O cultivo de tomates consiste em vários procedimentos, cuja conduta correta afetará a colheita. Este artigo discute a rega - como, quando e como regar os tomates.
Qual é a importância de regar adequadamente os tomates
A rega é de grande importância para o cultivo de tomates, a partir do estágio de semeadura. Sem umedecer o solo, as sementes não poderão chocar e não germinarão. Os brotos jovens, juntamente com a umidade, absorvem os alimentos do solo - sem essas mudas, eles não serão capazes de crescer massa verde.A norma e o método de rega são importantes, uma vez que uma deficiência levará ao derramamento de flores, à formação infantil de frutas. O excesso de água provocará apodrecimento das raízes e levará à morte da planta. Note-se que uma fruta madura é 90% de água. Se a cultura não for fornecida com umidade em uma extensão aceitável, sua carne será dura e sem sabor.
Os principais métodos de rega
Dependendo da densidade e do local de plantio, um ou outro método de irrigação é escolhido.
Você sabe O famoso naturalista da Suécia, Karl Liney (1707–1778), deu às plantas em consideração o nome em latim Solanum lycopersicum, que significa “pêssegos-lobo”. Na botânica, ainda é usado.
Manual
É conveniente em pequenas estufas e camas. Nesse caso, use um balde com um balde ou um regador de jardim. Umedeça o solo mais próximo do caule, tentando não cair na folhagem.
Não é aconselhável umedecer o plantio de tomate da mangueira, pois:
- é impossível controlar a temperatura da água, a hipotermia radicular é possível;
- movendo a mangueira ao longo da cama, você pode quebrar as hastes que ficaram no caminho;
- após o procedimento, a terra na superfície seca, formando uma crosta que interfere no acesso ao oxigênio.
Gotejamento
O método mais ideal para saturar o solo com a umidade é um subsolo por gotejamento.
Organizar não é difícil:
- É necessário levar uma garrafa de plástico de 2 litros.
- O fundo é cortado, a tampa é removida do pescoço e um pedaço de tubo de plástico é inserido.
- A garrafa é colocada de cabeça para baixo a 10-15 cm do mato.
- A água é derramada, ao longo do tubo, será distribuída por todo o círculo próximo ao tronco, alimentando as raízes.
Automático
É difícil andar em grandes áreas com um regador ou um balde e um balde. Instalar um conta-gotas improvisado de uma garrafa perto de cada planta também consome tempo e não é conveniente.
Você sabe O pigmento licopeno, que faz parte do tomate, não só é capaz de destruir as células cancerígenas, mas também retarda o processo de envelhecimento da pele.
Nesse caso, você pode comprar um sistema de irrigação nas lojas para jardineiros. Seu design é um sistema de mangueiras com orifícios e bocais. Alguns sistemas possuem pontas divisoras que pulverizam água em quatro direções.
A vantagem do sistema é óbvia: uma vez montado, resta apenas definir o tempo de ativação e desativação. A água pulverizada do sistema não toca a parte da folha e não lava o solo do círculo próximo ao tronco.
Com que frequência e como executar o procedimento
Quando cultivada em estufa e em canteiros abertos, a rega é realizada com algumas diferenças. Regra geral: onde quer que o procedimento seja realizado, a água deve ser quente e macia.
Em campo aberto
A rega é realizada com mais frequência à noite.
A temperatura da água pode variar de acordo com as condições climáticas:
- no calor - 18–22 ° С;
- em um dia nublado - 25–28 ° C
Na estufa
A rega é realizada pela manhã, até que o ar tenha tempo para aquecer. Em calor intenso, pode ser necessário um procedimento adicional. Nesse caso, é realizada até as 17h00 - até a noite em que a estufa tiver tempo para ventilar. Indicadores ótimos do regime: umidade do solo - 90%, ar - 50%. A rega também é realizada sob a raiz, sem tocar na folhagem. Sob essas condições, a norma é 4-5 l, a frequência é 2 vezes por semana.
Características da rega
Em diferentes estágios de crescimento e desenvolvimento, as plantas requerem quantidades diferentes de água.
Depois de pousar no chão
Ao plantar arbustos, derramar em cada buraco até 3 litros de água e, após o plantio, regar a cultura. Na estufa, a taxa de água é aumentada para 4 litros. A próxima rega após o plantio é realizada em uma semana. Para construir vegetação e crescimento, o tomate precisa de muito líquido, o procedimento é realizado 2 vezes por semana, a norma é de 4-6 litros.
Durante a floração
Durante a formação de um pincel de flores, a taxa de água é reduzida para 2-3 litros. A floração ativa requer uma diminuição na frequência de rega para 1 vez por semana, a norma permanece a mesma. Durante esse período, a irrigação é combinada com a cobertura líquida e o solo é umedecido a 25 cm, especialmente com cuidado para que a água não caia nas flores: se o pólen grudar, a polinização estará em risco.
Durante a frutificação
Com o início da formação dos frutos, a taxa de fluidos é aumentada para 5 l, a frequência - até 2 vezes por semana, variedades altas - até 1 vez em 5 dias. Durante a frutificação, a falta de umidade levará à secura e rigidez da fruta, transbordamento - à lacreia. Neste momento, é desejável que a camada superior da terra umedeça até 30 cm de profundidade. Quando as frutas começam a manchar intensamente, a rega é reduzida para uma vez a cada 10 dias, para que a pele não rache devido ao excesso de umidade.
Dicas úteis
Os jardineiros iniciantes serão úteis para aprender algumas das nuances da irrigação adequada.
Principais recomendações:
- A água da chuva colhida é considerada uma fonte ideal de umidade para o tomate.
- A água da torneira deve primeiro ser defendida e aquecida. A água esquenta mais rapidamente em barris pintados de preto.
- Em camas abertas, é melhor regar à noite, porque nesse momento o solo já está aquecido pelo sol.
- Após cada procedimento de umidificação, a estufa deve ser aberta para que a umidade do ar evapore e não estagnar, provocando o desenvolvimento de fungos.
- Água excessivamente dura pode ser amolecida pela adição de infusão de ervas.
A qualidade da colheita depende de quão bem ela é regada, portanto, é necessário levar em consideração a necessidade de fluido em períodos diferentes. É igualmente importante considerar o tempo do procedimento e a qualidade da água.