De acordo com uma análise da Associação Irlandesa de Criadores de Gado e Ovinos (ICSA), os produtores de carne bovina perdem cerca de 3,7 milhões de euros por semana em gado, em comparação com o período anterior ao Brexit.
Embora o Reino Unido ainda não tenha saído oficialmente da União Europeia, e as condições para sua partida - seja uma "saída suave" ou uma "saída difícil" - permanecem incertas, o secretário-geral da ICSA, Eddie Punch, disse que o Brexit "já aconteceu" para os produtores irlandeses de carne bovina.
"Grosso modo, analisamos o preço médio em 2019 e o comparamos com o preço em 2015, um ano antes do referendo britânico sobre o Brexit". Quanto à carne premium, este ano eles recebem cerca de 3,66 euros / kg para touros, em comparação com 4,10 euros / kg em 2015.As novilhas recebem 3,79 euros / kg em 2019 contra 4,15 euros / kg em 2015; e eles dão 3,57 euros / kg para touros jovens contra 4,00 euros / kg em 2015 ”, disse Eddie Punch. Se o movimento continuar na mesma linha, em 2019, os produtores irlandeses de carne bovina receberão menos de 200 milhões de euros.
À luz desses números sombrios, o representante da ICSA enfatiza que o pacote de apoio de emergência da UE à Irlanda, cujos detalhes ainda não são conhecidos pelo governo, deve se concentrar em "obter dinheiro daqueles que já sofreram".