo fértil, os compostos necessários nem sempre são encontrados, portanto a planta se desenvolve de maneira desigual. Muitas vezes, isso leva a baixos rendimentos e deficiências nutricionais nos frutos colhidos.
No entanto, antes de aplicar a cobertura, cada produtor deve se familiarizar com o tipo de solo no local e também acompanhar a aplicação de fertilizantes anualmente. Sem isso, na ausência de sinais externos, é difícil determinar a necessidade das plantas.
Como determinar qual fertilizante está faltando?
Determinar a necessidade de uma cultura para nutrientes individuais não é fácil. Para isso, é necessário realizar uma análise laboratorial complexa que determine a composição do solo no local. Mas muitas vezes a falta de compostos nutricionais leva a mudanças morfológicas nas plantas, com base nas quais elas determinam sua necessidade de substâncias individuais.
Sinais de deficiência dos compostos mais importantes para a cultura:
Ligação | Principais sinais de escassez |
Nitrogênio | Folhas pequenas, folhas se desenvolvem lentamente ou não crescem. As folhas desbotam, perdem a saturação da cor |
Sódio | Partes superiores ou folhas vermelhas |
Potássio | A parte aérea das plantas é coberta com manchas amarelas ou muda completamente de cor para amarelo pálido |
Independentemente do regime de cobertura e fertilidade do solo, de junho a agosto, as beterrabas precisam de oligoelementos: zinco, molibdênio, cobre, magnésio, enxofre, cobalto, manganês, ferro e boro. Apesar de sua deficiência não causar manifestações externas, a ausência de oligoelementos leva a uma diminuição da imunidade das plantas, bem como à inibição da fotossíntese na folhagem. Como resultado, a produtividade diminui e a qualidade comercial das raízes é perdida.
Importante! Em julho e agosto, é proibido alimentar as culturas com fertilizantes nitrogenados. Isso levará ao acúmulo de nitratos prejudiciais aos seres humanos nas plantações de raízes. O nitrogênio é introduzido no solo antes do plantio ou mesmo no outono.
Como posso alimentar beterraba em julho e agosto?
Desde o início de julho, os brotos jovens de beterraba estão ganhando massa rapidamente, e nesse momento começa a fase de acumulação de nutrientes nas raízes. Portanto, todo produtor de vegetais deve tomar cuidado especial para fertilizar a colheita e fertilizar os canteiros, sem os quais as plantações de beterraba se transformarão em topos inúteis.
Fertilizantes minerais
Desde meados do verão, as beterrabas precisam de suplementos minerais complexos baseados em compostos de fósforo e potássio. Freqüentemente, esses nutrientes são introduzidos individualmente, enquanto o superfosfato e o sulfato de potássio são considerados fontes populares e acessíveis desses compostos. Eles são introduzidos no início de julho, tanto na forma seca, distribuindo uniformemente os grânulos pelo local, como na forma de soluções com o cálculo de 500 g de superfosfato e 200 g de potássio por 10 m² de plantações.
Se as plantas mostram um sinal claro de falta de nitrogênio no solo, elas são fertilizadas com uma solução de uréia. Prepare a partir de 20 g de uréia e 10 litros de água. Essa mistura é pulverizada em uma folha, evitando o contato com o solo. Nesse período, soluções de ácido bórico (15 g / 10 l de água) e permanganato de potássio (0,5 colher de chá / 5 l de água) são adicionadas como fonte de oligoelementos durante esse período. Tais misturas não apenas nutrem e ativam o metabolismo da beterraba, mas também ajudam a lidar com infecções e parasitas.
Remédios populares
Os fertilizantes minerais concentrados podem ser substituídos por um complexo de cobertura de origem natural. Melhores plantações de beterraba respondem ao fertilizante com cinza de madeira. Esta substância é uma das poucas fontes de fósforo e potássio que se distinguem tanto pela segurança quanto pela acessibilidade. Eles fazem cinzas na forma de infusões, com um cálculo de 300 g / 5 l de água. A mistura é bem misturada, mantida em temperatura ambiente por 4-5 dias e depois usada para regar sob a raiz. As soluções de cinzas são adicionadas duas vezes, no início de junho e no final de agosto.
Como fonte de oligoelementos, uma infusão de urtiga fresca é eficaz. Para cozinhá-lo, a urtiga é cortada, derramada em água e deixada para fermentação ao ar livre por 5-7 dias. Essa substância é usada para regar o solo, além de saturar o vegetal com microelementos, a solução repele pragas e fortalece o rizoma. As camas são derramadas com líquido não mais do que 1 vez por semana.
A alimentação com estrume de frango ou solução de verbasco também é eficaz (1:10 e 1:12, respectivamente). Além de potássio, fósforo e nitrogênio, eles saturam o solo com minerais que podem permanecer no solo por um longo tempo. Beterrabas são alimentadas com este líquido 1-2 vezes.
É dada especial atenção ao molho com sal. A substância é a única fonte concentrada de potássio, que ajuda a transformar beterrabas fracas em uma planta poderosa, com uma colheita de raízes perfumadas e doces. Desde o início de julho até o final de agosto, essa alimentação é realizada duas vezes. O sal é adicionado como uma solução aquosa com o cálculo de 1 copo / 10 l de água. Com líquido, eles umedecem abundantemente o solo e os topos. Além das qualidades nutricionais, protege as plantações de pragas.Importante! Excrementos de frango fresco para fertilizantes são proibidos. Mesmo soluções fracas da substância causam queimaduras no sistema radicular, o que muitas vezes leva à morte das plantações.
Características de regar beterraba em julho e agosto
A rega oportuna não é menos importante para a cultura do que a cobertura. No início, as plantas jovens são regadas com frequência, mas desde julho, o regime da água deve ser alterado.
Você sabe Beterraba tem sido usada para alimentos desde o 2º milênio aC. por exemplo, mas até o século IV aC. e somente os topos da planta foram selecionados para alimentação. Isso se deve ao fato de que as formas de crescimento silvestre do vegetal não formaram raízes antes do cultivo.
Necessidades de água
Para irrigação, use água limpa e preparada. Para fazer isso, 1-2 dias antes do procedimento, a água é coletada em grandes recipientes e defendida.
Esta medida tem dois aspectos positivos. Em primeiro lugar, contribui para o aquecimento da água à temperatura ambiente, já que a água fria causa congelamento do sistema radicular. Em segundo lugar, durante a sedimentação, as substâncias nocivas evaporam da água, incluindo o cloro, que inibe o crescimento das plantas.
Quanto e quantas vezes você precisa regar?
Se não houver chuva, as beterrabas são regadas 2 a 3 vezes por semana, mas em tempo chuvoso o número de irrigações é reduzido para 1-2. Ao mesmo tempo, a vazão média de líquido por 1 m² é de 15 litros. Se o procedimento de irrigação coincidir com o curativo líquido dos canteiros, eles são combinados, enquanto é proibido adicionar mais de 15 a 20 l de líquido por 1 m².
Quando parar de regar beterraba, muitos não sabem. Muitas vezes, esse horário chega no início de agosto e o número de irrigações é reduzido, mas no meio do mês o procedimento é completamente abandonado. Neste momento, as beterrabas entram na fase de formação final das frutas e seu recheio. A umidade excessiva no solo terá um efeito prejudicial no processo, que será manifestado por danos putrefativos à cultura.
Ao longo de julho e agosto, a beterraba entra na fase de formação ativa de frutos. Durante esse período, a planta cria condições favoráveis de manutenção, que consistem em alimentação regular e rega adequada. Devido a isso, mesmo em solos pobres, a colheita produz altos rendimentos. Use nossas recomendações e você verá por si mesmo.