A cultura do morango fertilizante depende diretamente do ciclo de vida da planta. Portanto, os arbustos do primeiro ano de vegetação não se alimentam, uma vez que a planta possui nutrientes suficientes introduzidos nos orifícios de plantio. Uma planta de dois e quatro anos precisa de nutrição mineral e orgânica. E no período do terceiro ano de crescimento, recomenda-se usar exclusivamente complexos minerais. Saiba mais sobre essas sutilezas.
Por que alimentar morangos
Longe de qualquer parcela de jardim, há solo fértil chernozem. Além disso, mesmo entre jardineiros experientes, raramente é possível encontrar um agricultor competente, que, dada a escassez natural do solo da cabana, possa correta e "necessário" substituir as cristas tradicionais por outras mais férteis - orgânicas. E isso é especialmente verdade ao cultivar morangos por várias estações consecutivas em um só lugar.
Você sabe O morango é um natural único. As sementes desta planta não estão dentro da fruta, como de costume, mas estão localizadas na superfície da baga e são claramente visíveis.
Nesse caso, para obter uma safra grande, você deve contar com um cronograma claramente calibrado de cobertura da planta de frutos silvestres. Os fertilizantes são aplicados sob os arbustos para um crescimento ideal, durante a floração, frutificação e também no outono - para preparar os arbustos (especialmente os jovens) para o período de inverno.
O que e quando fertilizar
Durante todo o período vegetativo, o morango é fertilizado três vezes:
- Primeira alimentação É realizada no início da primavera, depois que a cobertura de neve desaparece da superfície das cordilheiras, o estabelecimento de clima estável e visa estimular o crescimento da massa verde. Os fertilizantes nitrogenados contribuem para esse processo. Podem ser compostos industriais (amida, nitrato, amônia) e soluções nutricionais preparadas artesanalmente (por exemplo, uma mistura de dois copos de verbasco e 1 colher de sopa. Sulfato de amônio diluído com 10 litros de água).
- Segundo - final de julho, quando a colheita principal de frutas é concluída. Durante esse período, o sistema radicular da planta está se formando e crescendo ativamente, botões de flores são colocados para frutificação subsequente. Os melhores fertilizantes nesse período de tempo serão potássio, ao qual é recomendado "anexar" a fertilização com micronutrientes: uma suspensão aquosa de cinzas (10 l de água + 100 g de cinza), uma solução contendo nitrato de potássio (balde de água + 3 colheres de sopa. Do sal complexo indicado).
- Terceiro - meados de setembro, após a colheita final. Ela ajudará a preparar as plantas para o próximo inverno. Alimentam os arbustos com fertilizantes complexos e fosfóricos. Por exemplo, pode ser superfosfato ou o complexo mineral Fasco 5M desenvolvido especialmente para morangos.
Importante! Quanto aos jardineiros que "não favorecem" os complexos minerais, é melhor eles se alimentarem com vermicomposto (os morangos adoram), em concentrações, de acordo com as instruções da droga.
O que usar fertilizantes
No processo de cultivo e tratamento de plantas, são utilizadas substâncias fertilizantes à base de compostos orgânicos e minerais, bem como suas misturas.
Adubo orgânico
A classe acima de fertilizantes inclui o seguinte:
- húmus;
- compostagem
- esterco bovino;
- excrementos de pássaros;
- cinzas.
Vídeo: primavera alimentando morangos com solução de esterco de galinha
Fertilizantes minerais
Esta classe de fertilizantes pode ser dividida em dois grandes subgrupos.
Nutrição mineral de um componente - são sais de elementos como N (nitrogênio), K (potássio), P (fósforo) na forma de soluções ou na forma granular.
Os seguintes produtos químicos estão entre os mais comuns e usados com freqüência:
- Fertilizantes de nitrogênio: nitrato de sódio e cálcio, sulfato e cloreto de amônio, uréia, água de amônia, amônia anidra.
- Potassa: sulfato de potássio, cloreto de potássio, nitrato de potássio.
- Fosfórico: superfosfatos simples e duplos, farinha fosfórica.
Integrado São misturas dos sais minerais acima, às quais às vezes são adicionados oligoelementos. Os mais populares são ammophos, diammofoska, azofoska, nitrofhoska.
Você pode selecionar outro grupo de fertilizantes - fertilizantes de micronutrientes. São preparações monocomponentes ou multicomponentes com boro, manganês, magnésio, cobre e outros oligoelementos.
Métodos de alimentação da primavera para melhorar a colheita
Como mencionado acima, as plantas jovens não podem ser alimentadas no primeiro ano de vegetação, mas, no caso de solo empobrecido, cada arbusto pode ser derramado com um litro de uma mistura de esterco (500 ml) e uma colher de sopa de sulfato de sódio, no qual um balde de água foi adicionado.
Assim que a idade dos arbustos de morango "cruza" o limite de três anos, a alimentação anual da primavera começa três vezes:
- no momento do aparecimento das primeiras 2-3 chapas;
- antes da floração;
- durante o amadurecimento ativo das bagas.
A primeira introdução de nutrientes é realizada, em regra, nos últimos dias de abril, usando substâncias orgânicas. Além de estrume e lixo apodrecido, os morangos de jardim “agradecem” ao fermento do padeiro. E isso não é surpreendente, porque a composição deste valioso produto alimentar inclui proteínas, minerais, aminoácidos, que fornecem crescimento intensivo e fortalecimento do rizoma.
Na segunda vez, eles alimentam a cultura, quando o período de floração começa, usando complexos minerais. A melhor opção são complexos especializados para culturas de bagas, nos quais a composição de micro e macro elementos é selecionada levando em consideração a fisiologia de uma cultura específica.
Se, por qualquer motivo, não houver possibilidade de adquirir o fertilizante acabado, uma boa alternativa é uma solução preparada a partir de:
- água - 10 litros;
- nitrato de potássio - 1 colher de sopa. l.;
- nitrofosfato - 2 colheres de sopa. eu
A taxa de aplicação é de meio litro para cada planta. Porém, no período de formação e no subsequente processo de amadurecimento das frutas, os agricultores são aconselhados a “alimentar” as plantas com infusão de ervas daninhas, preparadas da seguinte forma: as ervas daninhas que foram removidas das cristas durante a remoção das ervas daninhas são cuidadosamente esmagadas, derramadas com água e colocadas em local quente por 7 dias , após o que a mistura deve ser filtrada e despeje os soquetes com ela.
A vantagem óbvia de tal cobertura é a segurança ambiental para os seres humanos e o meio ambiente e, além disso, o fertilizante natural é uma excelente proteção da camada vegetal e do solo contra certos tipos de pragas de insetos. Como uma "base verde" para infusão, você pode usar urtigas. Todas as medidas de fertilizantes de morango mencionadas acima são realizadas usando o método das raízes.
Importante! Os aderentes do curativo "natural" usam misturas contendo permanganato de potássio e solução de iodo para fertilizar os morangos. Esses medicamentos contêm elementos micro e macro que curam as plantas e o solo.
Mas não ignore a cobertura foliar, que é realizada pulverizando a superfície da planta para obter uma colheita garantida e melhorar a massa verde. Esse procedimento agrotécnico é necessário à noite, em clima seco e calmo. E como substratos nutricionais usam soluções orgânicas, sais de nitrogênio e ácido bórico.
O que acontecerá se você não alimentar morangos
Infelizmente, muitos residentes de verão, especialmente iniciantes, ignoram o procedimento de medidas regulares para encher a baga. Como resultado, mesmo o material varietal mais sofisticado deixa gradualmente de amarrar completamente as bagas, fica esgotado e pode morrer. Tais processos destrutivos estão associados ao esgotamento da camada do solo nos locais onde a colheita cresce, à impossibilidade de rotação regular da colheita (mudança de plantações para uma nova área), manifestações climáticas adversas - chuvas prolongadas, temperaturas anormalmente altas etc.
Você sabe Na Itália, na cidade de Nemi, anualmente passa feriado morangos. Como um presente para todos, é oferecido um morango ensopado em champanhe e todos podemlivre aproveite esta sobremesa.
Portanto, a introdução oportuna e competente de componentes fertilizantes permite não apenas nutrir as plantas, mas também reduzir a manifestação negativa de fatores adversos na fruticultura. Ninguém afirma que cultivar morangos é um exercício simples e sem complicações. No entanto, todo o trabalho será recompensado quando os arbustos plantados estiverem cobertos com bagas vermelhas perfumadas, que não são apenas saborosas, mas também extremamente saudáveis.